Textos sobre não Falar
FASES
Na vida existem caminhos e momentos distintos: o antes e o depois.
O saber falar é uma coisa, o saber se expressar é outra.
A lua é a mesma em cenários diferentes, mas os cenários vão dar atenção diferente a ela... todos podem ver a mesma lua brilhar, mas nem todos terão o mesmo olhar.
a lua vai passar por 4 diferentes momentos, mas ainda assim será sempre e pra sempre a LUA!
"Quando ninguém me vê"
A dor é muda, mas grita em mim,
quando tento falar e ninguém pode me ouvir.
Me calo… me escondo…
e sinto que sou tão pouco.
Queria ser compreendida,
ter abrigo em algum olhar.
Mas me vejo como um nada,
num mundo que insiste em não escutar.
Sorrio por fora, pra forte parecer.
Mas por dentro, eu só queria
que alguém me visse
sem eu ter que me esconder.
T.Lauren
MOMENTO DE ALEGRIA LITERÁRIA
Estive em um colégio para falar sobre a importância da leitura e divulgar os livros que publiquei.
Ao final tirei fotos com alguns alunos, professores e com uma pessoa que estava visitando a biblioteca da escola.
Após o encerramento tive o grande momento de realização... A pessoa que pediu uma foto comigo estava na biblioteca para emprestar, pela segunda vez, o livro que escrevi para o meu primogênito.
Ela havia dito para a bibliotecária: "Eu gostei muito dessa história. Quero renovar para ler novamente."
Aquilo foi mágico pra mim. Saber que alguém gostou do que escrevi foi de fato uma realização, uma grande alegria literária.
Vamos falar sobre os trabalhadores.... 😎
Todo trabalhador tem importância na sociedade, ser valorizado é outra história. 😶
Trabalhar é movimentar o sistema econômico, e ao mesmo tempo que trabalhamos, exercitamos nosso potencial e aptidões. 🤨
Ah, mas tem gente que não gosta de trabalhar!!! 🤭
Pois é, isso é um erro.
A ociosidade permanente não é nada saudável. 😬
Trabalhar é importante para o ser humano, o problema está nas péssimas condições de trabalho que algumas pessoas precisam enfrentar. 😕
O trabalhador precisa ser bem tratado para que produza melhor. ✅
O trabalhador precisa ter um período de descanso para render. ✅
Dependendo do trabalho, é necessário ter uma pausa a cada 50 minutos. ✅
E claro, o trabalhador também precisa ser dedicado, dar o seu melhor. Isso não é puxar saco, isso é compromisso. 😉
Além disso, é no trabalho que socializamos e colecionamos novas amizades. 🤗
Ah, mas tem muitos conflitos no trabalho! 😣
Verdade, assim como há conflitos em todo lugar. O segredo é aprendermos a lidar com eles, o que sempre favorece o nosso crescimento e amadurecimento. 💪
Ah, estou romantizando o trabalho? 😏
Sim, de certa forma sim, porque o trabalho é importante para cada um de nós (com exceção do trabalho escravo). 😌
Com trabalho nos sentimos úteis e podemos aprimorar nossos talentos, porque toda pessoa tem algum talento. 😍
Viva o dia do trabalhador!
😊👏👏👏
Permita-se dizer não.
"não quero ir"
"não quero falar sobre esse assunto"
"não tenho interesse"
"não quero fazer isso"
"não posso te atender agora"
"não gosto disso"
"não me sinto confortável"
"não vou fazer"
Alguns gestos que farão o outro feliz.
Quando alguém falar com você, responda.
Quando chegar a algum lugar e encontrar pessoas (inclusive no WhatsApp), cumprimente-as.
Se alguém está doente, deseje melhoras.
Se alguém está triste, tente fazê-lo sorrir.
Se alguém vai viajar ou viajou, deseje uma boa viagem e/ou pergunte se chegou bem.
Se sente falta de alguém, revele sua saudade.
Presentei de vez em quando quem você quer bem.
Elogie.
Se alguém vai embora, peça para ir com cuidado e deseje boa sorte.
Obs: Tenha somente estes gestos se for de coração.
Preciso de alguém para gostar dos mesmos gostos, que saiba falar de coisas simples, contar o que se viu de belo ou demais triste durante o dia, dos anseios, das realizações, dos sonhos, e da realidade.
Preciso de alguém que goste de ruas desertas, de poças de água depois da chuva, e de caminhos molhados de beira de estrada, de mato, e de se deitar no capim.
Lil Nan - Não vou falar de amor
Cabeça firme pé no chão
agora ele tem paz em seu coração
nada mais o abala muito menos solidão
conquistou pessoas em pouco tempo
tudo passou rápido como vento
me sinto bem eu tô dentro
ainda penso no passado
sobre o que poderia ter mudado
agora só posso deixar meu legado
sendo positivo mesmo sozinho
a ansiedade me congela
meu coração se acelera
tomo pílulas para me acalmar
preciso fazer essa onda de meu coração passar
eu acho que não
tenho mais coração
perdi minha razão
sobrou a solidão
o que fazer
pra me entender
devo me salvar
ou só devo me entregar?
eu acho que não
tenho mais coração
perdi minha razão
sobrou a solidão.
De longe vejo
verdades que
me obrigo a falar:
cada um tem
a sua forma
de pensar e agir,
Quando grita
aos olhos não há
como não represar,
Que cada um tem
o direito de uma
causa abraçar
ou dela desistir,
E que ninguém
tem direito de usar
disso ou do nome
alheio para agredir
ou o caminho
do outro prejudicar.
Ninguém te dá
o direito de usar
politicamente
a prisão do General
para prejudicá-lo:
Ele que está com
o físico fragilizado
atrás das grades
há quase um ano,
E assim sem
provas encerrado
segue vitimado
em dobro por
gente como
você que brinca
com o nome
dele achando
convictamente
que a verdade
ninguém a vê,
A ausência
de justiça que
tu desdenha
amanhã pode
chegar até você.
Os teus recalques
e as tuas risíveis 'baixas paixões',
Você não sabe
e nem se esforça
para digerir,
Ao menos pense
na sua Pátria que
tanto necessita
parar de sofrer,
e voltar a sorrir;
porque poema
que se espalhou
pelo mundo não
há como conter.
Entre ser
influente
e ser decente:
escolhi ser
decente para
a verdade na
sua cara falar,
você que fez
mau uso da
imunidade
parlamentar.
Certo tipo de
gente que tem
o dever de ser
tolerante com
a voz das
catacumbas
que mora
nos corações
de quem é
perseguido,
aprendendo
a escutar
como religião
o eco do
desabafo do
povo sofrido
da Nação,
e com ele
deve ser
paciente
o suficiente
até a ferida
cicatrizar.
Seja coerente,
ensine os seus
a se segurar,
e não por
qualquer
coisinha se
melindrar,
e se intrometer
a censurar;
preste atenção
e aprenda a ter
discernimento:
a primavera
fascista é uma
canção resposta
as palavras
que provocaram
quem já sente
demais na carne
todo o dia o quê
é sofrimento.
Falar em moral
nessas eleições
é escárnio,
onde reinou
a mentira
não abro
concessões,
foram tão ruins
comigo que estou
em plena exaustão,
é possível que ainda
eu declare voto,
mas depois de tudo
creio que não.
Votar sob pressão
é melhor anular,
votar sem pensar
não faço questão,
voto para ter
qualidade deve
ser estudado
para ser votado
com o coração.
A covardia foi
além dos limites
para ocultar
a manipulação
mascarada
de apoio alcançou
notoriamente
o subsolo da moral,
e virou noticiário
internacional:
porque jogou
população
contra população
para obter voto
sob pressão,
está explícito
que é tática
de repressão,
se a moral humana
melhorasse iríamos
dar outra condução.
Não sei mais como
falar ao meu povo,
estou o desconhecendo,
ele luta por um projeto
de poder e ignora que
vive bem abaixo dele.
Não foi por falta de luta,
falei tanto e constatei
que ninguém me escuta,
onde foi que eu errei?
Não foi por falta de aviso,
mas quando alertei que
o sentimento pátrio havia
se esvaziado já imaginava
de que estávamos em risco,
e a democracia em perigo.
Não sei o quê fazer,
antecipo o meu desterro,
e a única coisa que fica
deste presente é o medo.
Não sei o quê fazer,
só sei que povo que
não age com civilidade
entre si colabora para
que tiranos se instalem
e se perpetuem no poder.
Não sei por onde começar:
mas sei que terei de algum
dia na minha vida recomeçar,
mistério do tempo samovar.
Na urgência de falar
152 vezes o quê sinto,
Eu me autorizo sem
documentário clamar
Por aqueles que presos
não deveriam estar.
Sou aquela que
quando o verso
Se encerra não
paro de reclamar.
Aos poetas cabem
a coragem de falar
Em qualquer tempo
lugar e aonde for
Ordenado calar.
No raiar e declinar
de cada dia é de direito
Nosso ter passaporte
Para qualquer lugar,
só porque somos poetas,
E o Universo é o nosso lar.
Poema
Ser poeta é falar do abstrato, de forma tão consistente que parece palpável aos olhos e ouvidos de quem o ouve e lê.
É mostrar a beleza da vida para alguns e a sua crueza insustentável para outros.
Ser poeta é habitar o inconsciente dos incautos.
É viabilizar o imponderável;
É estimular o viajar, o sonhar, o julgar e o vivenciar de cada um.
Ser poeta é despertar o imaginário nos insensíveis
E ratificar o verdadeiro para os sensíveis
Ser poeta é ser muitos em um só;
Poderá ser amável para uns
E ofensivo para outros;
Paraíso para os amados e inferno para os solitários;
Bálsamo para quem sofre e torturante para os amantes.
Depende do espírito de quem o interpreta.
Mente quem diz que o poeta se espelha em algo ou alguém para criar.
Na verdade, ele retrata a si mesmo. Deixa fluir sentimentos de agora, ou de outrora, vividos ou não.
Quem guia a caneta do poeta é a memória afetiva.
O poeta escreve sobre quem foi, é, ou gostaria de ser.
Portanto, creiam-me:
A beleza de um poema não está nas palavras, versos e rimas. A beleza de um poema está dentro de você, que se encontra neste redemoinho de palavras, que, de forma avulsa, nada representariam para você, se não as ligasse às experiências vividas ou belas esperanças e expectativas de vida.
Viva seu lindo poema!
Ele está no sorriso de uma criança, na água cristalina do pequeno riacho, no abraço sincero.
Ele está em Deus...
Toque-me...
Toque-me com sua voz,
Toque-me com seu sorriso,
Toque-me com seu falar...
Toque-me profundamente
Com seu pensar...
Com a saudade que
transborda do seu peito...
Toque-me com o seu carinho...
Com seu jeito
Toque-me com seu amor...
Sem pudores...
Todas as noites...
Mas toque-me como ninguém jamais o fez...
Dê-me seus beijos em
Carinhosos açoites...
Acaricia minha pele
Até a embriagues...
Entrega-te a mim,
De forma definitiva...
Até o nosso próximo momento...
Nunca foi tão difícil falar
Sobre sentimentos
Aquele que sente,
Sente e não diz
Sente sozinho
Sente por dois
Sente muito por
Ser assim
A Intensidade de
Como sentem é
Uma sentença de
Morte para seus
Corações jovens
Em algum momento
A cara metade será
Inteira, sem metades.
Amor
Sem dependência
Sem resistência
O Gambá é um bicho
bonito que caça cobra,
escorpião e aranha,
não vim falar sobre isso,
e sim vim te mostrar
como aqui como é a dança.
Estarei no centro
quando a roda for feita,
dançando com um lenço
para chamar a sua atenção,
vou jogar o lenço aos seu pés
e vou te envolver com paixão.
Você fugirá com o lenço
dançando ao redor de mim
com muita provocação,
vou fingir que não
quero nada com você não.
Vou tomar o lenço
da tua mão e dançar
ainda com mais provocação
até você ficar caído
pela minha doce sedução.
O marcador, os cantores,
o Gambá e as palmas
dos dançadores
não batem mais forte
do que os nossos corações
morrendo de amores.
E na alegria deste Gambá
vamos todos seguindo,
dançando e repetindo
os passos como manda o figurino...
A rua transversal
a minha rua
se chama
Jacó Furlani,
Só de falar dela
me faz vizinha
de muita gente:
Porque é assim
que deveriamos
nos perceber
que ao nosso
redor o mundo
é repleto
de vizinhanças;
E cientes disso
deveríamos
buscar entendimento
e solidariedade
a todo momento.
Poesia Fônica do Vale Europeu
Os sons do passado, o jeito
de falar e o canto dos pássaros
nutrem de maneira sinfônica
a Poesia Fônica do Vale Europeu,
E eu como a Poetisa desta Rodeio
não nego que em mim a cada
dia cresce o único sintoma
do qual não quero me livrar:
Viver todo os dias para exaltar
o Vale Europeu e para sempre amar.
Poesia diurna para Rodeio
Você sente necessidade
de falar comigo,
E eu da mesma forms contigo,
Você vai pegar a estrada
e logo estará vindo,
Com este brilho nestes olhos
tão lindos você não faz ideia
do que estou sentindo,
Você na porta de casa chegando
é poesia diurna para Rodeio,
Um capítulo de amor intenso
que por nós dois está se escrevendo.
