Textos Viver
Seja feliz!
Seja feliz pela estrada que você escolheu caminhar.
Cuide da saúde e faça o que é bom e é certo...se um dia precisar me encontrar e eu não estiver por perto, me procure nos sorrisos, na vontade de viver, na planta que cresce e precisa de água pra se fortalecer, na dor de uma parturiente feliz por ver seu filho nascer, no olhar de quem já viveu muito e tem muito pra dizer...
Seja feliz!
Você.
Lembro de todos os detalhes porque acho que até hoje nunca me apaixonei tanto por alguém, lembro do seus cabelinhos loiros, sua pele, seus olhos, seu super corpo, vc inteiro, lembro dos nossos beijos e amores tão intensos.
Além de sua forma física, eu gosto mto do seu jeito qdo era no começo, que vc me fazia rir, e de como vc sumiu sempre.
Você mentiu seu nome por cerca de um ano pra mais.. qdo vc me.contou eu perdoei no mesmo momento pq aquilo não era nada perto de você.
Eu sempre fui mto sua, apesar de eu ter mantido, enganado, enfim estamos aqui falando de dois seres humanos que erram, erram muito, vc deve ter se machucado comigo sim, mais acredite que desde o começo eu já me machuco com vc, com todas as suas ausências, com todos os dias em que a gente não se falou.
Vc não faz ideia como sempre doeu isso.
Já falei pra vc algumas vezes sobre isso e vc dizia eh bom sentir saudade, e dizia também que só lembrava das coisas boas das nossas viagens de lugares maravilhosos da felicidade plena.
Eu me casei com vc.
Eu tenho feridas que eu nem gosto de lembrar muito.menos tocar nelas ou falar sobre.
A primeira vez q nos.separamos , a segunda ,a terceira....
Sabe eu tenho percebido uma coisa que hoje eu vínculo tb com nossa relação...
Tem dias q eu acordo e vou fazer minhas atividades, esses queria ir no clube nadar , fiquei socia e tudo, pq eu queria nadar de qualquer jeito, porém precisava de um.atestado que não tinha doenças de pele pra entrar na agua, juro que eu liguei pra todos os médicos possíveis pq eu queria aquilo naquela hora do meu jeito.
Não deu certo naquele dia não deu certo eu não consegui, eu investi tempo e energia correndo atrás de algo que tudo mostrava na minha cara que não da pra conseguir assim as coisas pra ontem.
Porém no outro dia acordei, fui fazer minhas coisas e meu amigo me convidou pra ir nadar na chacara dele, e então eu fui em lugar lindo e na santa paz, pq ele me.deixou lá sozinha com a piscina dele .
Foi maravilhoso.
Hoje na academia desde a hora que eu cheguei eu queria ir fazer um exercício e tava ocupado toda hora... eu fui embora sem fazer aquele exercício, pq eu fiz todos os outros e sempre olhando se dava pra fazer aquele depois, nunca nunca nunca dava. Aquele famoso NAO.
Eu fiz o último que faltava sem fazer aquele e fui.embora. é só um exercício mais não eh pra eu fazer , simples.
Se fosse estaria ali, disponível.
Em várias situações eu ando percebendo que minha loucura desenfreada meu querer demais, não eh hora, ainda não, e vai ter a hora certa não preciso pirar por isso. Quantas coisas eu não consigo no dia, mais talvez no outro dia eu consigo. Uma hora chega.
Entao eu percebi que me controlar eh melhor parte do processo. Meus impulsos estão parando de me dominar. Várias vezes eu tive impulsos fortíssimos e te mandei msg, e sabe qdo isso te frustra mto ? Era o que ey sentia depois de mandar. Pq vc respondia de um jeito que não desenvolvia nada e não chegava a nenhum lugar. Olha o outro não eh hora batendo na minha cara. Então parei.
Hoje faço jejum também e sei que a fome tem picos fortíssimos, igual meus impulsos e que loucura neh tudo isso vem la de dentro de mim, isso tudo eh puro extinto selvagem de me manter viva.
Porém se eu não fizer, olha que coisa??? Vou continuar viva.
E o mais incrível eh tudo que eu assisto de vídeos falando sobre o que vc realmente merece?? Seu amor próprio?? E o quanto a gente pode ir além na vida, nos propósitos e superar tudo.
Hoje sou um ser feliz, que quanto mais controlo esses impulsos e penso em Deus e nos planos muito mais maravilhosos que ele tem pra minha vida, eu só consigo te desejar o melhor e te libertar pra eu poder também me libertar e seguir em paz, feliz , contente , acreditando sempre em Deus e rindo muito muito contente que tudo de melhor esta por vir.
O amor eh infinito.
Sabendo manter nossa alma jovem, estaremos preservando nosso coração,
podendo mante-lo em sobrevida, e conservando a alegria de viver...
E manter o bom humor é imprescindível...
Ósculos e amplexos,
Marcial
COM ALEGRIA DE VIVER O CORAÇÃO NÃO ENVELHECE
Marcial Salaverry
Podemos manter o coração jovem, quando descobrirmos a verdadeira alegria de viver, que é a coisa mais linda que a vida nos oferece, é algo que nos faz bem, que nos dá uma felicidade infinda, que faz bem à alma e ao corpo também... É preciso entender que a vida é como um jardim, que devemos regar com amor e carinho, para que possamos enfim, ver florido nosso caminho... A alegria de viver está na alma, é uma sensação de felicidade que sempre nos acalma, nos dá tranquilidade, e mantém o coração jovem...
Sabiamente já se dizia que a felicidade pode ser sempre encontrada, não tem credo, cor, nem idade, e tampouco deve ser procurada, eis que a felicidade está na nossa frente, e só depende, essa é a verdade, de que realmente seja essa a nossa vontade.
A felicidade está no amor, está na paz, está na amizade, está na sinceridade que tivermos, e assim, devemos sempre ter n'alma o calor do amor, e assim, a felicidade,
que nós encontramos ao sentir toda essa ternura, vivendo esta ventura, regando nosso jardim com amor, para assim colhermos, a beleza da flor que por nosso amor merecermos, para podermos entender que realmente, vivendo em clima de LUZ, PAZ, AMIZADE, AMOR, e principalmente com Fé em Deus, poderemos sempre fazer de cada dia, UM LINDO DIA, sentindo que realmente com sentimentos de paz e amor, é certo que o coração não envelhece...
"O CORAÇÃO NÃO ENVELHECE
Marcial Salaverry
O coração é o espelho da alma...
Se a alma permanece jovem,
o coração também permanecerá,
apesar da idade do corpo...
O coração não envelhece,
apenas bate mais calmamente,
enquanto o corpo segue a marcha do tempo...
Vez em quando um contratempo,
mas sempre encontra tempo
para valentemente poder reagir,
e sempre batendo persistir...
Precisa de mais cuidado,
não fica mais apaixonado...
Pode precisar de um marcapasso,
para não perder o passo...
Mas sempre mantém a alegria,
de sentir-se vivo a cada dia...
O coração não envelhece,
nosso corpo é que envilece...
A carcaça pode baquear,
mas nossa alma vai continuar...
O coração não envelhece,
pois é o reflexo de nossa alma...
Se sempre a mantivermos calma,
vivendo com tranquilidade,
não deixando possibilidade
para ele atoa enfartar,
sempre ativo poderá continuar,
sem facilmente se estressar...
Com alegria de viver,
o coração não vai querer morrer...
Então crianças, vamos dar vida
ao seu jovem coração, que terá sobrevida,
enquanto o mantivermos pleno
de paz e amor...
Marcial Salaverry
05/02/2005"
A GENTE SE ACOSTUMA
A gente se acostuma
E não vivemos
Gastamos uma a uma
Sobrevivendo como nemos
A gente se acostuma
E se perdemos
Com culpa nenhuma
Por esse fim aguardaremos
A gente se acostuma
E desistimos de viver
Carregando esse trauma
Apenas com a intenção de sobreviver
Amor intenso é como um fogo ardente,
Que consome cada parte do meu ser.
É como um vento forte e impetuoso,
Que me faz sentir vivo e renascer.
É como uma onda gigante e poderosa,
Que me arrasta e me leva para o fundo do mar.
É como um raio que rasga o céu,
E ilumina a escuridão do meu coração.
Amor intenso é como um vulcão em erupção,
Que libera toda a paixão contida.
É como uma tempestade que desafia o tempo,
E derruba as barreiras do meu destino.
É um sentimento tão forte e imenso,
Que me faz transcender a minha própria existência.
É um amor que não conhece limites ou fronteiras,
E que me leva a viver cada dia com intensidade e consistência.
Assim é o amor intenso, que me consome,
E me faz sentir a vida com toda a sua plenitude.
É um amor que nunca morre, que sempre renasce,
E que me acompanhará por toda a eternidade.
Viver...
Viver, existir, respirar. Essas atividades diárias deveriam ser vistas como algo normal, mas, infelizmente, muitas pessoas têm que suportar uma vida que não é mais vida. Os sacrifícios não são apenas aqueles que vêm de outras pessoas, mas também o que você realiza para viver sem ter vontade. É difícil, mas é necessário para que aqueles que amamos saibam que mesmo quando não há motivação, ainda estamos aqui, existindo. É importante lembrar que, mesmo quando não há esperança, é possível seguir em frente. É preciso ter força de vontade e acreditar que, no fim, tudo vai ficar bem. Talvez não seja fácil, mas é necessário para que saibamos que estamos vivos, mesmo quando não temos vontade. Portanto, vamos lutar para que possamos viver, existir e respirar.
Obstáculos da Vida
No meio do meu caminho
Encontrei um obstáculo
Logo no meio do caminho
Achei que seria tranquilo
Nada acontece por acaso
Encontrei um obstáculo
No meio do meu caminho
Algumas possibilidades
Pular, contornar ou parar
De muita altura
Pular não dá
De grande extensão
Contornar também não
Será melhor parar?
Mas parar nem pensar
Sorte ser um sonhador
Livre de imaginação
Sei que asas surgirão
Com obstáculo ou não
No meio do caminho
Deixei meu recadinho
Acredite nisso sempre
Que o poder da nossa mente
Pode perfeitamente
Nos soltar do que nos prende
Pra vivermos livremente.
Viver é sentir, sentir é viver e viver é ser feliz.
Mas o que é sentir? Sentir é poder apreciar o vento batendo no rosto, respirar o ar fresco da manhã, poder sentir cada gota de chuva que nos toca, inalar o aroma de café fresco, tocar nossos pés na areia, abraçar, beijar, perceber nossas emoções. Sentir minhas dores e saber que elas existem e fazem parte de mim, sentir minha felicidade, sentir meu coração batendo intensamente por algo, sentir o frio na barriga, sentir o amor, o nervosismo, a raiva. Isso, para mim, é sentir. Não somente o físico, mas sentir o quão único é cada momento. Só sentir e permitir que meu corpo seja, mas que não me controle. Sentir é ser, é viver. E aí está o maior medo da humanidade, viver e não sentir. A morte não é o problema, o problema é que não vivemos, apenas existimos. E deixamos para viver amanhã. E isso nos atormenta pelo simples fato de nunca sabermos quando será o último suspiro. Por que não passamos a sentir mais? Por que não aproveitamos todos os momentos para sermos felizes? Por que precisamos ganhar algo para ser feliz? Por que não paramos e percebemos que a felicidade está em cada pequeno momento da nossa vida, em tomar um café, beber um copo d'água, olhar para o céu, fazer uma caminhada, parar e apreciar uma vista - quanto sentir nisso. Mas preferimos ignorar tudo ao nosso redor e implorar por algo que nos faça feliz. A vida não é para ser julgada ou desvendada, é para ser sentida. Por que não passamos a sentir a vida com mais intensidade? Viva.
Estamos deixando a vida passar sem aproveitar a juventude que ainda nos resta. Prazeres que deixamos passar!
Amigos que deixamos de visitar e desfrutar momentos bons...
Temos que abrir um espaço em nosso trabalho para curtir um pouco a vida, porque a vida passa muito rápido. Tempo; a gente que faz! Tempo; a gente que encontra.
Nada é mais importante que viver.
Agora é o tempo de desfrutar, Hoje é o momento
Amanha pode ser tarde.
Me falo isso todos os dias!
Quero viver livremente.
Sem muro, grade, corrente, prisão, porta, porteira, portão.
Sem tempo definito, sem hora, nem lugar.
Quero experimentar, conhecer, saborear.
Quero ousar, explorar!
Apreciar pessoas, lugares, paisagens, oceanos, formas, perfeito e imperfeito.
Quero saborear a vida como se fosse uma comida deliciosa.
Quero senti-la como o vento que sopra meus cabelos, a chuva que molha minha pele e o sol que aquece meu rosto.
Quero sentir meu coração pulsando de um jeito avassalador, como uma batida forte em um ritmo alucinante.
Quantas saudades do nosso ídolo!
Madladlalate, filho de Ndumana e Mevasse
Esse rapaz de Uhembje ka mati ya xivengô,
Largou ka Matlombe e rumou pra a capital pisoteando as pegadas dos seu mentor, Bava Novidade
Viu a mocidade engolida servindo os patrões como Mainato
Depois aprendiz de sapateiro
Insatisfeito, singrou pra Videni
Lutando do lado do colono
Disso ganhou reveses numa gaiola em Xefina
Se tornou um piriquito solitário
Mas uma vez a portinhola se encancarou
E o piriquito bateu nas asas e atravessou o mar pra o outro lado de cá
Deixou pra trás o distintivo, as botas e a espingarda
Voltou pra o seu ninho, pra sua Ntefassi e os petizes
Seu Mercedes Benz preto o tempo o levou
Sua pocilga dizimada, mas...
Relutante...se reergueu...se reinventou...
Ficou Cheauffer,
Não mais voltou à Ukalanga para rever os seus, nem por um pio ele se atreveu
Pois a sua prometida era comprometida...
Agora bebia vinho tinto com bacalhau e fumava Havana
Por vezes lhe compravámos tabaco no Carimbo e envolvia com mortalha de cartucho
Todos os dias eram de festa e celebrava liberdade
Uma panela de cem litros chorava ao fogo cozinhando um porco
Trinta dias o fogo ia timidamente aquecendo a panela cheia de carne à fartura
O sobrinho-primo é testemunha, o neto do Djossia
Nosso cheauffer de Isuzu azul caixa aberta nos passeou pra KaMavota,
Tio Adolfo e Saquila sabem disso...
Mas nosso Cheauffer nunca mais voltou à terra natal... já deflagrada pelo troar das metralhadoras
Persistiu aqui deste lado, pois agora só queria viver na tranquilidade, harmonia...
Mas o Secretário lhe chamou lacaio...ficou enfurecido com o sistema e nada podia fazer, o miliciano era chefe e só queria ver povo, numa mão com cacetete e noutra "espera-pouco"
Mas ignorou e continuou firme, seguindo em frente
Madladlalate não mais voltou pra rever os seus na terra que lhe viu crescer
Certeza tenho de que agora descansa em paz com os seus ancestrais, esses outros deuses
Junto com Ndumana e Mevasse, Novidade, Djossia, Eliasse, Salomão...
Ele também já é nosso deus...
Xissunguêyôooo! - Hlatxwaio!
In, Celebrando Ernesto Samissone Matlabe
A vida é como um rio que segue seu curso,
Às vezes calmo, às vezes turbulento.
É preciso navegar com muiteza e bravura,
E nunca perder a essência do ser.
Viver é um presente a ser desfrutado,
Com amor, riso, lágrimas e companhia.
A felicidade está em se sentir amado,
Não apenas pelos outros, mas principalmente por si próprio.
O amor próprio é a base da felicidade,
Não adianta esperar que alguém o ame.
É preciso se amar, se valorizar,
E então tudo começará a se encaixar.
A vida é um dom a ser cuidado,
Um presente a ser compartilhado.
Amar, sonhar, se divertir,
Fazer do mundo um lugar melhor é nosso dever.
Portanto, ame-se de verdade,
Viva intensamente cada segundo.
O presente é único, o futuro incerto,
Mas o amor próprio é o melhor investimento.
Então, siga seu caminho com coragem,
E nunca se esqueça de sua finalidade.
A vida é um presente a ser saboreado,
E a felicidade reside em viver com autenticidade.
A Natureza é como uma pessoa amada...
Para bem vivermos com ela, é importante
que a respeitemos e bem dela deveremos cuidar...
Tratá-la como se fosse o amor de nossa vida,
e não deixa de se-lo...
BEM VIVER NA NATUREZA
Marcial Salaverry
A Natureza merece carinho,
merece atenção e cuidados...
Mas não é o que acontece,
pois não recebe o trato que merece...
Bem viver na Natureza,
para sentir toda a sua beleza...
Ouvir os pássaros em seu alegre chilrear,
sempre nossa vida irá encantar,
cantando na Natureza, em liberdade,
extasiando-nos com seu canto de felicidade...
O verde das matas cobrindo a terra,
quanta beleza encerra...
O sol, em seu lento caminhar,
aquece-nos o corpo, e nossa alma vai encantar,
quando no horizonte for descansar,
dando espaço para a lua brilhar...
Noites estreladas, feitas para o amor...
Sentimos na alma todo o seu calor...
Flores silvestres, expressão de total beleza,
com que nos brinda a Natureza...
Hortênsias, orquídeas, cravos,
de sua beleza, ficamos escravos...
Tudo nos encanta, nos extasia...
A vida fica vazia,
quando a Natureza é destruída,
e nossa alma fica ferida...
Cuidemos da Natureza, como de nossa vida,
pois é na Natureza que ela deve ser vivida...
A Natureza é onde mais se vê o dedo de Deus...
E se a matarmos, para a vida será um adeus...
Marcial Salaverry
Siga seu instinto, quando este for importante e você souber o que quer,pois muitas vezes a intuição e os sinais físicos e psicológicos indicam um caminho que o coração está gritando para ser trilhado.
Isto é seguir seu coração, mas pensar que existem coisas que precisam ser alteradas para termos condições de seguir adiante com FÉ, DETERMINAÇÃO, CORAGEM E PRINCIPALMENTE FELICIDADE, ajudará a termos a vida fluindo outra vez. Nunca é tarde para ser feliz, deixando as coisas mais leves e fluidas.
Intensamente
O que estás pensando?
A vida é curta demais para ficar a pensar, tanto assim
Porque só estás sonhando?
Vai lá e corre atrás,
viva como se não houvesse fim.
A vida é uma curta viagem,
Mas, não te impede de aproveitar
Então vai lá e cria coragem,
Tudo podes conseguir
Mas se não, o importante é tentar, enfim.
Não fique de braços cruzados,
Escute bem o seu coração
Você quer ser feliz,
Se ame primeiro e terás alegria, então.
Intensamente, viva a sua vida
E nada será em vão,
Se você espalhar bondade,
E amor de verdade por esse mundão!!!
UM OCEANO EM TI
Permita - se ser feliz
Permita-se amar
Permita - se
Permita - de tudo que quiser
Tudo! Menos ser hipócrita
Não vá contra a maré
Há mares de emoções
Que habita em ti
E a tripulação é muito forte
Então reme, navegue
Um oceano é grande demais
Diante do seus medos
Dos seus receios
Dos seus apegos
E a vida pode ser apenas uma gota
No meio de um mundo inteiro
E nunca se sabe
Quanto tempo demora uma gota
Pra evaporar
Beba - a!
CARPE DIEM
Carpe Diem
Curta o momento
Viva o hoje
Sinta o presente
Não espere o momento especial para ser feliz
Especial é cada dia que se vive
É cada amanhecer que desperta
Diante dos seus olhos.
É a brisa que toca seu rosto
É o rosto que cola no seu
É o abraço apertado
É o sorisso que despertas
Carpe Diem
Hoje é o dia!
Hoje é o momento!
De quê? Viver!
Então ame
Dance
Sapateie
Despenteie
Beije
Sorria
Semeie
E colha
Todo bem que florescerá
Na sua vida
Diariamente.
FOI VÁLIDO
Quantos momentos tidos.
Quanto amor vivido.
Valeu ter sofrido.
Valeu viver tudo isso.
Foi plenamente consentido
pelo coração.
Aberto, solto, em seu todo
e total sentido.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
A dádiva
Está longe ou perto?
Não consegue distingue
Tem força presença
E não toca como vento
Mais É possível sentir
É luz ou escuridão?
Os olhos não vêem essas cores
Perfeição de carne nunca verá
Não há sentidos conhecidos
Que possam descrever
O desconhecido que assusta
O desconhecido dá força
O que vive e faz viver
Pelo sopro ou por química
Só resta a contemplação
E procurar a razão.
A BUSCA
Meus pensamentos ecoam, se perdem ao vento, às vezes me sinto perdido em meus próprios pensamentos. Não entendo o fanatismo de se esforçar tanto para descobrir os mistérios da vida, para me entender como parte dela, para me ver nela. Por que eu, uma simples criatura orgânica, preciso entender minha origem nesta confusa insanidade? Em um momento sou apenas uma vida pulsante e viva, no outro, busco respostas sobre a alma e o divino.
De repente, me vejo como tudo, com sonhos e objetivos para alcançar, mas logo em seguida meu reflexo reflete o nada, no vazio do meu corpo. Não encontro alma e começo a não compreender esta luta interior, este conflito amargo e incoerente que reluta em todos os cantos do meu "eu".
São tantas faces existentes no meu ser que se perdem nesta confusa interface entre o ser e o não ser, prosseguir ou regredir. E nesta busca, vou me perdendo neste eco que repete várias vezes a mesma pergunta: Quem sou eu? E na busca pela resposta, caminho clamando por uma verdade que satisfaça o meu coração, que me diga que este conjunto de partículas pensante e real não é somente uma vida orgânica e sem sentido, à espera de um final.
E nisto tudo me questiono se essa busca constante por respostas é realmente necessária, ou se é apenas um reflexo da nossa natureza humana de querer entender e controlar tudo ao nosso redor. Talvez seja melhor apenas viver e experimentar a vida, sem se preocupar tanto com as respostas. Talvez seja melhor apenas ser e deixar que a vida aconteça, sem se preocupar tanto com o que acontecerá no futuro.
Mas ao mesmo tempo, eu sei que essa busca por respostas é uma parte importante da minha jornada. É através dela que eu encontro significado e propósito em minha vida. É através dela que eu me cresço como individuo e me aproximo de minha verdadeira essência. Então continuarei com ela, mesmo que seja difícil e confusa, pois sei que no final, encontrarei minhas respostas e encontrarei a paz interior. E você, qual é a sua busca?
