Textos românticos que encantam e aproximam corações
UM DIA ACABA
O amor juvenil e romântico
Do tamanho do oceano Atlântico
Aquele que não se made com as palavras
Infelizmente um dia acaba
Aquela amizade perfeita
Deve ser pura como uma criança
Porque quando você menos esperar
O que era tão real se tornará lembrança
E se o teu cachorro morrer ?
E se a tua mãe não parar de sofrer ?
E se você um dia se decepcionar ?
Será que a vida vai acabar ?
Talvez ela não acabe no momento
Mas a vida é cheia de graça
Ao mesmo tempo em que ela te abraça
Ela também pode ir embora com o vento.
Amor é poesia... é romantismo...
Faça uma poesia na vida,
e da vida, uma poesia...
Beijos poeticos,
Marcial
POESIA É ROMANTISMO
Marcial Salaverry
Poesia é romantismo, é sedução,
é como um combustível
que acelera o coração,
que acende certas chamas...
É descrever desejos ocultos,
é dar sentido a algo sentido,
havido ou desistido...
É deixar com o amor florescer
esta chama ardente
que fortemente a gente sente,
e não se ressente,
esteja o amor ausente
ou presente,
e que isto fique assente...
Amor antigo ou recente,
do tempo não se ressente...
O importante é o que se sente...
Amor verdadeiro
rapidamente se entende...
Na alma, um sente as razões
do outro...
Um amor forte assim,
atravessa o tempo,
porque o que se sente
está acima de tudo...
Amores, sempre são amores...
Ora com flores,
ora com dores,
mas sempre amores,
em poesias descritos,
poèticamente vividos...
Marcial Salaverry
SOBRE A AMIZADE.
Não tenho dúvida sobre o valor superior da amizade, com relação ao amor romântico. Não se trata, portanto, de sexualidade, nem de gênero, os sentimentos são desenvolvidos pelas afinidades que existem entre as almas afins. Contudo, quando acontece entre sexos opostos, a amizade, muitas vezes, quase sempre é confundida. Isto ocorre pelo poder da cultura, homem e mulher devem nutrir apenas sentimentos românticos uns para com os outros.
Todavia, quando acontece uma grande amizade entre sexos iguais, tanto entre dois homens quanto entre duas mulheres, percebe-se, no entanto, que a amizade supera o amor romântico, tanto em força e maturidade emocional quanto em vigor moral, a paixão que une duas pessoas de sexos opostos. Não raro, relacionamentos assim, quando são desfeitos tornam estas duas pessoas, outrora apaixonadas em ferrenhos inimigos.
A história e a literatura nos revelam, que com as relações de amizade não acontece a mesma coisa. Dizem até, isto alguns bons poetas, que a amizade é “um tipo de amor que dura para sempre, ” não vamos, contudo, aceitar de pronto esta afirmação romântica. Algumas boas amizades já foram desfeitas, mas nunca com a mesma paixão com que se desfazem os relacionamentos românticos.
Pensando sobre isso, me veio uma expressão de outro poeta, ele diz: A amizade é tão sublime que podemos afirmar, que se trata de um tipo de amor angelical, poderíamos dizer, sem exageros poéticos, e isto encontrará consenso entre as pessoas afortunadas que chegaram a conhecer e usufruir uma verdadeira amizade, que a amizade é o amor romântico que existe entre seres assexuados, entre anjos, entre seres evoluídos, especialmente para quem entende desta forma.
O legado do amoR ao contrário, de Roma, dos românticos contra os vândalos, tribo germânica que não se submetia a exploração Romana apenas.
Por isso sempre usam esse termo.
Deu até no Fantástico, que por ironia, fantástico, significa carente de verdade.
Estaria mentindo se não estivesse vivendo.
Notícias Tristes!
O Amor caiu em desuso! O amor agora é Démodé!
O romantismo tão em alta na década de 1920, também está fora de moda!
Murchou como as flores que outrora eram presenteadas em forma de paixão e afeição (as do campo sempre foram as minhas preferidas!).
O amor e o romantismo de mãos dadas perderam-se no tempo, como páginas gastas e amareladas que foram arrancadas de um velho e empoeirado livro de poemas...
Ser romântico é brega, REPITO! O romantismo está fora de moda! Amor líquido é a ultima tendência! As paixões líquidas também estão em alta!
O romance tornou-se algo quase que repulsivo, vergonhoso, doentio, embolorado e cheirando a mofo!
Nocivo, como o chocolate que adoçava os beijos apaixonados... “Pare! O açúcar e o chocolate também estão fora de moda! Você não sabia?” Romantismo açucarado enjoa!
O amor está fora dos “padrões” modernos, tornou-se ultrapassado, quadrado e antiquado.
O amor existe apenas de uma forma lírica e contemplativa, preservado nas páginas dos livros...
Com os avanços da internet que lê livros? Que piegas, que piada! O amor é uma piada! (Risos).
Diante dessas tristes noticias, os românticos incontroláveis e à moda antiga, estão raleando, desaparecendo, morrendo, e alguns estão se matando!
Causas das mortes: Tiros de ilusão que acertaram direto no peito! (Ou foi na cabeça?).
Facadas e punhaladas deflagradas pelas costas! Flechas inflamadas por todo o corpo.
Os eternos românticos foram amargamente envenenados! O sangue que corria quente secou de suas veias! Corações partidos, endurecidos! Petrificados!
As taças de vinho estão vazias, as camas estão frias, alguém está sozinho e se perdeu no caminho, não há bússola, mapa ou GPS que os tragam de volta!
Na mutilação de seus corpos, os corações e as almas foram arrancados, alguém pisoteou e dançou sobre o cadáver deles!
Mas alguns corpos ainda não foram enterrados... Estão por ai... São fantasmas, borrões, sobras e sombras daquilo que eram restos de ilusão.
Eles estão vagando nas ruas como zumbis. Apenas Um vazio repousa no lugar dos olhos, que estão tristes, melancólicos e deprimidos... As ilusões do romantismo do amor os deixaram cegos, surdos, burros e loucos!
Os desiludidos pelo amor e pelo romantismo são facilmente reconhecidos e podem ser encontrados, na fila do metrô, nas mesas dos bares, no meio da fumaça e da penumbra do interior das boates, ou com as caras enfiadas em seus celulares. (Benditas sejam as redes sociais).
Seguem sozinhos, no meio da multidão, fantasmas, sobras, restos, sombras, zumbis, mutilados, cansados, porém continuam iludidos.
Já aqueles românticos que se mataram com as armas da ilusão, não tiveram um funeral honroso! (O objeto de seu amor e de seu desejo, não compareceu ao velório... Não sente remorso, ignora por completo a falta de sua presença, não chora a sua ausência!).
“Eu ouvi alguém dizer que você era um bom homem, mas que padecia da falta de amor próprio, e que você era um cara romântico que não foi compreendido... Ou será que você esta iludido?” Talvez te levem flores no dia de finados! As mesmas flores que embelezavam os amores de sua vida, agora irão enfeitar a eternidade de sua morte. Velas serão acessas em sua póstuma homenagem... Mas em pouco tempo, a agonia de sua memória romântica, agora banida, jazera no completo esquecimento.
Suas afeições e dedicações que já não assentam em coisa alguma, irão desaparecer como uma ultima nota de uma canção, um ultimo suspiro... Sua ultima lagrima de ilusão secou!
Uma vida de ilusões reduzida a uma pilha de ossos embaixo da terra...
Que triste sina pra quem deu cabo da própria vida por causa do amor?!
E talvez você aprenda que o maior amor que existe não é o amor romântico, de cinema, de braços dados. O amor dos livros talvez te encante, dos filmes talvez te choque e até te faça acreditar que tudo é possível.
Em partes, é tudo real. Sentir de longe, ler sem palavras, cantar sem música, tocar e se arrepiar. Mas a vida dá golpes de realidade, todo santo dia.
E ai você percebe que o maior amor que você deve ter não é nenhum desses. É o amor próprio. O amor dos limites. Da tolerância. É o amor que te impede que nada não seja natural. E que quando for natural você por um minuto pense que acabou de perde-lo.
E ai você percebe que a vida não é nenhuma cena de comercial de margarina. Que não faz sol todo dia. Que o inevitável vai te encarar e te jogar na cara toda sua prepotência de achar que tem a vida na mão.
E ai você percebe toda mágica que existe nisso tudo. Que você não manda em destino, que lágrimas não são argumentos e que por mais que você queira, o tempo não vai parar pra você reclamar.
Que a vida é aquilo que acontece enquanto você está parado fazendo planos.
E a mágica que há nisso tudo é que um dia você vai parar de pensar, de procurar, de querer sentir. E a vida vai te puxar e te jogar em um furacão. Neste exato momento, você vai correr de um lado para o outro e vai olhar pra trás também. Vai perder o céu e vai ficar sem chão.
Você vai querer fugir, esquecer, não pensar. Você vai colocar a mão no rosto e falar: como é que isso veio parar aqui?
E não vai ter explicação nenhuma. Não vai poder abrir um livro e consultar o que seria. Não vai poder dar cntrl+z e voltar. No redemoinho da vida não existem possibilidades. Ou é ou não é. Agora ou nunca mais. As escolhas estão feitas, as cartas na mesa, a areia na ampulheta já começou a escorrer faz é tempo.
E tudo que você tem é um relógio que não para de correr, um corpo que vai sempre envelhecer, memórias que ficarão cada vez mais borradas.
Pessoas vão entrar e vão sair da sua vida. Algumas vão ficar. Algumas você não vai nem lembrar.
E a vida, como que por mágica, vai se encarregar de deixar tudo como deveria estar.
E tudo o que você terá que fazer é agradecer as oportunidades que tem.
Manter a cabeça erguida, a espinha ereta e o coração forte.
E ai quando você chegar nesse estágio você não terá que pensar mais em nada.
Vai fechar os olhos e se jogar
E o que tiver que ser, será.
Nao me arependo por postar o meu amor por voce em pleno Publico,,
perdao ,, nao sou tao romantico quanto outros homens,,
nem tao filosofo para criticar os teus defeitos,,
com a minha cara sem vergonha, penso tanto em querer fazer voce que o amor que sinto por vc e' muito forte,,
e' mais uma pequena prova que declara qui Amo vc querida Neia :* :* <3
►Amor Em Extinção
Dizem que é romântico serenata
Tocar ao luar uma bela música para a janela da amada
E o apaixonado não se importa se a situação parecer engraçada
Ele permanece lá, esperando ela chegar para o notar
A mulher dos contos de fadas;
Dizem que amar é doloroso,
No começo são tudo flores e sabores
E no fim só resta desamores.
Eu estava aqui pensando,
Qual a maior loucura que eu faria se estivesse amando?
Sem saber nadar, eu pularia no rio para salvar a bela,
Que estaria se afogando?
Colocaria minha vida em risco para não perder aquele sorriso?
Por causa disso eu me encontro aqui, pensativo
Talvez esteja delirando, deve ser o sono me chamando
Provavelmente vou sonhar e continuar a imaginar
Mas a resposta que busco creio que não vou encontrar
Só saberei o que estou disposto a fazer
Se começar a amar.
Julieta, Dalila, Cinderela, Princesinha, Bela
Muitos homens, simples camponeses, pensam nelas
Sou um deles, culpado, almejo elas
A vida só faz sentido se for desbravada por dois corações
Sem diferenças sociais e sexuais
O que importa é o sentimento de tais.
É tão reconfortante amar, então por que parar?
O que há de errado em se expressar?
De uma maneira que não vá machucar
Eu mesmo gostaria de estar amando,
Muitos textos eu estaria desenhando
Mas quem sabe amanhã? Talvez
Agradeço por ter tido aquela vez
E foi maravilhoso, um sentimento carinhoso, bondoso
Que nos separa do frio, que nos aquece, nos excita
Com aquele amor quentinho, que nos inspira
Que nos faz querer escrever até um livro
Mas quem sou eu para falar desse sentimento?
Sou apenas um solteiro, passando o tempo
Relembrando com a presença do vento,
Cada momento que ocorreu quando estava apaixonado
Quando a flecha do Cupido tinha me acertado.
Sem dúvida o amor não deveria entrar em extinção
Por favor, por que se não, serei um da vanguarda
Quero mesmo é sentir meu corpo flutuar, como nas águas do mar
Sem descrição, imenso, sem direção
Amar é lindo, e traz consigo a satisfação
De encontrar alguém para segurar sua mão
Só ama de verdade quem doa seu coração.
RELEMBRANDO O ROMANTISMO DO AMOR
Marcial Salaverry
Nada nos custa relembrar,
como era romantico amar...
Doce amor romanticamente vivido...
Doce martírio é o amor,
que até faz sofrer,
mas também faz suspirar...
Por vezes, chega a causar dor,
mas também faz sonhar com seu calor...
E como é bom sonhar...
Feliz de quem sabe amar...
Amar não é o TER, o simples desejar...
É o espírito romantico resgatar,
é sentir o coração mais forte pulsar...
Amar é romanticamente sentir
a presença do amor que está por vir...
E assim, romanticamente sentir a alma reviver,
e o corpo todo vibrar, quando estamos a ver
a pessoa amada chegando,
e nosso amnor despertando...
Amor é um sentimento nobre,
e quem não o sente, tem a alma pobre.
Quem não ama, tem frio o coração,
sua vida não tem emoção...
Falta-lhe o romantismo na alma...
Só vive pela razão, sem o amor que acalma...
Não consegue sentir a quente sensação
de um apaixonado coração...
Aquele suave toque de mão na mão...
Aquele beijo quente...
Aquela coisa demente,
que é a explosão do amor...
Para sentir vida interior,
é preciso resgatar o amor,
reviver o romantismo na alma...
Ele me cobrou amor, mas não pagou na mesma moeda.
Inflação sentimental, o romantismo está em queda.
Tinha um casebre confortável, mas escolheu a mansão onde ninguém mais pode entrar.
Vive numa casa bem decorada que nunca chamou de lar.
Ele taxou o amor de moda e assim deixou de ser tendencia,
vive pelas passarelas bem vestido, mas sem nenhuma essência
Trocou o simples gesto por emoções partidas, vividas em prestação.
- Venham, venham fregueses! O prazer entrou em liquidação.
#umdescontonoamor
Tento ser uma romântica, uma sonhadora, acredito na Vida e no Amor!
Abro sempre o meu coração, com sinceridade, verdade, recebendo a possibilidade de sonhar, mas também deixando a possibilidade de acordar; tive encontros e desencontros; não culpo ninguém!
Eu escolhi os meus caminhos...
E num destes caminhos guardei a chave do meu coração...
Mas com certeza alguém a encontrou...
PRECE à INSPIRAÇÃO
"Oh divina Inspiração...
Que a mente romântica encha de amor
A filosófica, vasta sabedoria
A devassa, um doce despudor
E a todas preencha de prosa e poesia
Que nao desaponte os criadores
De qualquer devaneio, estória, refrão...
Que habite nos poros dos poetas
Que invada corpo , alma e coração
Que não lhes traga o deserto
Oh, tao desejada inspiração!"
SONETO ROMÂNTICO
Ah! quem há de condenar, o amor certo
Aquele que a emoção aprecia e suspira
Que no abraço e olhar, não tem mentira
E o hálito do beijo, fica então, tão perto
A paixão ferve, sem desventura com ira
Tem querer! e alma com sonho inserto
E no peito, ideia leve, e coração aberto
Ah! como é bom o afeto doce e caipira
E neste molde pra expressão de tudo
Saúdo o bem querer que se faz infinito
Que é rito na poesia e ali se agiganta
Na fortuna tanta, tanto ter, e nada mudo
Tudo canta, levanta, e se do amor é dito:
- eu te amo! É romantismo que encanta.
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
12 de março de 2020 - Cerrado goiano
Olavobilaquiando
POÉTICA POESIA
O meu romantismo na quantia
Seja trovando só, sem escolher
Com o amor pouco no conviver
Venha do afeto, agrado e fantasia
A esses versos leia quem quiser
Chore, esbraveje, ou até sorria
Mas não me venha com ironia
Prover, sem da paixão ter saber
A outros a chance de o prazer
Tem, e que seja de harmonia
Pra não ser de tristura ao ler
E assim, a magia seja pro dia
O encanto na noite então ter
Numa variegada poética poesia
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
30 de março de 2020 - Cerrado goiano
copyright © Todos os direitos reservados
Se copiar citar a autoria – Luciano Spagnol
A definição romântica do amor, está fora de moda.
O homem que traz flores, escreve cartas, fala bonito e faz juras de amor eterno, não basta.
Isso pode até existir também, mas amor nasce das atitudes muito mais reais e palpáveis.Amar é ajudar a lavar louça, ajudar a arrumar a casa, é caminhar à noite de mãos dadas, é dar risada. É ficar ao lado do outro nas situações simples da vida.
Amar é respeitar o espaço do outro, é se respeitar. Éentender que essa história de metade de laranja não existe, graças a Deus!
Sou inteira, e se alguém quiser andar ao lado será bem-vindo, se quiser me cortar, me podar, estará retirando de mim parte de minha essência.
A definição romântica do amor, está fora de moda...
SONETO PARADOXAL
Como quisesse poeta ser, deixando
O estro romântico, espaço em fora
O amor, ao reconhecer sem demora
A seleta face, abriu o ser venerando
Encontros e desencontros, cortando
Caminhos e trilhas, percorri: e agora
Que nasce a poesia, o poema chora
E chora, a rima passada, recordando
Ó, estranha sensação despropositada
Tão saudosa como se fosse “In Glória”
Invade o poetar sem ter um comando
Assim por larga zanga aqui pousada
Me vejo perdido, triste nesta oratória
Quando poderia êxito estar versando
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
04 de dezembro de 2019 – Cerrado goiano
Olavobilaquiando
A Voz do Amor
Nesse coração acelerado e existente
Labirinto romântico e sacro do afeto
De refúgio arcano, piegas e inquieto
A voz do amor, te vozeia, persistente
E quando a tua voz tange na mente
A alma se embebece em um dueto
Com o sentimento, num só soneto
De paixão e ardor, tão ferozmente
Que, o meu olhar se torna cantante
Denunciando ao meu amor sincero
Sua importância de todos os amores
Em um concerto leve e constante
Dos anjos, sem nenhum exagero
És ritmo a vida em todas as cores!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
20/12/2019, 16’10” - Cerrado goiano
Olavobilaquiando
AMOR E TANTRA
Em um baile, a banda muito romântica, tocou vários boleros seguidos, e o romantismo invadiu o salão, os casais se abraçavam ao embalo das músicas lentas, rostos colados...
Foi aí que Fernando pegou o meu braço direito e colocou ao redor do seu pescoço e me abraçou com firmeza, eu retribui, por minutos ficamos em um balanço de sonhos, até fechei os olhos com a cabeça encostada em seu peito, respiração ofegante, coração acelerado. Pela primeira vez senti o seu desejo em mim. Era o primeiro sinal de que a magia do amor triunfaria.
Ao terminar a música Fernando sorriu e olhou dentro dos meus olhos. Momento especial, o romantismo falou pelo nosso olhar. Bailou no ar um encanto fantástico de quando duas pessoas se atraem por conexão. Um forte indício de que algo supremo nos envolvia.
Nossos corpos já não conseguiam mais parar, os toques eram puro instinto de ternura, o destino sorrateiramente tramava algo. Eu interrogava a mim mesma: “Seria um romance? Caso não fosse bom, poderiadeixar de lê-lo. Mas, e a vida? Como deixar de vivê-la? Afinal de contas somos duas pessoas ou somos dois personagens de uma história a ser escrita? Na verdade nós existimos e os personagens, não”?
Eu continuava pensando: ”Os personagens dos livros que as pessoas leem, não são esquecidos, são eternos. E eu? Estaria esquecida daqui a algum tempo, não faria mais sentido para Fernando? E então? Sigo em frente ou estaciono? É fácil ser um personagem. Mas, é muito difícil ser pessoa? Pessoas no cenário real têm sentimentos, personagens, não”!
Alguma força invocara o nosso inconsciente em uma forma de encantamento profundo, influenciando fortemente os sentimentos, amais pura conexão. Algo pairava no ar.
Saímos do salão e Fernando tentou justificar-se dizendo que certas coisas acontecem involuntariamente. Eu estava meio sem graça, mas no fundo eu senti também um desejo por ele. Não era uma mulher vivida, pouco conhecia do mundo fora da gaiola, estava aprendendo a voar. Tivera um namorado na vida que virou sapo e o homem com quem contraíra matrimônio e enviuvei.
Voltei para a casa conversando, eu como sempre com a mão na sua perna, vários olhares trocados no carro, cheios de desejos implícitos. Algo especial pairava no ar. Eu desejava que o caminho se tornasse mais longo. Queria voar, alcançar novos horizontes, novos desafios...
Na volta do baile, eu dizia: Fernando, não quero voltar para casa! Ele respondia: Pra onde você quer que eu te leve? Eu respondia: Pra casa!E nisso chegava a casa que eu queria muito que não chegasse, minha vontade era ficar ao lado dele
Um dia fomos conversar no bar e foi lá que a conversa incendiou, e contamos nossasvidas em livro aberto, cheio de emoção que surpreendeu a nós mesmos. Nossos olhares faiscavam, era tudo novidades. Quantas emoções! Foi um momento de conversa foi calorosa de esquentar as ideias.
Algumas pistas ainda meio obscuras evidenciavam a aparição de um conto de amor, um todo tecido psicológico de expectativas onde às realizações estão inseridas.
Aí foi que Fernando sentiu-se mais atraído com a história, sentiu grande desejo de descobrir no íntimo daquela mulher seus segredos de tão pouca vivência. Queria conhecer todo o desconhecido, mas nada demonstrou.
Eu cheguei até a me declarar para Fernando dizendo que o achava interessante, que era meu tipo de homem preferido, que me sentia atraída por ele. Coisas que as mulheres de antigamente não fariam jamais, geralmente era iniciativa do homem, mas estamos em tempos modernos.
Tudo pronto para ilustrar o fundo psicológico de duas pessoas que tinham suas carências implícitas e necessidades humanas para experimentar a real existência bem diferente dos contos de fadas.
Eu contei que guardava um sonho nunca vivido que seria ser possuída por um homem em uma entre flores, luz de velas... E por coincidência ele também, pois era do tipo romântico, raridade nos homens de hoje. .
Fernando revelou para ela sobre o Tantra que é um termo amplo, pelo qual os antigos estudantes de espiritualidade na Índia designavam um tipo muito especial de ensinamentos e práticas que tiveram base em uma antiga sociedade. Era uma massagem terapêutica que resolvia vários problemas.
Fernando buscava uma mulher que gostasse do tantra. Todavia, contou que nunca encontrou quem quisesse aprender e praticar com ele, já tinha feito com terapeuta, mas é muito diferente fazer com uma mulher que tenha conexão.
Eu nada sabia disso, nunca ouvifalar, mas achei interessante topei aprender e com ele entrar nesse universo desconhecido. Achei a terapia encantadora, até romântica. Era poetisa, vivia em um mundo da utopia.
E assim, entrei nesse universo desconhecido e nos guardamos para que o nosso primeiro dia de amor fosse com tantra.
Estávamos completamente envolvidos, marcamos o dia onde tudo seria divino, aprendi a massagem com as pontas dos dedos.
Preparei lindamente o ambiente, nele nada faltou...
O tantra é pura conexão de reação para o romantismo...
"O conceito de que o amor tudo aceita é uma romantização da modernidade.
Estar condenado a infelicidade não é amar. A idéia do "para sempre" confronta nossa fé de forma impiedosa e nos mobiliza pelo temor a punição. Nada é mais perverso que sentenciarmos nossa felicidade a troco da salvação".
Romantico Sou Pois acredito no Amor...
Amor que poucos sabem dar o devido valor...
Amor verdadeiro sentido por poucos...
Poucos são os que amam de verdade...
eles são felizes...
quando são correspondidos...
quando tem a certeza que esse otro alguem tambem ti ama...
maior felicidade do mundo...
saber q a pessoa que se ama tambem te ama...
quatro letras... tão simples né? A M O R
Existe palavra mais perfeita que essa?
- Relacionados
- Textos para namorado (declarações fofas para derreter o coração)
- Frases românticas com palavras bonitas de amor
- Textos de amor para namorada que demonstram tudo o que você sente
- Poemas românticos para declarar todo o seu amor
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Não Amar é Sofrer Amar é Sofrer mais
- Se isso não é amor o que mais pode ser
