Tristeza Passa
Xô, tristeza
A moça se encantou...
Com o pousar das borboletas.
Ela dançou entre as flores,
Sorriu — e fez até caretas.
O sol assistiu a tudo,
A tristeza se escondeu,
O medo desistiu,
E a moça nem percebeu.
Foi ali o recomeço.
"Que falta faz um óculos?
A felicidade está na superfície.
E, às vezes, levamos quase uma vida
Procurando no profundo de outros olhos."
Autoria: #Andrea_Domingues ©️
Todos os direitos autorais reservado às 08:00h 19/04/2025
Na tristeza, as lágrimas caem como chuva
Um peso no peito que a alma curva
Mas lembre-se, a tristeza é passageira
Logo o sol voltará a brilhar na sua vida inteira.
Na tristeza, o coração se entristece
Mas é preciso lembrar que tudo se fortalece
Os momentos difíceis são apenas uma fase
A esperança renasce com força e coragem.
Na tristeza, a dor parece insuportável
É esse momento que nos torna mais capazes
Enfrentar os desafios da vida sem voragem
Achar felicidade em meio à tempestade selvagem.
Na tristeza, os olhos se enchem de lágrimas
O coração se aperta e a alma se agita
Mas lembre-se, a tristeza é apenas um momento
E logo a alegria voltará, trazendo alento.
Não podemos estacionar nosso coração nas ilusões deste mundo nem fechá-lo na tristeza; temos de correr, cheios de alegria.
Se a tristeza porventura me alcançar, que se manifeste, no máximo, em lágrimas — e jamais se instale ou faça morada em meu coração.
Hoje, sinto uma dor intensa em meu coração. Talvez essa dor seja fruto da tristeza que me envolve ou do amor que ainda carrego. Ou, quem sabe, essa dor seja apenas um reflexo das experiências que vivi, aquelas que deixaram cicatrizes profundas dentro de mim. É como se cada uma dessas dores tivesse se instalado em meu ser, tornando-se parte de mim, me lembrando constantemente das emoções que já experimentei. Esse peso no peito é um lembrete constante das batalhas que lutei e das feridas que, mesmo que não visíveis, permanecem aqui, guardadas em meu interior.
Para hoje…
Que sua tristeza se transforme num jardim.
E quando a alegria chegar…
Pegue uma porção para você, outra para mim.
As palavras têm o poder de gerar vida ou morte, trazer alegria ou tristeza. Por isso, devemos cultivar o hábito de falar somente aquilo que edifica e concede graça aos que nos ouvem.
O segredo da vida é não ter expectativas, não crie falsas esperanças que possam resultar em tristezas reais
"Há dias em que a tristeza é tão grande que parece engolir tudo. Dias em que só queremos ficar quietos, longe dos ruídos do mundo. Dias em que as dores antigas voltam, as lágrimas caem e tudo parece mais difícil. As saudades tomam conta do peito e a gente sente que não consegue respirar. Mas nesses dias, é importante lembrar que a alma precisa de cuidado e amor. Precisa de um colinho, de um abraço, de um momento só para si. E ok, sentir tudo isso, porque é humano."
A tristeza, a dor, a alegria, todas elas parem a poesia… Por vezes, o poeta abre armários empoeirados, e de lá brota um Velho novo, algo cheio de melancolia, quem sabe até um preto e branco colorido, quiçá poderá até abrir as gavetas da dor… No entanto, quando a angústia entra em contato com o ar, já não é mais só agonia, Funde- se aos átomos de oxigênio e às moléculas de sabedoria… Transmuta-se em uma dor alegre, uma alegria triste, uma esperança que emerge do nada… O nada que agora pode ser tudo… E o vazio agora não nos amedronta… Encaramos toda a ausência, todo o prosaico da vida e mergulhamos no infinito, na eterna presença do Altíssimo. Pertencemos agora ao Verbo, a palavra, a vida…
O oposto de felicidade talvez não seja tristeza. Talvez seu oposto seja própriovazio deixado por não senti-la. A tristeza, ainda que tristeza, ocupa o espaço deixado pela felicidade. Talvez o oposto de felicidade seja a apatia de não sentir.
E no calor do teu abraço, que de toda dor e tristeza eu me desfaço, nunca imaginei precisar de algo assim como preciso do teu abraço.
A cada linha, um suspiro de tristeza pelas coisas que a gente finge que esquece, mas nunca para de lembrar.
