Velhice
Aos 40 anos você já deve ter passado por uma fase rebelde, uma ou várias tribos musicais, uma fase meio hippie, já tentou ser vegetariano, mais espiritualizado, fez corrida, quis ser fit, já quis ter tudo e ter nada, ser igual, imitar, ser diferente, defendeu o que hoje abomina e vice-versa. Tudo isso pra descobrir que você não é nada disso. Que você é quem é, e pra ser feliz isto basta.
As marcas na minha pele mostra que eu adquirir sabedoria, jovens respeite os mais velhos pois com muita sorte um dia você chegara lá
Quando somos jovens achamos que temos as repostas para todas as perguntas e quando ficamos velhos compreendemos que não fizemos as perguntas certas.
O mal dos invejosos é achar que só os feios envelhecem. Os belos também se envelhecem, com uma diferença, os feios nunca sentirão a dor nem a delícia de se nascer belo.
Rico de Ouro, Pobre de Vida
Salomão, depois de algumas primaveras, percebeu… O pior pobre é o rico pobre, que ajuntou tesouros, mas nunca viveu. Gastou sua juventude acumulando e sua velhice contando. Agora, restam-lhe algumas primaveras — e ninguém para dividi-las.
Envelhecer de maneira saudável é alcançar o auge, refletir sobre os próprios valores, desprender-se do que já não tem significado e vivenciar a liberdade.
Manter um bom condicionamento físico é o melhor investimento para nossa saúde. É envelhecer com independência! É um grito de liberdade!
No acumular das idades, o que mais se quer é sossego, alegria e tranquilidade. Se soubesse disso antes, queria ter sido velho mais cedo.
Envelhecer não é um problema, muito pelo contrário, é um privilégio. O grande problema é envelhecer antes de ficar sábio.
RUGAS
Pequenas estradas, pequenos caminhos Onde correm as lembranças do seu ontem....
Pequenos sulcos de espressões antigas Onde você encontra o reflexo de como era....
Eu as vi nascer no rosto dos meus caros pais... da minha gente e dos meus tantos amores
Nossas emoções,... felicidades.... dores...
Ali amei como sinais de sabedoria... Ali amei como símbolos de vida...
Ali descobri no espelho, no meu rosto....
Pequenos sinais de histórias da vida...
São os Fantasmas da... “ Juventude Esvaída”.....
Um dos segredos da longevidade atrelada a uma vida feliz está em acolher, cuidar e amar ao próximo.
Quando encontro alguém, durante as pesquisas genealógicas e a encaixo em uma árvore familiar, é como se eu não estivesse deixando a história dela morrer, se apagar. Certa vez encontrei uma familiar distante, ela faleceu em um asilo, não tinha residência e nem filhos, era solteira, ao colocá-la na árvore da família, me veio o sentimento de justiça e dever cumprido.
Ao reparar no silêncio respeitoso que se manifesta quando uma pessoa de idade chega em algum local e observar como as pessoas abrem passagem para ela, demonstrando respeito e sincera consideração, percebo, aliviado, que nem tudo está perdido neste mundo.
O problema é que o mundo é dirigido por pessoas velhas que se esquecem de como eram quando jovens.
Em tempo de adolescência se concluiu uma grande separação. Se separou, motivo havia, ainda que familiares, causa de vida que entendo melhor resolvida pela vontade de ganhar. Não muito tempo depois, embora um tempo de velhice, uma nova separação, feita também pela liberdade, mas novamente por força bruta. Hoje, gerações à frente ainda somos perfeitamente forjados com grilhões. Gritar é pouco, cada área o seu jargão, assim desejo melhor que separar, melhor que ressignificar, seja a arte de compartilhar.
A idade é um fator físico do corpo. A alma não tem idade, a não ser quando lhe é imposta. Juventude é um estado de espírito, independente da idade física.
