Textos Reflexivos sobre Inclusão

Cerca de 10268 textos Reflexivos sobre Inclusão

⁠Como resignificar a dor de um trauma se não visualizo as lembranças dos eventos vividos?

Qual o peso da nossa história sobre as rugas da minha pele?

Quanto paga quem não vive de fantasia?

Encarar a própria dor é um abismo profundo, sem fundo, avesso à consciência do que é juízo.

Inserida por Diogovianaloureiro

⁠Infelizmente, tem aqueles que por mais que erre nunca vão admitir e mais, nunca vão mudar.
O óleo na água nunca se mistura.
Tem quem seja como a água límpida, erra mas é transparente ...
tudo vê.
Quem seja como óleo, liso, que vai se esgueirando se achando
esperto. Nuca vão aprender por mais que a vida ensine.
Perdendo ...

Inserida por vamosamor

⁠Superação, o que é?
É estar em contato com o nosso mais terrível e desafiador eu interior, porquê?
É uma luta constante em superar nossos desafios ...
É manter o que nos faz seguir em frente mais confiantes
É ser firme em nossas batalhas, mesmo com medo, angustia,
sofrimento ...
É fazer o que nos eleva ...
Esperança é Fé!
É passar otimismo, mesmo quando estamos derrubados e buscando forças para caminhar ...
Porque sabemos que sempre tem um dia após outro para continuar nossa luta constante, em busca de amor, paz, solidariedade, fé ... sem egoísmo porque não nos leva para
lugar algum.
É abraçar o próximo mesmo não estando bem, dando força e energia porque eleva e
nos eleva ainda mais em nossas lutas.
E não fechar os olhos quando não nos convém e abri-los quando convém.

Inserida por vamosamor

Nem tudo cabe em um padrão e em nenhum padrão cabe tudo.

Autistas se tornam adultos.

Nem anjos nem demônios.

Neurodiversos adultos.

No fim das contas, que grupo se esconde atras de sua própria narrativa?

Mentira, fome e guerra seguem distantes, na privacidade do celular, onde apenas enriquece quem posta e engana a manada que trás.

O tempo não é óbvio pra ninguém. Depende de como te sentes e o desejo que ainda tens.

Inserida por Diogovianaloureiro

⁠Um labirinto místico...
Não dá pra nem pra descrever em uma linda frase.
Porque buquês são flores mortas num lindo arranjo, feito pra você!
As ruas estão cheios de almas tão vazias,
A ganância vibra, a vaidade excita!
Não precisa perde e sofrer pra saber o que é melhor pra você...🧠💭💭😘🍫

Inserida por Claudjanesilva87

Imagine-se em uma aventura épica que começa nas profundezas do ser, onde um espermatozoide, como um herói improvável, desafia a escuridão para encontrar o óvulo, dando início a um encontro cósmico.

Nessa jornada, cada célula em desenvolvimento é como uma estrela nascendo no universo de um novo ser. A fecundação é o Big Bang de uma existência singular, onde órgãos, sistemas e histórias são forjados nas estrelas do embrião.

À medida que o feto cresce, ele se torna um explorador do cosmos uterino, crescendo em um espaço que é vasto, mas ainda desconhecido. O desenvolvimento fetal é como uma expedição intergaláctica, com o cérebro se tornando o centro de controle, o coração a estrela-guia e os pulmões as antenas para a respiração cósmica.

Finalmente, o nascimento marca o lançamento do foguete da vida, e a infância é uma fase de exploração de um novo planeta, repleto de descobertas surpreendentes.

À medida que a adolescência se aproxima, o herói da nossa história começa a amadurecer, como um planeta em formação. A busca pela identidade e o desenvolvimento emocional são os desafios dessa fase.

A entrada na idade adulta é como o início de uma civilização, com escolhas que moldarão a sociedade do ser, incluindo educação, carreira e relacionamentos.

A maturidade é uma jornada de autorreflexão e autodescoberta, onde o indivíduo se torna um explorador de seu próprio eu. Cada ruga é uma constelação de experiências.

À medida que o tempo avança, a idade avançada nos lembra que somos feitos de poeira de estrelas e que a vida é efêmera, como a passagem de um cometa.

Finalmente, a morte não é o fim, mas uma transformação, uma jornada de retorno às estrelas, onde cada partícula que compunha esse ser volta a contribuir para o cosmos.

Nossa jornada é uma odisséia cósmica, uma revolução única e contínua, onde cada ser humano é um universo em si, explorando o espaço e o tempo. A vida é a maior aventura, e cada um de nós é o capitão de sua própria nave, explorando o vasto universo da existência.

Inserida por joao-simas

⁠Rótulos, apenas.
Quando as pessoas serão pessoas além dos rótulos que a identificam?
Vivemos sob rótulos, mas antes deixe-me explicar a minha definição de rótulo para que o texto não gere confusão. Em minha pequena dissertação, rótulos nada mais são do que as tendências, as ideias e as opiniões alheias que orbitam em torno de nós tendo o poder de muitas vezes mudar o nosso comportamento.
Você já se perguntou o que você é, e como as pessoas lhe definem? Se você já fez esta pergunta a sí mesmo, e foi honesto em sua resposta, saberá que nem sempre o seu “EU”, condiz com o rótulo que carrega ou é reconhecido. Aí começa o conflito.
A forma como somos definidos tem para nós um impacto positivo ou negativo em nossa vida. Se somos vistos como pessoas boas, logo nos obrigamos a fazer boas ações, mesmo que não queiramos. Fazemos muitas coisas simplesmente pelo fato de sermos rotulados a fazer, não porque seja nossa essência fazê-lo. É como uma profecia autorrealizável. Se todos falam que você é uma pessoa ruim, logo, você começará a fazer coisas ruins para justificar o rótulo que lhe é imposto, e este rótulo poderá se tornar uma de suas personalidades.
Se você é o que você acha ser, você não o é.
Dos rótulos que acumulamos na vida, há aqueles impostos a nós através das tendências. Pois muitas vezes, não somos sábios o suficiente para entender de onde está vindo a onda, e por que tenho que me afogar nela.
Embora não sejamos obrigados a seguir a nenhuma tendência ou colocar nenhum outro rótulo a mais em nosso ser, entenda que estes são extremamente eficazes em pessoas que não conhecem a si mesmo. E, não se conhecendo, não ponderam se tal ação será boa ou ruim para o seu ser.
Vamos lembrar que na atual sociedade em que vivemos, se fossemos fazer uma analogia com uma prateleira de supermercado, veríamos que as tendências seriam colocadas no meio da prateleira, em local mais fácil, visível e com destaque. E o seu “eu”, lá embaixo ou lá em cima da prateleira em local de difícil acesso, onde ficam os produtos que tem menos saída. A tendência traz um rótulo forte, e por vez cativante, por isso atrai as pessoas mais sensíveis.
Neste contexto acho interessante as pessoas dizerem se identificar com algo que está nas tendências de prateleira, sendo que sequer conhecem o efeito do produto que irão consumir e o dano que este poderá causar a si mesmo. Noutra ponta fortalecendo qualquer rótulo que possamos colocar ou, ser em nós colocados, vem as ideias próprias que temos sobre as pessoas e/ou ideias alheias que as pessoas têm sobre nós. Estas ideias, pasmem, tem o poder real de interferir e transformar a nossa vida, através da mudança de percepção da realidade.
Voltando à adolescência, nos bancos escolares, vemos isso com maior propriedade. Em toda turma, há um piadista, um inteligente, um com dificuldade de entender aquela matéria, um desenhista, um tímido, um falador, e segue a lista de chamada. Mas, como eles foram identificados? Ora, de repente em um momento de descontração, em um intervalo qualquer, fulano conta uma piada. E todos riem, e ele se acha no centro das atenções, e gosta. E todos começam a pedir que conte mais uma anedota. Em busca de aceitação permanente, faz da piada seu escudo protetor, não importa o que aconteça, basta contar uma piada e tudo se resolve. Fulano, o piadista! Que piada né! Mas, também pode ser algo nato esta pessoa, e assim sendo, estará agindo em conformidade com seu ser. Digo isso, pois todos nós temos capacidades de realizar muitas coisas, mas dificilmente descobriremos em nós o que queríamos ou queremos de fato para nossa vida. Afinal são as circunstâncias que nós colocam nas mais diversas posições.
As tachas que colocamos sobre as pessoas, e estas sobre nós, interfere em nossa forma de ser. Se você é tachado como louco, você fará loucuras, e mesmo que tenha uma abstinência de ações, as pessoas a reconhecerão como “o louco”.
Voltando ao aluno piadista, passados alguns anos você o encontra, sorri, lembra dos hilários momentos e espera que ele lhe conte uma piada. Se o destino lhe pregou uma peça, e ele ficou mudo, você achará engraçado os gestos dele. Somos ridículos ao tachar as pessoas, sem primeiro conhecê-las. E, como jamais conheceremos alguém em sua essência, torna-se mais ridículo ainda esta tachação.
Tudo que lhe é colocado, é carga, é peso, e em algum momento você irá cansar.
Isso serve para as opiniões alheias. Ora, uma opinião nada mais é do que uma ideia frágil, um conceito não evoluído de alguém sobre determinado assunto que naquele momento está na mesa. Se tivesse real relevância seria uma verdade absoluta e não uma opinião. Olha! Eu tenho uma opinião sobre mim, sobre você ou sobre aquela pessoa. Te pergunto, você realmente se conhece além dos rótulos que você possui? Conhece a essência da pessoa que está a sua frente, sendo que nem ela se conhece? E daquele então? Ah! Eu tenho opiniões somente.
Para pessoas que vivem sob os rótulos comprados, impostos, emprestados ou alugados, tudo bem viver e sentir os impactos das opiniões. Afinal, elas são de um vazio existencial sem precedentes.
É inegável que somos seres que acumulamos através de nossa experiência de vida, comportamentos bons ou ruins, e nos construímos a partir disso. Cada tijolo nesta construção vem com um rótulo que nos definirão perante a um grupo e perigosamente a nós mesmos. As escolhas deveriam ser decididas por nós, mas, a cada dia percebo que são feitas pelos outros.
A definição de quem você é por outras pessoas, é o que o teu rótulo estampa. Pode parecer em um primeiro momento que você tenha personalidade e ideias próprias. E pode você até ter mesmo, mas a regra é não. Lembre-se: Você se tornará escravo daquilo que apresenta a outrem. Se teu produto, não condiz com o rótulo que o ostenta, cuidado! Se você vive utilizando os rótulos que lhe são colocados, cuidado! Se você é apenas um rótulo, qualquer produto lhe cabe.
Viva além dos rótulos, se descubra.
Obrigado.🙏🏼
Paz e Luz. 🙏🏼
Te amo. 🙏🏼
Massako 🐢

Inserida por Massako

Num domingo as 03:33 da manhã no auge da insônia ⁠me vem o seguinte pensamento:

Na minha trajetória de vida sempre tive altos e baixos, porem nada foi capaz de me parar ou me fazer desistir!
Tive grandes perdas porem nunca me perdi , a fé e a esperança são o meu combustível diário!
Não vivo para agradar ninguém, mas vivo para superar meus medos, minhas fraquezas, e provar a mim mesma que sou filha DO SURPREENDENTE, DO EXTRAORDINARIO E DO INFINITO
Vim a este mundo para seguir e quebrar regras, adquirir e compartilhar conhecimento, meu maior desafio é a minha própria evolução.
Como consequência ate aqui foi descobrir que no fundo , bem lá no fundo, temos que nos amar primeiro, viver nossos sonhos, Para quando chegar no ciclo final da vida, não dever nada nem a mim e nem a ninguém ... Sucesso é morrer sabendo que fiz e realizei tudo, tudo mesmo que eu quis fazer!

Inserida por Vportosp

⁠Viagem interior

No olhar mergulhei
Na alma viajei
O coração visitei
A mente observei

Era triste o olhar
Na alma quis chorar
No coração fiz meu lar
A mente tentei dominar

Tive que assistir
Por dentro admitir
Que é preciso sentir
Pensar e agir

Assim pode ver
Que no conhecer
Sentir faz crescer
Pensar é poder


Alan Alves Borges
Livro No Olhar Mergulhei

Inserida por AlanAlvesBorges

⁠Por que foram te abandonar?

Pobre cachorro de rua
Triste essa vida sua
De um cão abandonado
Traído, rejeitado

E você, pobre gato
Não te deram nenhum afeto
O abandono, a rejeição
Também feriu seu coração

Sentem sede e tristeza
A dor é uma infeliz certeza
Reviram os lixos para comer
Covardia te fazerem sofrer

Às noites frias é sofrimento
Solidão o sentimento
É tão grande a dor
Vocês merecem tanto amor

Serem ignorados é uma atrocidade
Vocês fazem parte da sociedade
Por que foram te abandonar?
Quem fez isso não aprendeu amar


Alan Alves Borges
Livro No Olhar Mergulhei

Inserida por AlanAlvesBorges

⁠Oferece o pão e a mão

Se olhar para o lado
E teus olhos ver alguém
Que está necessitado
Por favor, faça o bem...

Uns precisam de pão
Outros de um abraço
Estenda a sua mão
E até o braço

Que seja um sorriso
Ou um obrigado
Fazer o bem é preciso
A bondade é o legado


Alan Alves Borges
Livro No Olhar Mergulhei

Inserida por AlanAlvesBorges

⁠Tristes tristezas

Dias tristes de tristezas
Insistem em bater na nossa porta
Nos deixando tão pra baixo
No desânimo mergulhados

Invade-nos uma infeliz solidão
Que faz doer o coração
Roubam a esperança e alegria
E nos trazem uma grande agonia

Tudo parece sem sentido
Ficamos sem rumo, sem destino
A alma chega a se perder
Sem saber aonde ir, o que fazer

Então confusos e perdidos
Não temos forças pra lutar
Pela melancolia somos vencidos
Paramos de sonhar e acreditar

Mas a vida de todos é assim
Sempre tem dia bom e ruim
Mas até a dor e a tristeza
Possui talvez certa beleza

Não permita que ela faça
Na sua vida o seu lar
Mas também não a despreze
Ela pode muito ensinar

O choro lava os olhos e a alma
E traz depois certa calma
Os momentos de solidão
Podem se transformar em reflexão

Reconhecendo nossas fraquezas
Lembramos que temos que orar
Nos momentos mais difíceis
Para Deus passamos a nos entregar

E depois de toda noite escura
O sol sempre volta a nascer
São nas turbulências da vida
Que mais podemos crescer


Alan Alves Borges
Livro No Olhar Mergulhei

Inserida por AlanAlvesBorges

⁠No fundo do olhar

Em cada esquina um olhar
Em cada olhar um mar
Para se mergulhar

Cada um é mais que superfície
Há imensas profundezas
Pecados, virtudes, dúvidas e certezas

Às vezes por trás da superfície calma
Há uma alma agitada
Perdida, confusa e perturbada

Às vezes por trás de ondas de confiança
Se esconde um coração repleto de medo
De segredos e insegurança

O que há no fundo do seu olhar?
Você, já se perguntou?
Nas suas profundezas, já mergulhou?


Alan Alves Borges
Livro No Olhar Mergulhei

Inserida por AlanAlvesBorges

⁠Gratidão e consciência


Nesta roda gigante que é a vida,
a gratidão tem que ser
exercida.

Pois, cada benção e oportunidade,
é um presente da Grande Fonte da
bondade.

Aqui o tempo é temporário,
mas cada um tem seu tempo,
seu próprio
horário.

Fracasso e sucesso são meras ilusões,
que enganam
corações.

O caminho é a consciência,
viver certo,
com bondade e
inteligência.

A vitória verdadeira é a paz interior,
pois, a riqueza maior,
é felicidade que provém do
amor.

Não um amor romantizado ou paixão,
mas sim aquele que vem
de uma decisão consciente,
do espírito, alma e
coração.


Alan Alves Borges
Livro No Olhar Mergulhei

Inserida por AlanAlvesBorges

⁠Vida pulsante

A vida pulsa intensamente,
externa e internamente.
Ela nasce, cresce e acaba;
e deste mundo não levamos nada.
O que importa são as experiências,
viver certo, com inteligência.
Dar valor no que se tem,
e buscar ir além.
Pois, a triste acomodação,
paralisa a mente e o coração.
Assim como a excessiva ambição,
nos faz perder a certa direção.
Com a natureza precisamos aprender,
o equilíbrio harmônico do viver.


Alan Alves Borges
Livro No Olhar Mergulhei

Inserida por AlanAlvesBorges

⁠Caverna

Na caverna perdido estou
E não sei nem quem sou
Eu a sombra presos na parede
E de luz minha alma sente sede

Minha mente para mim mente
E sou picado pela serpente
A sombra me diz para fugir
Porém, não sei aonde ir

Vem um Vento que me dá direção
Escuto a palavra no meu coração
A Voz não sei de quem pode ser
Mas finalmente a luz posso ver


Alan Alves Borges
Livro No Olhar Mergulhei

Inserida por AlanAlvesBorges

⁠Sonhos reais

Acordei em profundo sonho real
Numa realidade imaginária nada normal
Onde a maldade domina este reino esquisito
E a caridade é rara, uma espécie de mito

Pessoas não sabem nem quem são
Não conhecem o próprio coração
Nem tentam entender a própria mente
Por isso se sabotam constantemente

Andam como ovelhas perdidas
Que por si mesmas foram esquecidas
Não ouvem o que diz o Bom Pastor
Pois, não compreendem a linguagem do amor

Perderam a boa pureza de criança
E se esquecem da fé e da esperança
Utilizam mal o dom da inteligência
Tens muito pouca diligência

Vivem sempre querendo conquistar
Mas, no fundo, nem sabem o que estão a buscar
Então se enganam em falsos prazeres e ilusões
Para preencher o vazio que existe em seus corações

O sonho parece ser uma infeliz realidade
Mas não posso aceitar que esta seja a única verdade
Acredito em um reino melhor, sem tanto fardo pesado
Prefiro ter sonhos de fé com um céu encantado


Alan Alves Borges
Livro No Olhar Mergulhei

Inserida por AlanAlvesBorges

⁠Pelas ruas

Pelas ruas da cidade
Ando a pensar
Observo a sociedade
Os vários modos de andar

Na calçada a criança
Que está a brincar
Sinto a esperança
Na inocência do olhar

Lembro da pequena idade
Em que era inocente
E sinto uma saudade
Que me deixa bem contente

Tenho fé na criança
Que mora dentro da gente
Tem amor e perseverança
No coração e na mente

A vida fico a observar
Sua beleza fico a admirar
Maldade também posso ver
Mas a bondade há de vencer

Na praça um casal
Que está a namorar
Como é belo o amor
Toda forma de amar

As pessoas caminhando
Os velhinhos conversando
Os cachorros e seus donos
Juntos felizes passeando

As árvores e suas sombras
E os pássaros cantando
Em um lindo céu azul
As nuvens se desenhando

A imensa luz do sol
Faz do mundo um girassol
Criação humana e Divina
Se misturam em cada esquina

A vida fico a observar
Sua beleza fico a admirar
Maldade também posso ver
Mas a bondade há de vencer


Alan Alves Borges
Livro No Olhar Mergulhei

Inserida por AlanAlvesBorges

⁠Queria ter nascido

Eu queria tanto ter crescido
Contemplar a chuva e o arco-íris
Queria brincar e nadar
Fazer vários bons amigos

Aprender andar de bicicleta
O por do sol conhecer
Queria cantar e dançar
Desenhar, ler e escrever

Subir na árvore, na montanha
E o mundo poder ver
Queria estudar e viajar
Sentir o vento, a vida viver

Mamãe, por que você fez isso?
Meus olhos queriam ver os teus
Papai, por que me condenar?
Eu queria tanto ter nascido

Alan Alves Borges
Livro No Olhar Mergulhei

Inserida por AlanAlvesBorges

⁠Tudo se transforma

Na vida tudo se transforma
Dia a dia tudo se renova
Haverá momentos de se alegrar
Em outros você vai chorar
Aceite que às vezes você vai cair
Mas é preciso levantar e seguir

Injustiças você sofrerá
E erros também cometerá
Às vezes sentirá muita dor
Porém, nada vence o amor
E no meio de tanta confusão
Olhe bem dentro do seu coração

Observe bem profundamente
Tudo que há em sua mente
Pois, o importante sempre vai ser
Você aprender a se conhecer
O segredo é saber quem você é
E em Deus ter sempre muita fé


Alan Alves Borges
Livro No Olhar Mergulhei

Inserida por AlanAlvesBorges