Textos sobre o Soldado e o Amigo

Cerca de 19795 frases e pensamentos: Textos sobre o Soldado e o Amigo

⁠ DIVAGANDO SOBRE A MÚSICA

Sabe aquela música que tem o potencial de tocar a sua alma? Nietzsche um dia disse que: "Sem a música, a vida seria!
Para PLATÃO “a música era o meio mais poderoso do que qualquer outro porque o ritmo e a harmonia teriam a sua sede na alma, em suas palavras “Ela enrica, confere-lhe a graça e ilumina aquele que recebe uma verdadeira educação”.
JEAN JACQUES ROUSSEAU disse “Mesmo que toda a natureza esteja adormecida, o que a contempla não dorme, e a arte do músico consiste em substituir a imagem imensurável do objeto pela dos movimentos que a sua presença excita no coração do contemplador”.
A música, tem o poder de elevar a alma. Os Chineses reverenciavam os músicos, e este pertenciam a uma classe social distinta. Já os Gregos conferiam aos deuses a sua música.
Em Deuteronômio 31:19-22, podemos ver que o Senhor deu a Moisés a ordem para escrever uma canção e ensiná-lo aos filhos de Israel, com o propósito que seus filhos se lembrassem por toda vida aquilo que Deus havia feito por todos eles.
Sim, a música é divina, em Jó 38:7 vemos que as estrelas cantam! Está escrito “quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?
Em locais de culto de religiões afro-brasileiras e africanas a própria música é sagrada e possui poderes ritualísticos e místicos.
Para os índios, a música é uma vibração da mais alta reverência. Se falamos apenas dos Indígenas brasileiros, vemos que está faz parte do vasto universo cultural desses povos, tanto dos que habitaram como ainda habitam o Brasil.
Jung em Cartas 1946-1955, disse sobre a música: É certo que a música, bem como o drama tem a ver com o inconsciente coletivo […].” De certa forma, a música expressa o movimento dos sentimentos (ou valores emocionais) que acompanham os processos inconscientes”.
Já Freud afirmava que não obtinha qualquer prazer ouvindo música, ele também dizia que, para trabalhar, era necessário ABSOLUTO SILÊNCIO e, por isso, não ouvia músicas.
Talvez seja, está fosse a diferença entre Freud e Jung. Enquanto Freud buscar entender os sonhos sobre a visão e reflexo dos impulsos carnais, (desejos reprimidos do Inconsciente) Jung buscar intender as doenças da alma em relação dos arquétipos do inconsciente coletivo nos sonhos.
Em falar em sonhos, a grande maioria das músicas nascem de campo esverdeado.
“(I Can’t Get No) Satisfaction” – The Rolling Stones, Purple Haze” – Jimi Hendrix, Let it Be” – The Beatles, The Prophet's Song” – Queen, It’s The End Of The World As We Know It (And I Feel Fine)” – R.E.M e tantas outras foram concebidas nos sonhos.
A aptidão do musical pode ser herdada me pergunto? A resposta é sim, os genes decisivos para aptidão musical podem ser herdados. Dizem cientistas os resultados da pesquisa foram veiculados na mais recente edição do periódico científico Molecular Psychiatry.
O que é a música? Alguém pode dizer? Alguém pode compreender?
Segundo a Física Quântica na visão da teoria das cordas, a matéria é formada pelos quarks que são formados por pequenos filamentos de energia semelhantes a pequenas cordas vibrantes, daí o nome dado à teoria. ESSAS CORDAS ESTARIAM VIBRANDO EM DIFERENTES PADRÕES, com frequências distintas, produzindo as diferentes partículas que compõem o nosso mundo." Ou seja, a música cria, compõe a matéria, é vida é o remédio para a mais aquebrantada das almas, é terapia, é poesia. A música é energia.
No momento que escutamos a música que gostamos, o nosso cérebro automaticamente produz uma substância chamada dopamina, que age como neurotransmissor e causando uma sensação de bem-estar.
O que é a música então? Ou de onde veio? É o que é certamente nunca poderíamos saber! Só nos resta a ignorância ou como Nietzsche sabiamente dizer "Sem a música, a vida seria, um erro.
R.J.S/2022

Inserida por ronaldo_santos_3

UTOPIA

Aquela estrela é minha
Aquela, pequenina,
Na esquina do Universo, escondidinha.

Eu, que não tenho nada além dos meus chinelos,
Além dos meus poemas, além dos meus anseios,
Sou feliz proprietário de uma estrela,
Uma que eu inventei, e para vê-la,
Fecho os olhos na hora de sonhar.

Aquela estrela é minha, senhores astronautas,
Vagabundos do espaço de ninguém:
Cuidado, ela é frágil, assim como meus versos,
Astrônomos, que fuxicai pelo Universo,
Se um dia descobrirem essa estrela,
Ela tem nome, chama-se Utopia.

Aquela estrela é minha, senhor Deus,
Que pastoreais nuvens no Infinito,
E que semeais sóis e tempestades
Não leves a mal a pretensão do poeta,
Mas, aquela estrela, ainda que feia, é minha,
Não faz parte do elenco dos teus astros,
Eu a fiz com as mãos, o sonho, o coração.

Aquela estrela é minha, senhoras e senhores
E, quem quiser passear na minha estrela,
Numa tarde qualquer, de chuva ou sol,
É só me dar as mãos, ser meu amigo,
Compreender minhas incompreensões,
E caminhar comigo.

Mas não reparem se, de madrugada,
Não houver mais estrelas nem mais nada
É que ,às vezes, acordo mal dormido,
Oprimido, homem e pingente,
E minha estrela, triste, vai embora,
E só regressa numa nova aurora,
Quando eu volto a ser gente..

Inserida por touchegrs

⁠1/365
Aqui estou eu mais uma vez no ponto de partida e inicio essa nova etapa com muita gratidão e paz no coração. Traçarei metas sim, mesmo sabendo que o futuro é algo incerto, isso se chama fé. Na mente a única certeza, nada será novo se eu continuar vivendo os velhos hábitos e tomando as mesmas atitudes.

Inserida por eduardolimal

Sobre controle


⁠Do telescópio no alto de uma montanha ti vi caminhando no muro das lamentações em passos largos e apressados,
logo os teus cabelos longos, corpo esguio e a flagrância do teu perfume raro foram sendo encobertos por uma camada de nuvens densas com formatos de algodão,
o sol votou a abrilhantar os teus caminhos e do topo da montanha continuei a admirar o teu desfile na passarela do destino, soberana no domínio do saber viver.

Inserida por ricardo_souza_5

FELICIDADE....

⁠Felicidade é desfrutar de uma simples coisa
com amor,
É viver em companhia,
mas acima de tudo em harmonia,
É olhar para o céu e agradecer pelo dia,

É amar a família,
É dizer o tão famoso "eu já sabia"
É cantar até a voz faltar,
É dançar até ter calo no calcanhar,

É ver o mundo do lado bom,
É ter olhos melancólicos,
É dizer "sim" ou "não"

Felicidade é poder abraçar,
É sempre estar por perto,
Felicidade é sonhar com algo incerto

Inserida por madupinh

⁠Não, não é sobre isso

Nascer, aprender a andar, falar, comer, viver. Crescer, estudar, estudar mais um pouco, trabalhar e trabalhar eternamente. Casar, será? Ter filhos, será? Viajar, será? Comprar bens materiais, será? Passar anos em busca da tão sonhada felicidade que 99% das vezes está relacionada com algo que sem dinheiro é impossível conseguir.

Não, não é sobre isso. Sem sombra de dúvida, a vida não é sobre isso.
A vida é muito além, a vida é muito mais. A vida é sobre amor. É sobre relacionamentos, é sobre entregas, é sobre carinho. É sobre crescimento espiritual, é sobre transformação, é sobre ser a sua melhor versão a cada dia.

Não, não é sobre isso. Não é sobre ser o ser mais perfeito do mundo, é sobre reconhecer os seus erros, julgamentos, imperfeições e entender que a vida é sobre ser. Aproveite, a vida é tão mas tão grande que permite que o seu ser mude a cada instante que você respira! A vida é sobre isso, não a deixe passar em vão!

Inserida por indelic

Conquistar um amor, até que não é dificil...
Apenas, é preciso saber mantê-lo, depois...
Osculos e amplexos,
Marcial

ALGUMAS VERDADES PARA BEM ENTENDER O AMOR
Marcial Salaverry

Embora o amor seja sempre um assunto complexo, existem algumas verdades que podem ser ditas, para facilitar o entendimento sobre esta coisa tão misteriosa, chamada AMOR... E assim, quando parece que já falamos tudo o que se poderia falar sobre essa coisa maravilhosa que é o Amor, aparece algum garoto por aí, dizendo alguma coisa de novo, e nos faz descobrir que ainda se pode falar muito sobre ele.

Esse garoto atende pela alcunha de Moliére, e recebi a seguinte mensagem de sua autoria:
"O amor é um mestre admirável que nos ensina a sermos o que nunca fomos; e muitas vezes, com as suas lições, muda completamente, num instante, os nossos costumes..."

Efetivamente, quando se é atingido por suas setas certeiras, mudam-se conceitos, mudam-se modos de vida, muda-se a maneira de pensar, de encarar a vida. Se for preciso, até a personalidade poderá ser mudada, bem como tudo o mais que se possa ser mudado para que as coisas se "conjuminem". Muda-se até de cidade, de Estado ou de País....

É verdadeiramente uma coisa muito mágica o amor, principalmente quando existe uma reciprocidade total e completa. Aí sim vale a pena fazer qualquer coisa por ele.
Quando amamos de fato sempre procuramos ver os pontos de discordância com a pessoa amada, e procuramos ver o que se pode mudar para que haja uma coexistência pacífica. E é muito importante ver as coisas sob esse prisma.

Então, logicamente se alguém tem um estilo de vida digamos, muito liberal, gostando de saídas noturnas, e certos passatempos em que o conjugue não irá se sentir bem, deverá e obviamente será de seu desejo mudar alguma coisa, para criar um ambiente de cordialidade em casa, evitando-se áreas de atrito. Se o amor existe, e vale a pena, porque não mudar alguns hábitos, que poderão ocasionar desentendimentos futuros? Por que não abdicar de algumas noitadas pelo aconchego do lar, e da companhia da pessoa amada?

Fica claro que para que um amor dê certo, vingue e dure bastante tempo, essas acomodações são necessárias. Quando se impõe mudanças, elas devem ocorrer. Ambos os lados devem ceder e mudar, em benefício do amor, e assim, se cada um ceder um pouco, poderá facilmente se chegar a um lugar comum.

Na realidade, o amor nasce da atração entre duas pessoas, que se leram, ou que se viram, e se gostaram. Pronto, beleza pura, amam-se e serão felizes. Será tão simples? Lógico que não. Pois se fosse assim tão simples, lindo, leve e solto, não teria graça nenhuma, seria até enjoativo...

Muito mais importante do que se conquistar o amor, é a sua manutenção. E esta só é conseguida com a convivência, que por sua vez depende do acerto de personalidades. Cada um dos parceiros precisa ver no que é possível ceder e mudar, para que o acerto se verifique. Ambos os lados devem se acertar. Isso é muito importante, pois se apenas um dos lados cede, dá-se o domínio de uma das partes, já criando uma área de atrito permanente. É uma sociedade que se cria, e como tal deve ser tratada.

E quando se está vivendo um relacionamento de longa data, é gratificante olhar para trás, e chegar à conclusão de que foi possível estar nesse ponto, porque tiveram o discernimento, o senso de equilíbrio de fazer as mudanças necessárias em tempo hábil, e que realmente o que os une é um amor real e verdadeiro, que superou todas as intempéries da vida, conduzindo-os a um ponto de equilíbrio, que só foi possível pelo respeito mútuo e pelo acerto das arestas e pontos de desgaste que surgiram no início do relacionamento, ficando assim patenteado o acerto da mensagem de nosso amigo Moliére, pois foram as mudanças por ele lembradas por Moliere que possibilitaram esse acerto de parceria com bom entendimento...

Esperando que tais lembretes possam ser úteis a alguém, desejo a todos UM LINDO DIA, jamais esquecendo de que o amor é uma eterna e total doação de sentimentos, atos e atitudes...

Inserida por Marcial1Salaverry

SOBRE DEUS
⁠Em minhas indagações
Penso que:
Deus é Imanente em tudo o que existe no universo.
Ele está presente na harmonia de todas as coisas materiais e imateriais.
No nano e no macro.
No visível e no invisível.
No presente e no futuro.
Deus é tudo o que existe,
Pois ele é a existência de Tudo.
Incluindo o Nada.

⁠Quando o medo vem...

Como enfrentar aqueles dias terríveis, em que já acordamos angustiados, temoroso, receosos de algo ruim vai acontecer? O medo nos paralisa nos aprisiona e nos impede de reagirmos diante de uma situação difícil. O medo, além de impedir nosso crescimento espiritual e social, nos tras desanima e depressão, pois, é uma arma utilizada pelo Diabo para nos oprimir.

⁠Eu tive que aprender na marra que sempre vai ser eu por eu
Aprendi a não mergulhar em amores, amizades rasas.
Nem tudo é recíproco, as vezes a gente se doa muito mais do que as pessoas e não receber o mesmo acaba se frustando......
Aprendendo na marra a dar o mesmo nível de importância as pessoas, nem mais, nem menos mas independente de tudo viver sem medo, amar sem medo se for correspondido ótimo, se não,que se foda tbm, se não tentarmos nunca saberemos
Eu aprendi que estar com a minha companhia é o suficiente
Mesmo que tenha momentos de solidão nossa própria companhia sempre tem que bastar.
Sempre vou mudar para mim mesma, para meu bem estar
Sempre me colocar em primeiro lugar
priorizar minha saúde mental, sempre

Inserida por Rachelamorym

⁠CERTEZAS E INCERTEZAS
Na escalada da existência temos apenas duas certezas.
E o que a correnteza do rio da vida nos traz,
Na estranheza de não encontrarmos a paz desejada,
E no passo a passo da longa estrada,
Muitas vezes no caminhar descalço,
Nos tropeços, obstáculos e percalços,
A gente se refaz no desalento,
E no outro dia, mais atento,
À procura do sentido do itinerário da vida,
Seguimos adiante nossa jornada de incertezas,
Pois aquelas duas certezas prementes,
Uma se apresenta com o nascimento;
E no decorrer da vida, ávidos pelo viver,
Ansiosos pelo dia futuro,
A cada dia vivido, mais e mais, nos aproxima
Da outra certeza inevitável.

VALDEMI CAVALCANTE

Inserida por valdemi

Se passamos por certas coisas na vida, é porque procuramos, e cabe a nós mesmos decidir o que fazer com o aprendizado que ficou.
Querer ser a vítima em toda situação significa que você não aprendeu nada e que precisa passar por outro processo ainda mais doloroso pra aprender.
Sim, se o processo anterior não ensinou nada, qual a garantia de aprendizado para com o próximo? Isso mesmo! Um mais rigoroso! Uma hora aprende!

Inserida por sayonaranaindia

⁠Às vezes é preciso largar a mão, deixar de lado e simplesmente não fazer questão de nada para manter a paz interior e ver realmente onde é o nosso lugar...
No trabalho;
Em casa;
No relacionamento;
Na família;
Na comunhão com Deus;

Pois uma coisa é certa onde está o nosso coração, ali também estará o nosso maior tesouro!

Inserida por Dom-Oliviero

⁠SOBRE O AMOR

Manso é sobre o amor revelado
O sentimento cheio de satisfação
Que toma conta do dado coração
A sensação do permitido agrado
Seu sentido tem a terna emoção
Tem o dom do mimo, imaculado
É essência distinta, apaixonado
Ah!...Amor, fundamental razão!

O luar poético, que nos fascina
Seduz, de uma acepção divina
Que se doa, se oferece e perdoa
Oh! o surpreendente amor ideal
Que alucina, arrebata, tão boreal
Soma ventura e faz sorrir à toa...

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
18 março, 2022, 14’17” – Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol

⁠O amor perde-se o amor ganha-se
O amor perde na ausência do toque do olhar
O amor ganha-se no toque no olhar
O amor perde-se na ausência do diálogo
O amor ganha-se no diálogo
O amor perde-se nas discussões e nas costas viradas
O amor ganha-se a socializar e no peito aberto
A falta, faz falta..
O tempo a seu tempo

Inserida por JoseCardoso1991

⁠São duas as formas de amar.
A primeira é amor que nasce de dentro,
que brota como sentimento
e se expande para fora.
Já a segunda, é o amor que veio de fora
e ficou estampado do lado de dentro,
é o que reprime os sentimentos, mas que
apesar da diferença,
ainda continua sendo amor.
O primeiro, é considerado o amor verdadeiro,
o amor correspondido, duplicado,
já o segundo, é o amor do sofrimento,
ficou reprimido, o amor solitário, mas que apesar do contratempo,
ainda continua sendo amor.
Se não quiser sofrer,
que seja o amor compartilhado,
o amor interagido,
que é compreendido e que a morte não tocou.
Agora, se não der tempo,
que seja o amor estampado, padecido,
considerado o mais sofrido, cheio de lágrimas e dor,
mas que apesar do toque da morte,
ainda continua sendo amor

Inserida por flaviolopes

⁠Onde estavas quando te procurava? Onde te escondias?
Sabia que tu existias, pois te amei muitas vezes em meus sonhos, onde te abraçava, beijava, te amava...
Hoje te encontrei, estás aqui viva, mas é como antes, como no sonho, porque tu me fazes sonhar, estar ao seu lado é mais que viver, é sonhar.

Inserida por Desarel

Com amizade procuro dar ênfase
a alguma coisa sobre o amor...
Acredito que sempre temos algo a mais
a aprender como é bom saber amar...
Ósculos e amplexos,
Marcial

APRESENTO ALGUMA COISA SOBRE O AMOR
Marcial Salaverry


É fácil entender que o amor, como as flores, tem perfume nos dias felizes, e seus espinhos quando ocorrem descaminhos... Podemos e devemos aproveitar o perfume, evitando os espinhos...

Para melhor sentir e assim poder "ver" o amor, simplesmente feche os olhos e abra o coração...

A vida nos ensina que é bem melhor ter sucesso com amor, do que só sexo sem amor...

A verdade nos mostra que o amor não se vê, não se toca, apenas podemos senti-lo na alma e no coração, por vezes, pode nos tirar a razão...

Para ser bem e gostosamente vivido, o Verdadeiro Amor exige que exista uma Verdadeira Amizade entre os parceiros...

Amamos quando temos paz no coração, uma vez que o amor não guarda ressentimentos e nem ódios...

É bom saber que amar de verdade, é desejar que a pessoa amada seja sempre feliz, mesmo que não seja conosco, se for esse seu real desejo...

Amar é enxergar as pessoas com os olhos da alma, é saber aceitar a pessoa amada com suas virtudes e defeitos...

É saber amar-se, para poder amar aos outros e ser por eles amado...

Chega-se ao amor, quando os defeitos e virtudes são aceitos e compartilhados, ficando claro que é amar é consentir ao outro, é saber esquecer, é perdoar sem sofrer, é pelo amor viver...

Todos precisamos de amor, precisamos saber doá-lo, e recebe-lo também...

Precisamos aprender a "sentir" o amor que despertamos em outrem, para não ficar duvidando desse amor, pois isso só nos traz mágoas desnecessariamente sentidas, e pode acabar afastando um amor, que poderá sentir a insegurança como rejeição...

Vamos pois saber como viver esse amor que pode durar durante uma vida toda sendo bem vivido e compartilhado, e com esse pensamento desejo a todos UM LINDO DIA, que com amor e amizade, poderá ser vivido ad perpetuam...

Marcial Salaverry

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠(Avers)ar-me


As vezes sozinha,eu penso e repenso
QUEM SOU EU ?
Eu sei do meu nome e do número do meu telefone
Mas, não sei quem sou.

Vivo em mim, e ainda assim, me desconheço.
As vezes eu só queria me virar do avesso
Só pra ver se eu conheço tudo o que habita em mim.

Do avesso deve ser o meu lado certo,
já que este, não me faz sentir que é o correto.
O que preciso é Aversar-me, e do avesso serei eu.

Inserida por TatiaraRodrigues

Semana do natal, hoje, 21/12/2022. Acordei, lendo os jornais durante o café, vi uma matéria sobre as pessoas que se sentem angustiadas na noite de natal.
Eles pediram a opinião de especialistas então achei que teriam posto argumentos que confortassem as pessoas que não conseguem entrar no clima de natal.
Pelo contrario, pela opinião deles, parece que todos devem continuar circulando em torno do natal, inclusive os não adeptos.
Após a leitura da opinião dos ditos "especialistas" vi que levaria os dois para o meu divã para abrir-lhe os olhos.
Não é que até especialistas precisam de reciclagem...
Eu daria antes um a eles antes de dizer-lhes que "ninguém precisa se adaptar a essa data", caso sinta-se deslocado e por isso, chega de se trancar nesse dia.
Tenho amigos que se isolam entre natal e réveillon por motivos diversos, muitos empurrados pelos estardalhaços que fazem.
E é preciso respeitar essas pessoas que não monta árvore e não usa guirlandas nas suas portas.
Nada de ligação para elas noite de natal, por favor...
Eu também penso que não adianta estar enfeitado, de bucho espocando de tanto comer e SANTIFICADO na noite de natal depois de um ano inteiro sacaneando o coleguinha.
Querem perdoar aquilo que "desperdoaram" o ano todo tentando "dessacanear" as sacanagens de uma vida.
Muito já planejam, com a ceia ainda intacta, a próxima armadilha pro almoço do dia 25.
A cada pessoa que vai adquirindo mais experiência e cultura sobre o assunto e vai se espiritualizando, vai deixando de cumprir o ritual místico natalino (presentes, arvores e enfeites, jantares à meia noite, bebedeiras, atitudes de amor e perdão simuladas para calar a consciência etc.) e vai migrando a atitude para a caridade, orações e outras atividades mais espontâneas que exijam mais do espiritual e menos do físico e material e financeiro.
E um dos maiores efeitos colaterais de natal é o consumo: É muita gente limpando o nome em dezembro pra se jogar no consumo de alimentos e presentes, mesmo sabendo que tropeçarão na primeira prestação.
O natal me parece uma festa "muito afetada" e eu tenho dúvidas se o homenageado seja mesmo quem dizem que é. Não sei se Jesus Cristo aprova tanta glutonaria e luxúria na sua festa enquanto outros agonizam dentro da sua pobreza.
E a hipocrisia? Ah! Ela adora uma festinha á fantasia...
Muitas vezes a hipocrisia precisa que os outros usem a mesma fantasia, pelo menos uma noite que seja, e muitos dos seus adeptos elegem o natal como esse dia.
NINGUÉM É OBRIGADO!
Nem em casa, na família e nem no covil, ou melhor, no ambiente de trabalho....muitas pessoas travam batalhas diárias o ano inteiro entre defesas e ataques e recusam-se a vestir a fantasia da noite de natal.
E pra completar, ainda criaram um velhinho tido como bom, mas de verdade, ele só aparece para as "melhores famílias" e também naquelas que correm atrás do SPC e do SERASA para fazer de conta que ele passou por lá enchendo a sua árvore de presente em dez suaves prestações.
Por outro lado, esse velhinho nunca entrega um lar para os sem tetos, nunca dá empregos aos desempregados, ele nunca transforma os bandidos em bons mocinhos.
Olhando o mundo de cima, esse velhinho não parece tão bom, ou melhor, me parece bem seletivo nas suas visitas natalinas.
Por isso, se você não se sente bem nesse dia, não se cobre por isso. Relaxe! Durma, se te faz bem, ou saia e veja pessoas, se te faz bem.
Só não fique triste.
Pode ser um dia como qualquer outro e você não é obrigado a nada.

Inserida por jozedegoes