Textos Reflexivos sobre Respeito
A tolerância religiosa é necessária que seja praticada pelos seguidores de todas as religiões. Implica em aceitar e respeitar a pessoa e a fé do outro, ainda que se discorde do que o outro creia e pratique. Há, no entanto, crenças e práticas religiosas que atentam contra a dignidade e a vida humana, a exemplo do terrorismo praticado por grupos religiosos extremistas. Tais crenças e práticas não devem ser toleradas, pois tolerá-las é o mesmo que dar poder a um inimigo para nos tirar a vida. Tolerar não tira o nosso direito de discordarmos de pessoas de outras religiões de forma respeitosa, nem de ensinarmos aos nossos a diferença entre a nossa fé e a do outro. Tolerar não anula a ação evangelizadora de qualquer religião. Do contrário o próprio Jesus Cristo não haveria dito à Sua Igreja: “... ide, fazei discípulos de todas as nações...”.
Muitas das pessoas se assemelham a livros, alguns de capa bem acabada e conteúdo fútil, outros não possuem uma capa bonita, contudo, são como escrituras sagradas de uma essência racional inestimável. Vejam as crianças pequenas elas não veem esteriótipos, elas são ensinadas a reconhecê-los, por isso muitas pessoas que chegam a vida adulta perdem inúmeras oportunidades de conhecer pessoas boas simplesmente pelo achismo que lhe é implantado. Você é aquilo que ninguém vê, suas histórias, suas memórias, seus sentimentos, seus pensamentos, erros, acertos, tragédias e pecados. Quando você aceita um estereótipo, você se limita a uma fórmula atrofiada em virtude da convenção da mente de pessoas que perderam sua originalidade em algum momento na vida. Ninguém é obrigado a concordar com os outros, somos todos racionais para ter nossos próprios pensamentos, seguir a crença que quisermos, ter a opção e escolha que desejarmos, mas todos nós somos obrigados a respeitar. As pessoas que sobrevivem ao preconceito da sociedade, sem perder uma parcela da sua essência, podem contra tudo e contra todos, isto é o poder da liberdade.
Todos falam de amor, carinho, amizade, enfim falam de sentimentos, falam que são desamados, carentes, e até que são rejeitados.... Mas creio que isso não é verdade, pois conheço profundamente, pessoas que tem muito amor para dar, dedicar e não tem ninguém, que está disposto a receber, a pagar o preço que ora dado, seria apenas com respeito e reverência ao próximo. Pois para amar e ser amado, precisa que seja comprometido com aquele, que está disposto a doar, e para que haja essa ação afetiva, seria olhar com os olhos da razão e da alma....
"Os que ainda não aprenderam amar, são os que maltratam as criações de Deus. Não respeitam a Natureza, os animais, os direitos e corações dos próprios irmãos. Não sejamos iguais a eles. Se temos uma noção da espiritualidade, temos também o respeito pelas diferenças e pelos sentimentos, a paciência e humildade com as pessoas difíceis e arrogantes e a renúncia que tudo pacifica."
"No campo dos meus registros memoráveis e admiráveis, permaneceu em alta conta as personalidades menos competitivas e ainda menos, polêmicas. Raridades? Por isso mesmo, valiosas. Polemizar e comparar como sinônimo de se impor, se sobrepor ou tão somente, aparecer mais, é no mínimo, de um tremendo mal gosto. A maior grandeza da personalidade, é diretamente proporcional ao respeito e generosidade praticados, e à felicidade partilhada. O destacar-se é consequência, é fluidez. Naturalidade é tudo! Espontaneidade complementa. Simplicidade encanta. Do que faz sentido... transpira coerência. Transmite confiança."
O amor não restringe-se ao que você sente por seu filho, ou ao seu animal de estimação. O amor expande-se na vontade frenética de aprender amar. Nunca é tarde; todo dia é o dia de buscar, aprender, amar! Em um mundo que pensa apenas em receber, quem busca amar compreendeu que amor é tudo o que há. É a lei do universo - amor.
Prefiro não comentar sobre conquistas e desconheço elogios que definham a imagem da perfeição. Gosto de ficar calado sobre virtudes e menosprezo aqueles que se intitulam auto merecedores de coisas tão banais. Muita coisa não se mostra, mas se sente dentro do peito. Quem muito fala expõe qualidades que nunca possuiu para impressionar pessoas que não merecem respeito algum.
Existe e sempre existiu preconceito a muito tempo, e tenho me deparado com comentários bem complicados em relação a religião principalmente. Respeito a forma de pensar de cada um, o jeito, a interpretação de cada um. .Quem quiser falar o que pensa de si mesmo é problema dessa pessoa, agora se incomodar com o que as pessoas escrevem ou acham, isso não é. Não vale apena interpretar do seu jeito, chegando as próprias conclusões, julgar sem conhecer, e principalmente criticar...E sabe por que? Porque você não sabe se o que entendeu que é a mensagem que a pessoa quis passar. O respeito é um dos sentimentos mais lindos que existe!!! É bom lembrar disso!!!!
O que tento fazer é mostrar pontos de vista e não verdades absolutas. Porque sei que nem eu, nem você, nem ninguém é dono da verdade. Respeito a opinião de todos, mas isso não quer dizer que devo me calar, esconder o que penso. Tenho opiniões formadas, gosto de expô-las para o mundo, se por acaso estiver errada, me corrijo e mudo de opinião. Tudo é tão simples, então pra quê complicar?
O futuro pertence àqueles que respeitam o direito individual e cumprem seus deveres como ato contínuo, pois, respeitar o próximo vai muito além de aceitar ou pouco se importar, mas sim, corresponder aos fatos do seu conhecimento com empatia a própria liberdade. É nosso dever respeitar o direito do outro, assim como é dever dele respeitar o nosso direito.
Quando você se dispõe a aceitar amar a vida plenamente, refinar os aspectos do seu amor sem sentir-se melhor do que os outros, tudo melhora. Não porque começa a ficar bonito e maravilhoso, pelo contrário, parecerá que o mundo piorou, mas não, pois ele continua igual e você é quem mudou. Aprender a respeitar e amar sem preconceitos, também é aprender a aceitar os que ainda não o aprenderam, ai sim conhecerá a nobreza do amor e saberá também que você nunca ajuda a ninguém, pois está sempre ajudando a si mesmo ou melhor, o outro é o mestre e você apenas o aprendiz. O amor só é nobre quando é humilde.
Te dou uma flor em sinal de paz, carinho, amor, amizade... Se ela murchar e secar entenderei que a conservou, mas se brincar de bem-me-quer, saberei que compartilhei a sutileza e fragilidade de algo que transformaria o dia de alguém com esse simples e singelo gesto, com quem não merecia sentir sequer a essência, beleza e o real sentido deste ato!
A pobreza de espírito não é ausência de riqueza, mas a presença constante de faltas: falta de respeito, de propósito, de consciência e, sobretudo, de vida. Onde há escassez interna, germinam as doenças da alma e os carmas não resolvidos. É um ciclo vicioso, onde o vazio não apenas existe, mas gera mais vazio.
Não adianta ser excelente no que faz, mas ser prepotente ao tratar os outros com arrogância. independente do seu cargo ou poder econômico, se você trata mal as pessoas das suas relações, sejam elas sociais, profissionais, ou alguém que de alguma forma lhe sirva: você é uma péssima pessoa. Acredite, a vida vai lhe dar o troco. O mundo gira e um dia seu filho, irmã, mãe ou neto poderá receber do universo o saldo negativo por teres sido um lixo de ser humano. Aliás, Deus é tão justo, que lhe cobrará cada centavo.
Liberdade de expressão... pensamento... e decisão... são direitos humanos de todas as pessoas, e devem ser exercidos em contextos jurídicos, religiosos, ambientais, sociais e familiares... tanto com responsabilidade... como com obediência a legislação da família, da igreja e do estado ("como em demais grupos ou instituições") e respeito a função, identidade, dignidade e individualidade uns dos outros como seres pessoais e sociais.
Conheci uma mulher chamada Donna. Era a dona da quitanda. Salomé falava três donas seguidos quando me mandava comprar alguma coisa: Vai lá na dona Donna, dona da quitanda... Eu só pensava: se ela fosse dona de um navio, iriam ser quatro donas: dona Donna, dona do navio! Isso é respeito, é? Para mim, não serve. Mas eu gostava da Donna. Já te falei dela?
De agora em diante, eu vou simplificar tudo. Não quero mais nada que atrase o meu riso ou coloque em risco a minha paz. Quero caminhos mais leves, reciprocidade silenciosa e vínculos verdadeiros. Vou filtrar com mais cuidado onde coloco o meu tempo, a minha energia, o meu coração. Nem todo cenário precisa ser palco da minha entrega. Agora, é sobre crescer por dentro, sem plateia. Parar de me moldar ao que não me veste, apenas para caber. Vou me acolher com mais carinho e ouvir a minha intuição. Vou amadurecer, respeitando o ritmo de cada coisa, sem forçar flores a nascerem fora da estação. Afinal, tudo tem o seu tempo certo.
Eu queria alguém que me ame, me aceite, me respeite, me acolha, me ame sem preconceito. Alguém que me ame sendo autista, que não ligue pros meus transtornos, que me ame independente disso. Que me ame e me aceite como eu sou. Que me entenda como eu sou. Que me acolha como eu sou. Que me respeite como eu sou. Que me inclua como eu sou. Que me deseje como eu sou.
Durante minha longa caminhada pela vida, cheguei a conclusão do porque o mundo ser tão conturbado, e as pessoas a cada dia mais doentes e tristes, o FANATISMO é a principal causa de tudo isto, seja FANATISMO Religioso, Político, Ideológico e até mesmo por não ter RESPEITO pela individualidade do seu próximo!!!
Ter sentimentos bons e pensamentos profundos não garante que sejamos seres evoluídos e cheios de sabedoria. De acordo com a Bíblia, o princípio da sabedoria é o temor a Deus. Isso significa que a verdadeira sabedoria começa com o respeito e reverência a Deus, reconhecendo Sua soberania e buscando viver de acordo com Seus ensinamentos.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp