Velhice

Cerca de 1377 frases e pensamentos: Velhice

A velhice só me dar certezas de que
O meu prazo de validade está se restringindo;

Inserida por JULIOAUKAY

PLACA ETÁRIA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Chegarei à velhice de alma velha,
corpo velho, petróleo em minhas veias,
minha telha mantém a transparência
que revela o meu tempo bem passado...
Trago a pátina feita pelos anos,
dentro dela uma essência original,
ganhos, perdas e danos inerentes
à verdade que a vida não renega...
Não serei um palheiro envernizado,
folha seca tingida de acaju,
esqueleto exumado para expor...
Morrerei sem pirraça pra não ir,
sem pedir outro doce, outro brinquedo
nesse jogo de medo e faz-de-conta...

Inserida por demetriosena

A velhice não é uma fase da vida e sim um estado de espírito mais evoluído. Ou não.

Inserida por swamipaatrashankara

Só atinge a velhice,
quem permite que a alma assuma
a idade cronológica,pois a alma
pode permanecer jovem, desde que
saibamos viver, e conviver com a idade...
Osculos e amplexos,
Marcial

A ALMA PODE PERMANECER JOVEM
Marcial Salaverry

Realmente, se não nos entregarmos à chegada da idade, a alma não envelhece, e pode permanecer jovem, apesar do corpo sentir essa cruel passagem de tempo, e é essa a diferença que existe entre ser velho, ou ser idoso, que está na maneira como se encara o passar dos anos, sendo necessário apenas adequar as atividades às limitações físicas que a idade impõe, para não permitir que tais limitações limitem também a força espiritual. É preciso saber viver...

A esse respeito, li um pensamento muito interessante, de Oliver Wendel Thomas:
"Jamais serei velho. Para mim, a velhice é sempre 15 anos mais do que eu tenho..."

Certamente são sábias palavras, pois as pessoas que se consideram velhas com a simples passagem do tempo, realmente o são.
Na realidade, pode-se considerar que essa tal passagem do tempo traz como única consequencia, algumas limitações físicas, que são muito bem compensadas pela larga experiência que os anos trazem para quem sabe equilibrar sua vida, e essa experiência é exatamente o que permite dosar com muita inteligência as limitações físicas, e assim sendo, pode-se fazer quase tudo que se fazia quando mais jovem, ou, falando-se mais eufemisticamente, quando se era menos idoso.

É preciso levar em conta que o mais importante é a IDADE ESPIRITUAL, pois conservando-se o espírito jovem, não se entregando jamais, temos condições de nos manter na ativa. O ponto básico é não se entregar ao peso dos anos, permitindo que eles passem, já que muito se fala na inexorabilidadedo tempo, mas temos que manter nosso espírito ativo, não nos deixando abater com as limitações que a idade sempre traz, eis que, aceitá-las é uma coisa, entregarmo-nos a elas é outra muito diferente.

Esse é o segredo que pode nos manter vivos e espertos, sempre nos mantendo em alguma atividade física, para manter a circulação sanguínea em condições de não permitir o endurecimento das artérias, não esquecendo da atividade intelectual, obrigando-se sempre a pensar, a trabalhar com a mente, e para tanto, uma das coisas mais prosaicas, mas que é um excelente estimulante “neuronial”, são as palavras cruzadas, pois é algo que exige esforços das meninges, estimulando a memória.

Adquirir novos conhecimentos é um excelente estimulante. Sair fora da rotina da vida. Fazer algo que não fazia quando jovem. Nesse ponto, a Internet ajuda muito. Seja em que segmento for. Já para aprender a lidar com ela, é algo que exige esforço mental, além do que, sempre está nos estimulando a pensar, obrigando-nos a manter uma constante atividade mental, pois está sempre evoluindo, e sempre temos algo de novo para aprender.
Além do que, existe a possibilidade de mantermos contato com pessoas de diversas partes do mundo, e isso logicamente, além de ampliar nossos horizontes, nos traz novos conhecimentos sobre muitas coisas de outros lugares, possibilitando fazer novas amizades com pessoas que, se estão longe fisicamente, chegam a fazer com que sintamos a presença a nosso lado, tal a afinidade espiritual existente.

Há que se notar um número cada vez maior de idosos utilizando a Internet para as mais diversas finalidades, sempre procurando algum tipo de vida, fugindo de uma rotina que vem cada vez mais prejudicando a saúde das pessoas.

Para muita gente, o simples fato de se trocar algumas palavras com amigos distantes já é algo de muito importante para seu dia. Para alguém que de repente se viu só, e que não tem muito pique para sair e procurar amigos, a solução está na "maquininha de fazer doidos", que possibilita, sem precisar sair de casa, fazer novas amizades, bater gostosos papos, adquirir novos conhecimentos, enfim, voltar a viver. E isso é muito bom.

Basicamente, então o segredo para não permitir o envelhecimento da alma, é exatamente esse, sobreviver à passagem do tempo, não se entregando à temida velhice, mantendo firme no pensamento e na alma o seguinte ditado:" IDOSO, SIM, MAS VELHO, NUNCA."

E com essa idéia bem enraizada na mente, fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA...

"Quando de quem
se ama não se esquece,
o coração não envelhece...
Marcial Salaverry"

Inserida por Marcial1Salaverry

Vivemos criança
Sofremos adolescência
Aprendemos adultos
Sorrimos na velhice

Inserida por biohelioramos

VELHICE

Aos poucos a velhinha foi sendo jogada par um canto do mundo
e foi se apequenando cada vez mais
humilde
para caber nele
e não incomodar a ninguém
com o que resta da sua presença.

Inserida por acosorioneto

Aos jovens a velhice e aos velhos o amor de todos os jovens

Inserida por biohelioramos

Amor nunca morre de velhice. É assinado prematuramente por atitudes egoistas e insensatas, e pelo ego.

Inserida por ednafrigato

A independência usada sabiamente cria boas dependências. Do contrário, na velhice poderá ser esquecido como um móvel velho e inútil

Inserida por JeffersonNascimento

CHEGANDO À TERCEIRA IDADE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

A velhice não é a melhor idade, como se convencionou, mas pode ser uma idade melhor. Isto, se nos dispusermos a aceitá-la e dar o melhor de nós, para vivermos com relativa qualidade. Se a nossa infância e a juventude foram marcadas pelo que teríamos, e ao mesmo tempo pelo que não sabíamos que tínhamos, a velhice pode ser vista como a coroação de um um estágio no qual fomos aprovados.
Uma vez aprovados, passamos a viver do que nos resta, face ao que tivemos, e a reciclar nas nostalgias o valor desse troco do que pagamos para ver, e do eterno passado, sempre aos olhos, em formas de retrovisores. Reciclar, neste caso, não é só reviver. É viver de novo, como se a vida fosse realmente outra, com as limitações bem vindas por quem já viveu. Por quem já foi. Quem recaminha, sabedor de que o recaminho é curto. Não é um período que se compare à trajetória já percorrida, mas vem como um bônus especial para quem se superou.
Envelhecer é se superar. E quem alcança essa fase da vida sem se dar conta disto, viveu à toa. Não cresceu. Só envelheceu. No fundo, não superou nada. Simplesmente murchou, sem produzir sementes. E não adianta se valer de besteiras como chavões do tipo espírito jovem, coração de criança, corpo "com tudo em cima", para fugir da própria caveira que se esqueceu de cair e se mantém sob a pele flácida semelhante a um mapa ilegível, sem qualquer indicação do tesouro.
Façamos da velhice uma idade melhor, sem fantasia de melhor idade. Um tempo de reflexão serena para o bom fechamento de nossos dias, ainda que sem cessarmos as atividades que nos mantêm vivos enquanto há vida. No mais, pior do que tentarmos ser quem não somos, é insistirmos em ser, por fora, o que já fomos e agora não dá mais. É necessário que o corpo, a mente, o espírito e o coração, em seu sentido afetivo, estejam em plena sintonia. Não é possível cada parte puxar para um lado.
Creio, depois de tudo, que o segredo seja tão apenas enxugarmos, de uma vez por todas, o nosso conceito pejorativo de velhice ou terceira idade, sem darmos tanta importância para nominatas. Palavra de quem logo, logo estará nesse patamar. Que bom. Parece que sou merecedor de chegar lá... ou logo ali.

Inserida por demetriosena

Na juventude planta-se histórias, na velhice colhe-se sabedoria.

Inserida por MatheusHoracio

Velhice não significa inatividade, ela é a soma de um aprendizado que se deve ser compartilhado dia-após-dia!

Inserida por dalainilton

a velhice é como o vôo duma folha prestes a cair no chão...

Inserida por nataliarosafogo1943

"Quem sabe nós dois nos reencontremos na velhice,
mais maduros e corações menos exaltados."
☆ Haredita Angel

Inserida por HareditaAngel

Velhice é quando se perde a motivação para viver, e esta doença não escolhe idade para atacar.

Inserida por DEJAVI

“A velhice (tal é o nome que os outros lhe dão)
pode ser o tempo de nossa felicidade.
O animal morreu ou quase morreu.
Restam o homem e sua alma.”

(trecho extraído do livro "Elogio da Sombra", Editora Globo - Porto Alegre, 2001, pág. 81 projeto releituras)

Inserida por portalraizes

"AS TRES MISÉRIAS MATERIAIS VÉDICAS SÃO: DOENÇA, VELHICE E MORTE"!

Inserida por HERALDICO

Existem pais que esperam que os filhos os tratem com amor quando a velhice chegar, mas quando seus filhos eram crianças, esse amor não existia.
Também existem pais que não amam seu próprio filho, mas para o dos outros são heróis, estes são hipócritas e não tem nenhum bom exemplo para deixar.

Inserida por AlessandroHTeixeira

Sempre existe algo de bom na vida, mesmo na velhice. Rimos novamente de piadas que já ouvimos há muito tempo e esquecemos. Olhamos com mais carinho coisas que eram totalmente contrárias a nós. Temos felicidades pequenas quando revemos nossos amigos da mesma idade. Relembrar também é uma maneira de viver. Não somos apressados, apreciamos mais as paisagens. Apreciamos as lindas mulheres e os lindos homens (se mulheres) mas temos já certa ideia que isso não é mais assim tão importante que a personalidade e o caráter podem nos trazer mais que bonitezas. Não corremos tanto assim, mas sabemos que nossos cérebros podem correr por nós. Apreciamos mais as longas conversas. Temos mais paciência em escutar. Temos alguma coisa para ensinar mesmo que seja "coisa de velho". Tem muitas coisas boas, seria difícil enumerar, mas apenas uma coisa incomoda um tanto e nos acalenta outro tanto: a viagem está indo para o episódio final e há tantas coisas para viver, mas, ao mesmo tempo nossos recipientes não estão mais vazios. Temos coisas para levar para outra vida. De lá, começaremos tudo de novo.

Inserida por swamipaatrashankara

Ter medo de ser esquecida é o pior dos medos. É como tentar fugir da velhice, não adianta, ela sempre chega. E as vezes, você já é velha e nem sabe. As vezes, você já foi esquecida, até por você mesma. A ignorância nunca pareceu ser tão atraente não é? Ela te chama, ela quer te agarrar, e você deixa. Você deixa. Você deixa se levar. Não há como resistir a uma boa dose de ilusão fantasiada de felicidade. Mas como toda ilusão acaba, o produto é negativo, o resultado é negativo. E tudo se torna escuro. Você se sente esquecida. Você está se perdendo. E a gente sabe, na vida, na vida, ninguém está disposto a te encontrar.

Inserida por amandapeixoto13

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp