Textos sobre como Curtir a Vida
" Uma poesia é como uma colcha imaginária costurada com retalhos de emoção e paixão. Por isso continuem costurando, continuem se emocionando, continuem se apaixonando, pois eu devo minha à vocês. À cada torpedo enviado em um botequim, à cada bilhete colado na geladeira, à cada carta de amor escrita com as mãos trêmulas, um de nós nasce, e com certeza, mesmo que à passos calmos e despretensiosos, ainda dominaremos o mundo!" A poesia, por ela mesma
o mundo sopra ventos, positivos negatívos de mudanças de permanencias de todos os tipos como uma gripe pelo um ar de perfeição da divinissíma humildade do senhor ele nos traz boas coisas pessoas algos legais negósios vitórias derrotas resumem-se poucas coisas mais chega uma hora que a gente se pergunta? como eu? porque? eu? consegui isso! só pode ser coisa de deus, mais ele é perfeito mesmo e seu amor tambem é obrigado te amo coisa perfeita
Dou meu crédito e profundo respeito a pessoas de convicções fortes como resultado de um longo processo de análise das antíteses filtradas por sua inteligência, que as conduz invariavelmente a um equilíbrio responsável em suas conclusões e empresta consistência e confiabilidade às idéias que defendem. Quanto menos doutrinárias ou dogmáticas forem, mais isentas e confiáveis se farão suas análises, pois que não estarão sujeitas aos moldes de suas próprias crenças. A maturidade me encontrou como um livro aberto desejoso de se manter fora das tribos e longe das mentes fracas que se deixam convencer sem refletir por si mesmas, das que constroem “verdades” sobre idéias de outrem que vão incorporando à sua lista de bandeiras sem nunca terem-nas submetido a nenhum tipo de filtro. São movidas pelo mero prazer de repassar “filosofia de papagaio”, em que não há critério nem responsabilidade para com os efeitos que produzem. Teses conscientes não dependem de bandeiras ou correntes para se disseminarem: elas se impõem por si mesmas, mas entre as pessoas que farão a diferença.
Críticas são indispensáveis ao crescimento de qualquer pessoa. Mas quando utilizadas como batalhas campais de acesso público, presencial ou virtual, transformam-se em mero exercício de vaidade em competição de conhecimentos. Além de desrespeito a esse público, coloca-o em trincheiras que não escolheu ocupar. O duelo mais nobre, então, faz-se quando os adversários escolhem suas armas e decidem suas divergências em espaço reservado e acordado com seus juízes, para não transformar suas contendas em puro exibicionismo de cenas bizarras ou, no mínimo, incômodas.
Ao longo de minhas experiências como educador me deparei com treinandos que buscavam cursos apenas para obter a confirmação das suas próprias teses, rejeitando tudo o que se lhes insurgisse contrário a elas. Uma atitude mais inteligente seria tomar as antíteses como referências de comparação para se permitirem visualizar as sínteses através de ângulos mais enriquecidos por idéias alheias às que engessaram.
Como educador, é doloroso continuar assistindo ao longo de décadas nossos jovens cometendo verdadeiros "assassinatos" nas expressões verbais mais básicas do cotidiano, sem que evoluamos para um estágio em que adquiram, ao mínimo, consciência de suas necessidades educacionais mais elementares.
O que aconteceu com aqueles momentos maravilhos que passamos juntos? Lembro de cada instante como se fosse agora, lembro do abraço, do beijo, do perfume, e das palavras doces que me dizia. Lembro de cada instante como se não fizesse assim tanto tempo, lembro de como me olhava, e do sorrizo bobo ao se aproximar de mim, da forma timida com que você chegava, e hoje só tenho a saudade a lembrança de como tudo passou, do quão rapito o meu conto de fadas acabou. Meu principe encantado desapareceu, e a princesa? A princesa está desolada a chorar sem saber ao menos o motivo pelo qual vocÊ se foi, sofrendo com a própria companhia ounvindo os gritos da saudade vindos da alma.
Não entendo por qual motivo carrego tantas culpas. Às vezes meus passos parecem pesados, bem como minhas costas. Sinto que levo comigo pesos imensos que me trazem medos intensos. Só que agora não dá mais para continuar assim, rastejando pelo chão de cansaço e fraqueza. Quero me despir, me livrar do que já não cabe, do que não presta, do que não me faz feliz. Quero conseguir viver em paz de novo, me sentir livre, leve e serena outra vez.
Asperezas sempre existirão, bem como adversidades. Nada é bom para sempre, nada é ruim eternamente. Dias bons e ruins irão nos acompanhar até o último dia de nossas vidas. O grande questionamento é: como viver esses dias? O que fazer com eles? Como suportar medos e conflitos? Simples: vivendo. Não é sobrevivendo, é vivendo mesmo. Precisamos fazer o que podemos fazer. Nem mais, nem menos. Temos que encarar medos, sustos, passado, angústias, desamores e seguir. Encontrar algo que estimule e procurar viver da melhor forma que conseguirmos. Não dá para se achar mártir, não dá para desistir, não dá para pensar que nada tem jeito. As coisas têm, sim, jeito. Talvez não aquele que queremos, sonhamos ou desejamos. Mas tudo tem uma saída. Nossa grande missão é achá-la.
Eu estou atravessando a praia da solidão, nesse instante piso na areia, gelada como uma alma morta. Agora é noite, e está escuro por todos os lados da cidade, nem mesmo postes e luzes de carros agora brilham. Continuo andando pela areia gelada e agora começa a soprar em meus cabelos uma leve brisa. Em meus ouvidos sopram vozes que me dizem coisas horríveis. Em meu pensamento revejo estas pessoas me dizendo estas coisas. Revejo as pessoas que eu mais amei me dizendo estas coisas ruins. É, pessoas que eu amei, porque hoje eu não amo mais ninguém, não sinto mais ódio, nem amor. Não sinto mais a paz, nem mesmo a dor. Estou imune a qualquer sentimento. Pensando nisso, talvez até fosse bom sentir pelo menos a dor, pois assim eu saberia que ainda estou viva.
COMO PERDER VOCE É DEIXAR DE PERCEBER SEU SORRISO MARAVILHOSO OFUSCAR O BRILHO DOS SEUS OLHOS QUE ILUMINA TODO LUGAR POR ONDE PASSA É DEIXAR DE PERCEBER COMO FICA LINDA MESMO QUANDO FICA SEM GRAÇA É DEIXAR DE TE ELOGIAR É DEIXAR DE TE FALAR QUE EU TE AMO MAS COMO NÃO TE AMAR SE ESSE MESMO SORRISO ME FAZ SORRIR SE ESSE MESMO OLHAR ME FAZ SENTIR QUE ESSE BRILHO NOS OLHOS É DE PURA EMOÇÃO E SEU JEITINHO LINDO QUANDO FICA SEM GRAÇA AUMENTA MAIS A MINHA PAIXÃO EU QUERO VOCE TE DAR O MEU AMOR CORAÇÃO E TODA ATENÇAO DO MUNDO NÃO SÃO PALAVRAS VAZIAS O QUE EU DIGO SINCERAMENTE TE AMAR É MINHA INSPIRAÇÃO
“Como é impossível para todo indivíduo como para toda nação, simultaneamente ser mais forte do que seus vizinhos, é um truísmo que a liberdade, separadas das liberdades de determinadas pessoas e classes, só pode existir à medida em que é limitada por regras que assegurem que a liberdade para alguns não signifique escravidão para outros”
Eu olho pra sua foto e fico tentando entender como uma pessoa pode ser tão perfeita assim. Sabe, eu nunca fui ligado nessa onda de sentimentalismo, de melosidade. Mas quando eu estou do seu lado, eu literalmente fico bobo. Bobo, bobo mesmo, tipo aqueles das novelas, todo apaixonado, romântico, daqueles que eu jurava que nunca ia ser. Isso antes de te conhecer, porque depois que eu te conheci, a única coisa que eu quero ser é seu.
Ali, sempre existiu o desejo de ter o que agora é impossível possuir. Ali, meus olhos brilhavam como a estrela mais audaciosa existente no céu. Ali, meu corpo não sabia o que era o toque, mas, ele te queria por perto. Ali, minhas mãos insistiam em ter a suas entrelaçadas como ímã de geladeira. Ali, sorrir era natural e espontâneo, sem disfarces. Ali, acordar, era a grande oportunidade de te ver por mais um dia. Ali, contar as piadas mais sem graça era o que fazíamos nos domingos quentes. Ali, construir a casa na árvore, era o nosso projeto mais concreto sobre o futuro. Ali, chegar até a última fase do videogame era o maior sucesso de todos os tempos. Ali, comer batata frita não havia culpa. Ali, nossas festas de aniversário era divertido de verdade. Ali, brincar na chuva era uma aventura que nos custava um castigo. Ali, cantar sem saber a letra era como se deixássemos uma onda nos carregar para longe do politicamente correto e coerente, pois, não haviam rimas. Ali, esperar as férias de julho era uma ansiedade que atrapalhava até o sono. Ali, ficaram as marcas de giz na calçada enfrente da minha casa. Ali, o pé de manga floriu e deixou que os frutos apodrecessem e germinassem novas formas de sobreviver ao esquecimento de ficar com as mãos amarelas e os dentes cheios de fiapos. Ali, gritar desesperadamente o seu nome no portão será em vão, porque você não vem. Ali, entregar cartas e bilhetes, foi uma atitude imbecil e inútil. Ali, a sua opinião já estava formada e lamento que nos seus planos eu não esteja mais. Ali, seu caminho foi definido pela preocupação do que os outros pensariam e o limite de suas decisões estavam as arestas mais cruéis. Ali, insisti e criei milhares de situações que tapassem a minha visão sobre o que estava acontecendo diante da minha vida toda, porque não é tão fácil se dividir em um antes incrível e um agora sem sentido. Ali, desisti de lutar por uma batalha vencida e continuar a história deste ponto final é algo confuso. Ali, ficou o meu passado, que não renego, porém, me arrependo, não por perder um grande amor, mas por perder a minha essência e a capacidade de me encontrar no tempo certo das coisas. Ali, ficou não só a minha juventude, mas tudo o que acreditei ser você.
Aprenda a gostar de você, aceite-se como você é. Afinal, você terá que conviver com você mesmo sempre.E mesmo quando quiser ficar só, adivinhe? Você será obrigado a aceitar sua própria companhia! Rs. Parece piada, mas é sério! Só é feliz quem se aceita, se cuida e se ama. Do contrário, a pessoa terá dificuldades para se relacionar.
Me perguntaram como estou vivendo, então respondi: simples! Para cada queda, um novo levantar, para cada decepção, um novo aprendizado, para cada obstáculo, uma nova dosagem de otimismo e esperanca, e por todas ás vezes que eu pensei em desistir, um clamor sincero a Deus, Ele que não desiste de ninguém e nos entende a mão em todos os momentos. É assim que vou vinvendo, fazendo de cada dificuldade um novo degrau que me levará a vitória.
“ Hoje você soube o quanto a sua voz me faz bem, o som que sai de sua boca é como o som de um piano, me acalma, me leva a lugares que jamais pensei que existisse, me faz acreditar que ainda existe um mundo melhor, pessoas melhores e que ainda existem sonhos a serem realizados... Sua voz é um refúgio pra minha alma. ”
"Olhar perdido, semblante de quem não está feliz, sentindo-se sozinho, talvez como nunca tivera sentido antes. Foi isso que senti quando vi sua fotografia. Continua lindo, porém uma beleza cheia de marcas, provocadas por você, pelas suas escolhas, pela sua falta de coragem, pela sua falta de vontade de investir, de compartilhar, de dividir, de somar, de multiplicar...Uma pena!"
Já fui sonho, projeto, feto... Hoje sou como o raiar de um novo dia O brotar de uma semente O desabrochar de uma flor. Sou como uma doce melodia Com autor e partitura Só preciso que me "toquem" com ternura Para que eu possa ser gente. Do bem, quero ser sempre contexto Não nasci para ser avesso Sou portador de sol Trago luz Alegria e esperança Afinal sou criança Imagem e semelhança de Jesus!
Não importa como o seu dia começou. Verdadeiramente o que importa é como ele vai terminar. Pense em uma carroça, os cavalos na frente, preso nos arreios e você na direção. Os cavalos vão para onde você direcionar, se para estrada eles vão para estrada, se para o precipício eles vão para o precipício. Assim como os cavalos depende da direção que você da a eles. Assim o seu dia depende de você, se aceitares a direção que começou o seu dia, tão somente vai continuar na mesma direção, porém se você perceber que alguma coisa começou errado é só puxar as cordas e os cavalos vão parar. Direciona eles de novo e pronto o seu dia pode ser melhor que começou amem.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp