Tolerância
Talvez eu ande mais velha e mais chata. Não tolero mais coisas que tolerava antes. Hoje em dia conforto para mim é fundamental. Isso vale para tudo. Tenho que dormir em cama boa. E olha que já dormi em colchão de ar. Tenho que ter um banho bom. E olha que já tomei muito banho frio nessa vida. Tenho que beber vinho de qualidade. E olha que já bebi vinho barato no meio da rua. Tenho que sentir meus pés confortáveis. E olha que já usei muito scarpin de bico fino e salto 10cm. Hoje gosto de me sentir livre. De estar bem. E de não me sentir apertada dentro de mim.
Tolerância é a tendência a admitir, nos outros, maneiras de pensar, de agir e de sentir diferentes ou mesmo diametralmente opostas às adotadas por si mesmo é a condescendência aceitando algo impossível de se impedir. Temos a tolerância social que é comemorada em 16 de novembro, e é fundamental para a convivência harmoniosa entre os seres humanos, principalmente à termos a consciência de admitir que somos diferentes, com ideias, comportamentos, culturas, religiões e opiniões divergentes. Posso ser tolerante, mas isso não quer dizer que seja conivente. Há atitudes tomadas por outrem que a meu ver não são racionais, portanto não admito. Há ainda que se registrar a tolerância medicamentosa e alimentar que afeta muitas pessoas em seu cotidiano. Precisamos de medicamentos contínuos para cuidar de nosso organismo, mas que não reagem e pelo contrário nos impregnam, daí é necessário avaliar seu custo benefício. E temos testes que podem ser feitos, pois há alimentos que suas substâncias nos intoxicam, podemos citar a intolerância a lactose. Acredito que para atingir o sucesso necessitamos de uma pequena modéstia, um tom amigável, aprender a agregar e uma boa dose de tolerância, caso contrário é certo que o fracasso nos levará a sermos amargos, ruins e a excluir. Independente da tolerância ou intolerância que somos obrigados a conviver, o melhor a se fazer é medir os prós e os contras, sempre, antes de agir.
"Há tanta gente falando sobre honestidade, respeito, amor, tolerância e lealdade que, as vezes, o mundo até parece estar se tornando um lugar mais bonito. O problema é que, a maioria dessas mesmas pessoas, só colocam o que dizem em prática, quando o alvo é o próprio umbigo".
"A melhor maneira de um líder destruir a moral de qualquer grupo de pessoas é tolerar a mediocridade."
Peça a Deus um amor mútuo. Nem tolerar, nem ser tolerado. Peça isto pro seu relacionamento amoroso, peça isto para sua inclusão dentro de uma igreja, empresa ou outro lugar de convívio, peça isto em relação a sua família e amigos. Peça sempre por amor. Pois o amor é tão sublime que torna-se incondicional: você ama os trejeitos, ama as qualidades, ama os defeitos e no fim descobre amar por inteiro. Tolerância é deixar passar, mas o amor aceita, abraça e continua a querer sempre perto.
O amor é paciente e tolerante. Compreende a arrogância dos ignorantes, mesmo assim, se mantém calmo e espera pacientemente, pois sabe que tudo é uma questão de tempo.
O bom humor é que faz a existência tolerável; aliado na complicada arte da convivência humana. Sua ausência faz a vida ficar simplesmente insuportável.
"Ser tolerante não significa ter obrigatoriedade de gostar de tudo e de todos. Ser tolerante é aceitar conviver e garantir os direitos de outros sobre seu próprio modo de ser e de viver."
O ódio é um sentimento ruim de raiva evoluída; ou seja o contrário do amor, tolerância, felicidade. Ele é a antipatia explicita que aflora o "mal", e ramifica sem dó o coração dos seres humanos.
A PAZ E A TOLERÂNCIA
Todos queremos paz, mas somos intolerantes com nossos semelhantes. A paz só se realizará quando o respeito ao outro tiver em primeiro plano. Às vezes o que enxergarmos no outro é o nosso próprio espelho.
Élcio José Martins
Tolerância não significa abandonar nosso compromisso com a verdade. Significa reconhecer que o outro tem o direito de decidir o rumo de sua vida.
O futebol é o único esporte onde o crime é tolerado, o perdão é concedido a quem te fez mal, e os erros são absolutamente "normais"
Seja tolerante, paciente. Releve, respire, inspire. Se cale. Se falar algo seja educado. Seja bem-humorado, conte piadas, cante uma canção de amor mesmo que desafinado. Sorria sempre e chore também. O melhor amigo oferece o ombro nas horas difíceis.
