Textos Reflexivos sobre Inclusão

Cerca de 10269 textos Reflexivos sobre Inclusão

Religiões são, por definição, metáforas, apesar de tudo: Deus é um sonho, uma esperança, uma mulher, um escritor irônico, um pai, uma cidade, uma casa com muitos quartos, um relojoeiro que deixou seu cronômetro premiado no deserto, alguém que ama você – talvez até, contra todas as evidências, um ente celestial cujo único interesse é assegurar-se que o seu time de futebol, o seu exército, o seu negócio ou o seu casamento floresça, prospere e triunfe sobre qualquer oposição. Religiões são lugares para ficar, olhar e agir, pontos vantajosos a partir dos quais se observa o mundo.

Tudo que temos para acreditar ou não em algo são os sentidos, as ferramentas que uamos para perceber o mundo: nossa visão, nosso tato, nossa memória. Se os sentidos mentem para nós, então não dá para confiar em nada. E, mesmo se não acreditarmos, ainda assim não poderemos tomar nenhum outro caminho além da estrada que os sentidos mostram; e é preciso percorrê-la até o fim.

Quando eu era uma garotinha, eu costumava ler contos de fadas. Nos contos de fadas, você encontra o Príncipe Encantado e ele é tudo o que você sempre quis. Nos contos de fadas, o bandido é muito fácil de detectar. O bandido está sempre vestindo uma capa preta, assim você sempre sabe quem ele é. Então você cresce e percebe que o Príncipe Encantado não é tão fácil de encontrar como você pensou. Você percebe que o vilão não está usando uma capa preta e ele não é fácil de detectar; ele é muito engraçado, e te faz rir, e tem o cabelo perfeito.

A relação dos dois sexos não é a das duas eletricidades, de dois pólos. O homem representa a um tempo o positivo e o neutro, a ponto de dizermos 'os homens' para designar os seres humanos ... A mulher aparece como o negativo, de modo que toda determinação lhe é imputada como limitação, sem reciprocidade.

Lembramo-nos melhor dos primeiros anos de vida do que dos subsequentes. Quanto mais vivemos, tanto menos os acontecimentos nos parecem importantes, ou suficientemente significativos para serem depois ruminados; todavia, este é o único meio para fixá-los na memória, caso contrário, serão esquecidos logo que passarem.

"Por que me deixam triste? Não sei acho a não mereço isso, acho não, tenho certeza, acho que pela pessoa que eu sou merecia coisa melhor, não se decepcionar por alguém que não quer vc por aparência, porque os amigos vão rir da pessoa, porque ela não tem certeza.... arrisque-se no amor, as chances de valer a pena são altas"

As pessoas têm que perdoar. Não temos que gostar deles, não temos que ser amigos deles, não temos que enviar corações em mensagens de texto, mas temos que perdoá-los, ignorar, esquecer. Porque se não o fizermos, estamos amarrando rochas aos nossos pés, demasiadas para nossas asas poderem transportar!

O animal só faz uma cama, que aquece com seu corpo em um lugar protegido; mas o homem, depois de ter descoberto o fogo, guarda um pouco de ar em um espaçoso apartamento, e o esquenta, em vez de esquentar a si mesmo, faz a sua cama, na qual ele pode se mover despojado de roupas estranhas, manter uma espécie de verão no meio do inverno, e por meio de janelas sequer admitir a luz e com uma lâmpada alongar o dia.

Parte do problema com a palavra "deficiência" é que ela imediatamente sugere uma incapacidade de ver ou ouvir ou caminhar ou fazer outras coisas que muitos de nós tomamos por garantidas. Mas e as pessoas que não conseguem sentir? Ou falar sobre seus sentimentos? Ou gerir os seus sentimentos de forma construtiva? E as pessoas que não são capazes de formar relações estreitas e fortes? E as pessoas que não conseguem encontrar satisfação em suas vidas, ou aquelas que perderam a esperança, que vivem em decepção e amargura e não encontram na vida alegria nem amor? Essas, parece-me, são as deficiências reais.

Quando eu era muito jovem, a maioria dos meus heróis da infância usavam capas, voavam pelos ares ou levantavam edifícios só com um braço. Eles eram incríveis e recebiam muita atenção. Mas quando eu cresci, meus heróis mudaram, e agora posso dizer com honestidade que qualquer pessoa que faça algo para ajudar uma criança, para mim é um herói.

Esqueça a ansiedade, aprenda a ter paciência e deixe que a roda da vida faça o seu giro habitual. Tudo a seu tempo, não queira precipitar os acontecimentos forçando situações. Deixe que o tempo cumpra seu papel, ele trará o que estiver destinado a você, isso é realidade não é utopia. Tenha calma, sua hora vai chegar, você vai ser feliz sim, mantenha-se otimista, pensamento é força, bons ou maus retornarão para você. Harmonize-se, não quebre a sintonia com o Universo. Você atrai o que pensa, cuidado!! Conecte-se sempre positivamente, seja feliz!!!

O que é verdadeiro? Há quem se refugie na dor, como se a existência fosse um eterno processo de quebras contínuas; há quem veja luz mesmo na escuridão. Quem poderá dizer o que é certo ou errado, ruim ou bom? Por trás das ilusões, temos que fazer escolhas. Viver é um eterno tatear no escuro

Dias bons, dias ruins e assim sobrevivemos. O problema é que as vezes os dias ruins marcam e fazem com que não enxerguemos os dias bons. Mas os dias bons existem. Sim, existem. Só precisa que estejamos abertos para recebe-lo. Mas, não é assim, não é tão fácil. A dor pode ser paralisante e senti-la pode deixar marcas nada efêmeras. E senti-las é memoriza-las. De forma consciente e inconsciente. Por isso que muitas vezes não nos damos conta que existem dias bons, momentos bons. Uma vida boa. E, talvez, por isso não valorizamos quando os dias bons aparecem; e o primeiro sintoma é generalizar. Achando que todos os dias não são bons, reclamando dos dias bons como se fossem dias ruins. Mas, na verdade, para quem viveu passando por muitos dias ruins, por muitos momentos ruins, acabam tendo perspectivas ruins para uma vida boa. Não por escolha. Ninguém escolhe ter dias ruins assim como não escolhe sofrer. É involuntário. E é fácil julgar uma pessoa que só tem dias ruins quando você superou os seus e sabe que dias bons voltarão. Sendo que elas não. Mas, também é valido explicitar que nem todos são tão iguais assim a ponto de encarar suas frustrações da mesma maneira e conviver com isso. A desumanidade da humanidade já é tanta que utiliza-se do termo aturar para uma díade do dito normal versus o dito sofredor. E cria-se estereótipos como: vitimado, derrotado e coitadinho. Termos quem em nada contribuem para o enriquecimento desse sujeito que tanto requer cuidado com seus dias não bons.

Uma vez eu estava na fila da merenda e um menino me jogou uma sopa quente. Ele virou o prato de sopa na minha cara, porque eu estava falando com a minha amiga. E ele se virou pra mim, jogou aquele prato de sopa quente em mim, porque na cabeça dele eu tinha que agir como homem, falar com voz de homem, ser homem.

Quando você é uma pessoa marginalizada ou uma mulher de cor e/ou alguém que faz parte da comunidade LGBTQ, seus atos se tornam politizados, apenas por ser você mesmo. Isso porque não aceitamos completamente todos os diferentes tipos de seres humanos. Ao ser eu mesma, estou fazendo algo político.

Quando eu era criança desejava fazer 18 anos e virar adulto. Se eu imaginasse o que é ser adulto não teria esse desejo, melhor ser criança com a idade duma criança. Ser adulto é fazer as escolhas difíceis é tomar decisões mesmo quando você só tem a perder, mas é necessário porque criança goza a vida adulto encara o mundo. Encarar o mundo não é tarefa fácil o mundo nos transforma em dependentes e carentes e por fim, adolescentes com 30 anos. Essa carência nos faz admirar pessoas com caráter e sinceras porque é mais fácil admirar uma vez que ter caráter é pra homem e não pra criança.

Sejamos prudentes ao falar com as pessoas. As palavras têm força, têm poder e quando mal colocadas podem gerar conflitos e muitos dissabores. Daí a vigilância que devemos ter ao proferi-las, nem tudo que pensamos devemos dizer, isso é tipico de pessoas grosseiras e mal educadas. As palavras têm peso, assim como ajudam também podem destruir, portanto usemo-las com cuidado e sabedoria!!

Dizem que os vampiros têm pior destino que os mortais, e que a mais severa punição é a eternidade. Não há vampiros para a confirmação da tese. Suspeito que o verdadeiro castigo aos homens, o que causa mais sofrimento, seja a insônia, que alterna o horror da realidade com nossos demônios notívagos num ciclo perverso. Insones, somos só um punhado de carne irritável, um feixe de nervos em frangalhos, um sistema que não desliga nem funciona, sempre pronto para entrar em colapso.

"Quando não conhecemos, ou não dominamos determinado assunto, devemos escutar quem sabe e quem o domina. O conhecimento vem pelo escutar, ler, pesquisar... Ninguém domina todas as áresa do conhecimento. Por isso somos educandos, educadores, mestres, doutores, e, principalmente, pesquisadores. Aprendemos ouvindo, para ouvir, é preciso calar." (Austri Junior)

Imagine você andando com excesso de carga em suas costas; você não vai muito longe, e se for ficará esgotado e sem forças. Assim é nossa vida emocional, temos que estar atentos para não carregar aquilo que não suportamos. Devemos ter zelo e nos vigiar para não sermos atingidos pelos excessos que outros poderiam acrescentar. Podemos ouvi-los e auxiliá-los mas não permitir que seus exageros nos contaminem.

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp