Textos sobre Medo
Dualidade
Poesia e fraqueza
a primeira, o medo, a utopia
a outra, covardia
Ao medo, a minha estima
à covardia, antipatia
Obra poética divina
temor, fantasia
revelada na emblemática pintura
da Capela Sistina
à irreverência do grafite
não menos belo
não menos poesia
Caída no abismo, a fraqueza
o lado obscuro da dicotomia
o veneno? A covardia
ocultando a dor
realçada na pupila
picha, rasga, queima e ridiculariza
o medo, a poesia.
20 de agosto de 2016
A maioria das agressões mascara o medo. A pessoa chega a tornar-se violenta em nome de ocultar o medo que sente, que a torna vulnerável e cheia de fragilidade. A atitude da pessoa em querer provar alguma coisa para mim, fez com que não sobrassem olhos para perceber os milagres que acontecem o tempo inteiro por aí e ao redor.
No dia 20 de agosto de 2016, algo oculto, libertou a pessoa desse medo. Percebeu então, que vida é muito maior do que os relacionamentos viciados. Nesse dia obtive o consentimento para viver o que eu realmente sempre desejei - LIBERDADE SEM CULPA.
Não tenhas medo mãe!...
A Primavera vem,
Caminha então...
No caminho, que o teu jardim tem.
As flores do campo já perfumam,
Os passarinhos neidificam,
O sol brilha!
Pasta o cordeiro e a ovelha.
Por isso vive tua vida...
Porque o teu sol é eterno...
Tua luz é eterna...
Caminha nesse jardim,
Tão calmo...
Que não tem fim!...
Viriato
Oh Lamego!
Cidade das partes de Viseu,
Onde Viriato, sem medo,
Morreu, pela sua coragem, mas venceu,
Os algozes romanos,
Ao morrer, sem perder as convicções.
Que não eram emoções!
Nem tão pouco enganos.
Oh terras de além e aquém Douro!
Lutai ao meu lado,
Com nossas espadas de ouro!
Contra a gente daquela terra,
Que como a Viriáto,
NOS QUEREM MATAR NA GUERRA!!!
Aceitar e Ser
Em sombras de abuso e desrespeito, Prudência surge mas não aprisiona. O medo de sentir, viver e sofrer Não silencia a vida que busca renascer.
Quem conheceu feridas agora vê claro, Deixe o medo abraça o presente. Viver é aceitar, se permitir, Ser livre, sem esconder, sem condenar.
Amar, sentir, se apaixonar, Permitir-se viver, sem medo de sofrer.
Cada experiência uma missão Seguir em frente, com coragem e amor. E Não se permitir se tornar um controlador para viver na inércia de sua dor.
E se não fosse o seu medo, onde você estaria agora?!
E se não fosse a sua insegurança, o que você estaria fazendo neste momento?!
E se não fosse essa roda de ratos, esse ciclo vicioso, qual seria o seu sonho?!
Proponho: repense, acredite em você, que a vida lhe dará muito mais do que até agora você pode ter.
Nildinha Freitas
"Não permita que o medo do desconhecido o impeça de alcançar sua grandeza. Cada passo em direção ao crescimento é uma oportunidade de descobrir seu verdadeiro potencial. Mantenha-se resiliente, confie em si mesmo e saiba que cada desafio é uma chance de se tornar uma versão ainda mais extraordinária de si mesmo. Avance com coragem e determinação, pois o caminho para o sucesso está esperando por você!"
Desabafo: O medo silencioso de ser vista
Eu sei o que é se sentir refém de uma construção que fizeram de mim. Uma construção que, por muito tempo, me prendeu a um medo constante de ser quem eu sou, de ocupar os espaços ao meu redor. O medo de ser vista, de ser notada, e de como, ao estar em ambientes cheios, os olhares parecem pesados demais para carregar.
Sinto que, em muitos momentos, a insegurança me paralisa. É como se toda minha essência fosse transformada em algo que precisa se esconder. Tento desviar os olhares, encontrar os cantos mais discretos, aqueles onde posso me perder sem ser observada. Onde a pressão de ser vista não me sufoca.
E quem, entre nós, nunca se sentiu assim? Quem, entre nós, nunca se desconfortou com o peso de ser mulher, de ser vista e julgada? O desconforto de estar em um espaço cheio e, mesmo assim, se sentir sozinha, impotente.
Eu sei que esse medo não é só meu. Sei que há outras mulheres que também preferem a invisibilidade, que também buscam lugares silenciosos e discretos, longe dos olhares que nos desconstroem, que nos fazem sentir pequenas. Mas o que me dá esperança é saber que, ao escrever isso, estou falando em voz alta o que tantas de nós guardam. E, ao fazer isso, me permito ser verdadeira, e quem sabe, dar espaço para que outras também possam se permitir.
O que quero agora não é mais me esconder. O que busco é entender esse medo, aceitar que ele existe e, aos poucos, me fortalecer para que ele não me defina mais. E, talvez, juntas, possamos construir um espaço onde todas nós possamos ser vistas sem medo, sem julgamentos, sem a pressão de sermos algo que não somos. O mundo precisa entender que ser mulher, com todas as nossas complexidades e inseguranças, é, sim, uma força.
O Peso da Presença: Quando o Medo de Ser Incômoda Nos Faz Ausência
Ao meu medo de ser incômoda, atribuo meus afastamentos e ausências.
Já fui aquela pessoa extremamente presente, que ao menor sinal estava lá, de prontidão.
Ainda sou, mas hoje me blindo de informações — uma pausa do mundo para não exceder meus limites,
os quais já foram exaustivamente ultrapassados.
Se for realmente urgente, coloco minhas dores no bolso, me faço forte e estarei lá, presente.
Mas o receio de ser incômoda, de parecer forçar algo, inclusive a presença,
me faz recuar de imediato.
Ainda que meu desejo seja permanecer, escolho me afastar, recolher-me, curar-me.
De alguma maneira, encontro força na solidão escolhida,
para não me tornar um peso na vida de quem amo.
E assim, me torno ausência antes que me tornem excesso.
O medo de voar
Há quem passe a vida inteira sonhando com a liberdade, mas, quando finalmente tem a chance de alcançá-la, hesita diante do desconhecido. A gaiola não é apenas um espaço físico – muitas vezes, ela é feita de inseguranças, de receios cultivados ao longo do tempo.
Se a porta está aberta, por que ainda não foste? Por que teus pés insistem em permanecer onde sempre estiveram? Talvez seja o medo de cair, de não encontrar pouso seguro, de se perder no infinito. Mas a verdade é que não se aprende a voar sem primeiro se lançar ao vento.
A liberdade tem um preço, e ele é a coragem de enfrentar o novo, de se desprender das certezas confortáveis e abraçar o inesperado. Viver presa por medo de cair é esquecer que há força nas asas e que, mesmo que haja quedas, cada tentativa te fará mais forte.
Então, abre as asas. O céu te espera.
Nosso pior erro é colocar medo naquela pessoa.
Um dia aquela pessoa vai se esclarecer. Vai receber exemplos melhores do que o medo que impusemos naquela pessoa.
Achamos que vamos prender aquela pessoa para sempre impondo medo.
Pode durar muito tempo, mas esse tempo um dia vai chegar. E quando chegar, esses agentes do medo um dia vão ter de se responder pelo que fizeram. O medo nunca vai prender ninguém para sempre. Alguns ainda fogem desta verdade. A esperança, o amor, esses sim vão ajudar a desenvolver, a esclarecer, a seguir rumo à felicidade.
Não tolero religião,
Religião mete-me medo...
Religião é dogma arremete-me a competição.
Causa angústia pois sugere céu e inferno e, como tenho dúvidas dos mesmos porque não sei se é sagrado ou não as coisas... e as coisas são do mundo. Assim sendo não permito que meu coração fique em competição com a essência Divina e não dá pra viver em causa perdida.
Mete-me medo ser reconhecido ou ovacionado por um grupo de gente ou uma multidão como "Líder" , "Libertador" e na pior das Hiposes "Salvador" libertador de algo ou dos mesmos.
TODOS sem exceção, os que foram à frente para tornar plausível um modo apaziguador de convivência... Exterminaram-no!
Buda, Jesus, Luther king, Madiva, Tiradentes, Irmã Dulce, todos os Lamas, Os ditos como Santos, desbravadores, e tantos outros Paradigmas, Libertadores, os verdadeiros ídolos!
"Eu não sou besta, pra dar uma de Herói...".
Mas sei também que as agruras do, " quem somos nós", arremetem-nos ao devaneio do medo de perder-se de algo que jamais teremos.
Somos temerosos da mão imaginaria de um deus tirano e perverso.
Ora, se ontem, não fostes, acreditas que, amanhã o serás?
Porém é o eGo, a mente que nos desnorteia
O medo é por ventura o maior aprisionador de mentes!
... e somos punidos por este estigma mesmo sem ter a mínima noção da falta de propriedade de nossos corpos! Nossos possíveis espíritos ou almas.
É inquietante ter medo de perder, ou imaginar, deixar de ganhar algo que é tão somente parte de um pressuposto.
Posso estar totalmente errado, e, espero que esteja.
Porém repare que não há nada pior que o medo.
Tu podes julgar qualquer coisa, porém, refém do medo e amarrado a tecnologia haverá o dia em que o seu engajamento prisional será tão viciante se, já não o for, tanto quanto o artefato manipulado manualmente.
...e o difícil se não impossível, nosso desvencilhonamento.
Em algum momento
tive medo de
perder o meu pão,
E da noite para
o dia o perdi,
e me tornei o poema
da imigração.
Não existe governo
que dê conforto
ao povo,
Se não formos
unidos vão nos
matar de desgosto.
Que me condenem
ao lixamento moral,
A verdade precisa
ser ao povo dita,
porque mantê-la
engolida é imoral.
O direito sagrado
de gritar contra quem
Nos escraviza não
vou abandonar,
A nossa realidade
povo e povo,
Pede que sejamos
contra os regimes que
querem nos assassinar.
Aqui não é qualquer
lugar do mundo,
Eu e você nascemos
na América do Sul,
Lugar onde não
existe Governo,
E sim senhores
da nossa escravidão,
não há esquerda e direita,
são eles contra a população.
Orbito nos horóscopos
secretos das galáxias,
Ninguém me captura
nem por medo,
Como borboleta nômade
não tenho e não terei
nenhum governo;
Não há autoritarismo
que me dobre ou prenda,
A minha liberdade interior
é a indestrutível crença.
Tentar insistir é loucura,
trago os signos
e as fases da Lua,
Como borboleta nômade
vivo pronta a escapar,
Ninguém nunca
há de me dominar;
Tenho vela, bússola
e orientação interior:
ignoro o quê tumultua,
Estou por onde você
menos imaginar
todos os dias
sempre a surpreender
onde menos esperar.
'CORAGEM'
Embarquei na canoa rio
acima
Sem medo da correnteza,
Da vida a aspereza
o frio da solidão
Que tenta nos derrubar com a cara no pó,
Lambendo poeira do do chão.
É preciso coragem
Muita fé e amor
Deixando leve a bagagem
e um mundo bem melhor.
...e
Tudo ficou diferente,
A poeira do destino num domingo vespertino
Me fazendo sorridente
Um dia a Deus eu pedi
Uma nova história,
Mudando a trajetória
novo caminho a seguir.
Te agradeço e te louvo
Ó meu Deus e criador
Trouxeste-me alegria
Apagando as noites sombrias,
Obrigado meu SENHOR!
Maria Francisca Leite
Direitos autorais reservados sob a lei - 9.610/98
' MULHER '
Mulher que exala, força, constante,
Em seu intenso fulgor
Mesmo com medo, enfrenta as lutas
No seu interminável vigor,
A mulher Em sua magnificência
Simbolizando no mundo,
Sua grande competência !
Para uma geração Modelar,
Sempre o novo a conquistar,
Muitos dizem ser frágil o coração,
Mas nessa conquista diária,
Tem a mulher; imensa aptidão !
Alguns dizem que lugar de mulher
É dentro de uma cozinha,
Foi-se o tempo !
Mas não sabem que na sua força
A mulher Mata um leão sozinha !
...Raras como um diamante
Que está sempre a brilhar
O lugar de uma mulher
É o espaço, que em sua conquista
Escolheu para ficar !
...No mundo tem aroma de amor
Na alvura sua fé !
Tem por nome competência
Seu Sobrenome : MULHER !
Maria Francisca Leite
Direitos autorais reservados sob a lei - 9.610/98