Textos sobre como Curtir a Vida

Cerca de 103376 frases e pensamentos: Textos sobre como Curtir a Vida

⁠De dia em dia, de noite em noite me vejo sem rumo atras do meu acontecer.
Maneiras de viver, de aprender, crescer,resplandecer… resplandecer sobre os demais,que só pensam em te repreender.
A minha realidade é aparecer, mas de que maneira?
Oque eu vou ser?
Como todos vão me ver?
Oque eles acharam do meu ser?
Viver a vida pensando em qual realidade me encontro.
re.a.li.da.de - qualidade real.2 aquilo que por consenso real ou demonstração científica, existe efetivamente.
Eu existo?
Penso, entendo, compreendo…entro em consenso com minha mente. Derrepente o mundo me vê como um delinquente.
Mas eu só digo oque esta em minha mente.
Aquilo que vejo na minha frente.
“Você não entende
Você é só um adolescente.”

Surpreende- como todos acham que sou inexistente

inconsequente? Tudo oque faço é pensar no que vem a frente.

Brutalmente- o jeito que estão tratando a minha mente ,

insustentável- a realidade de nós ``aborrecentes``

Inserida por RafaelBejarano

No despertar do dia, acordei

Atenta para a vida , levantei

Com olhos no horizonte percebi

A beleza presente no caminho

A ação rápida do tempo

A fala mansa ou zangada

O passo arrastado na estrada

A vontade de tudo

O desejo do nada

A presença do passado

Andando do lado do hoje

O futuro ofuscado

Toquei as flores, senti a brisa

Falei palavras, engoli sozinha

Um dia comum, só mais um dia

Que com um ato, atento, discreto

Pode se tornar aquele dia.

Inserida por magicamistura

⁠Quem diria entre idas e vindas eu te encontraria
Isso que eu jamais te conhecia

Quem diria eu aqui escrevendo a você, sem ao menos saber o que iremos ser
É sentir, como seu sorriso, é ouvir com sua voz rouca, onde me desperta o sonhar, e com você eu quero estar.

Cartas para ela. Priscila

Inserida por LauroLibourt

⁠O amor pela vida

Bom de mais não ser Eu
Quando entro nessa vibe...
Me conecto com vocês...
Sou todos vocês em minha transformação.
SOU o que somos
E somamos
Quanto percebemos
O nosso grande amor pela vida.
Felicidades.
Paz no coração

Inserida por PeregrinoCorrea

⁠Contribuição para a vida

Tem pessoas que escolhem contribuir para a vida
De forma construtiva

Outras porém...

Escolhem a forma degenerativa
Para deixar sua contribuição

Ambas são extremamente úteis

Uma serve para nortear com propriedade
O que fazer

Outra, não menos importante,
Para nortear
O que não fazer

Inserida por SoniaFranczak

Com o tempo aprendi que as pessoas são diferentes ainda que em situações idênticas, e que as ações delas, têm mais haver com suas experiências do quê com minhas expectativas, e a partir disso, consegui enxergar o outro de forma mais leve.

Aprendi que tá tudo bem não ter certeza de quase nada, e de querer fazer novas escolhas sempre que possível.

A vida é boa demais, apesar de. E ela também é muito frágil, pra perder tempo com o que não nos faz bem.

Inserida por entrelinhaseprosas

⁠A VERDADE SEMPRE...

A cada dia de nossa vida, somos confrontados com realidades e situações que nos obrigam a escolher o que pensamos, falamos e como agimos. Para muitos a maneira de se expressar está diretamente associada a como será visto pelas pessoas. Muitas vezes ser sincero e objetivo se torna agressivo para alguém, alguns preferem as palavras bonitas e doces do que a verdadeira opinião. Será que falar a opinião sincera é tão ruim assim?

Ser sincero incomoda com certeza quem não tem uma opinião firme e objetiva, por pior que seja o motivo ou a situação, sempre falar com clareza o que pensa ainda continua sendo o melhor caminho a seguir. Para muitos a clareza de se expressar causa incomodo.

Sempre haverá quem queira ser mais ameno nas colocações, mas isto não significa alienar a sua forma de pensar ou falar quando é necessário. O politicamente correto, nunca será a melhor forma de se expressar, porque deixa a desejar na forma de colocar a sua real opinião.

Não se chega ao cerne da questão passando pano para mascarar o que realmente tem de ser dito. Palavras tem realmente de serem escolhidas, mas entre escolher as palavras mais amenas e falar a verdade através de palavras objetivas, fico com a segunda opção.

Jamais deixe de ser objetivo no que pensa fala e age, este ainda é o melhor caminho a ser tomado. Em uma sociedade que a opinião e a verdade não podem ser ditas e expressadas, com certeza está mesma sociedade está doente e vive uma falsa aparência de bem estar.

Inserida por marcelo-martins

⁠Parte de um texto escrito por mim.

Senhor, meu Deus e meu pai, eis-me aqui mais uma vez; já bastante desgastado, às vezes com esperanças e outras sem motivação, pois, o que vejo a cada despertar é uma projeção dos dias anteriores, pouquíssimo amor, afeto, compaixão, respeito quase nenhum, ambição de mais e ajuda de menos, medo, angustia; a cada dia que passa parecemos máquinas com uma única programação, uma só obrigação: despertar, levantar, sair, fazer, retornar, deitar e adormecer; andamos contra o tempo o tempo todo e esse tempo corre sem pena, está sempre bem distante a observar o quanto já ficaram para trás, presos nas dores da mente, sem remorso nenhum; tentar manter a mente sã e equilibrada em um mundo cheio de competições, egoísmo, ódio, ganância e como se jogasse contra uma máquina no modo ultra hard fases infinitas, sendo que poucos ganham, entre eles uns através de bastante esforço e outros por trapaças.

Até o pedido de forças vem com um tom de cansaço, às vezes os únicos desejos são conseguir dormir ao cair da noite e o despertar no dia seguinte e ver novamente tudo acontecendo, mas de um modo mais difícil.

Esperança!

Temos, mas nem todos gostam de ouvir o termo “até quando?" condenam, julgam, apontam, somos proibidos de pensar assim, em vez de perceber que só estamos cansados.

As orações ultimamente estão virando desabafos entre quatro paredes, sozinho, deitado, quase adormecido e muitas das vezes sem respostas, um retorno confortante.

Inserida por KlebsonEF

⁠O QUE É A VIDA?

“O que é a vida?” - Era com essa pergunta que, o saudosíssimo apresentador de TV, ator e diretor de teatro, Antônio Abujamra, encurralava a grande maioria de seus entrevistados no programa Provocações.
Mas afinal, o que é a vida?

Os filósofos antigos tinham diferentes visões sobre a vida, dependendo da sua escola de pensamento e da época em que viveram. No entanto, todos eles tinham uma visão em comum sobre ela: a busca.

Sempre houve uma busca insaciável, seja pelo conhecimento, pelo entendimento, pela razão, pela motivação, ou até mesmo pelos prazeres. A vida, para o ser humano, sempre se resumiu a ser ou ter. Caberia aqui aquele velho ditado clichê: Uma vida sem propósito não vale a pena ser vivida - seja esse propósito nobre ou não.

No entanto, até onde o propósito é importante? Caberia ele em todas as facetas que tratam de definir o que é a vida? Muitos procuram o sentido da vida no objetivo final, outros defendem que o sentido da vida é percebido e vivido no processo, não no fim da linha dele. A vida, para estes últimos, é experienciação.

Uma ideia que parece ser comum é que a vida é um mistério fundamental, cuja essência escapa ao nosso entendimento e controle. Talvez a vida seja mais um dos mistérios incognoscíveis do universo e do cosmos, cabendo a nós apenas a incumbência de senti-la, e não de explicá-la.

A vida é um fenômeno complexo e multifacetado que envolve não apenas a existência biológica, mas também aspectos psicológicos, sociais, culturais e espirituais. Acredito que não exista um sentido de vida, mas vários deles, e cada um de nós está sujeito a viver e experienciar seu campo de existência nesses aspectos. De acordo com esse pensamento, chego à humilde conclusão de que a vida é viver.

Inserida por rogerionous

⁠ESPERANÇA & TORMENTO

Já ouviu aquele ditado popular de que a esperança é a última que morre? É com a ideia de esperança que o Mestre dos sonhos derrota Lúcifer em uma cena épica no episódio 4 de Sandman, depois de quase sucumbir.

A esperança, conhecida como a Deusa Élpis na mitologia grega, remonta suas origens ao famoso mito da caixa de pandora. Zeus, irritado com Prometeus (o deus que vê o futuro) por ter dado o fogo divino do Olimpo aos homens, manda como parte da vingança, Pandora, a deusa de todos os dons, para casar-se com o irmão de Prometeus, o Epimeteus (o deus que vê o passado).

Pandora leva consigo uma caixa da qual não sabe de seu conteúdo interno. Curiosa, ela abre a caixa e libera na terra todos os males da humanidade: pragas, guerras, doenças, ódio, vingança… Junto com os males veio a esperança, mas Pandora, com medo, fecha a caixa antes que a esperança se liberte, deixando aos humanos apenas a expectativa de que um dia ela se liberte e leve consigo o mal.

É baseado nesse mito que surgiu o tal ditado popular. Na vida real, temos esperança em várias coisas: Na religião, com uma promessa de paraíso, na política, com a esperança de que em 4 anos um país seja mudado, na justiça, com a esperança de que exerçamos todos os direitos que nos cabem.

Assim como no mito de Pandora, a esperança é o impulsionador da vida. Graças a ela, podemos viver diante do tormento, na esperança de que as coisas um dia darão certo no final. Em um país com tanta discrepância social e injustiça, a esperança é a última que morre.

Mas com esperança vem a ação. Segundo o mito, Prometeu viu no futuro o potencial da humanidade e resolveu dar a ela o fogo divino, como ferramenta de ação para exercer esse potencial. Uma fagulha desse potencial ficou contida na esperança, mesmo após a vingança de Zeus.

Estamos deixando o tormento nos consumir ou estamos nos utilizando da esperança como ferramenta para agir? Em uma dualidade antagônica, um lado só pode superar o outro exercendo ação de força maior sobre ele. Para libertarmos o potencial da esperança, temos que ter o arquétipo de Prometeu manifestado: o de ver e agir.

Inserida por rogerionous

⁠,
e na loja :
-eu quero uma estrela quanto custa?
-depende do tamanho e da luz
-não precisa ser grande meu Mundo é pequeno mas eu quero uma luz forte
-quanto tempo você quer que a luz ilumine?
-uma vida inteira
-e quanto tempo dura uma vida inteira?
-talvez uma eternidade talvez um segundo por isso a luz tem que ser bem forte,seja qual tempo for a vida que ela seja repleta de luz
-entendi, ,acho que tenho o que você procura, vou buscar lá no céu
-demora muito?
-talvez um segundo talvez uma eternidade
-e o que faço enquanto isso?
-viva! e vai usando a sua própria luz,para si mesmo e para aqueles que você ama.
-e a minha estrela?
- está brilhando

Inserida por Pccmagdalena

DUCHA NA ÁGUA GELADA
A descrição da existência trata-se da ideia do caos tentando entender a sí. A variabilidade do universo, a sua inconstância e/ou relativismo, faz com que nada seja absoluto tudo depende de tudo. O aspecto que defini, ou não, a realidade é a incansável capacidade de ter as leis alteradas em situações extremas. Esse emaranhado de inconclusões repleto dos mais variados pensamentos que te guiam a becos sem saídas ou a vitória de ter encontrado uma resposta minimamente viável, chamo eu de: Vida Humana.

É uma manhã, quase que poeticamente, chuvosa. Morar nos trópicos reflete muito do que é a existência, no próprio clima, ontem o Sol estava intenso, hoje as nuvens que cobrem o céu indicam que não o veremos tão cedo. Essa mutabilidade repentina é algo que inconscientemente conceitua, de forma débil eu diria, a ideia da variabilidade que está ao nosso entorno.

Mais um dia, a noite fora tão intensa que acordei no sofá, heróis como Hércules, o semideus, enfrentava seus inimigos com bravura no contexto da sua realidade. Na minha, meus fantasmas me assombram quando estou acordado, e me perseguem quando estou dormindo, me sufocam quando penso, me assolam de angústia e pavor nas minhas ações.

Essa madrugada não teve muita coisa de especial, o sonho/pesadelo, envolvia, sobretudo, situações intensas, morte, vontades antigas e tristeza. Um misto de tudo que alguém ansioso não precisava, pois essa ausência de um sono restaurador reflete nas minhas ações diárias, que por sua vez quase sempre não são boas, e assim a próxima madrugada está condenada como todas as outras. Esse ciclo vicioso, e quase irônico, é capaz de simular de uma forma dolorosa o quanto a natureza humana é aterradoramente vinculada à alguns princípios básicos.

Noutro momento, estava eu num devaneio, me peguei indignado com as poucas ideais que foram levantas naquele intenso debate com minha mente. Ela e eu quase sempre estamos fora de sintonia, mas naquele momento tiramos uma conclusão sobre a felicidade que desanimou ambos. Projetamos que, não importa se nos formemos na faculdade e nos tornemos um bom médico, um excelente esposo, um filho bom, um irmão e amigo desejável, estaríamos fadados ao fato de não sentirmos a felicidade. Digo não aquele momento de euforia, e sim, a verdadeira felicidade, aquela descrita pelo Arquiteto da Existência, a almejável e praticamente utópica felicidade.

Isso repercutiu nos dias subsequentes, perdemos toda vontade de seguir com nossos afazeres, de manter a reserva econômica, estudar, praticar esportes, cuidar de nós. Ela, minha consciência religiosa, gritava que Ele estava comigo, que não era para abandoná-lo, porém meu reflexo animalesco só me induzia a cair em hábitos destrutivos, tanto para mim, quanto para as pessoas que estão entorno.

Bom, nessa segunda-feira, decidi que seria diferente. Falhei miseravelmente no início. Entretanto, assim como ontem, fiz algo inacreditavelmente incomum para alguém como eu. Tomei um belo banho de água fria, literalmente, a chuva despencando e eu sem o ar nos pulmões, embaixo de uma corrente de água que parecia mais como uma tempestade de agulhas, a dor fazia ranger os dentes, o diafragma incapaz de auxiliar na respiração, as mãos fechadas tentando incansavelmente encontrar na parede um lugar para se segurar. Nesses momentos de intensa dor, parece que estou mais vivo do que nunca, a felicidade talvez seja inalcançável, mas essa dor lancinante é sempre real e presente. E por longos cinco minutos estive aqui, no presente. Isso foi tão maravilhoso, que tomei uma decisão: duchas de água fria estarão sempre presentes na minha vida, e que tudo depende do quanto deixarei ser afetado pela dor que ela causará.

Deixei-me aproveitar, depois daqueles primeiros segundos eternais, e foi uma experiência que indico, quando fechei o registro senti que aquela água tinha levado embora algumas inseguranças e solidificou um conceito quase novo para mim, existe sim vitórias depois de uma grande batalha. Será talvez essa sensação a alegria que tanto busco?

Inserida por Devaneie

⁠Palavras

Palavras... simples palavras,
simplesmente palavras.

Palavras pronunciadas,
pelo vento levadas.

Palavras evitadas, atalhadas, atenuadas...
almas não magoadas.

Palavras silenciadas,
perdidas na chuva,
gastadas, desgastadas,
engasgadas, apertadas...
no fundo do peito guardadas.

Palavras gritadas,
palavras caladas, ponderadas, acertadas,
palavras pelos olhos faladas...

Palavras esquecidas
nas esquinas da vida...
no ir e vir de nós dois...

Palavras...
tudo o que queremos ouvir...

Palavras...
um eterno ir e vir.

Inserida por RosangelaCalza

⁠Colorido

As nuvens se descortinam diante dos meus olhos. O vento era suave.
O jardim todo florido sorria no mais lindo colorido.

Um dia na minha vida.
Um dia repleto de coisas coloridas.
Um dia cheio de vida.

Um doce despertar...
Um leve caminhar...

Um majestoso poder de sonhar.

Uma esperança que nunca para de esperançar.

Inserida por RosangelaCalza

⁠"Não sei por que só escrevo quando estou assim.
A solidão é cada vez maior,
Não sei se não confio em ninguém,
Ou ninguém confia em mim.

Mesmo cercado de pessoas,
Os laços são fracos e próximos do fim.
Ninguém entenderia,
Meninas vazias,
Carteira vazia,
Cheio de pastas com textos vazios,
E uma vida vazia."

Inserida por PoesiaDeEsquina

⁠"Arthur Schopenhauer, disse: 'Se a marca da primeira metade da vida é o anseio insatisfeito pela felicidade, o da segunda é o receio da desgraça, pois, a essa altura, reconhece-se mais ou menos nitidamente que toda felicidade é quimérica, enquanto o sofrimento, ao contrário, é real.'.

Toda realidade, ao ser sentida, já não é -para o homem, na relação com o homem- ela mesma, e sim, uma sensação, uma interpretação sensorial. O homem subjetiva a realidade, 'dosa', dá à ela, 'medidas de intensidade', de maneira que, Shophenhuer, não está plenamente com a razão. A vida é um 'caldeirão fervilhando, resultando em encantamentos, magias..., enquanto bruxas criam suas receitas'. Não se tem garantias sobre 'o que os elementos jogados no caldeirão irão resultar'; coisas boas e coisas ruins podem resultar. Na realidade, o que chamamos de 'coisas boas' e o que chamamos de 'coisas ruins' referem-se, simplesmente, à predominância, do bem ou do mal, pois não há separação, sendo, sempre, uma e mesma coisa, como 'extremidades alcançadas por um pêndulo movendo-se'. Não há como furtar-se a isto: a vida pode ser mais ou pode ser menos saborosa à medida em que, a pessoa, experimenta coisas amargas, e vice-versa.

O novo -independentemente de positivo ou negativo- só pode vir mediante o choque de realidades que, em alguma medida, sejam opostas."

Inserida por Portal

⁠A ÁRVORE DA VIDA

Família é a terra fértil que Deus nos presenteou,
É a semente fecundada que a mão do homem semeou.
É a relva molhada pela água benta, que o grande arquiteto preparou...
Família é preparar o futuro, reescrever o passado e contemplar o presente;

É o encontro de almas, de corpos e de vínculos permanentes.
É raiz de tradições humanas, afetivas, perenes e consistentes.
É o telhado de copas verdes, unindo entrantes e parentes...

Avô caule, esmerando postura e caráter persistente;
Avó doce fruto, jorrando afetividade e adoçando a sua gente;
Pais troncos, sustentando a confiança, os ensinamentos e a segurança prudente;
Mães sementes, produzindo amparo, amor e um novo ser vivente...

Filhos Galhos, alegres e frondosos externando ternuras e gentilezas;
Filhas flores, transcendendo o perfume carregado de nobreza;
Noras folhas, elegâncias, formosuras, encantamentos e belezas;
Genros pássaros, inebriam-se com as verdes folhas de pureza...

A árvore da vida é o amor contente,
A união sagrada ungida por Deus Onipotente.
Família é o berço, o lar e um teto de presente;
O consolo, o suporte, o aporte e um rumo diligente...

Élcio José Martins

Inserida por elciojosemartins

⁠Passa o tempo e a vida passa cada vez mais rápido.
Passa a vida e o ideal se perde cada vez mais frívolo.
Mas tudo passa e manhã talvez já não tenha o mesmo valor.
Cuidado é bom, pois todo o tempo, principalmente quando esse passa encerrando a vida de modo frívolo, pode trazer um amanhã com outro valor.

Inserida por cecilialemos

⁠A vida apresenta-se em uma nova versão dia após dia para ser usufruída por nós. Uma nova fase nos é apresentada a cada manhã. Ao acordar, paro para imaginar o quão disposto estarei para desbravar cada fase. Fico pensando como seria a vida sem a coragem de vivê-la, seria uma monotonia só, uma música de uma nota só, que dó!

Não sei se pensar muito, se também ajuda a viver, de verdade. Talvez a graça seria se jogar para cada fase que me é apresentada a cada amanhecer. Penso que viver requer leveza e também muita coragem. A coragem de viver é perigosa, pois nos convida todo dia a viver o novo, o desconhecido, uma terra ainda não habitada por nós.

Viver é arriscar-se, é lançar-se ao mundo, é se jogar pra vida. E entre o pensar e o viver, o tempo voa, as coisas voam. Precisamos acompanhar o tempo e as suas fases. Por vezes, quero viver tudo ao mesmo tempo. Às vezes, tenho medo de viver e, tenho mais medo ainda da velocidade do tempo. Ele não vai me esperar. Preciso correr, ou melhor, preciso voar!

A sensação que me bate é que o tempo voa e, consigo, quero voar junto a ele. Eu sei que vai passar voando e, voando, quero criar asas para acompanhá-lo. Quero viver cada fase como num voo livre, sem medo de cair. Pousos e decolagens me aguardam todos os dias. E tudo isso que eu estou vivendo, vai passar, vai passar voando. E eu quero passar, voando!

Quero contemplar o meu voo daqui de cima, voando, pois sei que vai passar.

Inserida por Robkenede

⁠Um dia somos jovens
Em outro dia nem tão jovens assim...
Se não vives, tu morres
Morres sem conhecer o entardecer, o fim...
A vida passa tão rápido, como um passe de mágica.

Como estações
Vamos vivendo
Florescendo
Ziguezagueando entre um florir e outro
As estações passam tão rápido, como um desabrochar das rosas.

Aquela fase da dor
Quando tudo está sem cor
Quando há o dissabor
No momento do furor
Sinto muito, ela continuará...
Ela te mostrará o caminho
Da sabedoria
Da alegria
De viver com maestria.

A vida passa voando
Somos jovens, mas até quando?
As estações passam voando
Hoje é primavera, mas até quando?
A dor passa voando
Continua doendo, mas até quando?

Como falar
Da vida
Das estações
Da dor
Se passou voando desde que comecei a falar?

Passou voando
A vida que eu estava vivendo.
Passou voando
A estação que estava florescendo.
Passou voando
A dor que estava doendo.

Se ainda não passou voando por aí
Nem a vida
Nem a estação
Nem a dor
Talvez seja porque você ainda não decolou.

Quando alçar voo, vai perceber que tudo isso vai passar
Vai passar voando.

Inserida por Robkenede

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp