Textos de reflexão sobre o sentido da vida

Cerca de 352 textos de reflexão sobre o sentido da vida

⁠Importar um sentido à vida.
Sempre houve uma busca incessante pelo sentido da vida. E atualmente essa busca se tornou um imperativo ético devido às implicações da pandemia da covid-19. Isolamento social, contaminação , escassez de remédios e comida, desemprego, endividamentos, mortes, violência intrafamiliar e outros agravantes afetaram pessoas, famílias, instituições. Os mais vulneráveis são os que mais sentiram e sentem os efeitos desastrosos dessa doença.
Mas, para quem quer dá um sentido à vida, Sartre pode iniciar o caminho. Para ele “Não importa aquilo que fizeram ‘comigo’, mas importa o que eu faço com aquilo que fizeram ‘comigo’.” Isso sim, importa. O termo importar quer dizer trazer algo de fora para dentro, ao contrário é exportar, que significa trazer o que está dentro para fora, expulsar.
É consenso entre os pensadores contratualistas que os seres humanos nascem livres e iguais com potencial para desenvolver capacidades. Desenvolve-se essas capacidades na convivência socioambiental, no espaço e no tempo. Capacidades de sorrir e gargalhar; capacidades de aprender linguagens e línguas, capacidades de sentir-se amado/a e amar, capacidades de a prender a fazer o bem... E Agostinho de Hipona, ao pensar a liberdade, cria o conceito de livre-arbítrio, ou seja, a capacidade de escolher. Com efeito, pode-se escolher o certo ao errado, escolher o justo ao injusto, escolher a verdade à mentira, escolher ser solidário ao egoísmo e a capacidade de escolher viver intensamente momentos de bem-estar e felicidade. Também pode ser o inverso, infelizmente.
Voltando as conseqüências da pandemia boa parte de nossos semelhantes estão vivendo e /ou sentindo um vazio existencial por sido desumanizado mais ainda neste período. As causas são diversas. Mas vou relatar uma experiência, anterior a pandemia, que pode ser orientadora para muitos.
Há uns dez, doze anos experimentei uma carga de sentimentos avassaladores de raiva, ressentimento, ódio. E isso me desumanizava a cada dia. Não gostava nem de pensar em quem me fez o mal porque consumia todo o meu tempo pensando em estratégias isoladas, ruins para neutralizar o indivíduo que me retirou o sentido de viver bem e feliz. Queria me livrar disso, mas não sabia como, foi então que lendo um bom livro, ouvi de Jesus o ensinamento “ Amai vossos inimigos e orai por quem vos perseguem. Mt 5,44.” Pra quem está creio de ódio, isso soa meio estranho.
Contudo, escutei! E acolhi! Fiz do ensinamento um mantra para interiorizá-lo.
Comecei a fazer a experiência orante de Jesus. Confesso que nos primeiros momentos chorava muito, soluçava, mas a continuidade da oração, cada vez mais sincera, foi me acalmando. Isso demandou tempo e muito exercício espiritual. Numa madrugada me ajoelhei e pedia a Deus que me ajudasse a exportar a raiva, os ressentimentos, o ódio para fora de mim, limpar meu coração e minha consciência desses sentimentos e pensamentos intensos e nocivos à minha liberdade, à minha dignidade, à minha alteridade. Custou, mas consegui. Consegui de verdade. Esta limpeza me permitiu iniciar o processo de importação do que me foi tirado: a minha beleza interior. O que compõe a minha beleza interior? Escuta, Liberdade, oração, alteridade, equilíbrio, harmonia, serenidade, paz, confiança, bondade, coragem, gratuidade, respeito, tolerância, temperança, compaixão, justiça... E tudo que considero ético e estético.
Não permiti, portanto, que fizesse de mim o que queriam, do jeito que queriam. Mas fiz com o que fizeram de mim uma luta. E não a fiz sozinho, nem isolado da sociedade. Sempre trabalhei na escola, tornei-me missionário, militante social, cuidei da minha família clã, li e me doei mais.
Foi assim que reconquistei a minha humanidade roubada. Restaurando a capacidade de amar; de amar desinteressado, a exemplo de Jesus.
Mas lembre-se: Isto não se faz sozinho.
Precisa-se pedir ajuda de quem realmente pode me ajudar. Urgente. Por que nada é mais necessário ao homem, à mulher do que querer e ser humanamente um ser humano repleto de belezas.

Inserida por Poea4fras3

⁠Poema, o sentido da vida.
Nascemos, crescemos, vivemos e morremos. Nessa breve existência chamada vida, ela tem um sentido que só pode ser vivido e compreendido, quando nos abrimos para Aquele que criou todas as coisas. Quando abrimos o nosso coração, e buscamos a cada novo sentimento, a cada nova emoção uma razão para essa vida não ser em vão.

Essa é a razão, de nunca perdermos a esperança que brota de cada sorriso, de cada lembrança e de cada emoção. De quem nunca se cansa de buscar um sentindo para essa vida muitas vezes árida e sofrida, mais que mesmo assim não deixar de manifestar em cada realidade a sua graça sem igual e sem par.

Pois, o segredo de viver e compreender o sentido dela, é viver a cada dia a sua simplicidade e singularidade, e cada beleza, e em cada detalhe. Sabendo que não existe preço que pague viver a expressão da sua perfeição em cada realidade sempre buscando conhecê-la, e vivê-la sempre em uma perfeita humildade.

Então conheceremos os seus mistérios e as suas verdades, e em cada novo abrir dos nossos olhos, e pulsar do nosso coração veremos que vivê-la jamais será em vão. Mesmo sorrindo ou chorando, ela continua nos encantando e nos deslumbrando a cada nosso amanhecer.

Inserida por leonardomenin

⁠A BIBLIOTECA


A biblioteca muda o sentido da vida.
Ela nos faz viajar sobre às asas do livro.
A biblioteca me deu à liberdade de sonhar através da escrita.
O livro que nela li;
Não acabou até hoje: está dentro de mim!
A biblioteca fez o poeta tirar o poema do papel.
A biblioteca tem alma, aliás, várias almas.
Nela tem um pedaço da sabedoria do céu.
Ela é o próprio remédio da alma do homem.
E é a única parte do mundo onde se pode o silêncio encontrar.
A biblioteca é minha segunda casa.
E a visita que nela vem, é servida com arte!
Ela me armou com livros. E me desarmou de armas.
Acredite: a biblioteca é a única que mesmo eu partindo, me faz ficar.

Inserida por Machadodejesus

Filho
⁠nao entendo o sentido da vida da pobreza e da nobreza da miséria e desgraça ,nem o porquê a tristeza e o sofrimento nós persegue até no mais belo paraíso
Mas diante do seu sorriso e sua voz todas as minhas questões perguntas e dúvidas se discipam ,diante dessa sua inoscensia meu sorriso surge sem que eu perceba,estar triste diante de você já não faz sentido algum , não há escuridão em mim que resiste a sua luz
As vezes e como se você sentisse ou percebesse o que estou sentindo e simplesmente me chama pra brincar de carrinho.

Inserida por Medsanmendes

⁠Quanto mais procuro entender
O sentido da vida,
Mais concluo que não há sentido
Em procurar entender, pois
A vida, na sua essência,
É a negação da inexistência,logo
Buscar o entendimento no que
Nega o não existir,
é disperdiçar tempo na busca
Ao invés de empregá-lo ao viver.

Inserida por joseni_caminha

⁠Qual é o sentido da vida?
Uma das perguntas, que sempre me vêem a mente, é essa?
O porquê das coisas, por quê coisas ruins acontecem?
Por quê pessoas boas, se fodem
Eu não entendo, e sinceramente não sei se quero entender
Em um mundo, onde só o Caos e a destruição permanecem
Nada é para sempre, isso é triste e ao mesmo tempo um alívio
Porquê significa que um dia, a dor irá embora e você não irá permanecer na minha mente e em meu coração
E eu poderei finalmente ter paz, o que eu mais quero é ter Paz, minha mente me fode diariamente, me lembrando dos seus lindos olhos azuis, do seu sorriso genuíno, daquela sensação de pertencer a algum lugar
Um dia, irei me sentir viva novamente
Esse vazio que você deixou em mim, essa parte sua que me pertence irá embora
E eu não sentirei mais a sua presença, na minha vida
Espreitando nas ruas escuras, como um ladrão na escuridão
Que vem e se apossa da minha sanidade, me deixando cada dia mais enlouquecida e perturbada
Você me tirou muito, tirou a minha vida, destruiu os meus sonhos, me roubou as coisas que eu mais amava
Eu sinto muito, mas nunca irei perdoá -lo na vida
Eu não quero te perdoar, simplesmente pelo fato de quê você não merece o humanidade
Espero que um dia, você encontre o quê procura, que possa ser feliz tanto quanto eu almejo a paz, o equilíbrio mental e o esquecimento de Tudo o que você foi, o que você significou na minha vida insignificante e medíocre
Dizem que é preciso ter fé, que com o tempo passa
Espero que isso seja verdade
Porquê não posso viver assim até o fim da minha existência
Seria muito ridículo da minha parte, ter sentimentos por alguém que não signifiquei nada, que nem se lembra que eu existo, que me magoou tanto, que não percebeu o quanto dilascerou a minha alma e me fez perder a fé na humanidade, e não acreditar que o amor é algo real
Sinceramente, nunca mais quero sentir o que sentia por você, porquê foi Demais, Intenso demais
Te amar doia diariamente, e te perder doeu mais ainda, eu preferia morrer a te perder, mas você escolheu me deixar, e sou muito covarde pra se matar, você não vale o meu esforço e o meu desgaste mental
Quem sabe um dia, isso passe.

- 6 de Fevereiro de 2021

Inserida por sheila_f_carvalho

⁠Soltar das mãos

As mudanças em relação ao sentido da vida muitas vezes causam uma insegurança, dor e medo; seja mudança no sentido natural da vida, a morte, ou seja, a mudança no sentido da vida familiar.
Quando se percebe que os filhos já caminham sozinhos, e que nossas orientações muitas vezes são desnecessárias, isso nos faz sentir uma sensação de vazio. Talvez porque não tenhamos praticado direito, o desapego.
Soltar das mãos é deixar ir, mas isso pode nos deixar com uma sensação esquisita, uma sensação de impotência, mas que se faz necessária.
E quando a vida apresenta um espelho diante de nós, nos causa um descontrole, uma dor, que nos leva a uma profunda reflexão.
E quando retornamos dessa reflexão percebemos que a vida é isso mesmo:
Que em toda chegada existe uma partida;
Que em toda união existe uma separação;
Que em todo crescimento existe um desprendimento;
Que em cada sorriso há uma lágrima;
Que em cada aprovação há uma desaprovação;
Que em cada sucesso há uma perda.
Enfim viver, gera mudanças.

Inserida por RosiclerCeschin

⁠O sentido da vida está em servir e amar ao próximo; fazer ao outro o que desejas que te façam (palavras de Jesus Cristo).
Amar e servir às pessoas sem exigir retorno e usar sempre de empatia - colocar-se no lugar do outro para poder enxergar melhor a verdade dos fatos. Buscar encontrar a quintessência dos filhos do SENHOR. O exercício integrado dessas ações, tornadas depois um hábito, não só farão o teu próximo sorrir e ser feliz, mas concomitantemente atrairá para ti uma alegria e paz que excede qualquer definição.
Ney Paula B.

Inserida por batistaney

um relato de quem busca o sentido da vida

Eu me sinto perdido, confuso, angustiado. Eu não sei quem eu sou, o que eu quero, para onde eu vou. Eu tenho medo de mudar, de crescer, de me arriscar. Eu tenho medo de decepcionar os meus pais, os meus professores, os meus amigos. Eu tenho medo de me expor, de me expressar, de me mostrar. Eu tenho medo do que os outros pensam de mim, do que eles esperam de mim, do que eles cobram de mim.

Eu vivo no modo automático, fazendo o que me mandam, o que me ensinam, o que me impõem. Eu não tenho voz, nem vez, nem escolha. Eu não tenho sonhos, nem planos, nem metas. Eu não tenho vontade, nem motivação, nem alegria. Eu só tenho obrigações, responsabilidades, pressões.

Eu me sinto sozinho, isolado, incompreendido. Eu não tenho com quem conversar, com quem desabafar, com quem contar. Eu não tenho apoio, nem carinho, nem afeto. Eu não tenho amigos, nem namorada, nem diversão. Eu só tenho problemas, conflitos, frustrações.

Eu me sinto triste, deprimido, desesperado. Eu não vejo sentido, nem propósito, nem esperança. Eu não vejo saída, nem solução, nem alternativa. Eu não vejo luz, nem cor, nem beleza. Eu só vejo escuridão, cinza, feiura.

Eu preciso de ajuda, de orientação, de terapia. Eu preciso de alguém que me escute, que me entenda, que me acolha. Eu preciso de alguém que me ajude, que me guie, que me ensine. Eu preciso de alguém que me ame, que me valorize, que me incentive.

Eu quero mudar, crescer, evoluir. Eu quero descobrir quem eu sou, o que eu quero, para onde eu vou. Eu quero enfrentar os meus medos, os meus desafios, as minhas mudanças. Eu quero superar as minhas dificuldades, as minhas limitações, as minhas inseguranças.

Eu quero viver, não apenas sobreviver. Eu quero ser feliz, não apenas existir. Eu quero não apenas ter que cumprir ordens, eu quero realmente viver.

Inserida por JhonzinAP

O Verdadeiro Sentido da Vida

A vida é muito mais do que um conjunto de emoções, sensações e desejos. Quando permeada pela graça e pelo amor de Deus, ela se transforma em uma história rica em significado.

Essa breve existência, por vezes árdua e sofrida, nos leva a questionar o propósito de cada dor e sofrimento. Mas são essas mesmas dores que nos impulsionam a buscar a Deus incansavelmente, em busca de paz, alegria e contentamento.

Somente aqueles que se abrem para um relacionamento íntimo com Deus, permitindo que Ele se revele em suas vidas, descobrirão o verdadeiro sentido da vida. Pois, como diz a Escritura, "Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas."

Inserida por leonardomenin

Qual o sentido da vida?
Será que é sofrer?
Será que é morrer?
Será que é amar?
Qual o sentido da vida?
Para mim, o sentido da vida é amar.
Amar pessoas, animais, aquilo que tem vida!
E sobre amar, eu lembro de uma palavra "reciprocidade"
Amar é bom, mas ser amado é melhor ainda.
Se sentir amado é uma das melhores sensações da vida!
Mas nem tudo é mil maravilhas, existem pessoas que têm receio de amar.
Pessoas que carregam traumas do passado com elas.
Pessoas que têm medo de amar e se entregar por medo de ter o mesmo final que teve no passado.
E amar pessoas assim leva tempo, é um processo doloroso amar alguém assim, você tem que passar por todo um processo para ela confiar em você e começar a demonstrar sentir algo por você.
Mas de uma coisa eu te garanto, é o melhor amor que você pode sentir.
Ela não ama com o coração, ela ama com a alma!
Então, se você tem uma pessoa assim em sua vida, aguarde o processo.
Sei que o processo é doloroso e demorado, mas depois que essa tempestade passar, você vai sentir o amor mais verdadeiro que existe.
Aguarde o processo e a recompensa será maravilhosa!
Aguarde o processo...⁠

Inserida por neres1800

Estou deitada na cama… com a janela aberta sentido a vida.
O sol, com seus raios dourados, é mais do que uma simples estrela no céu; é uma fonte de vida, energia e vitalidade. Quando seus calorosos abraços tocam nossa pele, sentimos uma sensação única de renovação e plenitude, como se cada célula do nosso corpo acordasse para a magia da existência.
É uma dança celestial entre o sol e nosso corpo, uma troca de energia que nos conecta com a essência pulsante da vida. Podemos sentir seu calor suave acariciando nossa pele, banhando-nos em uma sensação de conforto e bem-estar. É como se o sol nos envolvesse em um abraço caloroso, lembrando-nos que somos parte integrante deste vasto e maravilhoso universo.
Quando nos permitimos absorver a energia do sol, também nos abrimos para a abundância da vida ao nosso redor. Podemos sentir a natureza vibrando ao nosso redor, os pássaros cantando, as flores desabrochando e o mundo inteiro pulsando com uma energia indomável. É uma sinfonia de cores, sons e sensações que nos envolve e nos transporta para um estado de pura gratidão e admiração.
E assim, quando nos permitimos sentir o calor do sol em nosso corpo, também nos permitimos sentir a vida em toda a sua plenitude. É uma lembrança gentil de que estamos vivos, que estamos aqui e agora, e que cada momento é uma dádiva preciosa que merece ser celebrada. Então, vamos nos permitir sentir o sol, deixar seu calor nos banhar e nos rejuvenescer, e lembrar-nos da beleza e da maravilha de simplesmente existir neste vasto e incrível cosmos.

Inserida por Somaisumserpensante

⁠O sentido da vida
Estava perdido nas próprias veredas traçadas, sentia como se estivesse segurando o mundo, lembro quando me deslocava para todos os cantos e me alimentava de tudo que tinha vontade, agora, vejo apenas uma sombra, a outra foi-se embora.
Quando estava fazendo o que amava, levantava de manhã cheio de animação para enfrentar o começo de cada dia tomado de uma alegria sincera, altamente contagiante.
A face que não vou esquecer, traço de prazer ou arrependimento, pode ser meu tesouro ou o preço que tenho que pagar por ser a canção do coração, mas pode ser o arrepio que o tempo há de trazer.
Pode ser mil e uma coisa diferente no decorrer do tempo, pode ser a bela ou a fera, pode ser a fome ou o banquete, pode tornar cada novo dia em um paraíso ou mesmo naquele que desejo esquecer, ou nunca ter vivido.
Já imaginei sendo o espelho dos meus sonhos, sorriso refletido em um riacho ou nas águas do mar, pode não ser o que parece, dentro da sua concha sempre busca demonstrar estar tão feliz em meio à multidão.
Os olhos podem ser tão secretos e tão brilhantes ao mesmo tempo, ninguém consegue vê-los quando eles choram, talvez seja o amor que não se pode esperar, embora possa ter se mantido por todo o sempre.
Pode até chegar na minha presença por meio de sombras do passado, vou lembrar até o dia que fizer a grande viagem.
Pode ser a razão pela qual sobrevivo, o porquê e o motivo de estar vivo, o cerne real pelo qual importarei ao longo dos anos.
Havendo adversidades pegarei seus sorrisos e suas lágrimas, farei delas todas as lembranças, onde estiver é onde devo estar.
Posso perder vários colegas, mas nunca os verdadeiros amigos, perdi pessoas que amava, mas nunca o amor por elas.
A coragem até já esteve suspensa, mas nunca deixei a fé e, mesmo que tenha perdido tudo, nunca perdi a esperança de ter tudo de novo.
Irei meditar, ajuda acalmar, em sonhos ainda estará lá, tenho que respirar, a noção do tempo pode ter sido esquecida, a vida irá continuar.
Tive a oportunidade de renascer e não mais me esconderei, nem de mim mesmo, agora sei o sentido da vida.

Inserida por PauloPaixao

⁠Bom dia!

⁠Talvez seja exatamente esse o sentido da vida: aceitar com gratidão o que Deus coloca em nosso caminho, confiando em Seu propósito.

Cada dia é um presente em nossas mãos, e ao acolher o que nos chega — seja a beleza de uma amizade sincera, o desafio que nos faz crescer, ou uma bênção inesperada —, mostramos respeito pela obra divina e por tudo o que somos.

Que hoje possamos valorizar essas dádivas, viver em paz com o que recebemos e seguir com fé.

Que Deus abençoe o seu dia com amor, respeito e amizade!

Inserida por MDP007

Poesia, o sentido da vida

Qual a razão de estarmos vivendo neste mundo, senão para trazer alegria em meio à dor, paz em meio à desolação, fazendo com que cada pessoa encontre em Deus, através de nós, uma plena e poderosa redenção?

Podemos fazer a vida ter um verdadeiro sentido para ser vivida, ou podemos cruzar os braços, desiludidos por nossas próprias tristezas e fracassos.

A vida irá passar da mesma forma, mas estaremos perdendo a oportunidade de mostrar que viver vale realmente a pena, quando a esperança não é pequena.

Inserida por leonardomenin

⁠Talvez você tenha a mente cheia de dúvidas existenciais
quanto ao sentido da vida,
quanto ao propósito de tudo isso que vivemos aqui.

Mas acredite: nenhuma resposta seria boa o suficiente pra você,
pelo simples fato de que não foi você que determinou as regras.

Entretanto, se ainda assim, você quer saber
porque estamos aqui,
eu poderia te dizer simplesmente que é para nos aperfeiçoarmos,
para nos tornarmos pessoas melhores.

E por quê?
Para poder servir melhor às outras pessoas.

E por quê?
Porque de alguma forma isso ajuda na obra Daquele que nos criou.

E por que devemos ajudá-lo em sua obra?
Por amor?

Sim, por amor.
Mas se você não é capaz de amar Aquele que te criou,
então que seja por gratidão.

E aí você pode perguntar: gratidão pelo quê?

Pela oportunidade do milagre da vida.
Ou pelo simples fato de um dia Ele ter acreditado que valia a pena
criar e acreditar em você.

Inserida por AugustoBranco1

Verdade

O sentido da vida está em andar na "verdade". A vida só tem sentido se o nosso ser humano estar na verdade (Deus é essa verdade!). Tudo o que está aquém ou além de Deus, não é verdade. A verdade é Aquele que disse "Eu sou o caminho, a verdade e a vida"! Disse- o e diz ainda hoje, pois está vivo para todo o sempre. E brevemente virá para reinar para todo o sempre! Amém!

Inserida por Helder-DUARTE

⁠Para dar um sentido na vida e sair desse ciclo vicioso é necessário tomar uma decisão assertiva e mudar velhos hábitos, mudar sua rotina, quebrar aquela corrente que te arrasta para o mesmo lugar, criar uma rotina saudável, com pessoas motivadas, ler livros que abram sua mente, buscar recompensas reais e motivadoras, investir em autoconhecimento buscando alimentar seu cérebro com acontecimentos vivazes, evitar pessoas negativas, coisas negativas, começar a fazer planos e traçar metas, desenvolver sua capacidade de liderança e empreendedorismo, nos tornando responsáveis pelo futuro.

Do Livro "Muito Além do que Seus OLhos Veem"

Inserida por SandroGoncalvesss

⁠é que ela nunca foi uma dessas pessoas que buscam ativamente o sentido da vida e nem acha que encontrará esse sentido lá fora;

para ela, o propósito devia encontrar a pessoa, e não o contrário.


talvez por isso, creio eu, a sua existência seguia em linha reta, monótona, sem curvas abruptas ou subidas vertiginosas.


até aquele dia. sempre tem o dia que muda toda previsão de trajeto até de quem nação se perdeu.

Inserida por Umamineira

⁠⁠Primeiro, segundo e terceiro amor se foram.
Perdi o sentido da vida quando te conheci.
Você foi a mais encantadora e a mais bela arte criada neste universo.
Paradigmas, fitas, cromos e moldes estelares.
Você foi o meu desejo mais puro de amar já sentida.
Eu serei a minha companhia e a solidão minha eterna morada.
Repousarei na morada dos eternos poeticamente românticos e apaixonantes.
Onde não existe mais o desejo de esperança.
Onde não há mais expectativas a serem criadas.
Onde não podemos dar pousada ao amor mais puro e sentido.
Todas as cartas de amor são, inevitavelmente, ridículas.
Fragmentos de um resto imortal de ternura e esplendor.
Ali jaz o meu eterno e doce lar de descanso.
A maioria dos meus membros e sentimentos estarão presentes no féretro, cravejadas no pragma do meu coração.
Não escreva com os meus retalhos,
Não deixe detalhes.
Enquanto existir esperança,
A uma estrela a brilhar.
Iluminar a escuridão do teu âmago.
Eu estou ficando velho e preciso de uma coisa em que confiar.
Será que alguém vai perguntar em poucos anos, o que era o amor?

Inserida por matheushruiz