Textos sobre não Falar
Normalize dizer coisas como:
- Podemos falar sobre isso mais tarde,
depois que eu tiver tempo para organizar meus pensamentos?
- Eu não tenho energia para
responder a isso agora.
Vou responder a sua mensagem quando sentir que devo.
- Preciso de espaço agora e
entrarei em contato quando me
sentir pronta.
*como convencer a criatura,
que chama isso de fuga?🙄
Existem verdades que são como o vidro; visíveis, ao ponto de não ser necessário falar nada a seu respeito... No entanto a partir do momento que uma força grande é exercida sobre tal, o coração que um dia fora completo, se despedaça em pequenas vidraças.
Acreditar que o vidro resistirá é esperançoso, porém vendo o histórico da marca, talvez seja o maior engano e ilusão do meu coração.
Correr segue sendo a melhor opção, mesmo que o coração não queira, afinal, distante do vidro é impossível ser ferido pelos estilhaços; mas o coração que bate forte em meu peito, chora, toda vez, a cada espasmo.
E por falar em amor...sonhei com você,
com seu olhar, seu sorriso,
Sonhei com você aqui comigo.
E por falar em amor
Te coloquei em minhas poesias
Você me inspirou nas rimas
Que saem do coração.
Enquanto eu existir
Minhas poesias serão pra ti.
Pois poeta apaixonada
Não pensa em desistir,
Ama até o fim
Cuida até o fim.
E por falar em amor...
Esta poesia é pra ti.
SOBRE A FINITUDE
É tabu tal assunto!
Adiamos pra falar...
Postergamos pra pensar...
E incomoda só de imaginar...
Como será não estar mais “junto”?
“Junto”!
Junto de quem
Alguém...
Que antes de sua partida...
Fez algum sentido em sua vida!
E o que sabemos da Finitude:
É que com a sua chegada...
Ficamos de mãos atadas...
Só nos sobra a inquietude!
Só nos resta repensar sobre o nosso “junto” estar:
Se a decisão for de se juntar...
Que permaneça ali por inteiro!
Que em nada além queira pensar...
Que no abraço possa demorar...
E ali queira ficar!
Pra que dessa cena possa se lembrar...
Quando isso um dia lhe faltar...
Já que tudo isso pode ser passageiro!
Vou te falar você fez algo da minha vida, que tem explicação.
Você entrou mexeu comigo sim mexeu, mas vou te esquecer.
Não e porque eu curto você e te acho o máximo.
Mas tem explicação de tudo isso e a cada dia está se alterando.
Te olho ainda por um lado de sentimento forte.
Mas as mudanças vão acontecer e sei que se me procurar haaa pode ser tarde.
Não vai ser com a mesma intensidade pois feridas se cura.
Mas a explicação de tudo isso de você entrar na minha vida é.
Estou me amando mais e estou enxergando para dentro de mim.
Quero me cuidar e me amar com a mesma intensidade que tive com vc.
Olhar para coisas de perto e deixar as de longe.
Amar quem me ama e dar valor as pequenas coisas.
Coisas sobre você que eu não posso falar pras pessoas rsrs
Dessa vez não fiz nem uma poesia, apesar de que quando lembro de você eu sinto muita coisa boa e penso muitas coisas bonitas que eu queria dizer, algumas até falo , outras guardo pra mim , pra não ser ridícula rsrs talvez você ache exagero as coisas que falo ou escrevo pra você , até imagino o que acharia das coisas que eu hesito em falar rsrs
Só quis escrever porque estava com saudades de você
Sobre as coisas sobre você que não posso falar pras pessoas
Pra começar não posso nem falar de você
Apesar de que eu queria que todo mundo soubesse que você existe e o quanto me faz bem (já até falei pra mamãe rsrs Claro sem citar nomes )
Não posso falar que te acho o terceiro homem mais lindo desse planeta
Sim o 3° Porque primeiro é o Jr rsrs o mais lindão de todos, o segundo é o Jaime Camil , o terceiro é você . Sinceramente acho que acho você o segundo , mas se eu disser isso você nem acredita mesmo , mas quanto a isso não preciso mentir rsrs sou tua fã de graça , uma fã boba e apaixonadinha por tudo que você faz ou fala ,acho tudo muito legal é bonitinho , fico toda com cara de boba rsrs devia ter mais cópias de você no mundo , assim eu poderia ter uma pra mim , acho que eu seria tão feliz , ouvir tua voz bonita e olhar pro teu rostinho lindo fora todas as outras coisas boas que vem no pacote rsrs , mas só serviria se fosse uma cópia exatamente igual , mas pensando bem eu ia querer o original que é todo perfeito .
Voltando as coisas que eu não posso falar pras pessoas
Não posso falar do meu cantor preferido do momento , acho que essa vaga aí você vai ocupar pra vida toda rsrs meu cantor preferido da vida , eu sinto paz quando ouço você cantar , isso bem antes da gente se falar eu já sentia , por isso eu ouvia você cantando todo lindo rsrs
Não posso falar também da sua/minha (nossa) música
Que nunca na minha vida eu imaginei uma coisa dessas , muito especial , precioso , muito chic kkkk como eu sou romântica , acho que incluiria isso ,a coisa mais romântica que já recebi na vida , a pesar de não ter /ser romantismo , porque essa não foi a intenção da música e também tá mais pra uma sofrência fofinha com humor. Perfeita , pra mim uma demonstração de carinho muito linda , que nem sei se mereço kkkkk pra você talvez nem foi isso tudo mas pra mim teve um significado gigante , pelo gesto , pelo momento ruim( que é quase uma constante) , e mais ainda pela pessoa . Além de que ela é linda e você é lindo cantando ela .
Não se preocupa , eu não tô iludida nem apaixonada não rsrs iludida garanto que não , apaixonada não garanto que não , mas também não afirmo que sim .
Eu gosto de você , e fim.
Outra coisa que não posso falar pras pessoas é que eu penso/lembro muito de você . Mas é sem querer , mas isso é bom , pra mim sim. Porque quando penso em você eu fico bem . Tem dias que penso ou lembro mais, outros dias menos , mas todos os dias você está comigo em algum momento . E sempre que você está comigo no meu pensamento você tem um sorriso meu.
Eu gosto de conversar com você , sempre vou gostar , as vezes tipo o agora ,eu sumo, porque não tô bem por vários motivos , mas você me faz ficar bem momentaneamente , Quando eu falo
com você , e um fico animada , alegre , motivada , uma levanta legal em mim, um remédio pros meus dias tristes. PôEu não tô bem , mas por incrível que pareça eu tô bem (contraditório né rsrs)outra época eu não estaria , mas você é um remedinho pra minha deprê , remédio tão bom que só o nome já faz um bem danado . Atualmente eu estou bem, horas nem tanto , mas no geral melhor e muito que outros tempos , e a minha melhora além da minha vontade de mudar , de ser melhor e de estar melhor , a minha melhora também tem nome, você . Você foi a única coisa de diferente que aconteceu na minha vida ultimamente e me fez mudar , uma mudança pra melhor e uma mudança que eu sempre quis mas não tinha motivação e nem força pra permanecer mudada , pq eu sempre desistia ,desistia das coisas e desistia de mim muitas vezes .Sei que tudo que melhorou pra mim e o que melhorou em mim foi graças a Deus primeiramente, claro. Porque ele nunca desistiu de mim, eu tenho hoje esperança e motivação.
Você é uma parte boa , uma fase boa, um pedaço bom da minha história, mas isso é algo que a pesar de que a gente queria que durasse , eu pelo menos queria muito , a gente sabe que não vai durar porque não tem nem como , eu não sei como vai ser daqui a um tempo, imagino que vai ser que nem como era antes , cada um com sua vida , vivendo e tentando . Mas pelo menos vamos ter coisas boas pra lembrar um do outro lembranças boas , que não tem como serem apagadas . Não lembranças materiais , mas sentimentais rsrs Claro que a gente não vai sumir da vida um do outro , mas imagino que a gente não vai se falar como agora , eu fico triste só de pensar nisso pq não queria que a gente se afastasse , mas essa amizade danada , não vai ser forte assim pra sempre. Acho que já tô falando besteira , te amo ( pode interpretar como quiser) . Amo e ponto.
Essas coisas não posso falar pras pessoas mas pra você sim, eu confio em você , pra falar o que eu sinto.
Ontem estávamos deitados
Protegidos pelo teto do quarto
Quando as estrelas vieram falar :
Estamos com saudade dos corpos de vocês sob a luz do luar
Dos corpos que se devoram
Sem nem nos olhar
Mas que numa dança própria
Roubam o brilho estelar
No universo não háa nada mais lindo
Do que vocês dois se embolar
Sem roupas
Deitados
A se tocar
Vocês são crianças feitas de poeira estelar
Moldados por Deus
Para eternamente se amar
As estrelas foram embora
E nós não paramos mais de nós beijar
PURO SENTIMENTO
Eu queria compor uma poesia
Santa para tua alma ainda hoje.
E falar como é jovem e bonita!
Como essa chuva que cai agora!
Eu me sinto dentro do seu uniforme verde,
Fazendo tum, tum e tum no seu coração.
Essa imaginação cristalina que brilha na chuva,
é BR 19.9 iluminando essa estrada em noite escura.
Eu não sou perfeito mais a perfeição,
Sempre me encontra com seus olhos castanhos.
Eu ando sozinho na chuva é um pouco doido, um pouco estranho...
As vezes penso é perigoso está sozinho...
Eu vejo os românticos se beijando durante a noite...
A cidade ainda tem luzes de natal...
Eu estava rezando para os corações partidos...
Uma fada abençoou o que sinto,
Um romance que desenho no meu caderno...
Coisa boa é coisa antiga como a paixão,
Que eu guardo no baú de um peito cheio de razão.
Uma nuvem falou que sou homem bom e o céu deu um piscada de olhos,
Um leão disse que nosso signo é uma virginal tempestade de prazeres,
É loucura de quem sonha dormindo, deve ser!
Eu ainda tenho um adocicado instinto que o meu sonho vai está enraizado no seu sono,
E vai ter estrelas caindo de alegria, cadentes que enfeita o céu de luz,
e quando amanhece um sorriso feito arco-íris no céu...
Uma vida cheia de emoção é como um orvalho no amanhecer,
Carregado de beleza e sendo despertada pelo sol,
Não é mais como história onde o sol ama a lua e sofre a solidão da distância.
Eu pedi a Deus sentimentos puros e veio ao meu pensamento imagens e fotos suas.
Agora a sorte tem nome de menina doce em flores e as flores me perfuma de corpo inteiro.
Eu estou amando secretamente uma morena de olhos castanhos...
Qualquer hora ela pode gritar meu nome, amor, amor, amor.
Eu acordar dos meus sonhos dourados com Julieta dormindo nos meus braços de romeu feliz!
07.01.2022
Tributo ao Bernardo
Bernardo,preste atenção,
Pois uma coisa quero lhe falar,
Você veio preencher o meu coração,
E sua vinda,me ensinou a amar.
Amar a minha própria existência,
Toda vez que eu olhava para aquela criança,
Pura,meiga, e cheia de inocência,
Minha vida se enchia de esperança.
Como é bom tê-lo por perto,
Tudo faz bastante sentido,
Você é oásis do meu deserto,
Sem você, fico totalmente perdido.
Você sabe que sempre te amarei,
E tal amor será eterno,
Ao mundo eu sempre proclamarei,
Tua presença me aquece no inverno.
Pinguinho, meu grande amigo,
Meu conselheiro eficaz,
O meu coração é teu abrigo,
Te esquecer, pra quê?Jamais.
Hoje é o teu dia,
O presente,quem ganhou foi agente,
Tu és a minha carta de alforria,
Tu és a minha força da mente.
Gostaria tanto de lhe dizer,
O quão importante tu és pra mim,
O quanto você me fez crescer,
Você fez renascer o meu jardim.
Quantas noites você enxugou,
As lágrimas da minha face que caía
Você jamais desanimou,
Simplesmente ali estava e sempre insistia.
Insistia na minha reação,
No start de um novo começo,
Nessa nova caminhada meu deu a sua mão,
Me segurava nos meus tropeços.
Obrigado meu filho e neto,
Por ser esse cara excepcional,
Permaneça no caminho reto,
E jamais se dará mal.
Te amo,pode crer,
Sempre estarei aqui,
Jamais irá me perder,
Pois estarei sempre aí.
Aí dentro dos seus pensamentos,
Aí dentro de sua oração,
Aí, em todos os seus momentos,
Aí dentro do seu coração.
Lourival Alves
Você já ouviu falar daquele trecho bíblico que fala: O que a pessoa planta ela colhe? Com certeza você assim como eu acredita nisso! Mas sabia que issoé válido também com a sua saúde?
Então lembre se que o que fazemos ou deixamos de fazer hoje em prol da saúde, vamos colher com toda certeza! E assim como uma planta algumas colhemos antes que outras! Mas se plantarmos colheremos!
MORTE
Falar em morte é muito difícil
Ela é concreta no mundo material
Mas abstrata para muitos no espiritual
Para ambas parece ser real.
Morte é renovação, uma lei natural
Começa um ciclo contando o final
Passagem curta e muito informal
Olha para a morte de forma teatral.
Não temos o poder da vida, isto é legal
Não ter o da morte é fenomenal
Uns acreditam que a morte é terminal
Outros acham que a alma é imortal.
Entenda que a morte como normal
Para ela não existe o inaceitável
Não entenda como circunstancial
É a morte! Pode ser ou não e ponto final.
Eu sinto vontade de te ligar e falar sobre o meu dia e te perguntar como anda o seu, como anda sua vida, te mostrar o que estou conquistando, saber se você está solteira ou se já encontrou alguém especial, se deu certo seus planos.
Como fazíamos antes, um antes que eu sinto muita saudades. 🌻
*Fugindo de mim*
“Bom... Vou ficar um período de tempo sem falar e posta nada, vou viajar pela minha mente e sabe-se lá quando irei voltar para o meu eu.
DIZEM: Você deve aproveitar a vida e fazer tudo oq quiser fazer!
A vida não é tão fácil como falar ou aprender a correr, Existe muito mais inclusa, E, sinceramente é difícil!
Por esse motivo eu digo: Irei dar prioridade aos meus pensamentos”.
Às vezes, falar o que você pensa cria um abismo entre você e outras pessoas; outras vezes, expor os teus pensamentos constrói pontes sobre abismos já existentes.
Por isso, construa pontes, não abismos.
PEÇA PERDÃO, AINDA QUE VOCÊ SE SINTA VÍTIMA. VAI QUE A RAZÃO ESTEJA DO OUTRO LADO!!!
AMORES...
Ah, se me pedissem para falar dos meus amores...
Eu começaria pelo seu: Imenso!
Do tamanho do universo!
Daqueles que não cabem no peito
e que se fosse um rio,
seria tão caudaloso
que transbordaria do leito.
Intenso!
Daqueles que não cabem num verso
e que por isso mesmo eu não soube guardar.
Pois que um dia
e como já vai longe este dia,
eu o vi se acabar.
Mas foram tantos:
De risos e prantos,
hereges e santos,
perdidos e achados,
proibidos e abençoados,
tímidos e despudorados,
perfeitos e imperfeitos,
negados e confessados!
Amores de anos,
cheios de planos,
causaram mais desenganos.
Amores de dias,
de amanhecer incerto,
que nem sempre estavam por perto,
trouxeram mais alegrias.
Amores cantados e encantados,
de pele,
de carne,
de mesa de bar,
que em guardanapos viraram poesia.
Amores de uma noite,
e que quando amanhecia,
partiam com os sapatos nos dedos,
sem ao menos dar bom dia.
Amores de escola,
de olhares disfarçados,
de toques escondidos
e falsos juramentos
em bilhetes rabiscados.
Que como aconteceram do nada,
por nada se foram,
sem deixar vestígios,
e depois três mil vezes negados.
Amores ousados, fortuitos,
que deixaram fortes lembranças,
marcas nos lábios e n'alma,
que nem mesmo o tempo
e outros amores,
até mais intensos,
conseguiram apagar.
Amores fúteis e inúteis,
frios e desmotivados,
daqueles por vingança.
Que nascem sem esperanças,
vivem de aparências
e morrem por seus pecados.
Mas amor mesmo,
daqueles que queimam no peito,
que nos deixam loucos de paixão,
foi um amor incondicional,
que encontrei em um carnaval.
Profano e divino,
sem pedir ou impor condição,
sem ciúmes e traição,
sem desculpas e sem perdão,
amores assim terminam,
mas nunca se vão!
em18 de outubro de 2017.
[ONDAS INTERDISCIPLINARES]
Entre as metáforas muito empregadas para se falar dos diversos impulsos interdisciplinares que, de tempos em tempos, beneficiam determinado campo de saber, está a imagem das ondas. Certo campo de conhecimento está bem posicionado em seu lugar, como se fosse uma bela praia tropical, e de momentos em momentos o oceano lhe entrega uma vaga de ondas, que vêm banhar suas areias e as renova, mais uma vez. Há depois o repuxo. Mas então as águas já deixaram algo de si nas areias, que por isso já não são mais exatamente as mesmas. E as próprias ondas, por outro lado, também levaram consigo um pouco das areias que ajudaram a fertilizar.
A Interdisciplinaridade, entrementes, não envolve propriamente um campo de saber estático (a praia) e outro ativo (a onda). Os diálogos e movimentos interdisciplinares implicam dois campos de saber em movimento. Um atua sobre o outro. Os encontros interdisciplinares são como as águas de dois rios que se encontram, por vezes placidamente como se ensaiassem um abraço amoroso, por vezes defrontando-se com certa violência, como se uma corrente desejasse submeter a outra, absorvê-la dentro de si mesma para depois seguir adiante, fortalecida. Ou, então, um diálogo interdisciplinar pode ser comparado a duas ondas que se abraçam no meio do oceano, o que só poderia se dar se as ondas tivessem movimentos próprios para além daqueles que lhes são ditados pelo próprio mar. A imagem é aceitável?
Quando duas ondas se encontram – em uma operação da natureza que simultaneamente envolve, de cada parte, a suavidade e a violência, o abandono amoroso e o domínio quase belicoso – elas daí por diante levam consigo algo de uma na outra. Um encontro entre duas ondas não pode ocorrer sem que as duas partes efetivamente se transformem; e sem que, de alguma maneira, o próprio oceano, vasta extensão agitada por muitas e muitas ondas, também se transfigure. Fiquemos com essa imagem. A Interdisciplinaridade é um encontro de ondas.
[trecho inicial do livro 'História, Espaço, Geografia'. Petrópolis. Editora Vozes, 2017, p.9].
Falar em uma historiografia que seja cada vez mais abrangente – entenda-se: mais representativa ou mais inclusiva em relação a todas as possibilidades que possam interessar à sociedade – implica pelo menos três patamares de reflexão. Afinal, quando se quer saber algo sobre a abrangência de um campo de saber, podemos situar essa abrangência diante das seguintes questões fundamentais: (1) “Do que se fala”? (2) “Quem Fala”? (3) A quem se fala”?
Estas três perguntas fundamentais dirigem-se à compreensão, respectivamente, de três fatores que, de um modo ou de outro, estão sempre em permanente interação. São eles a ‘abrangência de temas’ (aquilo que o campo de saber estuda ou o seu universo de práticas); a ‘abrangência de autores’ (aqueles que se expressam através do campo, ou mesmo os que se acham diretamente representados pelos autores propriamente ditos); e, por fim, a ‘abrangência de públicos’ (aqueles a quem a mensagem é dirigida, ou que consumirão o conhecimento produzido pelo campo);
[extraído de 'Seis Desafios para a Historiografia do Novo Milênio'. Petrópolis: Editora Vozes, 2019].
Eu falo com o coração
Por isso quero versejar
Para falar de gratidão
Vou tentando metrificar
Pra dizer: -Vamos agradecer
O bem vamos oferecer
E o irmão vamos auxiliar...
Aproveite esse dia
Essa é a oportunidade
De viver com poesia.
Não uma certa idade
Pra ser feliz na vida
Viva sempre sua lida
E ande com honestidade...
Policromas do Amor
Hoje prometo não falar
Das minhas polissemias
Mas as cores da nova aurora
Se apresentam com múltiplas
Cores de primavera
A terra e as aves riscam o céu
Branco da paz
Com voos cada vez mais
Verticais em busca da
Sobrevivência
A chuva mansa e calma
Toca ao chão que ensaia
Uma corrente de felicidade plena
Uma tênue correnteza de amor
A vegetação, de leve, tremula suas
Folhas suave e levemente
A luminosidade acanhada
Anuncia que o amor
Na sua multiplicidade de cores
Colore um belo jardim da vida
Juncando a vida de baunilhas
E copo de leite
Colorindo de lirismo meu
Iracema de encantos
O tempo nos convida para um
Novo dia com suas promessas
De amenidades
Tempo de riscar as páginas do
Livro da vida e despertar para um
Mundo novo...
Hoje é o dia da melhor mãe do mundo: a minha! Mãe, como começar a te descrever, a falar de você? Com um alfabeto de 26 letras é missão impossível. Tudo em você é amor, é potência, é doação. Dentro de você cabem sentimentos que palavra nenhuma consegue representar.
Mãe, você é além. Além do amor, dos significados, até da própria vida. Dentro de mim você é infinita e sempre será. E o meu amor por você é eterno. Aliás, eterno é pouco. É além. Além da eternidade. E se isso não existir, tenho certeza que o nosso amor é capaz de criar.