Textos sobre Jovens Carlos Drummond
Saboreando um café com Jorge, escrever é (sobre a vida):
...mostrar os detalhes do cotidiano, as aflições e as surpresas de viver entre humanos e ser humano, isto é a vida.
...pois a vida, um livro aberto como ela é, quer ela seja escrita em tinta e às vezes sem papel, apenas com o movimento das horas e das notas e rodapés do ancião barbudo chamado Tempo, grita, chama e pede por penas que escrevam as espadas e sempre busquem uma nova vírgula, para uma nova sequência a ser vivida.
Nossos atos nos definem, sejam eles bons ou ruins!!!
Nossas atitudes falam mais sobre nós, que o que aparentamos ser!!! Cada palavra, cada decisao, é um agregado a nosso carater!
Ser vc mesmo, exige muito! E às vezes é uma batalha, que temos que vencer. Talvez a pior delas rs.
Pois aceitar o erro alheio ja é dificil, imagina ter que aceitar o seu proprio, ter q mudar sua vida, p se tornar uma pessoa melhor, sair da sua zona de conforto, p ser uma pessoa que valha a pena! Nao é mesmo facil!!! Mas é necessario! Exige tempo, e algumas decepções! Mas vale a pena!
Nosso caráter se constrói, e somos nosso proprios arquitetos! Não adianta colocar essa tarefa nas mãos de outra pessoa! Isso é o mesmo que pedir para fracassar! Fingir ser algo ou alguém, é desperdiçar a pessoa maravilhosa que vc é!
Assuma o controle, o leme está em suas mãos desde sempre!!! Nao se deixe naufragar nesse oceano duvidoso que é a vida!!!
Karolina Palloni
Sobrevoando vários lugares, mas continuarei a sobrevoar sobre mais lugares, porque ainda não encontrei o lugar que procuro, mesmo cansado continuarei a sobrevoar, porque minha viagem não para porque estou cansado, mas sim só quando achar o que tenho procurado, procuro um lugar bem diferente de todos que já estive, procuro um lugar onde há paz, onde há amor ao próximo, onde o dinheiro é algo menos importante, onde o que importa na verdade é a luz, a fé e a esperança de que um dia esse mundo irá prestar contas ao nosso Solene Criador...
Eu já tive medo de ser influenciado, mas quando abri os olhos já tinha sido influenciado pelas luzes deste mundo, mas ainda continuo atrás das luzes, mas essas luzes são a divida que eu tenho comigo mesmo, e eu não viverei bem se eu não a pagar, porque podia eu apagar a esperança de que essas luzes um dia podiam acender, mas se eu não tentasse viveria ressentindo, cresceria em mim aquele sentimento de culpa, aquela sensação de que se eu tivesse...
Por isso continuo sem religião, sonho com isso desde os meus 14/15 anos, e não me sentiria forte se eu atirasse à toalha para o chão e mudasse para outra pista
Sei que ainda não consegui alcançar as luzes, mas sei que nada vem de mão beijada e que o esforço do trabalho é sempre recompensado, nem que seja pouco, mas é...
Depois de 242 letras nesse meu apontamento, dou uma pausa e vou continuar aqui no meu mundo pensando sobre minhas escolhas, sobre meus desejos e sonhos, sobre o meu destino (agora já são 273)...
Olhos de luar
Cai sobre o mar reveste de luz
Num cenário transcendente
É calmaria reluz
É pureza na alma
É amor que seduz...
Movimentos de sonhos
Despe-se nos olhos
É lua romântica
Nesse esbanjar indecente
Vira mulher passiva
Com desejo carente...
De cores profana
Em atos de amor
Ao derramar seus raios
Nas aguas do mar
Vira fantasia
Desperta magia...
Cheias de sabor
O mar uiva sua fúria
O clímax se esvai
Acalenta a alma
Num ritmo lascivo
Para o sol se insinua...
Que meu corpo seja teu livro favorito,
Onde você possa navegar por entre as letras impressas sobre minha epiderme
E ler devotamente cada uma de suas entrelinhas.
Descobrirá assim que cada página tem o seu encanto
E que a passagem dela te conduzirá a um êxtase cada vez maior,
Cobrindo tua alma com as mais imprevistas e surpreendentes sensações,
Assim como um livro, meu corpo fará você viajar para outro lugar.
Terá uma vontade louca de lê-lo pausadamente,
E a cada leitura aumentará teu desejo de continuar lendo sem interrupção,
E após o término desta intensa e deliciosa leitura terá vontade de lê-lo novamente e novamente.
SOBRE OS INFELIZES !
"Existem pessoas admiráveis andando em passos firmes sobre a face da Terra. Grandes homens, grandes mulheres, sujeitos exemplares que superam toda desesperança. Tenho a sorte de conhecer vários deles, de ter muitos como amigos e costumo observar suas ações com dedicada atenção. Tento compreender como conseguem levar a vida de maneira tão superior à maioria, busco onde está o mistério, tento ler seus gestos e aprendo muito com eles.
De tanto observar, consegui descobrir alguns pontos em comum entre todos e o que mais me impressiona é que são felizes. A felicidade, essa meta por vezes impossível, é parte deles, está intrínseco. Vivem um dia após o outro desfrutando de uma alegria genuína, leve, discreta, plantada na alma como uma árvore de raízes que força nenhuma consegue arrancar.
Dos felizes que conheço, nenhum leva uma vida perfeita. Não são famosos. Nenhum é milionário, alguns vivem com muito pouco, inclusive. Nenhum tem saúde impecável, ou uma família sem problemas. Todos enfrentam e enfrentaram dissabores de várias ordens. Mas continuam discretamente felizes.
O primeiro hábito que eles tem em comum é a generosidade. Mais que isso: eles tem prazer em ajudar, dividir, doar. Ajudam com um sorriso imenso no rosto, com desejo verdadeiro e sentem-se bem o suficiente para nunca relembrar ou cobrar o que foi feito e jamais pedir algo em troca.
Os felizes costumam oferecer ajuda antes que se peça. Ficam inquietos com a dor do outro, querem colaborar de alguma maneira. São sensíveis e identificam as necessidades alheias mesmo antes de receber qualquer pedido. Os felizes, sobretudo, doam o próprio tempo, suas horas de vida, às vezes dividem o que tem, mesmo quando é muito pouco.
Eu também observo os infelizes e já fiz a contraprova: eles costumam ser egoístas. Negam qualquer pequeno favor. Reagem com irritação ao mínimo pedido. Quando fazem, não perdem a oportunidade de relembrar, quase cobram medalhas e passam o recibo. Não gostam de ter a rotina perturbada por solicitações dos outros. Se fazem uma bondade qualquer, calculam o benefício próprio e seguem assim, infelizes. Cada vez mais.
O segundo hábito notável dos felizes é a capacidade de explodir de alegria com o êxito dos outros. Os felizes vibram tanto com o sorriso alheio que parece um contágio. Eles costumam dizer: estou tão contente como se fosse comigo. Talvez seja um segredo de felicidade, até porque os infelizes fazem o contrário. Tratam rapidamente de encontrar um defeito no júbilo do outro, ou de ignorar a boa nova que acabaram de ouvir. E seguem infelizes.
O terceiro hábito dos felizes é saber aceitar. Principalmente aceitar o outro, com todas as suas imperfeições. Sabem ouvir sem julgar. Sabem opinar sem diminuir e sabem a hora de calar. Sobretudo, sabem rir do jeito de ser de seus amigos. Sorrir é uma forma sublime de dizer: amo você e todas as suas pequenas loucuras.
Escrevo essa crônica, grata e emocionada, relembrando o rosto dos homens e mulheres sublimes que passaram e que estão na minha vida, entoando seus nomes com a devoção de quem reza. Ainda não sou um dos felizes, mas sigo tentando. Sigo buscando aprender com eles a acender a luz genuína e perene de alegria na alma. Sigamos os felizes, pois eles sabem o caminho."
Impressionante como algo básico feito a simetria fala muito sobre a vida, teorias como a de kepller perdem a credibilidade por não haver simetria. A lua deve estar oposto ao sol, as constelações com todas as estrelas, um homem com uma mulher, ai então há harmonia, há vida, esperança de um novo recomeço, quem me dera tudo fosse tão fácil assim como a simetria. O problema é quando as pessoas tentam abalar a simetria natural da natureza, é como tirar uma estrela da constelação, ela se tornaria apenas um emarenhado de estrelas, portanto não nos seria mais útil para posicionamento, como tirar a lua, e toda a noite sofrermos em escuridão profunda, como tirar de um homem a mulher que ele ama mais que tudo, e então um coração que outrora fora cheio de amor pulsará apenas ódio..
Como uma estátua simétrica, pesada demais para ser levada pelo vento, leve demais para afundar no esquecimento, pura demais para ser amaldiçoada, sombria demais para ser iluminada, um exemplo símples e suficiente da simetria, obra de algum Deus bondoso.
Decreto sobre os amores do passado
Quem tem amor no coração não vive no passado, quem ama realmente da liberdade e sente prazer em ver a ex-namorada ou até mesmo o exnamorado
feliz. Não fique triste se a sua exnamorada está namorando outro cara, porque isso é o melhor exemplo que você deve seguir adiante.
Quando você esquece realmente alguém se lembrará de você para uma noite de nupcias. A fidelidade está em extinção, sempre que o traidor trai sua namorada quando ela larga dele ela acaba
descobrindo vários relatos mais cedo ou mais tarde. Não confunda o amor com uma detenção, não permaneça preso a ninguém. Porque isso é amor á liberdade á felicidade. Tudo é passageiro, nada é para sempre. Ame e deixe ir. Se você for
um desesperado nunca terá coragem de viver as loucas aventuras que estão reservadas para você.
Se eu fosse um doutor lhe receitaria a ousadia e indicaria a farmácia mais próxima de você. Pelo amor vale a pena se arriscar, porque o amor irá libertá-lo.
tenho em mente algumas dúvidas nocivas, principalmente sobre o amor, quando ouvimos essa palavra nosso coração tende a oscilar, nosso cérebro passa a imagina fatos decorrentes de uma história de amor, mas o amor não é só um portal inexorável onde só exista felicidade, o amor é um buraco negro imprevisível no qual ninguém quer cair, o amor é a linha tênue entre cérebro e coração, o amor é uma teoria inexplicável com inúmeros pontos de vista, quem ja experimentou sabe bem do que ele é capaz, quem ainda não experimentou, sempre quer experimentar. Mas eu não estou aqui afirmando que o amor é um sentimento grotesco, o amor é como as figuras geométricas, existem vários tipos e várias formas. Como o amor de uma amizade, um amor que todo mundo experimenta, há quem diga que o sinônimo de amor é amar e ser amado, mas, digamos que não seja bem assim, talvez o sinônimo de amor seja a reconciliação simplesmente porque sem ela não haveria amor duradouro.
O orgulho remanescente depois de uma briga se torna um caos para o próprio amor. Talvez eu tenha me comportado mau e usado palavras desnecessárias ou talvez você não tenha entendido o que eu quis dizer, mas, quem se importa? Apenas cuide bem do meu coração, pois ele será seu. Sabe, isso de encontrar um amor verdadeiro e entregar o coração para tal, não, isso é uma lenda, por mais que eu encontre alguém dessa forma, prefiro entregar meu coração a você, que sei que estará comigo para sempre, se tem uma coisa que eu aprendi com as experiências passadas é que o único amor da nossa vida é uma bela amizade verdadeira, eu estou apaixonado, caindo em queda livre, desafiando a própria imensidão do espaço tempo, moldando a atmosfera abrilhantada pelo teu enigmático sorriso, despejando uma majestosa origem incalculável do amor, reinventado o próprio alicerce da amizade. Eu amo você, cuide-me.
Você me tem nas mãos !!!
Ah se você soubesse o poder que tem sobre mim.
Como seu toque me vira a cabeça , Seus lábios fazem aflorar os desejos quando se encontram com os meus .
Suas mãos deslizando suave a desenhar as curvas do meu corpo .
Sou completamente sua rendida entregue as suas carícias .
Te desejo sinto seu cheiro seu toque mesmo quando não esta presente .
Você esta em mim nos meus pensamentos, é dono dos meus desejos dos sonhos e fantasias de amor .
Em todos os momentos de amor que vivo em meus sonhos você sempre é o protagonista das minhas fantasias só com você consigo saciar os meus desejos .
Ah se você soubesse o poder que tem sobre mim .
Você me tem nas mãos e não sabe que pertenço somente a você !!!
(Autoria) Daniela Kenia/direitos autorais reservados / 07/09/2016
►Passado
O passado para mim não é para ser lembrado
Pensar sobre ele é algo a ser evitado
Por ele fui prejudicado
Claro que não fui o único marcado
Mas é verdade que ele me deixou preparado
Mesmo que ainda hoje estar sendo treinado
Os pecados que cometi
E que também sofri
Fazem-me sempre refletir
Mas sempre procuro sorrir
Talvez para disfarçar o que vi
E que as vezes me encontro assim
Com vontade de sumir.
Muitos enxergam o passado como aprendizado
Porém eu já vejo por um outro lado
Arrependimento pelo tempo que perdi
Pelas vezes que me iludi
Quero construir um passado melhor
As vezes me encontro refletindo
Lembrando daqueles que brincaram comigo
Que diziam que "sou seu amigo"
Digo em um termo geral
Pois tiveram garotas que me deixaram mal.
Meu passado não foi esquecido
Aquele assunto que não foi resolvido
Aquele mal entendido
Que acabou não sendo compreendido
Até ontem me encontrava entristecido
Por memórias que lembrei
Por situações que falhei
Por palavras que não falei
Mas o que aconteceu no passado, nele ficará
Não há como o tempo voltar
Mas não devo me preocupar
Pois as pessoas que me magoaram
Não irão voltar.
Há uma grande tempestade no horizonte. Os dias são mais cansativo.
Sempre temos lutar sobre caos da liberdade.
Vivemos dias de glória alem dos dias que passaram no profundo de nossos corações vivemos dias de fúria e glória.
Nos perguntamos quem somos
e para onde vamos.
Somos raro em uma unidade continuamente em mudança
a vida um grande contrastes de temporais que obrigam muitos a se esconder ao meio um ambiente agressivo desigual.
QUANDO CONVERSO COM ESTRELAS
Quando converso com estrelas...
É sobre você que falo, me declaro!
Estrelas são minhas confidentes.
Abro meu coração, minha história
Revelo meus segredos, meus medos
E caladas me escutam oniscientes!
Quando converso com estrelas...
Nesse universo de brilho mágico
Encontro paz em minh'alma
Descubro com paciência e calma
Como conquistar o coração...
De uma menina-mulher donzela!
Quando converso com estrelas...
Meu mundo torna-se claro, azulado
Salpicado de branco na amplidão
E vejo mover-se quieto, sereno
Num bailado mudo, sincronizado
Efêmero como nuvens de algodão!
POR ENQUANTO
Debruçado sobre a vida
Ouço passos ininterruptos
Do tempo me alucinando!
Desanima perceber
Que a tarde já declina
Sem anúncio de estrelas
Nem prelúdio de luar
Para a construção da noite.
Por enquanto, me equilibro
No topo de uma ideia,
Nas vértebras de um poema.
Questionar-se sobre as verdades impostas por culturas presas em si mesmas, e que, simultaneamente aprisionam as pobres mentes de pessoas inocentadas por nascerem dentro destas, é a base para o crescimento intelectual mútuo. Não para a evolução do Homo Incurvatus in se, mas para o crescimento do corpo, da comunidade.
| Porquê ? |
ESPELHO FILOSÓFICO
Quando converso com meu espelho, é sobre vida que falo! Falo de maneira clara, sincera, pausadamente. E ele com seu olhar de 'dono da situação', pede licença...me calo!
Examina-me de cima a baixo e recrimina filosoficamente:
- O que queres da vida?
- Ainda achas pouco?
- Ainda ontem nascestes nu simples, ignorante.
- E hoje tens a petulância de reclamar da vida?
- Retruco severamente:
- Calma, se quer teci comentário...
- E continua com implicância:
- Se digo é pra que não esqueças:
- Não vês, não sentes
- Que tudo que tens
- Tens em excesso, demasia
- Quantidade abundância?
Por mais que eu queira
Discordar ignorar, fugir da situação
Sei que ele está com a razão.
Tudo tenho, nada falta!
Tomada a lição do dia, reflito
E recolho-me na significância
Da sábia e correta lição!
Reflexão diária 12/09/2016
Antes de refletir sobre este texto, já havia falado sobre ele, que se fosse para me tornar uma versão mal humorada de mim mesmo e sempre andar escondido do meu antigo modo de vida seria melhor continuar nele. Graças a um poder superior a mim, ou seja, Deus venho conseguindo me adaptar a uma nova vida mesmo que em alguns aspectos lentamente, porém confortável e que nunca pensei existir, recuperei minha vontade de viver, e a cada dia novos caminhos se abrem.
Mas eu vi deus escrevendo
E sobre seu lado esquerdo uma taça
Ele bebia do pecado humano
Ele engolia porque acreditava que tudo podia melhorar
Ele jorrava lágrimas pelo céu
E as pessoas acreditando que era só
Chuva
Mas Deus chorava de arrependimento
Pelo seu erro,porque criastes a humanidade?
O QUE É FELICIDADE?
Por vezes me indago sobre o que é ter felicidade. Quem sabe descubro através das perguntas:
Ser feliz é ter dinheiro?
Ser feliz é ter um carro novo?
Ser feliz é ter uma casa pra morar?
Ser feliz é ter saúde?
Ser feliz é ter família?
Ser feliz é ter amigos?
Ser feliz é ser grato pela vida?
Ser feliz é ter um grande amor?
Ser feliz é ter uma casa na praia?
Ser feliz é ter uma casa na roça?
Ser feliz é viajar?
Ser feliz é ter uma profissão?
Ser feliz é ter trabalho?
Ser feliz é ser grato?
Ser feliz é poder amar?
Ser feliz é ser amado?
- Muitas outras perguntas poderiam ser feitas. A resposta está em cada um nós. A felicidade de um é diferente da felicidade do outro. Cada um a vê e sente de uma forma. Não há receita pra ser feliz. Mas podemos até resumir que ser feliz é estar em PAZ. Ela é consequência e não causa. Aí pergunto: Você é feliz? O que te deixaria feliz? Mas, para mim, a felicidade está no amor que colocamos em tudo que fazemos e vivemos. Tudo que nos faz bem e nos dê prazer é felicidade. A inveja é a maior destruidora da felicidade. Querer que o outro seja como somos, somente nos consome. Talvez ser feliz seja uma questão de apenas QUERER e não de poder. Pode ser o tempero que damos as coisas de nossa vida. Então! O que é felicidade?
Élcio José Martins
Quando escrevo
reescrevo sobre você
posso sentir o cheiro
o perfume do teu ser
Incríveis ondas
sensações e vontades inflamam
atiçam o meu todo
Tenho vontade de beijar
e acariciar as linhas...
Cada curva mais saliente
aquelas que fazem você
Sua beleza radiante
inflama o meu ser
Eis que a inspiração vem
com volúpia e intensidade
e, assim escrevo sobre você
(02/04/2019)
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp