Textos sobre as Pessoas

Cerca de 19156 textos sobre as Pessoas

Tudo o que passou faz parte de tudo o que já fiz.
se um todos pudesse contar sua historia Homens mulheres em cada pedaço desse mundo.
Existem historias Românticas drama comédia e no final todo que passaram por nos em amigos, romance, Decepções são frutos de nossa vida.
Todos tem o direito de errar afinal não somos perfeitos
pessoas que julgam ha traves da capa hoje com o mundo
repleto de redes sociais somos um livro aberto para todos
Agora diga quem nunca errou em sua vida somos capazes de xingar maltratar.
erros que um dia quando menos espera você ver que estava errado.
mas na realidade o que falta entre mulheres e homens são a compreensão saber dividir fantasia com a realidade.
julgar decidir o que fulano fez como que ele comprou ou o que já tem.
não faz parte da gente.
somos capazes de falar porque fulano comprou e eu não!!
mais não analisamos que aquele fulano acordou cedo ou economizou então as vezes o luxo e muito mais importante que conquistar seus sonhos..
não somos o único mais se pararmos e analisar as vezes fazemos tudo errado sera um erro que todos cometem ou sera a falta de educação e cultura..sera devemos quebrar a cara para um dia achar que nos estávamos errado?????

Inserida por maiconmello55

Pessoa e pessoas

Infelizmente as pessoas não veem verdadeiramente as pessoas.
não as compreendem
não as perdoam
não as amam
Tantas pessoas precisando de pessoas
Mas seguem as pessoas
que julgam pessoas
e também passam a julgar
sem nem ao menos perceber
que pessoa ela é para julgar
a pessoa que esta lá.

12/12/13

Inserida por EnideSantos

Algumas vezes é preciso o olho no olho antes de dizer : - Saia da minha vida. Tudo oque fica mal resolvido não tem chance alguma de dar certo, de trazer paz e felicidade interior. Temos apenas uma única chance de sermos verdadeiramente realizados no aqui e no agora . Tudo oque fez o seu coração pulsar e seu sorriso aparecer não merece simplesmente ser apagado de sua história , como um livro bom esquecido no armário. Pelo contrário se o seu coração vibrou e sua alma se alegrou você tem o direito de tentar de novo. As palavras são muito vagas, se perdem no tempo, se vão com o vento ou interpretadas de forma muito errada . Se as lembranças são boas por quê não revivê-las ? No auge da raiva, do desespero pensamos ou falamos coisas que talvez não seja verdade , que não seja a nossa real vontade. Tão simples seria termos a coragem de dizer : - Eu não te esqueci e sempre estive aqui . Uma das partes terá que ceder....então por quê não as duas ?
Algumas pessoas são como lápis ...colorem a nossa vida, alguns tons não combinam, outros se encaixam perfeitamente e alguns são as cores fundamentais para tirar nossa vida do preto e branco. Há quem goste das cores frias e os que não vivem sem as cores vivas. 

Inserida por grazidias

Oração de Agradecimento pelo ano 2013

Eu agradeço, Senhor Deus, por me permitir viver neste ano 2013.
Tantas pessoas perderam a vida no decorrer do ano.
Até parece que os homens vivem numa batalha que não teve e não terá fim.
Proteja as pessoas de bem, Senhor, e ilumine o caminho de todos aqueles que O tem em seu coração.

Amém.

Inserida por joseguimaraes

Pessoas inteligentes são simplesmente atraentes e apaixonantes. Olhe por todos os ângulos e tire conclusões, não precipitadas por favor.
Pessoas inteligentes são atraentes de pensamentos, são atraentes de reflexões...
Pensando pelo lado carnal, pessoas inteligentes são atraentes, atraentes por entender você, atraentes por mostrar a parte nao perecível do ser humano...
Resta você me perguntar o motivo de serem atraentes, como tudo que eu vos falarei, isso é para mim, não existe fórmula, não sou guru.
Para mim são pois simplesmente são.
Se você é uma pessoa totalmente ignorante, além de parar de ler esse texto agora, também irá achar que estarei me vangloriando, é óbvio que não se sentirá atraído por uma pessoa com o QI espacialmente maior que o seu, pois além de fazer mal a esta pessoa, regredindo-lhe psicologicamente, também irá viver num mundo onde não te pertence... Então se você não concorda comigo, sobre pessoas inteligentes, provavelmente você não é uma

Inserida por kevinmartins6

PARA VIVER,PRECISAMOS DE PESSOAS
NÃO VIVEMOS SOZINHOS.
PESSOAS ESTÃO EM TODOS OS MOMENTOS DA NOSSA VIDA.
POIS QUANDO UMA PESSOA CAIR,SE VOCÊ NÃO AJUDA-LA, OUTRA PESSOA AJUDA.
AFINAL SOMOS SERES IRRACIONAIS,QUEROS TUDO PARA SÍ MESMO.
PESSOAS....
PESSOAS FELIZES
PESSOAS TRISTES
PESSOAS COM DETERMINAÇÃO
PESSOAS DESANIMADAS
PESSOAS QUE PODEM SER AJUDADAS POR OUTRAS PESSOAS
NÃO PODEMOS SER AJUDADOS POR ANIMAIS OU PELA NATUREZA
FOMOS CRIADOS PARA AJUDAR-MOS UNS AOS OUTROS
AFINAL SOMOS SERES HUMANOS
SOMOS FALHOS
SOMOS PESSOAS.

Inserida por reichertOPensador

Grande parte das coisas importantes neste mundo, foram realizadas por pessoas comuns, como eu e você.
A diferença é que elas sempre continuavam tentando, mesmo em circunstâncias adversas. Houve até momentos que para elas, parecia não haver esperança, mas mesmo assim, permaneceram acreditando no que estavam fazendo.

Inserida por PrincipeAilton

Gosto de pessoas que não precisam de motivos para cair na gargalhada, que ame ouvir musica auto, fale muuuuitaaa besteira, que saia mesmo não tendo um tostão no bolso hahahahh... gosto de pessoas que mesmo com muitos motivos para chorar, preferi sorrir... afinal, a vida é curta e mesmo que chore, com certeza sempre terá um ombro amigo.
Gosto de pessoas sinceras e sem frescura, que grite e me xingue quando estou errada, que se precisar, bata na minha cara para que eu possa acordar.
Pessoas assim com certeza eu não deixo sair da minha vida, mesmo que ela esteja do outro lado do mundo.
Valorizar e cultivar é o meu lema!

Inserida por nynamake

A energia do homem precisa ser canalizada para algo que lhe forneça uma identidade, um papel social. A pessoa precisa ter uma ocupação em que se sinta produtiva, mesmo que não seja remunerada. Precisa de reconhecimento de seu local no mundo e também precisa transmitir características que são só suas, o que caracteriza a herança cultural de um povo.
Porém, se o meio em que vive dita como, quando e com quem devo fazer algo, toda a espontaneidade acaba. Transformamo-nos em máquinas responsivas, ansiosas e muito angustiadas pois, apesar dos bens alcançados, não existe realização pessoal real.
Acredito que precisamos sim nos enquadrar socialmente, porém sem perder o olhar a frente e nem nossa criticidade. É necessário que o homem saiba o real motivo de suas escolhas para não retroalimentar ciclos e mais ciclos de auto-sabotagem emocional.
Precisamos sentir mais, mesmo que o sentimento seja ruim. Precisamos questionar mais, mesmo que o rosto do colega não seja o mais satisfeito (isso previne depressão). Porém, mais do que tudo isso, precisamos viver mais e melhor. Enquanto estamos vivos podemos aprender e repensar nossos valores.

Inserida por josieconti

Pessoas passam por coisas tão difíceis
Coisas essas que parecem até ser impossíveis
Pessoas que eram para estar ao nosso lado
Só querem ver-nos fracassados

Mas Deus com sua bondade nos conforta
Abrindo na escuridão novas portas
Ele envia anjos para nos ajudar
Anjos estes que sabemos que podemos contar
Trazem consigo tanto amor e carinho
Que jamais estaremos sozinhos

Chamam de amigos
Alguns de irmãos
Mas nada nesse mundo se compara
Ao afeto que consigo trazem no coração

Inserida por G-Islier

Busca Por Interesses

Algumas pessoas as vezes se afastam das outras e só as procuram quando precisam de alguma coisa.
Acho interessante como isso acontece a todo tempo, não só com as pessoas que vem até nós mas com nós também quando precisamos dos outros.
Muitas vezes ficamos meses e até anos sem falar com uma determinada pessoa e em algum momento de necessidade vamos procurá-la.
Essa situação é lamentável mas infelizmente acontece constantemente no nosso dia a dia.
Por que não evitarmos esse afastamento e fazer nossas amizades serem mais fortes e duradouras?
Colocamos a culpa no tempo, no trabalho, no cansaço, no corre corre do dia a dia, porém sempre que há uma situação trágica sempre arrumamos um tempo para os nossos amigos.

Alguns pessoas procuram amigos para compartilhar momentos tristes, outros para compartilhar momentos alegres, e isso é bom, mas o ideal é que pudéssemos sempre estar presente na vida do outro com mais frequência. É claro que com o passar do tempo novas responsabilidades surgem, nossos hábitos mudam, mas ainda assim deveríamos nos organizar e nos dedicar com mais atenção a nossas amizades.
Por agir assim muitas vezes deixamos passar pessoas que são importantes para nossas vidas.

Que possamos tentar nos dedicar um pouco mais a aquelas pessoas que estão distantes de nós, seja um amigo, um parente ou até algum conhecido do qual a presença nos faz bem.
Assim como as coisas, pessoas também passam e seria bem melhor pudemos tê-las ao nosso lado espontaneamente sem ter que haver a necessidade de precisar de alguma coisa ou algum favor.
Procurar amigos sem interesse é semear e conseguir uma colheita de frutos verdadeiros e agradável para alimentar a nossa alma.

Inserida por grazielesmachado

Porque Que a Gente é Assim?


Às vezes paro e fico pensando... Por que a gente ganha?
Por que a gente perde?
Por que a gente aprende, cria, ensina e esquece?
Seria bem melhor se pudéssemos levar
A vida de jeito melhor, sem pensar.
Muitas pessoas reclamam de tudo
Dizem que não presta que a vida é um absurdo
A vida é um jogo e um jogo real
Quem não se der com ele certamente se da mal
Todo mundo tem consciência do que é certo
Mas acaba agindo errado achando ser esperto
Leve sua vida de um jeito legal
Humildade, atitude, disciplina e moral.
Ah ê! Quem não “se liga na parada”... Pode se dar mal

Porque que a gente é assim? Se a vida é bela pra você e pra mim
Porque que a gente é assim? Se a vida é bela...

Eu já tentei ser igual a todo mundo ser um pouco diferente
Mas agora me pergunto, pra que? Por quê?
Tudo planejei nada fiz, pensei que era feliz
E tudo que hoje eu tenho não foi nada do que eu quis
Mas por que reclamar? Se a vida é trabalho então vamos trabalhar!
Amei, lutei, briguei, chorei, mas tudo isso é consequência que eu mesmo procurei
Tudo que acontece na vida tem seu preço
Se hoje estou onde estou tenho certeza que mereço
Deus te dar o direito de você escolher
Se você vive intensamente ou se vive por viver
Sempre há dois caminhos um errado e o outro certo
Agora que se vê quem realmente é o esperto
Pense com a cabeça mas também com o coração
Não troque a liberdade por pura ilusão
Esse é o caminho então tente aproveitar
Sem medo do destino e sem medo de amar

Porque que a gente é assim? Se a vida é bela pra você e pra mim
Porque que a gente é assim? Se a vida é bela...

No corre-corre da vida a gente às vezes se esquece
De tudo que passou de tudo que nos cresce
Tente lembrar das coisas que te fazem bem
Hoje em dia reconheço e hoje em dia digo amém
E obrigado meu Deus por acertar a minha vida
Se que se eu não te encontrasse ainda estaria perdida
O legal da vida é quando você aprende, cresce ensina e vira boa gente.
Sábio é aquele que leva isso adiante
Nesse mundo louco, nessa luta constante.
A vida é eterna para quem sabe viver
Lembrando que o bem começa por você...


“Escrevi essa música na minha adolescência. Mais precisamente no dia 27/09/2006. Como desejo de adolescente, sempre tive o sonho de ouvir o Charlie Brown Jr. cantando essa música... Mas... Como isso não será possível (acho que não mais), estou postando ela no blog.

Inserida por grazielesmachado

Reconhecimento
Durante vários anos eu me apeguei a diversos cases para usar como base do meu trabalho como líder. Porém, o que mais eu encontrava, nos diversos meios de pesquisas, eram assuntos relacionados à assertividade, voltados aos resultados em extrair o máximo da minha equipe, ou resultados oriundos da administração de conflitos. Em uma breve análise, observa-se um modelo de gestão cujo diagnóstico dá-se partindo apenas da visão do gestor em via única ao seu liderado.

Então, fica a inquietação. Para obter esta assertividade é ou não fundamental a empatia? Sabemos sim que uma boa gestão traz ótimos resultados, mas o que seria uma boa gestão?

Ao conversar informalmente em várias empresas e com diversos funcionários, o que mais se ouvi foram comentários sobre a carência do reconhecimento por parte dos gestores. Em seguida questionei: "Mas que tipo de reconhecimento vocês estão falando? Seria financeiro?". E o surpreendente veio à tona: "Não, claro que o financeiro é importante, mas me refiro a um simples reconhecimento mediante a um elogio". Para mensurar o impacto desta ferramenta nos resultados de um gestor, mediante a uma queixa de um empresário sobre as quedas nos resultados, montamos um treinamento para os gestores da empresa, ao qual eram liderados por eles aproximadamente mil funcionários.

Focamos neste treinamento o modelo mental de liderança, colocando para eles a importância de nos lembrar dos funcionários também no momento do acerto. É claro, como qualquer mudança, o esforço precisou ser dobrado por parte dos líderes, pois absorver a teoria contrária ao modelo mental atual já é um desafio, quanto mais colocar em prática a mudança e para concretizar esta ação é preciso disciplina e flexibilidade. Para facilitar esta mudança, adaptamos um procedimento em que, a cada 15 dias, os gestores iriam fixar seu olhar no reconhecimento. Definimos, então, alguns critérios simples descritos a seguir, ficando também como sugestão a você gestor:

1 - Programar previamente em sua agenda o dia que terá este olhar, a cada mês.
2 - Prestar reconhecimento pessoalmente, não por e-mail, por exemplo.
3 - Elogiar apenas aos funcionários merecedores e em particular, caso contrário, a ação fica sem credibilidade e soa de forma não verdadeira.
4 - Para os funcionários que não atingiram a excelência para o elogio neste período, chamá-los individualmente para uma conversa instrutiva, sem julgamento. Este diálogo precisa ter o intuído apenas de entender o que está acontecendo e o que poderia ser feito para melhorar o desempenho.
5 - Quebrar a barreira entre líderes e liderados, incentivando a funcionário a estreitar a distância, potencializando o diálogo frequente e quebrando este paradigma.

Após implantarmos este modelo de gestão, em 30 dias já foi possível medir o impacto positivo desta ação, tanto no clima organizacional como nos resultados. Vale a pena investir nesta ferramenta. Forte abraço e sucesso sempre!

Inserida por Fabiokubica

Treinamento é investimento e não despesa
Quando falamos em treinamento, muitas vezes vem à nossa cabeça a palavrinha despesa. Porém, é preciso ter em mente que há uma diferença gritante entre despesa e investimento, principalmente quando falamos em treinamento que nos remete a pensar em um retorno futuro, e é exatamente isso que um treinamento trás.
Existem vários formatos de treinamento e conversando com algumas pessoas, entre elas gestores e empresários, muitos me questionam que já pagaram treinamento para os funcionários e estes não deram resultado algum. Então, pedi a eles que me explicassem um pouco mais sobre isso, e ouvi o seguinte de um deles: "Eu percebi a minha equipe desmotivada, e isso me irritava, pois eu faço tudo por eles, mas parece que nada está bom. Então, só me restava recorrer a uma palestra de motivação e contratei. Porém não demorou dois dias e tudo retornou ao que era: desmotivação e reclamação".
Após ouvir atentamente, eu perguntei a eles:
"Vocês participaram do treinamento?".
A maioria deles disse que não, justificando que não queria constranger a equipe. Então, eu fiz outra pergunta:
"Vocês estavam cientes do que foi abordado no treinamento?".
Nenhum sabia me responder e eu disse a eles:
"O que vocês esperavam deste treinamento?".
A resposta foi unânime: "Mudança!".
Então, eu perguntei:
"E vocês? O que fizeram para mudar, já que a mudança tem que ser geral para ser eficaz?". Pairou um silêncio. Em seguida comecei a conversar com eles, explicando como tornar um treinamento eficaz.
Esta pode ser a pergunta de muitos leitores, o que se deve saber para investir em treinamento sem ter a preocupação de estar jogando dinheiro no ralo? Pois bem, vamos primeiro entender os formatos que temos: palestras, seminários, workshops, congressos, cursos, enfim, todos são eficazes, porém dependendo da situação, a mudança acontece em doses homeopáticas.
Quando passamos por um treinamento, a nossa mente absorve o que está sendo transmitido, porém ainda temos resistência em colocar em prática, e quando queremos e as pessoas ao nosso redor, principalmente a liderança não apresenta sinais de mudança e abertura, então se torna ainda mais difícil. Temos que persistir, buscar fazer reuniões semanais, envolvendo toda a equipe e não aquela reunião que apontamos o dedo e falamos o erro e ainda pior, de quem é a culpa na frente de toda a equipe.
Procure fazer deste momento uma conversa agradável pela manhã, evite o final de expediente, a equipe já estará desgastada das atividades do dia e certamente não será proveitoso. Com esse bate-papo, o gestor consegue ir alinhando toda a equipe para o mesmo objetivo dentro da empresa, e consequentemente, as mudanças vão acontecendo.
É preciso ter paciência, pois isso também é um treinamento. Vou dar uma dica superinteressante para essas reuniões: abra espaço para novas ideias e decidam juntos o que é possível colocar em prática. Você certamente perceberá que muitas delas não aconteceram antes na prática por falta desta abertura ou de planejamento. Esta abertura é muito importante, pois dela pode sair a ideia da virada.
Neste ponto trabalhamos um fator importantíssimo para o desenvolvimento pessoal: o questionamento do "por quê?", e fazer desta uma pauta de discussão onde todos irão refletir juntos sobre como conseguir colocar as metas em prática. Podem existir ideias que demorem meses para conseguirem serem praticadas, por isso é interessante ter o registro das conquistas e das pendências, montar uma planilha para mapear e comemorar sempre que conseguirem colocar em prática. Com isso, a equipe vai adquirindo uma nova visão sobre como encarar a mudança.
Para potencializar a mudança, periodicamente, contrate um profissional ou leve sua equipe para treinamento. Aí sim, as mentes dos seus talentos estarão mais abertas a estas mudanças, e neste treinamento, todos precisam estar presentes, uma vez que na próxima reunião com a equipe serão colocadas em prática as novas ideias extraídas deste treinamento onde se iniciará posteriormente um ciclo, e assim sucessivamente.
Viu como não é tão difícil fazer do treinamento um investimento para dar retorno futuro? Agora, muitos podem estar falando, mas porque comigo nunca deu certo? Eu respondo o seguinte, o segredo para se obter resultado em treinamento é disciplina, persistência, trabalho em equipe, não utilizar a política do medo, (onde o funcionário é colocado à prova a todo o momento e escuta que se não der resultados, será demitido) e é preciso entender que em toda inovação ou mudança, eles estão sujeitos a erros.
Um dos maiores inventores Thomas Alva Edison, para desenvolver muitos dos seus dispositivos, teve que ter persistência, tentou muitas vezes. Sendo assim, precisamos entender que para se colocar em prática uma nova ideia, uma nova forma de trabalhar, é preciso ter paciência, disciplina e tolerância, caso contrário a equipe se fecha e as novas ideias não são ditas por medo. E isso é muito ruim, pois podemos estar escondendo grandes sugestões e grandes talentos na nossa equipe pelo simples fato de não darmos abertura.
Sendo assim, comece hoje a mudança, envolva a equipe, envolva-se nas mudanças que o resultado reflete pontos positivos para todos os todos. Disponha de tempo e dinheiro para participar de seminários, palestras, cursos ou comprar um livro, pois isso não é e nunca será despesa, e sim um investimento em prol de algo que ninguém poderá tirar de você, que é o conhecimento. Invista em você e se você for gestor ou empresário, invista na sua equipe, porque certamente estará plantando com isso ótimos resultados futuros. Comece já e, mais uma vez, treinamento não é despesa, é sim um investimento que vale ouro!

Inserida por Fabiokubica

Fico muito feliz, quando as pessoas me dizem que se encaixam nos versos dos meus poemas. Por sentirem um pouco dentro deles acreditando que eu os escrevi para elas e que conheço o íntimo delas. Penso que todas as pessoas sensíveis se enquadram neles...porque almas sensíveis como a minha sente a alma do outro.
Só isso poderia explicar, tanta coincidência.
Almas sensíveis têm a mesma sintonia, captam sonhos semelhantes.

Inserida por daysesene

Espiritualidade Aguçada

Tenho uma
tendência muito
forte para o espiritismo.
Pois tenho uma
espiritualidade aguçada.
No sentido de sentir
o que é melhor
para a humanidade…
Certo que muitas pessoas
me buscam para conselhos
e ou conversas a respeito.
Eu tenho uma paz, que transluz!!!

Inserida por daysesene

Até parecia saudade
daquelas de amor
sabe?
quando se está longe
você volta
ela nem te pergunta como foi
só te olha
te abraça
te sobe no corpo
te cheira
interminavelmente
quente
num beijo apertado
num “oi” tão contente
matando a saudade
que nem se sabe
se é de amor ou só de vontade
ai de mim
que só quer saber de partir
só pra poder chegar de novo.

Inserida por josaneph

Meus anjos estão quietos
calados
estranhamente calados
dentro de mim
como crianças de castigo
no canto da sala
olhando a chuva pela janela
e secos – mordem a boca
mordem até sangrar
estão doidos
doentes
desvairadamente perdidos
dentro de mim
dentro do meu caos
dos meus labirintos
dos meus segredos
das minhas lembranças
dentro das minhas loucuras
em algum canto
dentro de mim
meus demônios os encontraram hoje
e - como eu - eles já não se importam.

Inserida por josaneph

Na vida posso não ter ensinado algo de bom em mim, à muitas pessoas, e com o afinco necessário, mas de uma coisa eu sei:
- Eles guardaram de mim algo de bom que nunca vão esquecer... Mesmo que os falsos digam que não.
Mesmo nós sendo todos iguais, somos assim, sempre achamos que não é o bastante, que nada foi feito de diferente, e que, mesmo errando, ou acertando mesmo sendo falho, ou não, de um lado ou de outro vai vir alguém que discorde de nós, tem um que derruba, mas outro levanta e nos marca pra sempre e nunca somos esquecidos como muitos de mente má, imaginam... É bem melhor ser alto astral, passar positividade p/ as pessoas, mesmo que algumas delas não reconheçam o seu esforço em querer ajudá-las, falar mais uns com os outros, ao invés de, uns dos outros. A vida é bem isso mesmo, temos que estar preparados pra tudo, até para a ingratidão!

Inserida por usuarioanonimo

Vida Vivida

Não se iluda.
Todo mundo muda.
Pra melhor.
Ou pra pior.
Essa é a vida.
Que é pra ser vivida.
Pessoas choram.
Pessoas amam.
Elas mentem.
E se arrependem.
Fazem loucuras.
E bravuras.
Em vão.
Ou não.
Cair e levantar.
Agir sem pensar.
Palavras bonitas alegra o coração.
Entram nos ouvidos como uma canção.
Palavras negativas e pesadas.
Pessoas tristes e magoadas.
Temos que crer.
Algo bom há de acontecer.
Felicidade combina com a gente.
Rosto saudável e contente.
Inevitável é a dor.
O remédio é o amor.
Ter a vida por um fio.
É um tremendo desafio.
Nunca viva de aparência.
Sempre haverá uma carência.
Atenção é a principal.
Levanta até seu astral.
Existem pessoas.
Ruins e boas.
Covardes e valentes.
Iguais e diferentes.
As que fingem gostar.
E as que fingem amar.
Pessoas que ainda tem lucidez.
E aquelas que perderam de vez.
O ódio corrói.
E a inveja destrói.
Nossa mente é o nosso lar.
Quem você quer hospedar?
Amor, compaixão e tolerância?
Ou rancor, egoísmo e ignorância?
Esta é a vida.
Agitada e corrida.
Dela eu sempre serei um aprendiz.
Se tiver um final, que seja final feliz...

Inserida por amorimfrases

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp