Tolo
''...Se me acha tolo, fique calado. Até o mais tolo torna-se sábio quando calado.'' Pois até que responda sem pensar, o sábio já o respondeu sem falar.
Tolo é o homem que deposita a sua confiança nos músculos e na força. A torre regente do ser humano sempre foi e sempre será o seu cérebro.
Alguns te amam pelo que você é, outros te odeiam pelo mesmo motivo, isso é normal, não seja um tolo querendo agradar todo mundo.
O sábio também tem paixões, chora se desespera. Mas ao contrário do tolo que se faz de vítima e culpa os outros pelos seus próprios vícios, o sábio age por amor, assume seu drama, e não condena o outro pelas suas fraquezas.
Um dos maiores paradoxos do nosso tempo,é o tolo fundamentar seus caminhos na iniquidade,depravação,imoralidade, e acreditar que sobrepõe-se ao sábio, que fundamenta seus caminhos na equidade,justiça e naquilo que é moralmente correto. Que o tolo pereça em sua tolice, e que o sábio cresça em sua sabedoria.
Tolo daquele que pensa que dor de barriga não volta. Que sempre terá as coisas nas mãos. Que pai e mãe são para sempre. Ignorante é aquele que vai à igreja, comunga com seus irmãos em Cristo e trata os que o ajuda como vidraças sem fumê. Hipócrita é aquele que quando precisa de algo se esfrega feito gato, quando na verdade é uma serpente cheia de astúcias...
Não me deixe negá-las porque tolo sou, me permita ver com olhos cerrados aquilo que ainda não enxerguei, me permita tocar de mãos atadas aquilo que ainda não senti, me permita ouvir surdo o que ainda não escutei, o paladar de novos temperos, o cheiro amável do que me cerca, que alegria, as possibilidades do vazio, do não sei enorme que se une ao nada, do todo em construção, do eu contínuo, do nós absoluto, do tudo eterno. As possibilidades!
Tou mas é farto de arreganhar a castanhola ao ver um zé tolo a chamar alguém de idiota quando não tem consciência da sua idiotice. É a risota completa.
