Textos Reflexivos sobre Inclusão

Cerca de 10252 textos Reflexivos sobre Inclusão

⁠"Na aceitação cega das certezas da vida, construímos gaiolas ao redor de nossa essência, transformando-nos em meras sombras da grandiosa complexidade que a vida oferece. Libertemo-nos, desafiemos as supostas verdades e, ao adentrar a vastidão das possibilidades, confrontemos não apenas a beleza, mas também a assustadora incerteza. Pois é na busca incessante pela verdade que mergulhamos nas profundezas da nossa existência, explorando as intricadas possibilidades que compõem a essência humana. Nesta jornada interminável, encontramos a razão de tantas incertezas, descobrindo que a verdadeira essência da vida reside na corajosa aceitação de que a realidade é simplesmente nossa própria construção.”

(@marcellodesouza_oficial)

Inserida por marcellodesouza

⁠A imbecilidade do ser humano.

É atribuído a Júlio Verne a frase: “A imbecilidade humana não tem limites.” Vejamos se podemos confrontá-lo, ou não!
Sabemos que o pensamento humano vem sendo desenvolvido através dos séculos pelo acúmulo das múltiplas experiências e saberes individuais e sociais que deparamos em nossa vida. E, é esta capacidade de pensar que embora seja muito desenvolvida nos seres humanos, incrivelmente, as vezes parece nos faltar.
Desde o nosso surgimento neste planeta azul, olhamos para os outros seres humanos com o olhar da diferença, pois, embora sejamos da mesma espécie, temos características físicas diferentes. E, a partir daí criamos categorias e fazemos classificações das mais diversas e colocamos estas pessoas que são “diferentes” de nós em uma categoria qualquer criada.
Esta classificação criada acaba gestando dentro de um pensamento coletivo raças que se julgam superiores, gêneros que se consideram dominantes e, a cada classificação criada, um novo subgrupo surge complicando ainda mais a relação entre semelhantes.
Ora, somos todos semelhantes independentemente da origem, e enquanto não enxergarmos isto, continuaremos criando classificações e estas nos distanciarão ainda mais das pessoas.
Neste ponto, pode parecer conflitante dizer que todos se assemelham apesar de ser público e notório as diferenças abismais existentes entre os seres humanos. Diferenças estas causadas pelo conhecimento, pelo desenvolvimento social e cultural, pela evolução tecnológica, pelos meios de produção e consumo, enfim. Vários são os mecanismos que fazem com que o ser humano em razão de sua posição e condição, se distancie dos outros.
Criamos uma forma de progresso e desenvolvimento que nos une e nos distancia ao mesmo tempo. Viramos refém daquilo que acreditamos ser o melhor para nós e para o todo. Somos todos ao mesmo tempo vassalos e suseranos de alguém.
Agora, isto não seria uma forma de imbecilidade?
Aqui chegamos em um outro ponto conflitante. Será a imbecilidade parceira do progresso e por consequente do nosso desenvolvimento sem envolvimento?
Ora, coisificamos tudo que há. De objetos a relações pessoais, tudo ficou raso, rápido e com sentido desfigurado. Temos tudo por objeto, já que a imbecilidade criativa supera qualquer evolução pautada na lógica do real bem-estar do ser humano.
E o progresso, mais especificamente os setores de pesquisa e desenvolvimento, entenderam rapidamente o quanto somos imbecis. E alimentam diuturnamente nossos estranhos desejos. Somos carne a ser moída pelos nossos desejos.
Há mercado para tudo neste mundo líquido, plural, multicor e, por muitos transformado em patético.
Uma infinidade de produtos que são uteis somente na memória do usuário que após adquirido perderá seu valor emocional, sendo logo substituído. Aparelhos que mal sabemos utilizar e que temos por grande valor. E segue a relação de desejos.
Se formos para o campo da vaidade humana, aí a coisa se complica mais. Somos perecíveis, frágeis e nos decompomos a cada dia, este é o retrato real de nossa caminhada pela vida. Morreremos! No entanto há uma busca desenfreada por um amanhã que se acabará em breve. Os corpos perfeitos de hoje, mantidos a treinos exaustivos e alimentação sem graça, serão amanhã caquéticos. Não quero dizer que a atividade física não seja importante para a saúde e o bem-estar, longe disso! Mas, que há um culto ao inalcançável corpo perfeito, que beira a doença, isso há.
No campo relacional nós ressignificamos a palavra egoísmo, pois quando pensamos que somos egoístas, nossas defesas internas se levantam e gritam rapidamente dizendo ser AMOR. Nunca é egoísmo, é amor. As vezes chega a ser platônico, e aprendemos em um misto de egoísmo e possessividade, que devemos a todos amar. Devemos amar nossos pais, nossos filhos, nossos maridos e esposas. Ame seus pets, suas plantas, seus cacarecos, ame a tudo e ao final não amará a ninguém. Pois colocaste tudo no mesmo nível e no mesmo nível não há distinção.
Somos sim, imbecis. Chegamos a um ponto de desenvolvimento que mal pensamos bem e acreditamos que pensamos demais. A preguiça, eterna amiga do progresso, faz com que esse processo seja mais ágil. Para que escrever uma palavra se posso enviar uma figurinha? Mas... hoje em dia quem vive sem elas? Que coisa fofa.
Somos tão imbecis que poderíamos erradicar a fome do mundo, pois produzimos mais do que consumimos. No entanto, não o fazemos e nem procuraremos fazê-lo a curto e médio prazo, pois a fome e a miséria de uns, gera o alimento na mesa de outros.
Poderia dentro de minha visão discorrer sobre os vários tipos que considero de uma imbecilidade sem fim, indo desde a veneração por alguém que chuta uma bola, até as pessoas que são veneradas por mostrar a bunda. Mas entendo, como disse anteriormente, que a imbecilidade também proporciona o desenvolvimento social, embora não possa concordar que se realmente há desenvolvimento, mas...isso é outro assunto para outra hora.
E, concordo com o Júlio.
Massako.🐢

Inserida por Massako

⁠Um lago transborda de felicidade e harmonia em tamanho desespero humano, desde a morte até a vida, desde o início ao fim. O lago próspera com sua água TÃO cristalina que se é possível ver o fundo, naquele lugar existe dezenas de milhares de flores dentro d'água, uma visão glamorosa e visceral. Pois os corpos descansam à margem da formação do corpo d'água e torna tudo tão mórbido todavia a morbidez desse lugar traz paz àqueles que tem suas mentes perturbadas pela contradição do lago. Seja ela boa ou ruim, sementes irão de brotar daqueles mais afortunados, enquanto os azarados serão apenas parte da terra pútrida e infértil...

Traga-me o cálice do meu âmago, traga a agonia consigo, traga o último dos teus. O lago será próspero pelos céus.

Inserida por Lugoa

⁠Dos 16 aos 35 anos, a vida é uma festa ininterrupta. É a época em que buscamos experimentar tudo intensamente: desejamos conhecer todas as pessoas, vivenciar múltiplos amores, mergulhar em paixões avassaladoras, embarcar em aventuras sem fim, explorar o mundo em viagens memoráveis e descobrir quem somos de verdade. É uma fase de sangue nos olhos, risadas que ecoam eternamente, coragem ilimitada e uma energia vital que parece não ter limites.
No entanto, após os 35 anos, começamos a amadurecer de maneira profunda. A vida nos ensina a não dispersar energia em excesso e a valorizar cada momento com mais sabedoria. A convivência com a saudade se torna mais frequente, e entendemos o significado doloroso de perder alguém querido. O luto passa a fazer parte da nossa realidade, e mesmo vivendo momentos maravilhosos, somos confrontados com a fragilidade humana de maneira mais evidente. A vida se revela como um tecido fino e delicado, que a qualquer momento pode se rasgar, nos lembrando da impermanência de tudo.
Essa jornada nos transforma, nos molda em seres mais resilientes e compassivos. Apreciar cada fase da vida, desde a exuberância da juventude até a serenidade da maturidade, é um privilégio que nos ensina a valorizar cada experiência e cada pessoa que cruza nosso caminho.

Inserida por leonardo_lyra

⁠Quando alguém se aproxima e diz "você está bem?", nem sempre reflete a realidade. Uma avaliação honesta de "estar bem" envolve um conjunto de fatores que vão além da aparência:
Emocional (Mente): Sentir-se em paz, com controle sobre as emoções e pensamentos.
Físico (Aparência): Cuidar da saúde, ter energia e vitalidade.
Espiritual: Encontrar significado e propósito na vida, seja através da fé ou de valores pessoais.A busca pelo "estar bem" é um processo contínuo, que exige autoconhecimento, cuidado consigo mesmo e busca por ajuda quando necessário.
Rosinei Nascimento Alves
Ótimo dia!
Deus abençoe sempre 🙏🏾
Tenhamos fé!

Inserida por ROSINEI48

⁠O inimigo de Deus seduz o homem dizendo:
Vai, aproveita todos os prazeres que essa vida pode te oferecer.
Afinal, a vida é curta!.

Todavia Deus te fala:
Vem filho(a) amado(a) vive esta vida com amor e sabedoria.
Pois eu te ofereço algo muito mais precioso que o prazer passageiro.
Te darei a VIDA ETERNA ao meu lado!.

Inserida por ClaudioRoseno

⁠⁠algumas árvores florescem, e outras morrem.

Algumas ovelhas nascem fortes, e outras são devoradas por lobos.

Alguns homens atingem a riqueza, mais tolos o suficiente para não aproveitar de maneira correta a vida.

A vida e muito curta, mais quando se vive da maneira certa!

"Não torna a morte em vão"

Inserida por Ronan-hds

⁠Com o decorrer do tempo entendi que deveria matar meu ego pra fortalecer meu espírito, fortalecer minha mente para extinguir os resquícios daquele ser humano fraco que em nada parecia com a minha verdadeira essência.

Escolhi um caminho solitário porque sou melhor assim, decidi ser mais tranquilo, ter companhias completas e o melhor de mim todos os dias. Sem grandes alardes, sem selfies, sem festas ou algo do tipo, cheguei em uma fase que nada disso importa, quero a cada dia avançar um passo a mais em direção às promessas que fiz a mim mesmo.

Não sou uma ilha, mas aprendi a ser seletivo ao extremo! Ao meu lado? Somente os melhores.

Nenhum ato é em vão, tudo teve um propósito, cada queda, cada levantar, cada perca, cada ganho. tive que me perder inúmeras vezes para poder me reencontrar.

E que nessas poucas palavras você entenda que as vezes temos que matar mil leões em silêncio, carregar em si um exército de troianos para resistir a dor, mas nada disso é em vão, todo sacrifício cria em você uma nova camada, toda dor gera loucura ou lucidez.

Inserida por Gabriel_Ozaki24

⁠Refletindo consigo mesmo

Deixamos os sentimentos escorrer entre nossos dedos
Tentamos segurar, em nossa mão.
Algo que deveria estar guardado no coração.
Evitando grandes estragos.

Entre a realidade e nossos sonhos
Devemos conseguir ter estabilidade
Para lidar melhor com a realidade
Afim de não sermos eternos leigos.

Mas como agir com a razão.
E não ser pego pela euforia
Tentando ter atenção

Para que tudo não fosse uma fantasia
Tão somente uma desilusão
Que afetaria toda nossa vida.

Alexandre C.
Poeta de Libra

Inserida por poetadelibra

⁠Ninguém começa grande, na vivência, somos como meninos, todos nós iniciamos a nossa caminhada ainda pequeninos, com o tempo, vamos crescendo e evoluindo, com as decepções, vamos aprendendo e seguindo...

Um dia estaremos grandes, em sabedoria e conhecimento, deste modo, neste mundo não mais caberemos!

E tudo se tornará passado, ilusões de momento, apenas histórias, contratempos.

Quando chegar este momento, para uma outra dimensão, seguiremos, e com Deus encontraremos, Ele, que é a razão de tudo o que conhecemos.

Inserida por JeanCarlosdeAndrade

Nada é em vão...
Paro para agradecer as oportunidades que a vida me proporcionou!
Agradeço a cada pessoa que cruzou meu caminho, as que fiz um dia chorar, as que me fizeram um dia chorar, a todos os colegas que passaram pela minha vida, conhecidos, pessoas, sejam elas boas ou ruins, pois graças a elas eu hoje evolui e me moldei para ser o que sou!

Inserida por PedroSRS

Costumo afirmar que os seres humanos são o único projeto de Deus que falhou miseravelmente. Somos ingratos, arrogantes, desprovidos de empatia, mesquinhos, egoístas e, muitas vezes, cruelmente sádicos. Vivemos em um estado perpétuo de conflito, causando sofrimento indiscriminado aos outros, a nós mesmos e ao próprio planeta. Julgamos com uma crueldade voraz, indiferentes às dificuldades alheias, mas quando somos alvo de julgamentos, respondemos com veneno, raiva e ódio. Em vez de aprender com nossos erros, perpetuamos ciclos intermináveis de destruição e indiferença.

No entanto, essa dicotomia se torna ainda mais perturbadora quando observamos nossa capacidade de realizar atos de grande bondade, criatividade e amor. É como se estivéssemos eternamente presos em um teatro trágico, onde alternamos entre a brutalidade e a benevolência.

E sim, me incluo nesse circo grotesco como mais um ser humano que definitivamente não deu certo.

Inserida por ryoshitake

Aprendizados da Vida

Já passei por tantas experiências até aqui, e elas me ensinaram muito.

Aprendi que para ser feliz, preciso de tão pouco…

Que o segredo está em se amar…

Aprendi que qualidade é mais importante que quantidade…

Que não preciso provar nada a ninguém…

Que existir e viver são duas coisas completamente diferentes…

Que a vida passa rápido e devemos dar valor ao que realmente importa…

Que o que as pessoas pensam sobre mim é problema delas, não meu!

Que as críticas são sempre bem-vindas, desde que sejam construtivas…

Que às vezes é bom mandar alguém ir se ferrar; não há necessidade de ser educado o tempo todo!

Que não é preciso tentar agradar a todos, nem mesmo buscar aceitação…

Que mudar com o tempo é necessário…

Que tudo passa, tudo é fase…

Que só permanecem os verdadeiros…

Que nos momentos mais difíceis, somos nosso próprio alicerce…

Que cada vez que caímos, nos levantamos mais fortes!

Que ainda tenho muito para viver, para aprender…

Vou me magoar mais vezes, me decepcionar, chorar, me arrepender, lutar, conquistar…

E o mais importante, vou viver!⁠

Inserida por camarapaulaana

⁠⁠Em um mundo de cópias e padrões, O que você tem, outros podem possuir, Mas o que você é, ninguém pode clonar, é a sua essência que faz você reluzir.
Seja autêntico, sem medo de errar, pois cada passo que você der, com sua verdade, seu jeito singular, terá significado e sucesso a colher. O mundo comparativo, com suas métricas e padrões, pode se tornar o maior equívoco da jornada humana. É na singularidade que reside a verdade, e quando você for fiel à sua identidade, Cada conquista será uma obra de arte em liberdade.

Inserida por PauloZurdo

⁠A minha existência é um pequeno clarão,
Que brilha por instantes na vastidão,
E ilumina a noite fugazmente sem pedir permissão.

Sou um relâmpago que não sabe por que surge,
Um lampejo que não questiona seu destino.
A vida é simples, como a luz de uma vela ao vento,
E eu sou apenas o que sou, sem intenção ou lamento.

As estrelas observam-me sem curiosidade,
Assim como eu observo o campo, a árvore, o rio.
Nada tem propósito além de ser,
E nesse ser, encontro minha paz e meu viver.

Não há mistério no clarão que sou,
Não há desejo de eternidade ou de compreensão.
Sou um instante de luz na escuridão do mundo,
E isso basta, sem razão, sem ilusão.

A vida não se pede, nem se rejeita,
Apenas se é, como o sol, como o mar.
E ao findar do meu brilho, algo persiste,
Pois na vastidão, meu clarão resiste.

Ser é suficiente, ser é tudo,
E o pequeno clarão que sou,
Ilumina outros caminhos na escuridão,
Deixando uma fugaz e efêmera recordação.

O intruso em meu Ser
⁠Falsas ideias invadem minha mente.
O pensar pode ser perigoso, imprudente.
Sinto-me controlado, manipulado, algemado.
Sinto-me assim, dia e noite, a todo momento.
Não sei quais forças atuam no inconsciente.
Não sei, não há uma comunicação direta.
A conexão entre consciente e inconsciente, por vezes, é covarde.
Estou à mercê, à deriva de um precipício sombrio.
Muito mais o inconsciente tem a esconder.
A esconder aquilo que minha mente não pode ver, não pode entender.
Não pode crer, ela quer se esconder, precisa se proteger.
Ela mente, minha mente mente para mim.
Acostumada a mascarar o que não entende.
Sou bombardeado a todo momento, impiedosa, ela é meu pior inimigo.
Constantemente estou em xeque, ela se movimenta ardilosamente, a todo custo, precisa se estabelecer mesmo sem saber.
Não há para onde correr, se esconder - o que fazer?
Por satisfação dessa namorada ciumenta, preciso aprender a satisfazê-la sem que isso me faça sofrer.
Preencher lacunas, escapar da rotina esmagadora.
No final, ela só quer me acolher, cuidar, ela quer me proteger.
Não vejo a hora de ser seu amigo.
Conversar contigo, tentar te entender.
Prazer, (a.c), estou ao seu dispor, venha me conhecer (:



(a.c) - 11/07/2024

Inserida por SrAnonymous

⁠Hoje entendo que viver é ser livre, que
amigos são essenciais, que lutar é
necessário, que o tempo cura, que mágoas
passam, que decepções ensinam, que o
presente reflete o passado, que dor
fortalece, que sonhar é vital, que a
verdadeira beleza está nos sentimentos, e
que o segredo da vida é viver, lutar,
recomeçar, ser feliz e ter as pessoas certas ao redor. E, acima de tudo, nunca esquecer de Deus.
Deus é craque!

Inserida por benilsonfilipe

⁠Será inevitável!
Vai chegar um momento na vida de todos nós, quê!?
O tempo terá passado...
Estaremos cansados para voltar atrás e fracos para construir um novo caminho.

Seja bem-vindo à velhice...
Então só nos resta o hoje, tudo o que desejarmos para o amanhã!?

Hoje é o começo!

Inserida por apollo_nascimento

⁠Hoje em dia, ninguém me convence de mais nada...
Depois que eu adquiri, total conhecimento de mim mesmo, do que eu sou e do que eu realmente gosto.

Ninguém me obriga a fazer mais nada que eu não queira fazer.

Às vezes eu me permito fazer oque algumas pessoas querem, mas é só por prazer.

Inserida por apollo_nascimento

⁠Existem lágrimas que não saem dos olhos, mas que encharcam o coração.

Silêncios que soam mais do que um grito.

Palavras que cortam mais do que faca.

Sorrisos mais tristes do que um pranto.

Dores que não dói no corpo mais esfacelam a alma.

Amizades mais covardes do que um inimigo.

Inserida por RobsonFortunato970

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp