Textos sobre Julgar Alguém
Ansiedade é um grande mal estar físico e psíquico, uma grande demonstração de impaciência. Percebo que me culpo pois gero expectativas além da conta em relação que pode ou não acontecer. Isso faz eu sofrer por antecipação. E está presente no meu cotidiano. Não é bom. Acabo me tornando uma pessoa sem tranquilidade e ando sempre em cima do muro, com receio de tudo, considero-me indefesa perante o mundo, vivo apreensiva. A tempestade e explosão de sentimentos, mistura tudo dentro do caldeirão da minha mente, uma verdadeira tormenta.
Procuro vícios que me dão prazer para me satisfazer, e acabo me escondendo atrás deles, acabei de roer todas as unhas, perdi a conta de quantos cigarros voltei a fumar, infelizmente. Tenho dificuldade de aceitar a sequência correta das coisas, fico no meu imaginário exercitando o tempo todo a dúvida: Como será? Onde vai ser? Vão me aceitar? Vou conseguir fazer? E assim por diante. Deixou de ser algo temporário para viver constantemente na minha vida. E ao viver o tempo todo tentando anteceder tudo, provoca um desgaste intenso, percebo que as linhas do meu rosto ficam mais profundas, e envelheço muito mais do que o normal, vivo além da conta, é terrível.
E o tanto que espero de mim acabo cobrando o mesmo dos outros, falo muito e o tempo todo, não consigo passar um áudio curto e direto, vivo em meio de rodeios para justificar o amanhã que quero viver hoje. Eu não durmo e quando isso acontece tenho pesadelos que me fazem acordar sobressaltada e tenho câimbras talvez por manter meus músculos rígidos, doem os ouvidos e tenho um forte bruxismo. Desespero ao olhar no espelho e ver sempre aquelas olheiras negras, profundas e marcadas, um verdadeiro caos. Sempre penso de forma negativa e acredito que só coisas ruins irão acontecer. E vivo falando para mim mesmo, mas não entendo, um dia de cada vez.
Algumas pessoas te julgam com o sentido do segnificado da palavra, "opinião". Enquanto outras te julgam com a soberba de se acharem melhores que você.
Mas no final das contas, somente Deus irá te julgar como você merece. Por isso, dê mais atenção a Deus e menos ao que o povo fala.
EXERCÍCIO DIÁRIO
Neste instante, te vejo
Descarto palavras
Escuto o silêncio
Um olhar basta
Não te julgo
Nem te degrado
Te aceito, imperfeito
Sem preconceito
Estou tentando
Nem sempre é fácil
Mas cada dia que passa
É o meu exercício diário
Se "acaso" fui fria
Exalando rebeldia
Desculpa o meu jeito
Também não sou perfeito
(20/04/2019)
"Eu era igualzinho a você ” (até que de repente um raio deve ter te acertado e você se tornou essa pessoa totalmente oposta do que era), já ouvi tantas vezes essa frase que chega a arder meus ouvidos e subir uma raiva imensa.
Primeiro fato: você nunca foi como eu. Ninguém é igual a ninguém. Pessoas podem até ter problemas semelhantes, mas nunca iguais. Especialmente no seu caso, que diz algo assim com tamanha facilidade.
Segundo fato: Considerando como você é hoje, no passado você definitivamente não era igual a mim, posto que eu nunca serei como você é (nem desejo isso)!
Interessante, as pessoas apenas com seus olhares pobres e preconceituosos julgarem comportamentos de forma superficial o suficiente para mudar absolutamente nada na vida dos outros e ainda atormentá-los.
Escrevo essas palavras porque suportar comparaçõezinhas estúpidas e julgamentos mesquinhos durante muito tempo se torna extremamente estressante. Ainda mais estressante é ter que aceitá-los para manter as relações sociais amigáveis. As pessoas não passam pelo que você passa e pensam que o “problema” que você carrega é algo bastante simples de ser resolvido, como o delas pode ter sido um dia. Se assim fosse, não haveria alguém tendo que escrever um texto neste exato momento.
Quem passa a mensagem de que tudo é muito fácil de ser resolvido, geralmente nunca chegou a enfrentar uma real dificuldade na vida. Uma dificuldade que te segue e você tem que estar firme todos os dias para encarar. Se tivesse enfrentado, ao menos ficaria calado e não diria palavras com fachada de incentivo, mas que não passam de meros comentários maçantes e estúpidos.
Portanto, dirijo esse texto a todos que se sujeitam a suportar comentários desnecessários desse gênero que incomodam demais. Apenas suportem um pouco mais ou simplesmente retribuam de igual maneira. Mantenham sua força interior. A maioria das pessoas não entenderá mesmo se vocês explicarem, mas não se deixem abater por isso.
Aos que fazem tais comentários, tenho um simples conselho: não os façam!
ALÉM DO QUE SE VÊ
Não seja mais um ator
Olha bem pra mim
E se me quiser, amor
Me aceita assim
Eu amo minha insanidade
Ela me faz querer viver
Não ouse me julgar
Não mudarei por você
Mas se gosta do que vê
Sem vergonha e sem receio
Chega perto do meu mundo
Que eu te levo pra um passeio
A viagem é perigosa
Pra quem tem medo de altura
Sinta o cheiro da liberdade
Prepare-se pra essa aventura
Sob a luz do sol
Sob a água da chuva
Meu bem não tenha medo
É saudável minha loucura
[29/04/2015]
Pode me criticar o quanto quiser que eu não me importo. A hipocrisia está tão enraizada no ser humano, especialmente naqueles que se dizem melhores que outros, que de uns tempos para cá, enquanto me criticam, do meu lado eu só vejo um dedo sendo apontado para minha cara. Pode falar porque você é livre para se expressar. Quem decide o que ouvir sou eu!
Não sou mais criança. Não vou reagir a você que, em minha opinião, não tem condições para me dizer nada. Já fiz minhas próprias escolhas e vou continuar fazendo. Já mudei muito e foi aprendendo com meus próprios erros. Já ouvi muito conselho e coloquei em prática, mas foi daqueles que me criaram e que para mim são os verdadeiros exemplos.
Sempre fui religiosa. Acredito em Deus e desde pequena vou à igreja. O que tenho pra te dizer sobre isso é que aprendi que todos nós temos nossas limitações. Eu tenho. Você tem. Ele tem. E é preciso respeitar isso. Não posso exigir de você o que espero de mim mesma. Ao invés disso, devo ficar feliz com suas conquistas, ainda que pequenas; com seus passos rumo a algo melhor, ainda que curtos. Assim me ensinaram: a exigir mais de mim primeiro. A enxergar primeiro a trave no meu olho.
Não estou justificando meu comportamento ou minhas atitudes, até porque não lhe devo isso. Só quero te dizer que ninguém é perfeito e estamos longe disso. Por isso mais indulgência, por favor, na hora de falar de mim ou de qualquer outra pessoa. Alias mais indulgência consigo mesmo. Afinal você também não é perfeito. Ou é?
AQUELAS PESSOAS...
Sabe aquelas que te olham e já te julgam sem conhecer?
Aquelas pessoas que só vivem o que já conhecem?
Aquelas pessoas "cegas" que preferem o já lhes parece seguro?
Aquelas pessoas que só tem "uma vida" e preferem não arriscar?
Aquelas pessoas que só fazem o alguém já fez ou ensinou?
Aquelas pessoas que se acham boas o bastante?
Nao sou nenhuma daquelas pessoas....
"Nunca julgues pra não ser julgado.
O próprio Deus disse que a mesma medida que julgueis a alguém, serás julgado perante Ele.
Como dizem o ditado: O peixe morre pela boca.
E conheço pessoas que deixam de receber bençãos ou menos (porque poderia receber até mais) pelo simples fato de se preocupar em viver ETIQUETANDO os outros."
—By Coelhinha
Ei você, você mesmo lembra do bom samaritano? Pois é... quando ele viu seu próximo caído ele ajudou a tratar suas feridas, certo? Pois é... então porque será que as vezes em vez de tratarmos as feridas do próximo nós apenas apontamos as mesmas e muitas vezes cutucamos a ferida fazendo com que esta se torne ainda maior? Estranho, não? Nos esquecemos que as palavras “Satanás” e “Diabo” significam “acusador” ou “caluniador”... as vezes me parece que eu, e alguns outros (não afirmo você, pois não lhe conheço como Deus), enfim as vezes acabamos parecendo um tipo de Satanás ou Diabo, “acusando” ou “caluniando” o nosso próximo... isso esta um tanto quanto fora da vontade de Deus para a minha e a sua vida certo? ... ai me lembro de romanos capitulo 14, e penso... Será que eu não estou sendo uma pedra de tropeço para meu irmão (versículo 13)? Será que eu me esqueci que o mesmo capítulo fala que cada um prestará conta da sua própria vida (versículo 12)? Muitas vezes a história pode até mesmo ser verdade, contudo não conheço o particular do meu próximo com Deus, ele pode muito bem ter se arrependido, se humilhado diante de Deus e após isso recebido uma nova chance... e quem sou eu para julga-lo... Deus o aceitou, certo? Muitas vezes este irmão começou a receber o tratamento e foi deixado na hospedaria (Igreja)... mas os hospedeiros (congregados da Igreja) em vez de continuar o tratamento, começam a colocar o dedo na ferida do irmão, começam a julga-lo, começam a acusar o mesmo... e muitas vezes isto leva o ferido a morrer (espiritualmente)... e adivinha quem foi o culpado pela morte do irmão? ... ai nós querendo nos justificar afirmamos... eu não tenho culpa pelo pecado dele, se ele morreu a culpa é dele que andou por onde não devia... meu caro se Deus deu a ele outra oportunidade, então quem sou eu para renegar o mesmo, se Deus o aceitou... se eu fui o culpado por derrubar o meu irmão certamente serei cobrado por isso... “ai daquele que faz mal a um dos meus pequeninos...” ... ah mais ele é um joio! ... se é joio deixe o mesmo no seu lugar... ou você vai arranca-lo e levar juntamente com este joio algum trigo? ... lembre-se que somente na grande ceifa os ceifeiros arrancaram ambos, separarão o joio do trigo, e lançaram o joio na fornalha de fogo ardente...
Se preocupe com a sua salvação porque cada um prestará conta da sua própria vida; não seja uma pedra de tropeço para seu irmão; guarde a Palavra e a sua coroa; e não se esqueça você é o hospedeiro e a Igreja é a hospedaria, então cuide bem dos seus feridos (hospedes), um dia o bom samaritano voltara e pagara “todas as despesas que você tiver”!
Aproveitando o espaço, ainda no contexto de romanos 14... não julgue os costumes de outras Igrejas, se alguém guarda o sábado, guarda o mesmo para o Senhor e não para você... se alguém não come determinada carne, não come para o Senhor e não para você...
“Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu Senhor que ele está em pé ou cai. E ficará em pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar” (versículo 4)
Gostaria de fazer um pedido a você que é um cristão, por favor medite no capítulo 14 de romanos, se estiver a sua disposição uma tradução NVI, utilize a mesma pois facilitara a leitura e a meditação.
Texto por: Eliseu Fernandes Laurindo
Navegantes, 25 de Junho de 2015
Viajar é um momento em que nos traz conhecimento de muita coisa. Crescemos e aprendemos muito com os dias que se passam.
Oportunidades vêm para a gente viver e temos que viver.
É único o que acontece e tem que aproveitar.
O mundo que gira la fora, continua com seu ritmo... Sei como se encontra as estradas e os carros, o tempo... perfeito!
E sigo do meu jeito.
Sigo o Verde do meu semáforo.
Tirei o retrovisor...
...depois coloco!
REALMENTE... O troco vem com o tempo.
Quanto mais o tempo passa .
Eu presencio fatos pelo quais fui julgado no passado.
O engraçado é que as mesmas pessoas que me julgaram, hoje estão no meu lugar de vergonha.
Porém eu só passo e olho, não julgo, apenas penso, e lembro, de antes e de como fui punido mesmo sem merecer.
Não vou julgar, irei apenas olhar, e vou deixar que elas se lembrem por si só que eu já estive no mesmo lugar...Porém depois de muito ... EU CRESCI.
Ninguém sabe o quanto é pesado carregar uma culpa a não ser aquele que carrega
Ser culpada por magoar alguém,ser culpado por um relacionamento não dar certo, ser culpado por não fazer alguém feliz, ser culpado por não ser feliz...
Culpas são tão pesadas,são tão destrutivas e dolorosas.
Tão difícil deixar essa bagagem da culpa na Beira de uma estrada e seguir o caminho. A culpa geralmente insiste em nos acompanhar e ela vem com a gente, dia após dia, nos fazendo lembrar de algo que não deu certo,de algo que não
fizemos certo. Tem sim aquelas pessoas que nunca se culpam por nada, usam sempre aquelas famosas frases: "não deu certo porque não tinha que dar", "aconteceu porque tinha que acontecer", "errei porque sou humano", entre outras.
Mas afinal que responsabilidade será que eu tenho realmente nas coisas que me acontecem? Nas coisas que eu faço?
Muito difícil pensar por esse lado, porque a responsabilidade é toda nossa e sabendo disso acabamos nos culpando por quase tudo nessa vida,até pelas coisas que não estão em nossas mãos.
É tão fácil pras pessoas apontarem os erros das outras e dizerem que a pessoa errou feio mais mesmo assim continua bem, com uma vida Boa,nenhum castigo lhe ocorre. Quem garante que essa pessoa vive bem? Quem garante que a vida dela continua Boa? Quem lhe garante que o castigo não é justamente viver com a culpa dos próprios erros? As pessoas não sabem o quanto é difícil as vezes sermos quem somos,conviver com o que sabemos e fazemos de nós mesmos. É muito fácil julgar porque geralmente quem faz isso não se coloca no lugar de ninguém. "
Não adianta... Nem todos estão preparados para se deparar com nossas vitórias, com nossas conquistas. E essas pessoas são aquelas que "acham" que sabem TUDO a nosso respeito, são aquelas que se julgam superiores em relação aos seus semelhantes, são aquelas que supõem que já passaram por tudo nesta vida. Ledo engano!
Por isso, cada vez mais, devemos nos calar, nos preservar, nos blindar.
Por isso que me deparo, cada vez mais, com um "eu" que observa, observa e observa.
E por mais que eu me cale, descubro que é fundamental me calar muito, muito mais! E observar... e observar... e observar...
De novo: "veem as pingas que tomamos, mas não os tombos que levamos".
Não devemos esperar do outro o que gostaríamos que ele fosse, que agisse de acordo com nossas vontades, com nossas crenças.
Afinal, o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Então, aqui já diz tudo! O homem foi moldado de acordo com o que Ele deseja, porque Ele tudo sabe, e não conforme alguns seres humanos julgam que deveria ser.
Como diz o velho ditado, não faça com os outros o que não gostaria que fizesse com você. O mundo dá voltas e não sabemos o dia de amanhã. A vida pode nos surpreender a qualquer momento.
Muitos julgam outros tão rápido, sem mesmo conhecer. Julgar é fácil. Se julgue em vez de julgar os outros. Pois julgar sem conhecer é típico de gente que não consegue ter o que os outros possuem e tentam desmerecê-los. Julgar sem conhecer, é ter inveja sem admitir.
O que pensa de si é muito mais importante do que o que os outros pensam de nós. Só você e Deus sabe a toda verdade. A beleza interior vem de dentro de você, e não do pensamento dos outros.
Com o tempo percebi que viver com medo de o que os outros pensam de nós, não vale a pena. Isto é certo tipo de "prisão". Nos tornamos prisioneiro da mente dos outros.
Já dizia Buda que nossa vida é criação da nossa mente, ou seja, somos o que pensamos. Tudo que construímos vem da nossa mente. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo!
A vida é única e não temos tempo a perder. Cada minuto da nossa vida são preciosas! Não perca tempo com o que não vale a pena! Não seja prisioneiro da mente dos outros! Apenas viva sem medo de errar pois toda experiência vira conhecimentos.
Venho lendo muitos posts sobre a tal "Tatuagem no bandidinho" e muito tenho me impressionado com alguns comentários... Antes de mais nada eu quero deixar claro que respeito a opinião de cada um, mas penso que precisamos acordado pra realidade antes de apontar o indicador sentado na própria caca...
Algumas pessoas vem generalizando um pouco as coisas, não concordar com a atitude de uma pessoa não significa que você está contra ela ou a favor de outra, é preciso ver o problema de uma forma mais abrangente, sermos honestos e reconhecer que vivemos hoje em uma sociedade onde bons exemplos são cada vez mais raros, e a diferença entre o certo ou errado tem cada vez menor contraste.
Vivemos em um país que cada dia mais impera o singularismo, pensar em si e ignorar os princípios de ética e do coletivismo já é rotina na vida de muita gente.
Estrutura familiar no Brasil tem virado obra de arte em museu e prisão aqui é faculdade do crime, é formação intensiva em "sobrevivência na selva".
Na era do "salve-se quem puder", eu te pergunto, Quem sois vós pra julgar? Sabes o que cada ser humano passou até se transformar no que é hoje? Olhar e julgar é muito fácil... Mas já parou pra se colocar no lugar dessa pessoa? Já parou pra pensar o que levou esse cara a estar no mundo do crime? Quais foram os exemplos que ele teve dentro de casa? Pai, mãe, família, religião, sociedade... E se fosse você, será que teria sido diferente?
É preciso sair um pouco da cúpula de vidro que te isola dos tais problemas que você só vê no sofá do seu confortável lar, e tentar ver o mundo com os olhos daquela pessoa que você acabou de julgar, talvez ela com um pouco da oportunidade que você teve, teria ido mais longe do que você é sua mente fechada...
QUER UM MUNDO DIFERENTE, COMECE POR VOCÊ MESMO!
MESMO NAS DIFERENÇAS, DEUS UNE!
Não exija que todos pensem, seja e tenha atitudes como você. Todos nós somos diferentes um dos outros em algum momento ou em vários. Mas são nas diferenças que nos mostram como somos raros, preciosos e em alguns únicos.
Separados nunca seremos igreja. Somente somos igreja em unidade. Julgar nunca te fez melhor que ninguém, nem fará! Pessoas são assim, diferentes...se todos fossem iguais não teria a menor graça.
Se as pessoas prestassem mais atenção as semelhanças, esqueceriam as diferenças!
Dureza de coração não produz felicidade. Felicidade é filha do amor!
Portanto ame e seja feliz!
O princípio da natureza humana reside na sobrevivência, a família, a nação, a raça e a espécie. Talvez por querer assegurar a sobrevivência...
"Porem o ser humano é egoísta na sua grande maioria em achar que uma bituca de cigarro, um papel de bala que joga no chão, a água que lava a calçada não faz diferença... mas faz!!!!
E isso é egoismo, é tirar vantagem!!! é roubar de alguém o direito de ter!!!
pense no mais simples antes de julgar alguém, apontar é facil...
Difícil é ser exemplo... (#chozoneto)
"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lá." (voltaire)
Perguntam se você está bem
Mas não querem ouvir a verdade. Se vc disser que não elas vão te perguntar o pq
Se vc disser o pq, no mínimo vão dizer: isso passa é só uma fase ou você pode fazer melhor que isso, você pode ser melhor que isso!
Não! Elas nunca vão realmente entender e te oferecer um abraço ao invés de julgamentos.
Se você não fizer,
vão te criticar por ser covarde.
Se fizer,
vão te criticar pela ousadia.
Se você amar,
vão dizer que é bobo.
Se não amar,
vão dizer que tem o coração de pedra.
Se der conselhos,
vão dizer que você não sabe ouvir.
Se apenas escutar,
vão dizer que não sabe opinar.
Se você trabalhar muito,
vão dizer que é ganancioso.
Se não trabalhar,
vão dizer que é vagabundo.
Se for baladeiro,
vão dizer que você não presta.
Se não sair de casa,
vão dizer que é anti-social.
Se morar com os pais aos 30,
vão dizer que é encostado.
Se sair de casa cedo,
vão dizer que tem problemas de convivência.
Se você falar dos seus problemas,
vão dizer que reclama demais.
Se ficar quieto,
vão dizer que quem não divide os problemas não é confiável.
Se fizer dieta,
você não vive.
Se come o que dá na telha,
é desleixado.
Se não bebe,
Não sabe como se divertir.
Se bebe,
Está tentando fugir dos problemas.
Entenda que, faça o que você fizer,
SEMPRE vai ter alguém insatisfeito,
SEMPRE vai ter alguém te apontando o dedo.
E é por essas e outras que eu digo e repito exaustivamente,
Faça o que o seu coração mandar.
Faça o que quiser seguindo dois importantes conselhos:
Não prejudique ninguém
Durma tranquilo à noite.
Esses, pra mim, são os grandes
Pilares da felicidade.
