Textos sobre como Curtir a Vida
"Ela e os nós (duas)."
Minha mãe nos deixou já faz um tempinho, como dizem os espanhóis, "já tem um par de anos" E hoje resolvi visitar lugares evitados ao longo desses quase 730 dias, como coisas ensacadas, e encaixotadas por ela. E o que mais me chamou a atenção não foram os itens guardados mas sim os "nós" e laços dados em fios, fitas, e sacolas que sempre foram marcas registradas da minha mãe. Ela gostava de tudo amarrado, ensacado, agasalhado. Na sacola dos tapetes,eles estavam lá, bem medidos, bem amarrados. Nas cordas das redes, eles estavam lá, bem firmes, bem seguros para que ninguém viesse a cair. Depois fui ver algumas coisas atrás da casa, e eles também estavam lá, amarrando, segurando e alinhando discretamente três canos de água em desusança, preparados para uma eventual necessidade. As digitais da minha mãe estão naqueles nós, naqueles laços, porque sei que ali ela foi a última pessoa que pegou, que tocou, que amarrou. Posso desobrigar os laços das sacolas,e das fitas, a permanecerem na condição em que Zizina Vidal os deixou, mas confesso que tive dificuldade em mexer em algo que parece ser tão simples mas que foi especialmente e atenciosamente feito por ela. Minha mãe foi embora, deixou aqui alguns laços nas sacolas para eu desatar, mas também deixou laços entre mãe e filha que por vez, são indesatáveis.
SECURA SEQUIOSA
Sequiosa a secura, como é frágua
o chão ressequido árido secou
Posso ter sede de mais água
mas do craquelado, o cerrado eu sou
E na cremação dos meus versos
saudades, magia e seca maresia
Rimando no cerrado, diversos:
O abrandar da noite, a azia do dia...
Fria está sequidão, ardida e fria!
Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Abril de 2016
Cerrado goiano
Meu vazio, meu abismo. Sinto que tem
algo além do vazio. Assim como o átomo sentindo-se vazio, mesmo sendo seu próprio vazio capaz de criar e ser.
Desperte esse vazio. De pouquinho em pouquinho a gente aprende com a gente. A gente aprende que podemos despertar esses vazios cheios de mistérios sobre nós próprios. Criações adormecidas em formas de vazio, guardadinhas esperando um salutar.
Ficaríamos surpresos ou até mesmo encantados com o que há em nós, sendo em grande parte "invisível às vistas e essencialmente visível ao coração", como uma vez alertou certa raposa diante de um pequeno príncipe.
— Icaro Fonseca
A preguicinha boa descansa e até diverte. Age como remédio às vezes e uma dose não faz mal. Então, uma dosagem, uma; por vezes extrapolamos na dose para fugir de algum desconforto. E a dosagem extra transforma o remédio em veneno. Excesso de preguiça mata —, começando por dentro.
— Icaro Fonseca
Reclamamos, reclamamos e reclamamos de quem não faz o que queremos, da forma como queremos e, o que é mais engraçado: reclamamos de quem não é aquilo que simplesmente dizemos que é para ser.
Por vezes nos perguntamos sobre os porquês daquela ou daquelas pessoas portadoras de certas atitudes; ou falta delas. Nos questionamos sobre seus corações e mentes, afinal, como seriam capazes de ser tão frias, sádicas, más ou até boas demais para o nosso próprio discernimento compreender?
A questão principal desse jogo é a falta de paciência da nossa parte para parar um pouco, só um pouco e refletir que os outros são o que são. Sim, simples; os outros são o que são. Não há muito o que mirabolar. Eles são eles. Há coisas que são fúteis para tentarmos entender por meio de fantasias, afinal só o outro sabe o que de passa por baixo da própria pele. Não sentimos um eu que não mora dentro do nosso próprio.
Eles, os outros, são dignos de suas próprias peculiaridades únicas, embora sejam da nossa raça. Da mesma forma a gente em relação aos demais. E bom, pode até ser que sejamos os deuses de nossos mundinhos, com nossas normas e com nosso mudo de ser e ponto final.
Mas não custaria muito se tentássemos compreender a incompreensão alheia para com a nossa em prol do combate ao sofrimento imaturo. Eles não são capazes de ser a gente e nada podemos fazer em relação à isso. Pode ser que se pareçam muito, mas só parecem.
E olha, quando a gente começa a aceitar o fato de os outros não conseguem não ser da forma que somos, também não conseguimos ser eles –, o que não somos e assim, começamos nos preocupar com questões mais solúveis, como por exemplo: olhar para outros mundos como outros mundos que são, em vez de acharmos que são todos espelhos e, como tais, deveriam agir de acordo com o que nossos mimos bobos se sentem no direito de querer que sejam.
– Icaro Fonseca
Você é como um raio que por onde passa se ouve os estrondos e o clarão.
Deixa muita lembrança e uma esperança de que talvez caia novamente no mesmo lugar.
Impossível? Talvez... Nem sempre o que cai, cai porque está derrotado e nem sempre o que está de pé é o vencedor.
Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar um raio sim o mesmo raio talvez onde há dúvida não há certeza.
A minha certeza é que você e só você caiu como um raio no meu coração duas vezes.
Engasgado
Mudar é pra ser diferente
E não pra continuar como estar
Um dia eu ainda mudo de lugar
E vou correr e te esperar lá na frente,
Como quem chega e quer ficar
Como quem sai e não quer partir
Um dia eu troquei a sorte pelo azar
E agora eu não sei mais pra onde ir,
Não sei se chegaram foi de repente
Ou foram as suas palavras que me fizeram iludir,
Eu só sei que eu vi tudo continuar
Menos a vontade de sorrir,
Engasgado é quem não diz o que sente
E quando a água já quer te afogar
O jeito mesmo é fugir.
Como gosto de "espalhar amizade",
vou ensinar uma pequena receita de felicidade...
E disso, todos tem necessidade...
PEQUENA RECEITA DA FELICIDADE
Marcial Salaverry
Para conhecer a felicidade,
temos a necessidade
de bem entender
que para ela obter,
é preciso saber
que a melhor arma,
aquela que desarma
o mau humor,
é um sorriso dado com amor...
Com amor pela vida,
vivendo-a como deve ser vivida...
Tendo nos lábios, um sorriso,
bom humor e pouco siso...
Tendo no coração, muito amor,
e assim, a vida terá mais cor,
dand a ela mais valor,
vivendo-a com amor e calor...
Marcial Salaverry
Porque estar dentro dos padrões da sociedade é tão importante?
Talvez as criticas de como nos arrumamo começa dentro de casa,com os pais dizendo:
"Vai sair com o cabelo bagunçado,que feiura"
"Vai com essa roupa para o colégio? Ninguém vai falar com você"
"Você tá feia,troca de roupa"
"Que batom feio,vá tirar"
etc
etc
etc...
Até quando aguentamos?Porque aguentamos?
Isso tudo machuca,não é sempre que você esta forte.Não é sempre que você vai colocar na sua cabeça;não chore.
O mundo te machuca aos poucos,e eles só percebem isso depois que você está morta,depois que saberão que você não vai ocupar a carteira na sala de aula,depois que você não estivei sozinha em um canto como você fazia antes,depois que você não estivei com a cabeça baixa ao ouvir um comentário ruim sobre você,no final de tudo,você realmente não estará em lugar algum.
Ou você estará em um lugar melhor,ou pior.Nunca se sabe,alguém nunca se matou e voltou do lugar para o qual foi depois de ter cometido suicídio.
Quando a gente é pequeno,a gente não que que os pais se preocupem conosco,queremos nos virar sozinho.Depois de grande,tudo fica diferente.A gente tenta chamar a tenção dos nossos pais,pedindo ajuda,só que dessa vez,pedimos ajuda em silêncio e não fazendo birra como já fizemos antes para chamar a atenção deles.A gente quer que eles percebam que não estamos bem,que a dor que sentimos,não tem mais ninguém que pode tira-lá a não ser eles.Mas dessa vez,não é um machucado que se cura com um beijinho e um band aid,é um buraco,um enorme buraco de solidão e tristeza que se formou com o tempo e talvez a única solução seja não estar mas aqui nesse mundo sujo,cheio de preconceitos e críticas que nos deixam sempre triste,sempre pra baixo e sempre com o a cabeça a mil.
Os pulsos já não sangram mais,talvez não seja a solução.
Na verdade,nunca vai existir uma solução correta...
Tenho certeza que depois que você se matar,pessoas ainda vão dizer:
"Ah,só quis chamar a atenção"
"Ela é louca"
"Como ela teve coragem?"
"Retardada"
As pessoas nunca irão entender o seu pedido de ajuda durante tanto tempo.
JESUS
Jamais haverá outro como vós.
Esperança dos angustiados.
Símbolo da verdade e do amor.
Unigênito filho de DEUS.
Sempre será o grande salvador.
Justiça, caminho e verdade.
Estão ligados a vós.
Simplicidade e ternura.
Único salvador do mundo.
Salvação de todos nós.
Justo pastor de ovelhas.
Espressão viva da bondade.
Sermão de vida e sabedoria.
Ungido filho de DEUS.
Sorriso doce de amor e felicidade.
Justo mais perseguido.
Exemplo de amor e de verdade.
Servo fiel e bondoso.
Único rei misericordioso.
Salvação da humanidade
Deus ouve o teu silêncio
Olha como são as coisas!
Sabemos que nossa grandeza não vem quando as coisa estão a nosso favor.
Mas que ela vem quando somos testados.
Às vezes se faz necessário tomar alguns golpes…
ou sofrer algumas decepções.
Ou até mesmo encarar…
e enfrentar a tristeza.
Muitas vezes se faz necessário estarmos no mais profundo do vale.
Para saber o quanto foi magnífico lutar para atingir o topo da montanha.
Os obstáculos?
Por que não agradecer por todos eles?
Pois se os encontramos em nossos caminhos…
é porque Deus os colocou.
E Ele está, desta maneira,
testando o nosso nível de capacidade.
E saiba!
Nós temos e devemos entender.
Que são as dificuldades que nos edificam.
E as lições que realizamos com sucesso…
é que nos fazem crescer.
Às vezes nos frustramos e bloqueamos os nossos sonhos.
Às vezes temos medo…
quando, na verdade,
Nós deveríamos aumentar a nossa fé.
Às vezes somos alvo!
E algumas pessoas podem até nos chamarem de amadores.
Sim!
Mas não devemos nos abater por isso… jamais.
Pois eles não sabem que os amadores…
construíram a Arca de Noé.
E os profissionais…
construíram o Titanic
e se afogaram em seus egos.
Às vezes, por ingratidão, muitos só agradecem a Deus pelos momentos felizes.
Quando, na verdade,
São nos dias mais tristes
que Ele nos dá forças…
para alcançar a alegria.
Portanto,
Quando tiver algo para dizer,
Não se precipite com as palavras.
Apenas... silencie-se.
Pois, no teu silêncio,
Deus já está ouvindo a voz do teu coração.
MILONGA NOITE
Noite longa, de milonga trava
como bomba, recorda as ondas
... Cai as pálpebras e as palavras
de vida cingidas e difusas datas.
A voz, inebria no marrom do tempo
silabas voam sob tons dos sentimentos
a cada passo, uma passada dobradas
dúvidas voadas, sob o véu do pensamento
verdades em ventos, dissipadas sob nada.
Noite longa, em seus urros brada
e me ronda em suas, extensa onda
em sonho bons, sopapos me acorda
em tons carmins, pesadelos ansiava.
Antonio Montes
Assim como sobra tinta no chão usada pelo autor de uma obra, a existência do mal é somente o resquício da Obra Prima do Criador.
É necessário dizer que Ele descansou sua Obra (moldurou e colocou em exposição) no sétimo dia. Pena que muitos de nós saímos da obra para´ser borrados (impurificados) pelos "resquícios" que jazem no "chão.
RELEMBRANDO O ROMANTISMO DO AMOR
Marcial Salaverry
Nada nos custa relembrar,
como era romantico amar...
Doce amor romanticamente vivido...
Doce martírio é o amor,
que até faz sofrer,
mas também faz suspirar...
Por vezes, chega a causar dor,
mas também faz sonhar com seu calor...
E como é bom sonhar...
Feliz de quem sabe amar...
Amar não é o TER, o simples desejar...
É o espírito romantico resgatar,
é sentir o coração mais forte pulsar...
Amar é romanticamente sentir
a presença do amor que está por vir...
E assim, romanticamente sentir a alma reviver,
e o corpo todo vibrar, quando estamos a ver
a pessoa amada chegando,
e nosso amnor despertando...
Amor é um sentimento nobre,
e quem não o sente, tem a alma pobre.
Quem não ama, tem frio o coração,
sua vida não tem emoção...
Falta-lhe o romantismo na alma...
Só vive pela razão, sem o amor que acalma...
Não consegue sentir a quente sensação
de um apaixonado coração...
Aquele suave toque de mão na mão...
Aquele beijo quente...
Aquela coisa demente,
que é a explosão do amor...
Para sentir vida interior,
é preciso resgatar o amor,
reviver o romantismo na alma...
Dia do Índio
Quem dera o Brasil fosse somente terra dos Índios, como os de 500 anos atrás, seriam mais dignos que os nossos políticos, corruptos e inescrupulosos.
Já fomos tão explorados pelos colonizadores, que isso ficou natural, esta na nossa cultura aceitar passivo toda essa podridão.
Pela "democracia" o povo é massacrado, absorve e ainda é feliz.
Somos uma nação maravilhosa, acolhedora, alegre e trabalhadora, nosso país é belíssimo e poderoso. Mas precisamos reagir!! Exigir a moralidade política!
Creptocratas devolvam o país para o povo. Vocês são uma vergonha não nos representam.
Desculpa índios brasileiros pelo que se transformou nossa nação.
Tão grande Amor,
Tão grande emoção,
O seu Amor irradiou meu coração.
Diga-me como não te amar?
Como não te entregar minha vida?
Eu só sei te Amar,
Mesmo com minhas fragilidades e imperfeições
Mesmo com meu jeito simples e ingrato,
A cada dia mais desejo te Amar, sempre Amar,
Mesmo sem muito saber, ensina-me a Amar,
Porque fui criada para ti
Nasci por teu Amor
E por esse Amor minha vida toda Doar.
Não importa o que dizem ou o que vão dizer,
Só importa o teu Amor e o meu Amor por ti,
Só importa que quero te seguir
Só importa que minha vida quero de dar
Só importa que Eu sou Tua e
Só para ti quero ser Senhor...
"" Minha flecha queria teu alvo,.mas antes
sorver-te devagar, como manjar dos deuses
tuas entranhas beijar e tanto que o tempo fosse até esquecido
por ser repleto no coração
te fiz sereia a encantar
a alma que aprisionada, pedia libertação
foste desejo
imensuráveis loucuras
intermináveis pensamentos
até a crueldade da vida impor limites
não nos tornamos areia e mar
percorremos o difícil caminho
mas sem carinho, não nos achamos como queríamos
fomos desejos contidos em corpos que ardiam
necessitados de se tornarem um...
no ponto onde a vida costuma mandar
nos tornamos escravos
da maldita solidão...
A mente vulgar, como no mito da caverna, ainda é atraída e alimentada pela imagem. Percebem bem isso aqueles que escrevem. Basta uma bela figura e logo haverá milhões de moscas em volta, admirando, embriagadas com múltiplos símbolos e interpretações.
Já os textos bem elaborados com lucidez e domínio textual e temático não são lidos por mais de meia dúzia de pessoas. Quais são os temas em voga hoje na internet, no mundo virtual?
O mundo vive uma abismal crise de consciência e alienação vaidosa, todos querem ser vistos, fotografados e aplaudidos, não raro por compartilhar ideias ou fotos dos seus vizinhos virtuais.
Bálsamo
O mar, mistério a explorar,
Acaricia ondas que cabelos não têm,
Como o corpo nu a encantar
Afogando desejos no suave vai e vem.
Bronze em reflexo solar
Na profundidade de tudo há sonhos,
É mágico nestas águas nadar
Bálsamo salgado onde me recomponho.
Este mar de esperança e fé
Onde o fim é impossível ver sequer
Balança na alma
Um corpo lindo de mulher
BEIJO AUGUSTO
Como eu aguento?
Essa pergunta me vem, às vezes…
fica incerto tempo
e desaparece.
Voltará?
Perguntas e vontades voltarão?
Ou viraram altocúmulos?
Estratos? Cirros talvez…
Quero nimbos,
seguidos de relâmpagos e chuva forte!
Não saber é o que não aguento.
É isso que eu não aguento: não saber!
O que, como, para onde…
qual é o rumo mesmo?
Nau sem norte… já disse isso?
Pois repito.
Gosto de repetir algumas coisas
para me convencer da resposta, essa que não sei
resposta errada
resposta certa
como qualquer resposta sempre foi: certa E errada
nunca uma única coisa
pois verdade é isso mesmo: quimera
pantera, fera, véspera do escarro
mas nunca companheira inseparável.
A verdade é qualquer coisa menos a realidade
é equação algébrica:
X – REALIDADE = VERDADE
Se a realidade for maior que qualquer coisa,
a verdade terá um formidável enterro
E é assim que eu aguento, sem aguentar de saudades
daquilo que eu sei que existe, mas não vejo
da verdade, às vezes, positiva
daquilo que me revelou,
nada mais revelando, além do beijo
do augusto anjo.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp