Textos Tristes
O Cavaleiro da Triste Figura
Dom Quixote, o cavaleiro sonhador. Nas páginas de Cervantes, ganhou vida, com armadura e lança; ele partiu em busca de aventuras - coragem renascida.
Dulcineia, sua musa imaginária, inspiração para lutas e desafios. Sancho Pança, fiel escudeiro, acompanha-o com sonhos nos olhos.
Moinhos de vento, gigantes se tornam, ovelhas, exércitos em sua mente. Quixote, o “Cavaleiro da Triste Figura”, persiste, mesmo quando a derrota é iminente.
Louco ou visionário? A linha é tênue, entre realidade e fantasia. Dom Quixote, símbolo de liberdade, nos ensina a valorizar o que realmente importa, dia após dia.
Seu legado transcende as páginas, pinturas, poesias, emoções e canções. Dom Quixote, eterno e imortal, voa além dos moinhos, em nossos corações.
SENTIMENTOS
Eu sou uma pessoa difícil de se lidar, não guardo rancor, ódio, tristeza e nem mágoas de ninguém, mas. De um certo modo nesse exato momento eu estou triste.
- Porque?...
- Eu estou com sentimentos de que estou sendo enganado, iludido, e mal amado.
-Mas... Por quê?
-Eu estou sentindo algo dentro de mim como se eu estivesse incomodando a pessoa, atrasando a vida dela, atrapalhando ela, e isso está fazendo ela se afastar mais e mais...
-Tendii, mais continue
-Ok
Eu estou sentindo que estou perdendo a mulher que tanto desejei, e desejo. Nós terminamos nossa relacionamento, mais mesmo assim sentimentos vontade de voltar um com o outro, mais tem algo estranho acontecendo, eu não sei se é paranóia minha, maluquice minha, doidice ou algo do tipo. Mais quando terminamos, nós resolveu ficar de vez em quando, nós trocava beijo, mensagem positivas de ir morar junto, de que iríamos voltar, de que tudo ia dar certo, ela falava que me amava e eu retribuia, e nosso amor estava fluindo de um jeito natural, sabe? Só que de um tempo pra cá as coisas se esfriou, não estávamos ficando mas, não nós beijamos mas, ela não fala mas que me ama, e todas as aquelas conversas de que iríamos morar junto, construir um negócio, de que iríamos voltar acabou, e eu evito tocar mas nesses assuntos. Eu estou evitando falar que eu a amo, eu sinto uma enorme vontade de falar eu a amo, e desejo ela. Mais eu não quero preciona-la, eu estou muito apressado, eu seii. Mais é o medo dela arranjar outro homem melhor que eu e que ela fique louco de amor por ele aí ponto de esquecer minha existência, eu desejo boas sorte, com o coração acelerava e partido, mais desejo tudo de bom pra ela. Eu não dei o meu melhor, não fui o namorado que você se orgulhe muito, eu fui tóxico com você usei palavras que te feriu, que te magoou, confiei em pessoas que só queriam nosso mal, e o mal veio em dobro pra min, eu errei contigo, e me sinto culpado por isso eu não estou passando por uma fase boa ultimamente mais você ainda é meu ponto de equilíbrio, eu oro a Deus pra que a gente volte a ficar junto novamente, e quando isso acontecer, eu vou te promete que vou casar contigo, vou te falar que dessa vez nós iremos fazer dar certo porque assim iremos conseguir oque nós quiser. Me desculpa por tudo, me desculpa por ser tão apegado a você. Mas dessa vez nós vamos fazer diferente, ok? Eu te amo não sei que dia vou estar te mandando isso, mais mesmo assim quero que saiba que eu te amo.
Ass: Rian Almeida
Estou vendo essa comoção toda que está acontecendo em Ipaba por causa da triste morte de um munícipe que foi alvejado pela PM e me gerou uma reflexão. Eu não vi o acontecido e não posso opinar nem periciar sobre a conduta policial, o que temos são meras especulações. Mas independente do que houve, usar uma arma de fogo para conter um paciente mental em surto, definitivamente não era o protocolo ideal. No entanto, eu enxergo tanta hipocrisia por parte da maioria da população, que só enxergou esse rapaz nesse momento fatídico. Só após sua morte ele foi visto. Teve que acontecer uma tragédia para muitos se compadecerem com sua situação de vulnerabilidade social e psíquica. Dito isso, que fique a reflexão sobre a importância e o suporte que damos a essas pessoas em vida. Porque agora pós acontecimento, ele não precisa mais de acolhimento. Ele precisava antes e, vocês que ficam lacrando em rede social possivelmente nunca sequer o viu passar na rua, afinal, até ele morrer era apenas um ser invisível e esquecido pela quase totalidade da sociedade, mas que só ficam à espreita esperando um fato triste para posar de bonzinhos e postar textões de apoio nas redes sociais.
No mais, ficam minhas sinceras condolências aos amigos e aos familiares que o amaram em vida.
A tristeza me veste com um manto de escuridão que apaga meu peito.
Fazendo com que ele deixe de bater
O silêncio grita desespero dentro da minha alma, cansada de derramar lágrimas secas.
Já não consigo enchegar futuro de dentro
do meu ser, e todos os dias peço para não mais acordar estou cansado de sofrer já não tenho mais vontade em viver...
PauloRockCesar
Vida de aparência
Triste ver gente vivendo uma vida aparentemente boa, que seria talvez o sonho de muitos, mas sonhando em ter a vida dos outros. Com seus lábios até agradecem pelo que tem, mas com seus corações desejam o que não podem possuir. Sonhar com outra vida não é um problema, problema é sonhar com o que não pode ser seu, e/ou fingir sobre o quanto se é feliz com o que se tem. Lástima!
Vida de aparência, lugar onde você não engana ninguém além de si próprio.
Sinto-me extremamente triste ao conhecer cristãos que entraram no clímax do conformismo religioso. Cristãos que perderam (ou que nunca encontraram) o foco e encaram o ministério pastoral como único meio responsável pelos serviços de salvação e consolidação de almas. Isso é cláusula de mente velha, mente que precisa de renovação, libertação das cadeias de conformismo.
Livro: Servir, o maior dos desafios
A jornada da vida é uma aventura longa e complexa. Haverá momentos de alegria e tristeza, de sucesso e fracasso. O importante é nunca desistir e seguir em frente com coragem e determinação.
Com fé em Deus, força interior e uma atitude positiva, você estará pronto para enfrentar qualquer desafio que a vida lhe apresentar.Lembre-se que você não está sozinho nessa jornada,se precisar peça ajuda.
Rosinei Nascimento Alves
Ótimo dia!
Deus abençoe sempre 🙏🏾
Tenhamos fé!
O sentir
Só o que conheço é a tristeza
Aquela que não se sabe de onde vem
Ao mesmo tempo que se sabe exatamente
E parece só mais um murmúrio
E na realidade é uma artéria sangrando
Levando minha vida
Só conheço a euforia, aquela que arrebata
Que me faz decidir anos em minutos
Que me faz cometer auto sabotagem
Que me toma de mim mesmo
Felicidade, alegria, essas eu não conheço
Achei que conhecia, mas era um engano
As vezes penso que eu sou o engano
Um que o mundo cometeu sem saber
E quem paga são as pessoas que estão ao meu lado
Não mereciam pagar pela minha doença
Na verdade não pagam
Pois pra eles a doença não existe
E nisso vou me consumindo em mim mesmo
Como uma vela que se acende sozinha
Só pra derreter até acabar
E a luz se esvair
E a escuridão chegar
Aquela escuridão que me aguarda ansiosamente
Pronta para me apagar.
Qual é a relevância do que conversa com todos os idiomas? Parecia triste, o que seria estranho… então, para animar, foi dito que tudo se renova, mas a chama do fogo se apagava no mesmo momento repentinamente, deixando registrado na vertical, em seu interior, com formato de um caixão, entre suas partes, a palavra escrita GOD?
A arte é uma chama que permanece viva em todos os fiéis, não desista.
DESPEDIDA
É na partida triste
Que se encontra um todo,
Um todo a querer ficar
Para vagar, vagar...
Com os anjos do além-mar.
E depois ter beijos doces da morte,
Deixar ser levada pelo anjo
Lá para o fundo do oceano ativo,
Dentro do desconhecido.
Deixar ser levada pelo vento,
Pela brisa suave da noite rubra.
Deixar a vida tola... e ser tua!
15/11/1970 (retorno da Praia Ocean)
Na tristesa da sombra da água da garrafa,o caderno da Peter tem suas folhas molhadas ,as escritas profundas logo são apagadas e sua reescritura ainda não foi planejada.
A vida e como o caderno da Peter,tem sua escritura apagada porem seu Éter nunca se extingue,diferente da chama de uma alma quebrada que brevemente tem seu eclipse.
Amar o perdido
deixa confundido
este coração
Amar a beleza
Deixa tristeza
nessa alma
Amar a felicidade
deixa bondade
nessa alma
Amar a sabedoria
deixa alegria
para todos
Amar voce émar o mundo
beijar as estrelas
eabraçar a solidão
conquistar voce é
como agarrar o sol
e andar sobre as nuvens
E ter voce é
ter o poder absoluto
e mover a terra so com "um eu te amo"
Você já parou e ficou pensando na sua vida?
Já te veio uma tristeza tão profunda e você começou a chorar sem querer?
Pois é, as vezes eu faço isso, me isolo e choro como uma criança
Depois me levanto e finjo que tô bem, prefiro não mostrar pra ninguém esse meu lado
Pois sei que nenhuma palavra por mais bem intencionada vai mudar isso que sinto
Também não quero ninguém com pena de mim
Só queria saber como faço para me livrar dessa dor
Eu não aguento mais..
MEU OLHAR
O meu olhar é da noite
d'uma alma vazia e triste.
Mas, mesmo sem cor,
será que amor nela existe?
Perguntei a mim mesmo:
Por que sofres tanta dor?
Por que sofres a solidão
se não conheces o amor?
A minh'alma quis falar,
meu coração quis responder:
O meu olhar é de saudade.
O amor: Sei lá do quê!
*Paixão Indefinida*
Feliz eu estava, mas de repente,
Uma tristeza me envolveu, latente.
Profunda, como o tempo a correr,
Uma solidão que não posso entender.
Amigos, família, ao meu redor estão,
Mas dentro de mim, só escuridão.
Seria isso amor, ou mera ilusão?
Um sentir que escapa à razão.
Iludi-me sem sequer notar,
Enganei-me com minha própria verdade,
Mas, mesmo assim, continuo a amar,
Mesmo sem ter dela reciprocidade.
Guardo esse amor, escondido, calado,
Até o dia em que possa soltá-lo,
E me arrepender por ter esperado,
Num ciclo sem fim, um tanto amargo.
E no fim restará, ao coração,
A imensa tristeza, a fria solidão.
A Virtude dos Marginalizados
É tempo de alegria.
É tempo de tristeza.
É tempo de se perguntar pra vida,
Qual futuro você quer que amanheça?
É tempo de pedir.
É tempo de buscar.
É tempo de concretizar o sonho,
Sem mais ninguém para duvidar.
A voz do não se calou,
No silêncio a esperança triunfou,
E para quem sempre duvidou,
Forte e pleno aqui estou.
Quem sou eu no universo?
Qual virtude trago ao mundo?
Favelado periférico,
Marginalizado e vagabundo.
Filho de doméstica,
Aprendiz da escola da vida,
Agarrado aos livros,
Aprovado na lista.
A elite se revolta,
Exclusividade vira história,
Nos corredores da universidade,
Falta o filho da dondoca.
Professor vira comunista,
Pobre vitimista,
E o palhaço de Brasília,
Eleito o mito da burguesia.
Cidadão de bem? Não!
Ele usa o nome de Deus em vão,
E com uma arma na mão,
Diz que é para o bem da nação!
Não tenha medo,
Vá em frente!
Quanto mais eles reclamam,
Mais a sua voz é reluzente!
Lute, resista!
Seja inspiração maestria!
Pois o sentido da vida,
É ser livre como uma andorinha!
Big Bad Wolf
Lobo em pele de cordeiro
Homem Instinto animal
Seria triste a chapeuzinho
Se não existisse o lobo mau
Moça pura na floresta
Logo o dia escureceu
Não foge ingênua dama
Hoje o bicho já comeu
A fera invadiu a casa
Todos escutam a gritaria
Xiado e uivados longos
Vozes roucas de ousadia
Garota do capuz vermelho
Não atiça bicho feroz
Na cabana da vovozinha
Donzela e lobo estão sós
Que se passas nesse quarto
Faz até a alma chorar
A mulher atraiu o lobo
Até sua cama pra matar.
A Solidão de um Sonho
É triste mas alegre
É dura mas aliciante
É longa mas célere
E fascina no coração de um sonhador
Tal qual o faz o talento
De um exímio compositor
Ludibria com denodo
A cabeça de um não tolo
De perseverança e vigor
Fascina até mesmo
Uma alma quebrantada
Pelo perverso rigor
De uma vida mui sofrida
Na infância... Por perversa
Vivência com tormenta
Que exaspera o sofredor
Que relembra o malquisto
Dos momentos de distúrbio
Que o Destino lhe impôs
Com o martírio recaído
Do universo inexpressivo.
A solidão que amargura
Mas preenche de bravura
E faz, pois, da vida dura
O seu regozijo de furor!
Que expressa com o labor
A missão do sonhador
11/10/2024
e lá se faram paixões amores e ficaram filhos e netos
Foram decepções ilusões e tristezas
Mas ficaram conquistas aprendizados e alegrias
Alguns amigos e parentes
Também contribuíram para as marcas boas e ruins
Fui soberbo errei e julguei
Mas no geral mantenho uma posição mais positiva sobre tudo
De longe sou vitorioso e bom
Na maior parte das minhas indignadas frustrações fui duro até comigo mesmo
Decepcionei mais do que agradei
Fiz do trabalho um escudo um refúgio onde o que prevalece é o comprometimento acima de tudo
Deixei pra traz sonhos e ambições
Pois assim julgo não ser merecedor de ter o mínimo de luxo ou ostentar meros objetos e privilégios adotei o do nada com nada sem nada até o fim
Não fui bom neto não sou bom filho bom pai
Tenho uma fé inabalável ao universo e nas forças que rege tudo minha coragem me torna forte mas frio e com atitudes puramente racionais
Mas sou intimamente frágil de carne e osso
Desculpa mãe por não ser melhor , não sei o caminho tenho consciência das minhas falhas e que Deus recompense cada um que fiz chorar eu não sou digno de uma mãe guerreira como você parabéns . Pode não parecer mas te AMO!
TRISTEZA MARAVILHOSA
.
.
Rio de Janeiro,
sob teu corpo de concreto
teu santo padroeiro
dorme, como um feto.
.
Ainda não nasceu, teu santo,
ainda é cedo para o milagre;
e a lágrima doce do teu pranto
não é vinho, é só vinagre.
.
Baía de Guanabara,
como mente o teu postal.
Vejo fome em pau-de-arara
sob a camada social.
.
Queria entender teu segredo,
tua miséria, tua mentira;
mas o que vejo é o degredo
que escapa da tua mira.
.
Seres humanos migratórios
compelidos à mudança
cujos mortos compulsórios
são produtos da esperança.
.
Rio, Deus te abençoe,
e do alto do Corcovado
em pedra o Cristo nos perdoe
por teu índio dizimado.
.
Cidade Maravilhosa,
herança dos guaranis...
na tua culpa misteriosa
guarda a lembrança dos brasis.
.
Rio, cidade poesia,
olha teu negro na construção;
não lhe conceda alforria:
tu és a própria escravidão.
.
Rio, alguém que tardia
espreita em teu carnaval;
sobre a tua fantasia
jaz a beleza de um postal.
.
Rio de Janeiro,
teu caminho não é reto;
ao sul do teu cruzeiro,
um voto vira um veto.
.
Ainda não nasceu teu quebranto,
ainda é cedo para o céu;
e a cachaça do pai de santo,
não é néctar, é só mel.
.
.
[BARROS, José D'Assunção. Publicado na revista Insurgência, 2023]
