Trecho sobre Mães
Ser mãe é ser maior! É abraçar o mundo através do milagre da vida. É sonhar, acreditar, e é conquistar o futuro em todos os momentos do agora. Ser mãe é dar vida à vida, e é beijar o céu com os pés na terra! É carregar no ventre a dádiva maior de toda a existência, e é cantar para seu bebê desconhecido, acariciar a própria barriga como se estivesse tocando em seu rosto.
Meses depois o milagre acontece, e todos os sonhos viram realidades mágicas e deslumbrantes. Alimentar com o próprio corpo, pegar no colo soltando uma lágrima de felicidade, e adormecer esse neném tão maravilhoso! Com o tempo surgem as primeiras letras, o gatinhar, o levantar e o cair e o correr que surge aos poucos. A mãe sente que a vida tem um sabor diferente, um cheiro que não existia antes. E ele cresce, vai na escola, sabe ler, escrever e até contar pelos dedos. A mãe? Está sempre junto, sempre pronta a apoiar.
Mãe cuida para quando ele estiver do seu tamanho, sua postura, sua personalidade e seu jeito conquistem mundos coloridos e repletos de calor e harmonia. A mãe acompanha todo o crescimento, porque o seu coração manda, porque a sua cabeça assim o deseja. Ser mãe é ser mais que maior!
"Não, não posso deixar de lutar por mim e pelos meus. Tenho que ter pulso e fibra."
Essa frase é de tantas mulheres...
Esposas, mães e filhas, essa frase é tão minha.
Desde tão menina aprendi a ser forte.
Prosseguimos com uma força interior gigante.
Apesar do coração as vezes sangrar, têm dias que sou um cacto, intocável.
Nem todo anjo tem asas. Às vezes eles têm apenas os dons naturais da empatia, da justiça e da honestidade, impressos na alma.
Crianças passaram a ser "criadas" por COISAS e não mais por PESSOAS e daí tudo vem acontecendo.
Barcos sem alguém experiente no timão chegam aos rochedos antes de chegarem na praia.
Hj, td o que eu queria era um mundo sem "G". Mas, pode ser que até amanhã, talvez antes, eu mude de ideia.
Ohar não dói nem arranca pedaço, então chega de "mimimi" e "nhenhenhém", e vá arrumar o que fazer. Era assim que a minha mãe costumava dizer. Agora todo mundo anda cheio de "mimimi".
Se eu pudesse escolher, e tivesse a oportunidade de morrer e nascer cem milhões de vezes seguidas, eu escolheria viver esta mesma vida novamente, com os mesmos pais, a mesma família, os mesmos amigos, e a mesma fisionomia que tenho, por exatas cem milhões de vezes seguidas; por amor-próprio, para ser assim como eu sou hoje, não por eles.
E hj a pergunta que não quer calar é:
Vale a pena, depois de ser quase bilionária, terceirizar os cuidados maternos de que os filhos, ainda bebês, precisam, para continuar trabalhando feito louca, em busca de mais riqueza e fama?
Laura Maria, é mais uma florzinha que nasceu, surpreendentemente linda, na minha árvore genealógica; temos os mesmos bisavós maternos, o bisavô Malaquias e a bisavó Adeláide, que são os pais da minha avó Vicentina, e, os avôs da minha mãe, a Dona Ana Maria.
Pelos comentários que a gente vê nesses posts jornalísticos dá pra se ter uma ideia de como andou, e anda, a educação familiar e escolar no Brasil. Alguma coisa não está cheirando bem aqui. É tanto "lixo" espalhado, que chega a feder. É o trabalho dos "urubus", para garantir a "carniça".
Tudo aquilo que nos pertence de fato, de um jeito ou de outro, algum dia nos retorna; até a maldade que espalhamos mundo afora, um dia volta para nós mesmos.
Se você pudesse imprimir qualquer uma das cenas que viu ao longo de sua vida, e que ficou gravada em sua mente na forma de uma imagem, qual seria?
Como a mãe que perdeu seu filho para a morte, ou a que o perdeu para algum "desvio" de vida, ambas enlutadas, amargam profunda dor.
Às vezes o que mais causa repúdio, e ao mesmo tempo enoja, não é ficar no prejuízo por aliviar o lado de alguém — tirar de nós mesmos para ajudar o outro (Eu sou mestra nisso. Mas eu tenho um nome especifico pra isso. Chama-se “'IDD - id descontrolado'", só pode ser isso, ou então é falta de vergonha na cara😳); relevar uma dívida; dispensar de um pagamento, porque a pessoa está numa situação financeiramente difícil (E quem é que nunca esteve?)—, às vezes o que causa repugnância e muitas vezes nos faz sentir raiva de nós mesmos é não recebermos sequer um "muito obrigado (a)", falado ou escrito, como forma de reconhecimento e agradecimento.
Olhem, eu vou falar pra vocês, hein, isso é de doer na alma. Mas logo depois eu costumo relevar isso também, aff! 🙄. É aquela coisa, né, "ajudai sem esperar nada em troca”, talvez nem um "muito obrigado (a)" não se deve esperar, porque senão "dá um 'ÓÓÓdiu'"! 😡
Se eu pudesse escolher mil vezes entre ser homem ou mulher antes mesmo de eu nascer, se fosse possível, escolheria ser mulher. Se eu puder nascer de novo, quero nascer e morrer mulher de novo, independentemente do que tivermos de enfrentar.
- Relacionados
- Frases de mãe e filho que mostram uma conexão única
- Mensagem de Dia das Mães para celebrar esse amor incondicional
- 78 frases para o Dia das Mães que emocionam e demonstram carinho
- Textos em homenagem às mães para expressar carinho, amor e gratidão
- Mensagens para todas as mães (homenagens emocionantes)
- 51 mensagens de Dia das Mães para mãe que faleceu
- Pensamentos para o Dia das Mães para refletir e celebrar
