Textos Reflexivos sobre Crianças
A nossa historia começou á algum tempo, por volta de 2000. Éramos simples crianças, crianças que passavam mil dias a brincar sem pensar em mais nada. Éramos simples crianças, mas desde aí houve uma amizade, e não era uma amizade de simples crianças, era uma AMIZADE pura, sentida e mais do que tudo, era unida. Tínhamos por volta de um seis anos por aí quando nos juntaram. Brincávamos juntas, riamos juntas, sonhávamos juntas. Entramos para o primário e ficamos na mesma turma; Conhecemos outras pessoas, fizemos amizades e que boas amizades, mas nunca nos afastamos. Entramos para o ciclo, aí a vida deu uma volta enorme, chegou àquela notícia que abalou os nossos mundinhos, eu ia embora para outra cidade e muitos quilômetros iriam nos separar. Se soubesses como eu fui abaixo nesse momento, passei dias a pensar de como seriam os meus dias sem ti, de como eu não iria ter o teu sorriso todas as manhas para começar bem o dia... Trocamos os nossos e-mails e desde que começamos a nos falar pelo MSN, senti que tudo era como antes, a melhor amizade tinha permanecido. Passávamos tanto tempo a falar pelo MSN, eu adoro falar contigo. Conheci outras pessoas e tu também! Afastamos-nos um bocado, (como me arrependo tanto disso). Fomos fracas em nos deixarmos de parte, mas isso mudou, nos juntamos outra vez e com mais força ainda, para que não possamos deixar isso acontecer novamente. Passamos tanto tempo sem nos ver e quando nos reencontramos é tudo muito bom, e melhor ainda é poder ouvir a tua voz novamente, e ver-te rir como quando éramos pequeninas. E será sempre assim... Sempre que tivermos algum obstáculo, daremos as mãos, e conquistaremos o mundo todo, juntas.
E se houver alguém ou alguma coisa tentar nos separar, é melhor fugir porque iremos ate o fim do mundo só para exterminá-lo.
AMO-TE COM A MINHA PROPRIA VIDA, MELHOR AMIGA (L).
Eu vejo Deus no olhar de cada Criança,
Vejo a pureza e a inocência, nas simplicidades de seus gestos.
Vejo estampado no sorriso, a alegria que carrega em seu coração
Eu vejo a leveza de seus passos, caminhando em minha direção
Vejo em seus abraços a certeza que tanto procuro, e na mão estendida um novo recomeço.
Vejo em suas palavras entrelaçadas, a força necessária pra seguir em frente.
Eu Vejo em seu semblante a bondade, e na sua face, a imensa capacidade de amar.
Era uma daquelas crianças que adorava fazer arte,
mas odiava levar bronca.
Toda arte que eu fazia e alguém via eu levava uma baita bronca,
me arrependia e ficava revoltada.
Então comecei a fazer arte escondida,
e quando alguém descobria ficava mais revoltada ainda,
não por ter feito a arte,
mas sim por terem descoberto...
Então de tanto quebrar a cara, aprendi a lição,
a de não deixar nenhum chato mais descobrir minhas artes,
pois me arrepender eu iria
se eu mais nada fizesse!
Que olhar!
Hoje vi uma criança
E senti muita emoção
Olhei pra ela sorrindo
Ela me sorriu com o coração
O seu olhar de mansinho
Me provocou uma explosão
Tinha fome de carinho
Não tinha fome de pão
Caminhei e fui pensando
No coração uma dor
Voltei...dei a ela de presente
Um Kit completo de amor
Olhos nos olhos,nos olhamos
Sem uma palavra falar
Uma na outra ficamos
Numa lição de amar
Que olhar!
Marisa de Medeiros
Postado por Di..Resende
Doce inocência
Onde estão nossas crianças?
Brincar,correr,pular,
Avisto poucas naquela praça.
Aquele menino de 10 anos brinca
com arma de brinquedo
Com balas de verdadeiras.
Aquela menina de 15 anos brinca
Com boneca de verdade
Enquanto a mãe lá dentro chora
Ao corrompimento de sua inocencia
A sua propia.
Não entendo por que os brinquedos
Estão no lixo
E nas mãos marcas de uma vida
Calejada.
Nas calçadas pequeninos
Sentam-se e assistem
Seus sonhos escorrendo
Junto com a água suja do boeiro
Que desagua em suas esperanças.
Com um olhar profundo
E triste,que escondem
Uma tragédia , uma solidão,
Um silêncio com em uma revolta amarga.
A cada esquina um colchão
Duro ,frio e as vezes amanhece
Umido pelas lágrimas que rolam
Durante á noite por não ter
Uma mão estendida ou um prato de comida.
Maldito olhar vazio e desesperado
Maldito descaso.
Minha cabeça descansada em uma
Cama macia e aconchegante
Enquanto um anjo corre por ai
Na noite vazia.
Meus pés no chão,mas logo
Calçarei o chinelo
Mas e aqueles pés seguidos
Com vestes rasgadas?
Passando pelo parque avisto
Aquele anjo sentado no chafariz
Sentei-me ao seu lado
E aqueles grandes olhos se voltaram
Para mim e sua boca emitiu um som
Tocante e rasgador : Onde esta Deus?
Senti por dentro a mesma dor e sofrimento
Por alguns segundos.
Maldito olhar vazio e desesperado
Maldito descaso.
Sabe quando eu era criança
tinha dias muito frios
e com um sol bem forte
eu ficava na lage com um frio que
queimava a pele e um sol
que dava brilho no corpo
e um ceu limpo azul
saudade desses dias de gloria.
dias que procuro para recomeça.
esses dias eram tudo pra mim
e continua sendo, sinto muita falta deles
com eles tinha um sensaçao que nao sei
explica, é uma coisa que iria ajuda.
ajuda a vive, vive com qualidade
vive de felicidade, de amor;
aquele amor que temos um por outro
amor de vive de existi de ser grato
de faze tudo bem feito faze com o maximo
que nós pode faze apenas vive e ser feliz com
a vida, nao deixa a vida se torna um tedio.
vive de bem. vive com felicidade e nao
ter momento felizes, que é o que acontece
com o mundo.
Criança, ó criança minha,
não chore com essa partida,
não se esconda...
sei que tu só queria um lar,
mas está tão frio lá fora...
talvez você não encontre abrigo algum nessa escuridão,
só lhe peço que não chore...
a porta...ela foi trancada por fora,
não há luz, nem oxigênio aqui,
rezarei por ti, ó criança minha...
escute a melodia quem vem lá de fora...
e apenas durma, durma em paz...
Nunca diga não
Para uma criança
Sem lhe explicar o motivo
Não bata antes de saber
Se conversando ela entenderá
Não julgue suas atitudes
Se você teria feito o mesmo
Não deixe de dar atenção
Ela tem muitas dúvidas
E precisa do seu apoio
Não lhe cobre responsabilidades
É apenas uma criança
Que não quer aprender
Como ser adulto
Somente aproveitar a vida
Sem maldades e preconceitos
Pois estes sentimentos
Não querem ter
Tenho saudades
Do meu tempo de criança
Brincadeira todo dia
Olhos cheios de esperança
Andar descalço, figurinha
Jogar bola no campinho
Presentes do papai noel
A primeira namorada
Ainda lembro seu rosto
Meu primeiro beijo
Estranho gosto
Lembranças que trago comigo
Guardado na mémoria
Dos momentos que fizeram
A minha história
Crônica educação e amor.
Quando ainda criança, eu sempre tive vontade de estudar na escola estadual da minha cidade, colégio este referencia em mulher bonita. Engraçado! era pra ser referencia pela metodologia educacional, nunca alguém me falou isso.
Eu, um adolescente, mão virgem e mente podre, queria a todo custo estudar naquela escola e aquelas gatinhas, mesmo não tendo tendência de gostar de biologia.
Consegui. conclui o ensino fundamental e La fui eu para a referida escola das mulheres bonitas.
Primeiro dia de aula lembra-me bem. Aula de geografia. Fiquei prestando atenção no que a professora falava; algo sobre o universo. Fiquei assombrado com o universo, não o da professora, mas aquele universo em que eu estava. À escola.
Não agüentava mais a aula da professora e pedi para ir ao banheiro, a professora educadamente disse – venha logo! E La fui eu, andando pelo corredor adentro, olhando tudo ao meu redor!Admirado como um menino que ganha um pirulito, Hoje um plastatyon três.
Ao passar por uma classe, olhei pela janela, meus olhos deram de encontro com um olhar curioso, olhos esverdeados como a caatinga do sertão em tempo de inverno. Olhei bem dentro daqueles olhos esverdeados e vi ali no primeiro dia de aula o primeiro e único amor da minha vida.
Amor a primeira vista?Não sei se a recíproca existiu, mas fiquei apaixonado com aquela pequena beleza, pequena no tamanho da garota. Uma linda e pequena morena, cor de pecado, mas que cor é o pecado?A deixa, a cor não importa nesse momento, importa a narrativa da moreninha. Olhos meio verde meio mel, sobrancelhas finas e pernas grosas, lábios carnudos rodeado de batom,parecendo uma flor de xiquexique.
Sentada numa carteira que aparentava um geep de zinco feito artesanalmente .
Segui o destino, fui ao banheiro, percebi que aquele olhar e aquelas pernas grosas provocaram uma mudança biologia no meu corpo, minha mente não conseguia enxergar outra coisa a não ser aquela imagem. Meu inocente nervo estava igual a um torrão de açude em época de seca no sertão, duro e sem um pingo de água. A vontade de urinar era grande, mas o desejo da mão falava mais auto. Sem saber qual escolha tomar, resolvi decidir depois.
Voltei pelo mesmo caminho, como sempre o faço ate os dias de hoje, e novamente uma troca de olhar foram inevitáveis. Por um momento quis eu parar, mas um chato porteiro veio e disse que eu tinha que voltar para minha classe.
Estudei e namorei aquela moreninha por vários anos, mas não consegui continuar a duas coisas, o tempo foi cruel comigo. Não sei por qual motivo, afastei-me dos estudos e da moreninha. Perdi muito tempo ate descobrir que educação e amor são fundamentais para a vida de qualquer ser humano.
Hoje tento a todo custo recuperar as perdas do passado através do tempo ,impossível ?o tempo dirá!
Continuarei estudando o amor e amando o estudo.
Saudades da Infância
Hoje eu vi uma criança, ela pulava, brincava, cantava pela grama,
Mostrava-se livre, escorregava pela relva, não fazia drama,
Chutava a bola, escondia-se entre as arvores, jogava dama.
Contemplava este momento, que rápido passa, assim como o vento.
Lambuzava-se com um delicioso sorvete de chocolate,
Fazia suas brincadeiras, com tamanha graça que parecia arte.
Com seus amigos brincava de boneca e pulavam corda,
Com suas simples vestes, não se preocupavam com a moda,
Dentre toda esta diversão ainda tinha tempo para brincar de roda.
Vejo-me correndo no cotidiano, a infância já se foi faz muitos anos,
Estudar, trabalhar, casar, ser feliz era alguns dos meus planos.
Guardo belas lembranças, que me dá uma grande saudade da infância
*HÁ SEMPRE UM NOVO AMANHECER*
Assim como:
em um adulto há sempre uma nova criança,
em um coração bom há sempre um novo
sentimento de ternura,
em um rosto há sempre um novo sorriso,
em um pecado grave há sempre
um arrependimento.
Em uma produção há sempre um novo fruto,
em uma amizade há sempre uma nova união,
em um circo há sempre um novo espetáculo.
Em um esforço há sempre uma nova recompensa.
Em um erro há sempre uma nova
oportunidade de aprender.
Eu acredito e posso dizer:
Há sempre um novo amanhecer...
Confiança e cumplicidade
Eu quero e vou me jogar, como uma criança, sem medo de me esborrachar
Num vôo profundo
Por saber que lá embaixo tem alguém pra me segurar no mesmo segundo
E quero brincar de mudar de lugar
Com a certeza que o outro alguém pode em mim também confiar
E nesta diversão de gente grande
Saberei a hora de parar de brincar
Será quando eu não puder mais contar com o outro alguém
E precisar usar só as minhas próprias asas
Para que no solo eu possa pousar
A vida
A vida é mais fácil quanto parece. Preste atenção...
Você é criança e não sabe o que faz. Logo vai crescendo e aprendendo o significado de cada coisa, cada gesto, cada palavra. Aprende que aquela mudinha pequena de uma planta vai crescer e futuramente dar frutos, sombra ou florescer. Aprende também que as amizades têm o mesmo ciclo.
Tudo, eu disse tudo que fizemos agora refletirá no nosso futuro. Se você come bem terá boa saúde, se você usa drogas terá menos tempo de vida, se você toma sol demais terá rugas mais cedo. O segredo está em não exagerar, faça o necessário.
Acredite na beleza das pequenas coisas, conheça lugares inabitados, faça da sua vida diferente. Mude seu trajeto para o trabalho, diga Obrigado e não tenha vergonha de ser feliz.
Observe quantas horas do dia você utiliza para trabalho e tire um tempo para meditar. Seu corpo precisa de energias positivas. Deixe o sorriso sempre em seu rosto, afinal de contas alguém precisa dele. Tenha certeza disso!
Ela era metarmofose ambulante, nem criança nem mulher, nem insana nem tão normal,era ela simplismente.
Ele era isto e aquilo, tudo o que se deve pensar e tudo que se deve seguir, dito dos politicamente corretos.
Há quem diga que os opostos se atraem e talvez estejam realmente certos... pois, em um dia de Sol, o céu uniu-se a terra por um instante e fez com que seus olhos se cruzassem. E nesse passe de segundo fez-se o que dizem por aí ser o amor ou a dor.
Quando se é criança. Vemos tudo tão simples. Achamos tudo tão fácil.
Pena que crescemos. Os pensamentos não são mais os mesmo. Não temos a mesma fé.
Não temos a cabeça aberta para certas coisas.
A infância é o memento mais doce, puro e lindo da vida. As crianças são maravilhosas e sinceras. Às vezes cruéis de mais.
Mas é tudo de verdade.
Já ouvi uma frase do tipo “somos feliz só quando somos crianças”
Isso não é verdade. Tudo bem que é mais difícil se feliz quando crescemos, mas não é impossível. Todos nos temos uma criança dentro guardada ou presa em nossos corações.
Muitas pessoas, com medo, não as mostram.
Nos seres humanos, temos medo de se decepcionar com nossos sonhos decidimos , simplesmente não sonhá-lo. É meio cruel mais poupa-nos de um sofrimento maior no futuro (ou não).
A questão é; que não somos e nunca seremos felizes assim.
Temos que tentar corre risco, ser forte e tentar de novo.
Só assim como uma criança aprendendo a andar de bicicleta, podemos ser melhores.
E evoluído.
Isso é o mais legal da vida. Correr riscos, falar e fazer acontecer. Todos nos podemos. Basta solta a criança dentro de nos.
Ser você mesmo. não querer agradar as pessoas o tempo todo sendo algo que não somos.
Viva a vida! Viva a liberdades viva nossos defeitos!
Pois sem eles seriamos todos muitos chatos.
Paz amor e liberdade!
As nossas crianças de hoje, crescem cada vez mais rápido…
Quando vemos elas ja estão namorando…
Querendo roupas de marcas…
Esquecendo os brinquedos e ficando cada vez mais na frente do computador…
O que será das futuras gerações?
Bebes fazendo bebes?
Vamos cuidar melhor de nossos filhos.
Vamos ao parque.
Vamos lhe ensinar a andar de skate e de bicicleta.
Quando crianças hoje são obesas e nem mesmo sabem andar de bibicleta…
Mude o futuro, mudando seu filho e você.
Yes, you can
Hoje acordei com vontade de brincar com meu cachorro,
abraçar o mendigo,
Jogar bola com as crianças na rua,
Abraçar toda minha familia
e o mais importante de tudo gritar para o mundo que eu te amo .
Que você é tudo para mim.
Que você me faz feliz.
Que eu te quero como nunca quis ninguem.
"Somos Crianças"
Estar aqui não é fácil...que mundo é esse?
Sorte minha ter a poesia para não deixar minha alma sucumbir em meio a tantas tristezas...
Eu olhava um menino..e ele nada sabia....nada sabia porque nada o diziam...
Tinha família...mas vivia sozinho....porque não o viam..
Tudo podia...mas não era o que ele queria...queria que o vissem...
Que será dos nossos meninos e meninas?
Que mundo é esse?
Crianças abandonadas na rua....crianças abandonadas dentro de suas próprias casas...
Não entendem...não sabem....são crianças!Precisam de quem lhes segure as mãos...
Precisam de quem lhes aponte o caminho...
Crianças perdidas é o que vejo...
Me dizem que preciso me proteger para não sentir a dor...
Não quero! sou professora e vejo cada menino e menina...os vejo e os sinto!
Os toco...lhes dou um afago...talvez o único recebido naquele dia...
Mas ao final...me dizem..posso te dar um beijo professora?até amanhã!
Eles não estão mais sozinhos...em seus pequenos corações está a lembrança do carinho recebido...
A pequena sala de aula...tão simples...será o nosso castelo...e todos os dias meus meninos e meninas...
Serão principes e princesas...e neles haverá encantamento...
Quando eu era criança eu não enxergava tantas coisas ruins assim. Não que não soubesse da existência de algumas, e na verdade nem sabia mesmo. Meu mundo era limitado demais ao cuidado que minha mãe tinha pra que eu não me corrompesse com o que havia depois do portão.
A curiosidade que abria um leque de possibilidades sobre valores adulterados e vontades erradas me foi apresentada, em variadas doses, talvez inevitavelmente quando completei idade suficiente pra ultrapassar aquele portão por mim mesmo e me expor ao que o mundo sutilmente me ofereceria. Agora posso entender as vezes que fiquei envergonhado entre amigos ao minha mãe ir me buscar na rua depois das 21hs. Me questionava o que estaria por detrás dos pensamentos dela nessa atitude que me envergonhava enquanto eu era só um menino ansioso por sensações novas.
O que me moldou em tantos anos e se passou em frações de segundos até o presente e inexistente momento foram consequências do que decidi viver quando me desgrudei do que queriam pra mim e comecei a querer por mim mesmo. Mas o que foi ensinado, complemento do que foi herdado em conceitos de moralidade não se apaga facilmente; sabedoria bíblica nas palavras de Salomão.
Quando a gente é pequeno ouve dizer dos que puseram aqui que quando crescermos, e talvez tivermos filhos vamos entender tudo que fizeram pela gente, até as surras, palmadas, castigos. E não precisei ficar tão velho pra perceber que, mesmo não concordando com tudo, a maneira como fui criado me deixou segredos que levo até hoje e me ajudam em decisões que nem eram pra ser decisivas, já que decidimos o que de alguma forma temos dúvidas, e eu gostaria de não hesitar em decidir certas coisas quando o certo é tão óbvio, mesmo sob conceitos relativos.
Gostaria de nunca ter passado daquele portão, da mesma casa que morei a vida toda até querer ir embora e me lançar ao universo de sonhos pré-estabelecidos por uma sociedade que te faz querer coisas sem a mínima importância. Eu queria nem tá pensando nisso, eu queria minha vida de volta onde dormia despreocupado no sofá e as vezes acordava atordoado sendo levado pra cama pelos braços de quem mais se importa comigo. Não ter crescido seria, sem dúvida, o segundo pedido que eu faria se não ter nascido não pudesse ser escolha.
Pra onde for minha vida nos anos seguintes e ao que me tornar, espero, se caso depois de muita reflexão eu coloque uma criança nesse mundo tão incerto, que consiga transferir a ela em palavras e principalmente gestos e atitudes o que minha mãe me fez pensar, as vezes sem compreender, o que realmente importa. Nossa maior luta é em continuar sendo nós mesmos, se tudo a nossa volta nos pressiona a adquirir vontades que não temos e fazer o que não queremos. Somos jogados despreparados e indefesos nessa guerra de prioridades inúteis com pessoas completamente desequilibradas sob uma máscara de educação, que afogam suas solidões em álcool e vícios. São os melhores profissionais, mas vivem nos porões de suas mentes angústias e decepções que não estavam preparados a ter porque foram criados por pais ou pessoas que não se preocuparam em deixar no mundo alguém mais capaz do que eles mesmo foram. Como um círculo de desequilíbrio, um processo impossível de se impedir. E as vezes me irrito em ter que demonstrar simpatia quando estou emocionalmente instável ou triste. Viver de aparência me incomoda, o "oi, tudo bem?" das pessoas é tão falso quanto sorriso que levam no rosto quando estão na verdade desmoronando por dentro. E não confunda com pessimismo ou descrição dramática da realidade, nem sensacionalismo. Conheça um pouco do que acontece além desse mundinho de ilusões, converse com um mendigo ou um garoto de rua, com um idoso ou até mesmo leia num canto sozinho o que tá em Eclesiastes.
Pra racionalidade, ricos ou os que têm motivos que os prendem aqui, sou um louco escrevendo besteira porque me incomoda e me frustrei na luta pelo status de bem sucedido, o de subir nos degraus da vida mesmo por cima de outros pra se sentir passageiramente satisfeito. E confesso que ainda tô nisso, não sei até quando minha consciência permitir, mas insisto em levar meus valores nesse caminho que nos engole sem restrições.
Gostaria de convencer as pessoas do que eu penso ou que pelo menos me entendessem pra notar um pouco do que eu vejo e passassem a deixar de ignorar o que acontece por aí a todo momento e nos acostumamos tanto que somos adestrados a não perceber. Não perceber que as prioridades estão todas invertidas, que isso aqui é um manicômio gigante, mas a mudança ocorre na mente de cada um.
Na distância me culpo constantemente em não ter dito com mais frequência a minha mãe que amo ela e abraça-lá mais vezes. Quando estamos perto somos condicionados a pensar que sempre vamos estar... Nossa fragilidade é tão grande, mas nossa pretensão é maior ainda. Hoje só queria deitar ao colo dela e dormir mais uma vez, pela última vez e não acordar.
- Relacionados
- Textos de Escritores Famosos
- Mensagens para o Dia das Crianças: textos que inspiram sorrisos
- Poemas sobre crianças que celebram a pureza infantil
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
- Pensamentos para Crianças
- 75 frases sobre crianças que celebram a magia da infância
