Textos sobre como Curtir a Vida

Cerca de 104680 frases e pensamentos: Textos sobre como Curtir a Vida

A gente conversa, mas nada é como antes. O tempo roubou a beleza do que sentíamos, não dá pra entender o que ficou, algo forte ainda une nós dois, mas tudo é diferente agora. O medo de um futuro onde estaremos com outras pessoas, de nos perder pelo caminho e nos reencontrarmos depois e perceber que ainda gostamos um do outro, o sentimento de ter jogado uma vida fora, sem ter quem se ama perto.
Isso me assombra todos os dias, o medo de nunca poder superar você.

Inserida por teodoriando

"Como podeis vós comprar ou vender o céu, o calor, a terra? A Idéia nos parece estranha.
Se nós possuímos a frescura do ar e os espelhamentos da água, de que maneira poderá V. Excia. comprá-los?
Cada pedaço desta terra é sagrado para meu povo. Cada espinho luminoso do pinheiro, cada rio areento, cada bruma nos bosques, cada clareira, cada zoeira de insetos é sagrado na lembrança e na vivência de meu povo. A seiva que corre nas árvores lembra meu povo.
Os mortos dos homens brancos esquecem onde nasceram, já que vão passear dentre as estrelas.
Nossos mortos jamais esquecem esta terra magnífica, pois, ela é a mãe do homem vermelho. Nós somos uma parte da terra e ela faz parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia, são nossos irmãos. As cristas rochosas, os aromas das pradarias, o calor de nossos cavalos e o homem – todos são da mesma família.
Assim, o Grande Chefe de Washington, mandando dizer que quer comprar nossa terra, ele está pedindo demais a nós. Manda o Grande Chefe dizer que nos reservará lugares onde poderemos viver, confortavelmente entre nós. Ele será nosso pai e, nós, seus filhos. Pensaremos, portanto, na vossa oferta de comprar nossa terra. Mas, não será fácil. Pois, esta terra, para nós, é sagrada.
A água cintilante que corre nos riachos e rios não é só água, mas também, o sangue de nossos ancestrais. Se nós vendermos a terra, vós direis a seus filhos que ela é sagrada e que, cada reflexo das águas claras dos lagos fala dos fatos e das lembranças dentro da vida de meu povo. O murmúrio da água é a voz do pai do meu pai.
Os rios são nossos irmãos. Eles saciam nossa sede. Os rios levam nossas canoas e nutrem nossos filhos. Se nós vendermos nossa terra, vós deveis vos lembrar e ensinar a seus filhos que os rios são nossos irmãos e os vossos, e vós deveis doravante dar aos rios a ternura que mostrais para um irmão.
Sabemos que o homem branco não entende de nossos costumes. Um pedaço de terra parece, a ele, o pedaço da terra vizinho, pois é um estranho que chega, às escuras, e se apossa da terra de que tem necessidade.
A terra não é sua irmã, mas sua inimiga, e uma vez conquistada, o homem branco vai mais longe. Ele abandona o jazigo de seus avós e isso não o aborrece. Ele tira a terra de seus filhos, e isso não o aborrece. O túmulo de seus avós e o patrimônio de seus filhos caem no esquecimento. Ele trata sua mãe, a terra, e seu irmão, o céu, como mercadorias de comprar, a pilhar, a vender como carneiros ou pérolas brilhantes. Seu apetite arrasará a terra e não deixará nela mais que um deserto.
Não sei, nossos costumes são diferentes dos vossos. As imagens de vossas cidades faz mal aos olhos do homem vermelho. Mas, talvez isso pode ser porque o homem vermelho é um selvagem e não entende.
Não há mais lugar calmo nas cidades do homem branco. Não há lugar para ouvir as folhas caindo na primavera, ou para ouvir a zoeira das asas de um inseto. Mas, talvez, isso pode ser porque sou um selvagem e não compreendo. A barulheira parece estourar os ouvidos. E que interesse tem-se em viver se o homem não pode ouvir o grito solitário do corvo noturno ou o coaxar das rãs ao redor de um acude, à noite? Eu sou vermelho, e não entendo. O Índio prefere o doce barulho do vento, lançando-se como uma flecha sobre o espelho de um lago, e o aroma do vento, dele mesmo, molhado pela chuva do dia, ou perfumado pelo pinheiro mando.
O ar é precioso ao homem vermelho, pois todas as coisas participam do mesmo sopro – o animal, a árvore, o homem, eles dividem, todos, o mesmo sopro. O homem branco parece não lembrar do ar que respira. Mas se nós vendermos nossa terra, vós deveis vos lembrar que o ar nos é precioso e que o ar dá seu espírito a todos que ele faz viver. O vento, que deu a nosso avô o primeiro fôlego, recebeu, também, seu último suspiro. E se nós vendermos nossa terra, vós deveis separá-la e a ter como sagrada, como um lugar onde até mesmo o homem branco poderá sentir o vento, adoçado pelas flores dos pinheiros.
Nós pensaremos, portanto, na vossa oferta de comprar nossas terras. Mas, se decidirmos aceitá-la, eu porei uma condição: o homem branco deve tratar os animais selvagens como irmãos.
Eu sou um selvagem e não conheço outra maneira de viver. Vi mais de mil bisontes apodrecendo nos campos, abandonados pelo homem branco, que os abateu de um trem que passava. Eu sou um selvagem que não compreende como o "cavalo de ferro", largando fumaça, pode ser mais importante que o bisonte que nós matamos só para viver.
O que é o homem sem os animais? Se todos os animais desaparecerem, o homem morrerá dentro de uma grande solidão. Assim, o que aconteceu com os animais, acontecerá, brevemente aos homens. Todas as coisas dependem uma das outras.
Vós deveis ensinar a seus filhos que o chão que eles pisam é feito das cinzas de nossos avós. Dizei a vossos filhos, para que eles respeitem a terra, que ela foi enriquecida pelas vidas de nossa raça. Ensinai a vossos filhos aquilo que ensinamos aos nossos: que a terra é nossa mãe. Tudo que acontecer a à terra, acontecerá aos filhos da terra. Se os homens cospem no chão eles cospem sobre eles mesmos. Ao menos, sabemos isto: a terra não é do homem; o homem pertence à terra. Isto, nós sabemos. Todas as coisas são como o sangue que une a mesma família. Todas as coisas são dependentes. Tudo aquilo que acontece à terra, acontece ao filho da terra. Não foi o homem que teceu a teia de sua vida; ele não passa de um fio dessa teia. Tudo o que ele fizer para essa teia, ele o faz para si mesmo.
Mesmo o homem branco, com quem Deus passeia e conversa como dois amigos em comuns, não pode fugir do destino comum. Depois de tudo, nós, talvez, sejamos irmãos. Veremos. Há uma coisa que sabemos, e que o homem branco descobrirá, talvez um dia: é que nosso Deus é o mesmo Deus. Podeis pensar, agora, em possuir a nossa terra como quereis; mas vós não podereis. É o Deus do homem, e sua piedade é igual para o homem vermelho e branco.
Esta terra lhe é preciosa, e danificá-la é acumular de desprezo seu Criador. Os brancos também desaparecerão; talvez mais cedo que todas as outras tribos. Contaminai vosso leito, e vós sereis sufocados, numa noite, nos vossos próprios detritos.
Morrendo, vós tereis um brilho esplendoroso, ardente, com a força do Deus que vos trouxe até esta terra e que, em virtude de qualquer propósito determinado, voz fez dominar esta terra e o homem vermelho. Esse destino é um mistério para nós, pois não entendemos porque os bisontes são massacrados, os cavalos selvagens são domados, os refúgios das florestas impregnam-se da fumaça de muitos homens, e a vista das colinas floridas manchadas pelos fios que por elas passam.
Onde estão as noites? Desaparecidas. Onde a águia? Desaparecida. O fim da vida é o início da sobrevivência."

(Tradução de Júlio Geraldo Andrade Arantes)

[Carta do Cacique Seatle ao presidente dos Estados Unidos, Franklin Pierce – 1854]

Inserida por SamaraSantanaCamara

Eu não espero que me julguem como correta pelos meus atos, porém não dou um passo sem antes me certificar das consequências, afinal elas existem e estão ai, para todos. E as consequências vem para si próprio, por isso não costumo agir inconsequentemente, porque eu sei que o retorno vem e vem na mesma intensidade de tudo que eu emitir. Não tenho arrependimentos, estou nesse mundo pra errar e meus erros vem pra que eu possa amadurecer como pessoa. Agora não posso negar a minha decepção com as hipocrisias alheias, pessoas que já fizeram tanto, com tantas, quererem me julgar como errada em uma situação que eu já passei e agir como uma pessoa madura que não vê as pessoas como propriedade. Pessoas tem sentimentos, eu tenho, você tem... e o problema é que muitas das vezes não sabemos valorizar o que temos quando possuímos e quando perdemos achamos que nos foi tirado? Não, não foi uma boneca que você teve quando criancinha que tinha muito apego e após ter deixado de canto sua mãe pegou e deu pra sua coleguinha, e quando você viu na mão dela você se deu conta que gostava demais daquela boneca e quis de volta. “Repito, não é essa a situação”. Somos pessoas, e a “boneca” é uma pessoa que também tem sentimentos e pode ser que ela já não queira mais ser sua “propriedade”, pode ter cansado das suas brincadeiras e da sua “perda de tempo”. Voltando a parti do julgar, gente pelo amor de Deus... “Aqui se planta, aqui se colhe” o que você fez pra merecer isso? Será que algum dia não fez alguém sofrer da mesma forma esta sofrendo? O nome disso é consequências dos nossos atos e chegou a hora que você arcar com os seus. Não quero ser melhor que ninguém, mas aposto que se você botar a cabeça no travesseiro e não olhar só pro seu umbigo verá que não tem moral pra cobranças, muito pouco julgamentos. Você já errou! De certa forma estou apontando seu erro “não sou ninguém pra fazer isso”, mas é necessário. Enfim, não use as consequências da vida como uma capa de proteção para se sentir menos pior por estar recebendo, o que você mesmo emitiu.
Assuma seus atos, assim como eu faço com os meus. Isso é maturidade!

Inserida por papys19

Tens


Tens o sabor,
A essência do amor que me embriaga
Tens como uma linda canção,
A voz que me acalma
Tens o calor
Tens a pureza da flor
Tens a paixão
Tens meu amor

Tens o sorriso mais lindo
Tens o olhar mais belo e límpido
Tens a paz que quero e preciso
Tens tudo,
Tenho tudo,
Tenho você

Inserida por JessicaGoncalves1

Parabéns, mãe, pelo seu dia, que Deus te abençoe muito!
Tenho muito orgulho de você, não só como mãe, mas também como ser humano, és um exemplo para todos nós.
Tenho muitas saudades e obrigado por tudo, sou grato eternamente e sempre irei te honrar!
Feliz aniversário! Te amo! Beijos!

Inserida por PensamentosdoDia

TEMPO

A CHUVA COMO AS LÁGRIMAS, PODEM TRAZER MÁGOAS
O VENTO COMO O SUSPIRO, PODEM PREVER DECEPÇÕES
O GRANIZO COMO AS PALAVRAS, PODEM MACHUCAR ALMAS
A NEVE COMO A FRIEZA, PODEM MACHUCAR CORAÇÕES

SOFREMOS DE TEMPOS EM TEMPOS
CHORAMOS POR UM INVERNO SEM FIM
MAIS NA MANHÃ AO ABRIR A PORTA

O SOL COMO O SORRISO, PODEM TRAZER A FELICIDADE PRA MIM

Por Carlos Santos Guimarães

Inserida por CarlosSantos41

Existe em nós , entre o que conhecemos e o que não conhecemos, um espaço como um lar particular. Lá é onde guardamos nossos desejos mais íntimos, nossos sonhos. Lá é um lugar sem começo , nem fim, onde não sabemos tudo que acontece , porque se soubéssemos não seria tão especial, seria do tamanho daquilo que ainda somos e nós não somos só o que vemos , somos o que sentimos e somos o que ainda não conhecemos. Lá é onde fica nosso coração e nossas verdades. Não deixemos este lugar de encanto ser esquecido, não deixemos que o medo nos impeça de sonhar, de acreditar que apesar de alguns espinhos todos fomos feitos para ser feliz . Só podemos ajudar aos outros se doarmos este sonho, se doarmos um pouco de nós a quem encontramos. Todos os dias antes de adormecer, procure entrar neste seu lugar, nesse que você sonhava quando era criança, nesse onde você guardou a emoção do seu primeiro beijo, nesse lugar onde fica quem você ama. Onde fica os que se foram, os que estão e os que você gostaria que estivesse. Busque dentro de você seus sonhos , seu sossego, seu encanto. Busque, e aos poucos, com calma, encante sua alma e siga nos passos da luz e do bem.

_____ Lene Dantas.

Inserida por LeneDantas

Sim, foi como um pacto.
Pertencemos um ao outro e ao mesmo tempo que
eramos um, eramos dois. Não havia erros, tudo combinado .
Eu o amaria e você a mim. Sim poderia . Mas não, não é assim. Somos seres perdidos em intervalos, como quem espera o abrir das rosas nos jardins. Somos bichos da noite , vivemos um mistério mudo. Um silêncio, um silêncio.
Um silêncio sem trapaças, quando só as estrelas brilham no céu e os meus sonhos tão reais o encontram. Venha, deite-se ao meu lado , sonhe acordado e verá como é lindo o amanhecer quando deixamos o silêncio falar por nós. Quando deixamos a própria brisa sussurrar nossos planos. Estamos em um intervalo agora, mas agora eu te escuto ainda mais. É um pacto sim, entre tu e eu. Somos um , sendo dois. E sendo dois nos entendemos como um. As estrelas nos encantam , o mistério nos enlouquece e o silêncio é a voz de Deus que nos perdoa, para que possamos perdoar um ao outro. Amo-te !

____ Lene Dantas.

Inserida por LeneDantas

Afaste-se

Então parei e fiquei te observando de longe. Tudo o que pude pensar era em como teu sorriso é lindo, em como eu queria ser motivo dele todos os dias, todas as horas. Esse pensamento egoísta me fez abrir os olhos e acordar, você não estava ali, você nunca vai estar você já é de alguém, isso meu egoísmo não seria capaz de tirar...
Mesmo sofrendo, entendo, compreendo... Eu não seria capaz de te privar da felicidade, mesmo que isso cause a minha dor.
Meu coração grita: Afaste-se!
E eu tento como eu tento; mas você, você me procura, você se preocupa e tudo que eu penso em fazer é algo ruim pra incitar você a me esquecer.
Procuro outros olhos ao longo da rua, desesperadamente quero encontrar alguém que te ofusque. Porque você já tem alguém e afastar-me é o melhor que eu possa fazer.

Inserida por letsti

Como é estar feliz,
fazer como diz o protocolo social
ou seguir seu interior sentimental
é estar de acordo com as regras,
impostas nas cabeças das pessoas
ou seus princípios e vontades prevalecerão.
Como é estar feliz...
ser forçadamente alegre e sorridente
ou aflorar seu emocional.
Como é estar feliz,,
eu ou as pessoas devem saber,
como me sinto e o que sinto.

Inserida por Altairtico

Ela afrouxou o nó.
Desatou as lembranças e como uma brisa elas se foram. Vestiu seu casaco, envolveu o cachecol e assumiu quem realmente é. Assumiu os motivos dos seus sorrisos, os motivos dos seus sonhos, o motivo que há traz até aqui. Assumiu que o que realmente é importante e saiu. Vencer nem lhe é tão importante, prefere apenas ser feliz. Casar não é mais tão primordial, pois prefere amar. Status não lhe encanta mais, pois prefere ser feliz em silêncio. Ela assumiu seu passado, abraçou o presente e começou a construir o seu futuro. Cansaço não é apenas de sono, mas de dor nas pernas, nos ombros, no coração de um dia de trabalho. Tempo é o que precisa acrescentar na agenda corrida de uma mulher dona do seu próprio dia. Sorrisos é o que ela mais ganha quando a veem chegar, pois chega por completo sem nenhum pedaço esparramado no passado. Sim ela saiu, mas nunca mais voltou. Ela foi por um caminho sem retorno, por uma via de sentido único, de uma única placa com o seguinte dizer: "vá em frente". Deixou pelo caminho apenas o cheiro de mulher, fragrância de um sonho, sensação de um desejo. Deixou pelo caminho olhares a acompanhá-la, sorrisos a admirá-la, lembranças para fantasiar. Ela vai em frente até que um sorriso a faça parar, para que ela possa atar um novo nó e não deixar que a brisa leve o presente, pois de passado ela não viverá novamente. O que ela quer é alguém presente e que de mãos dadas siga em frente e ao seu lado enfrente os medos que sozinha ela não soube enfrentar.

Inserida por iiiiiii

Se você pudesse sentir o que se passa aqui...
Ainda sinto como se tivesse borboletas em meu estomago, ainda vejo flores pela cidade, ainda acredito na humanidade, ainda acredito em nós.
E querido, é tão bom...
É mágico...
Ainda bem que Deus existe, porque se não existisse, eu inventaria algo que pudesse cuidar de você.
E o amor existe sim, mas não me peça para explicar, eu apenas sinto...
E querido, você é livre, livre pra ficar...
Fique comigo.

Inserida por Fernandadeabreuramos

“PALAVRAS SÁBIAS”
“Aprenda como se você fosse viver para sempre”...
“Viva como se você fosse morrer amanhã”...
“Que a sua noite seja doce e embale seus sonhos mais puros”...
“O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo”.
“Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior”...
“Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida”...
“A ALMA ENVELHECE SE VOCÊ PERMITIR”

Inserida por PensamentosdoDia

Brindamos

Brindamos este momento
Deixemos livres os sentimentos
Vivamos cada instante
Como eternos amantes.

Deixe que nossas emoções
Transformem em canções
E que tudo fique lá fora
O importante é o agora.

Sinta-se livre dos medos
Libere todas as fantasias
Que guardas em segredos.

Façamos do amor uma poesia
Para que no tempo não leve
Esta história vivida neste dia.

Inserida por ataidelemos

Pesadelo...
Como um filho da solidão,
perambula pelas noites
a procura de paz.
Busca asas no inusitado
para voar mais alto
e gritar a sua ira,
até aliviar sua dor.
Luta com seus inimigos,
em batalhas intermináveis
e quando a noite termina,
volta do pesadelo,
como um anjo atormentado
que perdido em pensamentos,
acredita ter pecado.
by/erotildes vittoria

Inserida por erotildesvittoria

Pois é, agora, como funcionária pública municipal, considerada como pessoa com "necessidade educacional especial" pelos professores/as (mesmo tendo estudado 8 anos em escola particular em Santa Catarina sem reprovar nenhuma série) acha que vou conseguir ou dá pra dar um "jeitinho"?
O melhor "jeitinho" que dei na minha vida foi ter vindo pra um lugar diferente, consultado um neurologista que me deu um laudo com CID e, por esse "código" prestei concurso público e passei na reserva de vagas para deficiente. Bulling é nome bonitinho para discriminação, tanto por parte de alunos como por parte de professores, é comum a "integração" ser chamada de "inclusão" quando o rótulo do "problema ambulante" parece continuar estar estampado na testa da pessoa com deficiência pelas pessoas que se dizem "normais".

Inserida por AngelaDoris


Há quem se encante com as palavras dos escritores, e mergulhem em sonhos românticos de como seria interessante e uma intensa aventura, poder namorar ou viver ao lado destas figuras. A grande verdade, e que seja dita e devidamente enfatizada, é que você nunca deveria querer namorar um escritor.

Inserida por usernamegui

E o Vazio aperta, pergunto-me porque este vazio me corrói tanto... Como se fosse preenchido por Ácido Sulfúrico me consumindo de dentro pra fora.
A vida passa diante dos meus olhos e eu não consigo toca-la porque o véu da ilusão me deixe sem direção, vagando... Procurando um sentido.
Iludido pelo que nunca ouvi, nem mesmo senti, como pode eu lamentar tanto assim?!
Enxergar além do limite e perceber que foi um erro, mas quem sabe... Um erro necessário.
Descobrir que o mais difícil é vagar-se no teu próprio Eu, labirinto que emana Luz Luciférica e libertadora real do verdadeiro sentido, a Evolução!

Inserida por RodrigoDecimo

É como se todo o meu amor se transportasse para um ser minúsculo que ainda nem sei o nome .
Este ser que já mudou minha vida , e foi assim de um dia para o outro , foi como uma notícia vinda inesperadamente , por um momento fiquei triste e em outro já me imaginava com barriga grande , com você mexendo de um lado para outro ou com um choramingo de quando você chegar e ficar para sempre comigo , me tornando assim a pessoa mais completa deste mundo .
Te amo meu filho(a).

Inserida por SARAHSOLIVER

Ele veio como um flash naquelas fotografias espontâneas. Você nem percebe que estava sorrindo, porque ele te cegou. E depois, quando volta a enxergar tudo normalmente, pensa que deveria ter sorrido mais bonito, ou então se escondido. Acho que deveria ter me escondido dele. Porque eu nunca conseguiria sorrir de forma que o fizesse vir atrás de mim implorando um abraço, um beijo, ou amor. Ele não fez nada além de me encontrar e me deixar perder em mim mesma. Sequer soube me explicar o que ele é, e não me deu tempo para desvendá-lo. Ou deu tempo demais. Eu enlouqueci. Fiquei entre a linha tênue de ser o melhor e o pior para ele. Mas talvez nossas exatidões não dão certo. Talvez somos uma anomalia da física porque nossos opostos não se atraem. E eu não sei ser o positivo para combinar com o positivo dele. Não sei me concentrar em qualquer outra coisa que não sejam seus sinais nas costas sendo percorridos por outros dedos, se não os meus. Porque deveria ser eu o esperando deitada na cama depois de um dia cansativo, ou puxando seu cabelo em um daqueles momentos que tiram o fôlego. Não posso com isso. Não há como se acalmar e esperar que em algum momento eu o encontre na rua e ele encare meus olhos dizendo que ainda lembra de mim. Desafiaria meus limites tentar ser paciente, enquanto não aguento um dia sem notícias dos olhos tão escuros quanto a noite. E eu continuo aqui me auto torturando, imaginando quais coxas ele está confundindo com as minhas, porque além de saber que ele é um grande canalha, também sei que ele encontra resquícios meus em qualquer lugar que seus olhos focam. É a unica coisa que me reconforta. Que não sou a única que é torturada pela pessoa que se encontra do outro lado da linha. Eu esperava que ele me salvasse do que eu sou. Mas talvez ele que precisa ser salvo, e espere que eu faça isso.

E eu salvaria. Com uma, duas, ou três palavras. Com apenas um ato. E um pouco sem fôlego.

Inserida por laisheidemann