Uma Verdade Inconveniente

Cerca de 271513 frases e pensamentos: Uma Verdade Inconveniente

Na mente de quem mente
Sempre há uma semente
Que conforme se forma
Uma verdade se torna

"Uma ofensa na boca de determinadas pessoas, é, na verdade, o maior elogio que se pode obter."

Um relacionamento sério de verdade, com uma pessoa legal e de caráter é igual emprego.
Vaga tem!
O que falta é gente qualificada pra ocupar o cargo !

Nasceu uma verruga na pessoa que disse que mentir faz nascer verruga.

Quem expõe sua vida pra muitas pessoas é como uma represa com um vazamento que vai aumentando até se romper.
Os danos são imensos.

Um príncipe prudente deve, portanto, conduzir-se de uma terceira maneira, escolhendo no seu Estado homens sábios e só a estes deve dar o direito de falar-lhe a verdade a respeito, porém, apenas das coisas que ele lhes perguntar. Deve consultá-los a respeito de tudo e ouvir-lhes a opinião e deliberar depois como bem entender e, com conselhos daqueles, conduzir-se de tal modo que eles percebam que com quanto mais liberdade falarem, mais facilmente as suas opiniões serão seguidas.

Niccolò Machiavelli - O Príncipe - cap XXIII

Das injustiças dos sentimentos,
uma difícil de aceitar, desprezo
Seja de quem quer que seja
Daquele amigo que não sabia
Que na verdade nunca o seria
Sem motivo, sem necessidade
Como desligar um simples botão
E mudar a estação, outra sintonia
O passado vira uma pasta vazia
Sem valor, sem tanta importância
Como se não tivessem histórias
O que acontece, nem se importa
Que foi isso então, uma derrota
Respeito que seja essa vontade
Saber a hora de ficar no silêncio
Se é uma escolha, que assim seja
A vida é feita de muitas escolhas
Mesmo que algumas sejam erradas
Confiar em quem não merece
Falar com quem aparece
Reciprocidade somente do espelho
Ter amigo, nem todos conseguem
Afinal o que é ter uma amizade!!

Nossa premissa intelectual como seres humanos é acharmos que para tudo nessa vida é preciso uma explicação. Vivemos em busca de um sentido, algo que nos faça compreender as coisas em nossa volta, Estamos sempre a questionar; como, onde, quando. E quando não possuímos estas definições às vezes o criamos e as compreendemos como verdades. Estas verdades, por sua vez, acabam entrando em nosso subconsciente e nos levando a convicções completamente equivocadas da realidade. O que vejo na religião (de forma geral) são teorias que geram dogmas e doutrinas a serem seguidas e aceitas como verdades absolutas. Estes ensinamentos, ou seja, a doutrina religiosa pode se mostrar muito perigosa quando se pensada do campo de vista sociológico. Isto pelo fato de que, ao mesmo tempo em que é muito mal compreendida, a religião também potencializa sobre a maior parte da sociedade, ideais deturpados sobre a condição da natureza humana. A religiosidade já foi à causa, e ainda é em muitos casos, de muitas mortes e muita injustiça.
Me policiei sobre estes assuntos durante um bom tempo de minha vida. Tomei algumas convicções e tentei mudar a forma de enxergar as coisas. Assim acabei encontrando uma ótica que me permite compreender o mundo de uma forma fantástica. Aprendi a amar mais a vida e refletir sempre sobre minha pessoa perante a existência. Passei a creditar que todos nós devemos nos tornar independentes de nós mesmos. Assumir nossas atitudes e nos responsabilizarmos por tais ações. Devemos acreditar e aceitar que nós mesmos que estamos nas rédeas de nossas vidas. É superimportante também estarmos sempre á nos capacitar para a vida, nos dotando de conhecimento e intelectualidade. Sei que não é fácil uma pessoa assumir as próprias rédeas da vida, mas eu conseguir. Hoje tenho total convicção de que estou como matéria nesta vida e como vida nesta matéria. Não sei o que é a morte, mas até então, acredito que é apenas o fim da nossa existência cognitiva. Mas como já disse antes, acreditar não é saber não é verdade? Esta talvez seja a grande diferencia no saber ateísta e o saber teísta. Nós sabemos dizer que não “sabemos” e nos baseamos apenas nos modos de conhecimentos construídos a partir modo empírico conjugado ao modo cotidiano filosófico. Ou seja, sabemos que o conhecimento está diretamente ligado ao homem, à sua realidade. O conhecimento pretende idealizar o bem estar do ser humano, logo o conhecimento advém das relações do homem com o meio. O indivíduo deve procurar entender o meio partindo dos pressupostos de interação do homem com os objetivos e sempre baseado partir de uma realidade. A grande questão é - O que estamos tomando como realidade? Qual nível de compreensão do universo o mundo mítico pode nos proporcionar como sociedade? Será que não estamos estacionados no tempo perante esta condição religiosa impregnada em nossa cultura?
Certamente a forma de explicar e entender o conhecimento passa por várias vertentes como o conhecimento empírico (vulgar ou senso comum), conhecimento filosófico, conhecimento científico e até mesmo o conhecimento teológico. Porém, em nosso tempo, com todas estas vertentes do conhecimento uma coisa não se pode negar... Não teríamos muitas chances neste mundo se não fosse pelo conhecimento científico. Posição que é inteiramente contestada pela grande maioria das religiões, principalmente a religião cristã que sempre esteve contrapondo afirmações científicas incontestáveis pelo sentido da razão. Esta posição, de contrapor-se diante a veracidade das descobertas e afirmações científicas, levas estas religiões a agirem demagogicamente. Uma vez que, contrapor a verdade incita demagogia. A manifestação religiosa leva suas massas a exercer sobre toda a sociedade uma severa coerção, assim como resultado de uma ação social. Isto acontece através de seus dogmas e suas doutrinas. Precisamos construir civilidade através de uma posição ideológica neutra que utiliza apenas a arma do conhecimento. Está ideologia é compreendida perfeitamente como uma visão laica de um mundo que não considera como base da compreensão, divindades e mitos. O ateísmo é por essência um posicionamento ideológico que permite essa compreensão da existência. Não somos opositores aos Deuses, somos apenas incitadores da verdade científica (Não a verdade absoluta) ao contrário do que se possa pré-julgar. Somos pessoas que acreditam fielmente que somente as atitudes aqui na terra podem nos dar significados, e que estas atitudes tem que ser reguladas pelo senso da razão e baseadas no conhecimento. Defendemos que é preciso mais escolas ao invés de igrejas e que Deuses não salvam pessoas, mas sim, pessoas salvam pessoas.
Mas por fim, o mundo está ai pra nós conhecermos e devemos ir sempre além. Precisamos nos debruçar sobre as formas válidas do conhecimento. O que importa mesmo é aprender a investigar e ir sempre a busca de uma compreensão que faça ao menos um sentido particular. Mas claro que cada um tem um objetivo e um jeito diferente de ver e aceitar a vida. Sempre haverão manifestações religiosas e sempre haverá também o posicionamento ateísta. Mas o fundamental mesmo é analisar os fatos e argumentos para que se possa se fazer juízo sobre as verdades. Poder entender que o mundo está repleto de falsas verdades e que estas se encontram quase sempre em verdades prontas, aquelas que nos são induzidas durante a nossa vivencia. Começa bem no início da nossa formação cognitiva e acaba nos tornando convictos de sua veracidade.
A essência do saber não está em somar verdades ou em subtrair incertezas e sim em compartilhar o conhecimento compreendido. Por isso eu não estou aqui para ter a razão e sim para compartilhar a minha visão sobre religiosidade.

Uma das únicas certezas que tenho é que a justiça divina está acima da justiça dos homens - realmente "tarda, mas não falha". A colheita sempre vem.

Não julgar é uma filosofia, saber escolher é um dom, amar é um presente, ser amado é um privilégio e permitir-se... uma aventura! Não culpe os outros pelas qualidades que lhe falta e jamais se orgulhe por ser recíproco na maldade! É certo que todos terão o mesmo fim, porém a diferença está no caminho a ser trilhado!

"Pra sorrir basta ter uma boca... Porém é preciso muito mais para um sorriso verdadeiro."

A verdade é uma só, já a mentira sempre precisa de outras para se sustentar.

Vivo uma vida tão estranha que as vezes penso que ela não é minha , é como se eu não fosse eu , só queria ter certeza que essa vida me pertence de verdade mesmo .

Uma relação

Uma relação não precisa de rótulos, de fama, e de exposições, ela só precisa ser de verdade. Se estiver com alguém que seja porque gosta, porque escolheu estar ao lado daquela, mesmo podendo estar em qualquer outro lugar. Não esteja por um status na rede social, ou só pra esquecer alguém do passado, não esteja pra brincar de ter alguém por perto. Esteja de verdade, sem brincar com o sentimento do outro, quando estiver em uma relação, esteja 100% senão, nem entre. Uma relação serve pra que você seja você mesmo o tempo inteiro, que seja forte e que caia no choro, que seja sério mas que também de gargalhadas de piadas bobas. Uma relação serve pra vc capotar depois do jantar sem preocupação, ou pra ter uma noite acordados também. Ela tem que ser pra somar, aumentar, nunca diminuir. Lembre-se que uma relação não deve ser um cativeiro, ela deve ser apenas livre e inteiramente verdadeira, em todos os momentos, assim quando olhar pra quem está ao seu lado, terá certeza que a pessoa está por vontade, mesmo podendo voar, está porque quer, porque gosta e por se sentir bem. Que em sua relação, seja sincero com o outro, mas que seja leal principalmente ao que sente.

O meu problema? É uma intuição que não falha, é enxergar a verdade que as pessoas insistem em esconder. Só muita retidão de caráter pra me comover.

⁠A Grande Verdade, uma vez compreendida e assimilada, sempre modifica a sua intenção e, invariavelmente, leva a mudança pessoal.

Thomas W. Campbell
Minha Grande Teoria de Tudo. São Paulo: M. J. P. Santos, 2017.

Dizem que paciência é uma virtude. Mas nunca consegui esperar pra ver se é verdade.

⁠⁠Em diversas situações se for fazer algo por uma pessoa, não diga que está se esforçando, pois não valerá de nada. Quando fazemos uma coisa com amor, fazemos com vontade e não com esforço.

⁠Você realmente tem confiado em Deus?
Ou tem levado uma vida no modo automático, pautada por uma falsa felicidade que o mundo não pode te oferecer? Você sabe exatamente em quem é necessário depositar sua esperança, por isso é preciso você parar de postergar a oportunidade de estar mais próximo do Pai e buscar nEle a sabedoria que só Ele pode te oferecer.

"O conceito de delito tem perdurabilidade unicamente quando constitui uma transgressão às Leis da Natureza; mas no que se refere às leis instituídas pelos homens, o conceito e os termos variam com a orientação política do governo, e o que foi delito há 10 anos pode não o ser agora, e vice-versa."