Textos sobre como Curtir a Vida
A vida é um campo enigmático. Cheio de incógnitas... Pois já dizia o grande filósofo Sócrates... "Só sei que nada sei", ou seja, não sabemos o bastante para viver. Estamos sempre em constante aprendizado com a vida, e com os nossos semelhantes, por isso precisamos sempre ter resiliência. Para que quando cairmos... Possamos saber levantar com êxito.
...e vai costurando as coisas boas da vida perto de ti, vai alinhando os pontos importantes que são essenciais para que sua vida vale a pena, vai ziguezagueando caminhos até se encontrar de verdade e poder firmar os pontos da sua existência e por fim faça o retrocesso da análise e repita sempre o que te faz bem.
"A vida é um caminhar constante de paços lentos. Toda história tem um sentido, tem um por que, no amor não pode ser diferente, até mesmo quando tudo parece não dar certo é possível retirar das experiências, achar um sentido para continuar em frente. Todo caminho tem um destino, porém nem todo o destino é o fim, às vezes o caminho pode nos levar a um recomeço, tal como a experiência de amar é justamente a certeza de que podemos recomeçar. O amor nada mais é do que o destino de quem procura pela felicidade."
Desenvolver a criatividade é uma busca constante e central ao estabelecimento dos propósitos da educação. O objetivo, aliás, é elevar as potencialidades intelectuais humanas à arte de pensar e esta deve ser entendida como o esforço de esclarecimento pelo qual percorre a inteligência e a consciência.
O título de mãe, é sem duvidas um dos mais controversos que existem. Por muitas, imensamente desejado a ponto de doar a vida pela causa. Para outras destruição: quando não da própria vida, das de quem os concede o título. Não conheço qual é o seu nível de valor sobre o titulo em questão. Mas seja ele qual for, nunca se esqueça que você só esta aqui porque alguém um dia pagou o preço e acolheu não só o título, mas você como filho(a).
Existem três estágios no psicológico de um ser humano, os quais devem ser concluídos durante sua jornada entre o primeiro ato de abrir os olhos e o último de fechá-los: entender seu propósito na vida, traçar metas para atingi-lo e superar os diversos obstáculos impostos por si próprio e pela natureza, sejam eles quais forem.
Ler é turismo, e nem precisa sair do lugar, a ideia, a imaginação flui, entra-se no livro físico ou virtual e se imagina no contexto fático ... Ao instinto criativo, a diversidade de informação... Ler é voar, se entregar a pensamentos, ideias, inovações. No entanto, o que é mais importante na leitura? A percepção, a amplitude do conhecimento, a diversidade de opiniões que mesmo entrelaçadas se traduzem em respeito... Viver as diversidades, respeitar o óbvio, não interessa. Respeite. Quem ler, quem ouve, que deduz, quem pressupõe, que aduz, opiniões são o ápice da informação e comunicação... Mas, sabedoria é respeitar, mesmo sabendo que sua opinião diverge... Portanto, ler se traduz em conhecimento etimológico, também sendo epistemológico. Pois, alguns são passados de gerações em gerações e o outro através de um conhecimento aprofundado...
A frase clássica do pirata David jones... "Você teme a morte". Nos remetente e nos proporciona um momento de reflexão. Depois de tantas mortes... Que nos jogam nessa verdade eminente. A vida realmente é um simples sopro! Mediante a isso nós nos fazemos a seguinte pergunta... Será que estamos vivendo da melhor forma? Amando bastante, sendo empatico com outros? Devemos viver intensamente para que futuramente não venhamos ter arrependimentos mediante a vida.
Certamente eu reconheço o quão pequena sou. E isso me faz saber que cada dia mais, irei precisar de uma mão, um ombro amigo ou quem sabe um colo. Não, não é "vitimismo"! É a mais pura consciência de quão imperfeita sou, e que provavelmente nunca estarei completamente pronta. Ando trilhando um caminho hoje desconhecido... e quem sabe onde o mesmo vai dá? Todos os dias novos rumos precisamos trilhar, e isso nos torna pequenos, apenas meninos diante do mistério que é a vida.
Terrivel a saudade de um "eu" antigo, nada além da idealização de um passado e da miopia diante do presente. Tudo o que fizemos e fazemos, sem exceção, é a construção do nosso ser. Nossa incapacidade de ser sincero consigo é a causa primeira de toda disfunção psicológica e, lamentavelmente, o epitáfio de tantos que não se suportaram mais.
Quanto mais uma árvore muda, mais ela se aproxima da morte, quanto mais o homem muda, mais ele se aproxima da vida, ele melhora o seu viver. Não somos árvores, somos humanos. Precisamos viver as mudanças e não ter medo delas. Esqueça o que te prende, liberte-se. Apresente e aprimore seus talentos sempre. A vida é um devir constante. Expresse-se! Comunique-se! Agarre as oportunidades. Não se acostume com o que te faz mal. Mude sua vida para melhor, fazendo boas escolhas. A mudança te fará crescer. Descubra suas virtudes. Não estacione. Você não é uma árvore.
A Metamorfose Da Vida Se Baseia Na Transformação De Um SER Para HUMANO, Mas o Que Vemos é Uma Inversão De Valores, Onde Se Perde a HUMANIDADE e Se Mantém o SER Apenas Por Existência, Onde Estará a Humildade, o Amor, a Educação, a Verdadeira Amizade, Essa Resposta Só Uma Pessoa Humana Sabe dar.
Às vezes, as coisas não dão certo. Muitas vezes, até. Pegamos o caminho difícil, fazemos os sacrifícios certos, e, no fim das contas, acabamos no mesmo lugar, e parece que foi tudo em vão. Mas não foi. Porque, quando a vida os derrubar, e ela faz isso com frequência, vocês poderão enfrentá-la com caráter.
"Quando debatemos as complexas problemáticas em que a sociedade é vítima, percebemos que as lideranças que falam pelo povo prometem paz, liberdade, igualdade, prosperidade, para uma sociedade utópica, pois os próprios são os responsáveis por promover a desigualdade, pobreza, e até mesmo mortes em massa, sem o mínimo de preocupação com o próximo."
Enquanto governantes e Estados estiverem negociando economicamente o elixir da vida – a vacina – o vírus continuará se alterando, desenvolvendo outras cepas, fragilizando o conhecimento humano. Enquanto o ser humano se preocupar com seu status de ter por meio da dor alheia, ele mesmo será derrotado pelos ensinamentos do universo até que compreenda a sua pequenez humana.
Queremos entender os porquês da vida e dar-lhes sentido, de ações a reações, do mesmo modo para os fenômenos da natureza, com explicações subjetivas, racionais, irracionais; talvez até respeitando o seu nível intelectual e cognitivo. Racionaliza-se as apófases da vida pela cultura inerente, de maneira religiosa, científica, hermenêutica, semântica, dentre outras dicotomias e relativismos. Pergunta feita pela filosofia, que também ouso questionar, quem é o homem?
Escolhas… E na vida aprendi que ela não nos ensina a ser fortes, ela simplesmente nos obriga. A família, nosso primeiro lar, nos ensina sobre a vida, mas muitas vezes não ouvimos. E, então, quando nos vemos no alto da nossa “independência, sabedoria e arrogância”, escolhemos sozinhos. Pagamos pelas escolhas erradas, e paga-se para sempre. Na carne, na mente, na alma. A vida não perdoa, não tem piedade. Ela obriga. Paz profunda.
Não existe saudade do que não se viveu. Apenas uma constante sensação de que suas escolhas estão péssimas e que suas fontes de conforto íntimo são partes do problema. Uma prisão mental com aparência de normalidade cotidiana. Salvar-se é fazer-se ao mar da individualidade embarcando na solidão, tendo por companhia o espelho.
Quem vai embora de sua vida nunca quis ficar contigo, quem muito se ausenta de você, nunca fez questão de te considerar como amigo, quem já saiu da conversa não apagou as palavras que disse a quem as ouviu, quem mentiu na presença de alguém, nunca terá o respeito verdadeiro de quem sempre na vida é sincero. Muito se deixa a saber de quem vem e se vai do nosso viver, pouco se pode conhecer sobre a primeira impressão de quem de nós se achega.
A vida parece uma roda gigante, uma hora estamos em cima olhando uma vista maravilhosa cheia de esperanças, e outra hora estamos baixo sem perspectiva alguma. Sabemos que a roda vai girar novamente e que voltaremos a está em cima, a questão é que não sabemos quanto tempo vai demorar para a roda girar novamente. Então o que nos resta é depositar nossas forças no tempo e não desisti de voltar a subir. Pois estaremos novamente vivenciando a experiência do esplendor que é o alto da dessa roda gigante que é a vida.
- Relacionados
- Textos de Amor
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Textos de Fernando Pessoa
