Textos sobre Tempo
Vivemos numa Era onde cada pessoa vive por si. Ninguém tem tempo para uma conversa olho no olho. Está faltando interesse no próximo. Faltam sorrisos reais, abraços calorosos, palavras amigáveis. As pessoas estão se perdendo nos seus mundinhos fictícios. Vejo um grande desperdício de tempo, de chances e de pequenos detalhes que fazem a vida ser maravilhosa. A vida virtual deve ser apenas um complemente da vida real. Amores tem ser vividos, não apenas sentidos virtualmente. Amizades tem que ter abraços, sorrisos e silêncios, e não serem somente contatos online. Falta o essencial, o real, o necessário. Que voltem as visitas em casa, as conversas intermináveis, a família reunida, os olhares, os flertes, a paquera. É preciso sugar, degustar e aproveitar todos os segundos da vida real.
O meu coração estar meio assustado e ao mesmo tempo machucado um por estar sem você, e o outro por estar com outro você, não sei bem o que pensar o que sentir e o que falar, ando um pouco distraída com a alma enfraquecida e com a eterna falta do que falar, ando com a vida sem sentido com meu coração ferido com medo de me entregar, sei que você ainda não sabe o que quer mas, o meu coração insisti em te chamar, não entendo esse meus conflitos esse meu coração ferido, com e essa eterna falta do que falar, penso em desistir de tudo e para um lugar a onde nunca ouvir falar, eu tento não ser tão bom e não tão mau, mas a vida me ensina que se não tiver os dois a vida pode parar, então sento e reflito e não sei o que pensar.
“Por um tempo eu achei que Deus iria tirar as pedras do caminho, as lágrimas do meu rosto, iria me dar um par de sapatos pra chegar até o final, mas hoje percebo-me descalço, entre muralhas, e em meu rosto empoeirado se destaca a trilha que a lagrima formou, mas no coração a doce voz que grita em silêncio aperfeiçoe-se”
Eu sei que no tempo das cavernas, o homem saia na porrada animais para trazer comida e a mulher mais frágil, menor, cuidava do "lar" e dos filhos. Hoje as mulheres se dizem independentes. Algumas realmente são, mas não é isso que vemos, quando um famoso com muito dinheiro aparece em alguma balada. Aparece mulher às dezenas, como se fossem moscas em merda. Aliás, mesmo que o cara seja um merda mesmo, não importa: o instinto de serem protegidas por homens "fortes" (leia-se dinheiro) continua o mesmo daquele longínquo tempo. Dinheiro sempre compra consciências fracas. Seria risível se não fosse trágico.
Estou inteira levo a certeza que não posso parar, o tempo nos desafia para continuar, mesmo com as feridas sem cicatrizar é preciso ser resistente e suportar. Não se pode temer a vida é preciso recomeçar, mesmo já sabendo correr tem que retornar, para novamente aprender o que se perdeu no engatinhar e depois novamente, caminhar. É como ganhar uma embarcação e não saber navegar o leme é o lutar! E, todos os dias aproveitar a brisa do mar, sentir o cheiro da maresia, mas não relaxar, para na tempestade não naufragar e quando o mar estiver calmo saber desfrutar, reunir forças para continuar, mas depois de tantos embalos para lá e para cá já sou marinheira é preciso acreditar pois, os recifes aprendi desviar, tenho minha meta para alcançar, o destino que quero encontrar... Mas, a humildade e a simplicidade vão sempre me acompanhar, pois sou uma aprendiz com raça para recomeçar, tenho ainda um horizonte cheio de vida para conquistar, mas não temo os segredos do lado de lá, levo minha fortaleza, uma luz de certeza, sozinha jamais vou estar...
O tempo é só uma janela pra gente contemplar o que passou da melhor forma. Tirar de cada problema uma lição e lembrar de quem nos deu a mão nas piores situações. Entender, de uma vez por todas, que a raiva passa logo, mas o que fazemos com ela pode deixar heranças de mágoas pelo resto de nossas vidas. Portanto, resiliência. Sempre! Porque a vida é uma passagem só de ida. E enquanto estivermos aqui, vamos fazer valer a pena viver.
Mesmo que você já não esteja aqui, e isso já faz um bom tempo, sua alegria nunca deixou de se fazer presente. Tem dias que passo horas lembrando do tempo que a gente se olhava meio que de um jeito bobo e logo em seguida soltava aquele sorriso de canto de boca sem ter dito uma única palavra. É, a gente foi feliz. No nosso intenso curto espaço de tempo criamos uma história de amor que daria livros ou até um filme. E não é que eu tenha me fechado depois que você partiu, eu apenas não me encantei da forma que deveria. Até cheguei acreditar em um momento que estava vivendo algo novo. Mas nada mais do mesmo. Sem pulsar, sem vigor, sem aquele incomodo da saudade que invade sem pedir licença. Nada ainda se compara a você. A minha fonte inesgotável de inspiração. De dias e dias de conversas em redes sociais que me fazia escrever a vida na sua forma mais clara e sincera. É, você faz falta. Carrego comigo a canção que mais agrada. Aquela que a gente escuta todos os dias e ainda sim parece que é a primeira vez. Será que "o meu desafio é andar sozinho, esperar no tempo dos nossos destinos?" Como eu queria te puxar para uma dança, para uma conversa com aquela sequencia selvagem de corpos entrelaçados. Poder amanhecer o dia e te olhar sem presa e dizer: - que sorte a minha em te ter. Você evoluiu no tempo e espaço. Eu fiquei aqui com um sentimento maior, que sempre grita seu nome. É, o amor. Ele permanece aqui. Me ensinando todos os dias que as pessoas deveriam se permitir a oportunidade de dizer a alguém o quanto são especiais. Porque a vida é tão singela que amanhã pode ser tarde demais. Sem mais.
Quando alguém trai alguém, eu apenas aconselho a dar um tempo, esperar a cabeça esfriar e depois dar as contas e dizer: - seja feliz. A gente não precisa de migalhas. E nem sempre quem nos traiu é o errado. As vezes deixamos a pessoa de lado e aí vem alguém e a encanta. Não adianta julgar. Os dois erram. Um por bancar o maioral e o outro lado por se render a uma investida. O mais digno seria encerrar o ciclo e tchau. A vida segue, capota e logo mais aparece outro alguém pra gente começar mais uma história. Os que aceitam não sabem o que é amor próprio. Não entende que a pessoa preferiu outra. Ponto. É simples! Termina e pronto. Faz a coisa certa. Ninguém precisa machucar ninguém pra se sair de uma relação ou pra viver uma aventura. Sem mais.
"Andei um tempo sozinha, até me perder totalmente em meus pensamentos, senti um tanto de confusão atingir minha mente, e aqui estou eu. Mais uma vez com aqueles textos falando da tremenda confusão que a minha vida está. Talvez você entenda, ou talvez se pergunte o porquê de tantos textos que escrevo, porém, não é só "textos que escrevo", são meus sentimentos desabafados e escritos aqui, minha vida, cada pedaço de saudade, cada momento de tormenta, problemas reais, pessoas que não voltam, amores que nunca virão.. isso! Isso mesmo! Não digo ao certo que desisti da vida, talvez ainda reste um pouco de esperança lá no fundo, ou talvez eu só queira acreditar nisso mesmo. Dizem que temos que aproveitar a vida, porque ela é uma só, mas isso é clichê, chega até a soar ser bizarro, me causa dor de tanto rir. Aproveitar a vida? Mas que papo é esse? Se a gente finge que está bem e não está? Me diga. Me explique. Vamos! Aproveitar a vida, se as vezes ela mesma causa tanta dor, por quê? Porque tanta dor? Porque tanta mágoa? Porque tanta confusão? Me explique, sério. Eu não entendo a ironia desses ditados ridículos. Vida é vida. Ela é uma confusão mesmo. Vamos viver nossos sentimentos, nossas expectativas. E seja o que Deus quiser!"
"Faz um tempo que já não sinto a presença da felicidade na minha vida. Na sua também acontece isso? Tem vezes que a gente trilha um caminho pensando em como teria sido se trilhasse outro. Creio que posso falar também por outras pessoas. As vezes a gente sai andando por aí e ao mesmo tempo pensando na nossa própria vida, construindo planos para o futuro, imaginando cenas, pessoas, estradas, vidas... querendo naquele instante ir para outro lugar bem longe, um tempo para pensar, respirar, sonhar! Existem momentos que a gente se sente tão só, esperando alguém que talvez não volte mais e a esperança, a ilusão é tanta que acabamos acreditando que ela volte de verdade ou até já esteja voltando. A dor é tanta que chega horas que começa até a sufocar, as lágrimas se cessam de tanto as ter chorado... é a vida meu bem, é a vida... o que mais dói é esse vazio que parece não parar de transbordar aqui dentro e o que resta é a incerteza de que essas ações irão ter um fim num dia de sol ou num dia de chuva."
"Cara, Você quis ela.. abriu mão de tudo pra ter ela, batalhou tanto tempo por ela. Velho, na boa, ela tá na sua e você sabe, você sabe sim! Na verdade, ela sempre esteve, só que tinha medo e não deixava transparecer esse tal medo no jeito marrento dela de ser, mas mesmo assim ela confiou em você, ela se confiou a você parceiro! Deixa ela ir embora não, não deixa ela escapar, faz teu esforço valer a pena! Você se amarra nessa garota problema e ela se amarra no seu jeito de ser. Está escrito quando vocês se olham e até quando falam um do outro!"
De tudo, ficaram os bons momentos, eternizados pelo tempo. Ainda sinto a maciez do seu toque, a doçura do seu olhar, o beijo entre almas, o abraço mais forte, resquícios da sua estada e aquela pegada única. Ainda penso em você! Com que frequência? A todo o momento! É com você que tenho sonhado e é por você que espero todas as noites. Você é e tem sido a mais doce de todas as minhas insônias, entre esperas sem fim.
Seus crimes contra minha pessoa prescreveram há muito tempo . Sua sentença já transitou em julgado e não cabe mais recurso , nem para instância superior .Então não me apareça em uma festa , na farmácia ou na fila do mercado , simplesmente desapareça, mude de cidade , país ou região , eu estou vivendo a minha vida e você não está convidado a participar dela .
Com o tempo falar com você foi ficando mais fácil e as vezes eu tinha a impressão de que podia te contar tudo . Mas não podia . Não podia te contar como depois de falar com você ficava toda boba e vendo flores no ar, nem que ficava com aquele frio na barriga que parecia que ia me consumir mas não consumia e nem que você me tirava o sono e me deixava acordada por horas e horas pensando em você . Eu não podia te falar nada disso que você ia sair correndo assustado pelo excesso de sentimentos que havia em mim , como que para compensar a falta que havia no resto do mundo .
Com o passar do tempo tudo deixa de ter “aquele” valor, as pequenas coisas que antes nos irritavam, hoje já não tem tanta importância, a mansidão toma conta do nosso ser, e só fica o que realmente importa. Os frutos do Espírito passam a habitar o nosso parecer, o próximo passa a ter valor a cada amanhecer, a vida surge sem perceber, o amor passa ter importância e a nossa vida antes vazia, é preenchida pelo o que realmente importa: o amor, pelo qual foi concebida. (Jorge Mello)
É estranho descobrir algo que estava explícito a tanto tempo. "Você foi só mais uma". Ao mesmo tempo em que isso me mata por dentro, também é reconfortante a sensação de finalmente ter entendido o que aconteceu. É simples. Essa é a resposta: Você foi só mais uma. É outra visão.. Quando na verdade eu pensava que enxergavamos o amor da mesma forma, que nos olhávamos com o mesmo sentimento, não foi assim. Dói tanto saber que se doou tanto tempo à alguém que só fazia de você mais uma experiência de vida, enquanto essa pessoa era na verdade a sua vida. Bom, talvez, como todas as outras feridas, talvez uma hora essa também cicatrize.
Insonia nao. Esse e o tempo que tiro para pensar somente em voce. Sao noites em claro que me trazem a doce ilusao de ter vc ao meu lado. Ainda ouço sua voz, esse seu sorriso facil. Lembro quando pareciamos duas crianças brincando de te carregar nas costas e voce sorrindo era tanta alegria q pra ser perfeito tinha que acabar. Hj essas lagrimas que gritam sao de um amor nao correspondido. Mas um dia vc vai ler minhas cartas e perceber que realmeente te amei e te amo. Quem sabe uma musica na radio para t ter d volta.
Quantas vezes teve tempo para pensar no quanto a vida é curta? Por quantas vezes você riu até a barriga doer e pedir para parar? Tem idéia de quantas vezes você fez de fato o que queria fazer? E quantas vezes você foi você mesmo? Sem medo? Sem receio? Só foi você, sem máscaras, sem sigilo? Preciso apenas te lembrar, que os segundos não te esperam. Seja você, do seu jeito, sem medo, sem medidas,como se fosse o último segundo de vida. Talvez seja.
Chega o tempo em que pouco se cria na literatura. Quase nada é original, nestas toneladas de livros que inundam as livrarias, bancas, quiosques, supermercados, bibliotecas... Raramente encontramos um romance, uma seleção de contos, crônicas, poesias ou biografia genuínos e de qualidade. O que parece salvar parcialmente algumas poucas e novas produções são as pitadas, as pinceladas de originalidade que alguns "copistas modernos" ainda conseguem imprimir aqui e acolá, tentando encobrir o que, temos certeza, já foi escrito muito antes.
“Conheci várias pessoas nesse meio tempo, e é incrível como ninguém me interessa como você, como ninguém tem os olhos que brilham como os seus, ou um sorriso que se dá gosto de ver. É incrível como você consegue ser tão única. E mais incrível ainda como meu coração é teimoso quando se trata de ti. Ele grita, esperneia e faz um escândalo dizendo que não aceita outro alguém que não seja você.”
- Relacionados
- 37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
- Poemas sobre a família mostrando que ela é o nosso alicerce
- Sentido da Vida
- Textos de reflexão sobre o sentido da vida
- 63 frases sobre o tempo para aproveitar cada momento
- Frases sobre processo para compreender o tempo certo das coisas
- Frases sobre Efemeridade do Tempo
