Textos Reflexivos sobre Crianças

Cerca de 3893 textos Reflexivos sobre Crianças

Tenho uma vontade de lagarta encasulada
Tenho uma saudade de foto antiga na parede
Tenho um suspiro de partida na estação
Tenho uma dor com cara de choro de criança
Tenho a esperança de uma mala pronta para viagem
Tenho a coragem de bebe engatinhando
Tenho um coração que mesmo doendo vai sempre me avisando
Não desista, tem sempre alguem caminhando na mesma estrada...

Inserida por alamtombini

Chora o menino, filho do mundo
Sem mãe nem pai, um corpo desnudo

Rosto em lágrimas e lama
Faz do nosso chão, sua cama
A bandeira nacional, cobertor
Única companhia, desafeto e amor

Trocando a alma por migalhas de pão
Alimenta-se de nuvens, sonhos e ilusão

Sorrindo para quem lhe renega
Assiste a dita classe média
Reivindicar sua morada

As tais senhoras e senhores
choram à mesma cena nas novelas
pois a ficção não dorme em sua calçada

Inserida por gustavomatheus

O passado não vai embora. As coisas perdidas nunca serão inteiramente recuperadas. A vida nos oferece, apesar disso, oportunidades de refazer de outra forma, numa outra esfera. A paternidade é uma delas. Nos permite ser homens melhores e criar homens melhores. Nos permite ser crianças novamente. Nos permite esboçar alguma compreensão e nos aproximar – apenas nos aproximar, mas já é algo – de um sentimento suave e agridoce de perdão por nossos pais, que agora somos nós
(Ivan Marins - "Amor de pai" - p/rev.Época)

Inserida por EmOutrasPalavras

“Doze de outubro de mil novecentos e oitenta e nove, venho ao mundo mais uma alma...passou-se alguns mil segundos, outros novecentos dias, outras oitenta horas e alguns noves dias...doze, doze horas, onde a cada duas formam-se um dia, a cada meia dúzia de par formam-se diversos outros dozes...doze que me lembra o amor, os doze meses que formam um ano, os doze apóstolos que estavam junto a Cristo na santa ceia, os doze signos do zodíaco, a divisão dos relógios em doze partes de cinco minutos, a graduação usual da circunferência dividida em doze vezes de trinta graus, os doze filhos de Jacob, as doze primeiras horas do dia, as doze horas lunar, de ano em ano a gente supera diversos tombos, tantos doze se passaram, tantos..tantos que, ultimamente os doze não foram os melhores, e quem sabe o próximo,doze, pode mudar todos conceitos onde eu possa voltar à prestigiá-los e quem sabe até sorrindo e com vontade de passar por tantos outros, outros doze...talvez não volte a passar por apenas um, aquele responsável por tantos altos e baixos, tantas desilusões, alguns risos, diversas doze horas de sofrimento, tantos outros doze segundos de prazer..sim, o doze da vez, o dois mil e doze.”

(Alexandre dos Reis)

Inserida por alexandredosreis

Pais nascem com uma "corda" imaginária que deve ser utilizada na educação dos filhos.
Há momentos de afrouxar, de puxar para si. E assim deve ser em todos os momentos, sucessivamente.
Porque haverá o momento de soltar, mas quando acontecer, ele deverá estar com ela na mão para também saber o momento certo de fazer a devida utilização.

Inserida por NiAragues

A essência do amor

Os primeiros passos de nossas vidas, foram arriscados em prol de alcançar as mãos de nossas amadas mães.
Algumas vezes caímos, em outras cambaleamos.
Porém, ver a figura do ser amado diante de nós, era o suficiente para enfrentar o medo e tentar mais uma vez.
Aprender a andar, crescer e amadurecer é maravilhoso!
Porém, jamais podemos perder a essência que motivou os nossos primeiros passos, sorrisos, o brilho de nossos olhos e a plena segurança do primeiro amor.
Quando se trata de amar;
É preciso que seja aquele mesmo amor genuíno, tal qual; de uma criança à sua mãe.

Inserida por marachan

Infância minha onde estás, por onde anda os doces ou sofridos momentos, procuro meu dom e minha pureza onde percebia e valorizava, chorava e sorria por tudo ao meu redor, por todos ao meu redor, onde cada segundo tinha a importância de uma vida.
Voltarás?
mas quá, só resta-me pedaços de ti minha infância, guardados para sempre, onde vez em quando um deles rapidamente escapa: por uma imagem, por um cheiro, por uma frase, por um toque.

Inserida por rcfonseca

E quem não gosta de ver aquele sorriso que faz o céu brilhar ?
Quem não gosta de ouvir aquela gargalhada alta, que até os passarinhos cantam ?
Quem não gosta de ouvir chamarem o seu nome, com algumas letras trocadas ?
Me diga.
Aquelas crianças que pensam que são diferentes, que acham que são excluídas, ou que as pessoas tem medo delas só porque não tem cabelos. Essas crianças que sofrem todos os dias, que sentem dor no corpo e na alma. Essas crianças que precisam de um sorriso sincero.
Precisam de alegria, coisa que é difícil de se ter com todo esse sofrimento.
Mais será que pra gente é difícil tentar faze-las rirem ?
Será que é difícil dar um abraço apertado nelas, pra mostrar que também a amamos?
Será que pra gente é difícil mostrar um sorriso grande, contagiando e fazendo-a sorrir também ?
É claro que não, apenas nos falta vergonha na cara pra parar de pensar em como nosso cabelo ta feio, em como temos tão poucas roupas ou em como nossa vida é sem graça. E começar pensar na quelas crianças que queriam ter um pouco de cabelo pra passar a mão de vez em quando.
Que queriam ter tempo de tirar aquela roupa feia de hospital e colocar alguma coisa mais colorida. As crianças que queriam ter mais motivos pra sorrir mesmo estando dentro de um hospital por 24h.
Isso não é difícil de se fazer,não mesmo.
Apenas temos que nos vestir de palhaço e sair por ai, esquecendo de todos os
outros problemas.

Inserida por mirihein

⁠As coisas estão sempre em movimento.
Com o tempo se aprende, se arrepende e sente.
Conselhos nem sempre são ouvidos, muitos somente passam por nossos ouvidos.
E a decepção faz parte...
Faz parte do crescimento e do amadurecimento da criança.
“Decepção que não mata ensina” isso eu tenho em mente.
É, então é se decepcionando que se aprende.

Inserida por jpsmmr

⁠Maldito leviano

Não há o que se possa fazer,
Já selou-se a vontade do mar.
Persiste ainda a esperança, porém.

Afogada jaz a pura criança,
As lágrimas marinhas enchem os pulmões da pequena.

Incompetente e leviano o pai,
Deixou se afogar sua criança.
Onde está o teu cuidado?

Jaz sem vida, tua vida.
Terás tuas boas lembranças,
Mas quem lembrará bem de ti?

Aquele que causa dor sofre,
Com sua dor e com a dor por si causada, sofre.
Eis aí tua maldição,
Viverás sem tua vida.

Inserida por danilo_de_almeida_1

⁠Bolinhas de gude

Jorginho foi preso
quando jogava bolinha de gude
não usou arma de fogo
nem fez brilhar sua navalha

Jorginho era criança igual às outras
queria brincar
O brinquedo poderia ser um revólver
uma navalha
um pandeiro
quem sabe um cavalinho de pau
Jorginho queria brincar

Jorginho viu um filme americano
no outro dia
fez uma quadrilha de mentirinha
sempre brincando
a quadrilha foi ficando de verdade

Jorginho ficou grande como Pelé
todos os dias saía no jornal...

Televisionado
só não deu autógrafo
porque estava algemado

Ele era o facínora
que brincava com bolinhas de gude.

Inserida por pensador

SEJA FODA!
Acorde amanhã disposto a visitar o hospital do câncer mais próximo de sua casa e distribua infinitos sorrisos, aproveite para ir a um orfanato e distribuir beijos para as crianças, curta melhor o passeio indo até um asilo e abraçando os idosos sem hora para acabar, não hesite em sair pela rua e convidar um mendigo para passar o dia em sua casa .
Você vai compreender que ser foda é ser humano!⁠

Inserida por marcelomendes

⁠MINHA MOCIDADE
Dizem que suave é o coração de um jovem,
Pois ainda não aprendeu a se ferir,
Não foi corrompido pelo dia a dia imóvel
E nem viu os sonhos se despedaçarem.
Ser jovem é cativar a inocência;
É ter, nos olhos, esperanças.
A juventude é a idade das utopias,
É o tempo de se saber invencível,
Imortal.
Depois que ela passa,
Passamos o resto da vida
Procurando respostas,
Sem sabermos, ao menos,
Que apenas isto nos basta:
Ser jovem,
Mesmo que de pele enrugada.

SONETO NA CHUVA

Quantas vezes, pés descalços, enxurrada
A minha infância, na inocência eu brinquei
Águas em versos, chuva molhada, sopeei:
Quantas vezes eu naveguei na sua toada?

Na narração me perdi, no tempo maloquei
As lembranças ali no passado deixada
De memórias fartas, meninice, criançada
Aqui no peito guardada, e nelas estarei...

Céu cinza do cerrado, nuvem carregada
Deixa chover, pois só assim eu alegrarei
Da varia recordação da pluvial derivada

Pingo a pingo, trovoada, no outrora voltei
Água na cara, cachoando na alma calada
De saudades, neste soneto na chuva, falei!

© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Dezembro, 2016
Cerrado goiano

Inserida por LucianoSpagnol

Os pensamentos vagam
Como um vagalume na escuridão
Cantando o soneto em linhas horizontais
Nas cordas soando uma bela melodia
Na bagagem uma dose de si em si mesmo
Os pensamentos vagam
Lentamente na mente
Como um sonho flutuante em outro continente
Como o vento em vôos rasantes
Como um olhar inerte de uma criança ao cata-vento.

-Farley Dos Santos-

Inserida por FarleyDosSantos

Precisamos fortalecer os pensamentos positivos, inventar algo diferente pra fazer, todos os dias, o tempo todo.
Não ficar só em frente a tv e internet, está muito sobrecarregado de informações negativas! Isso derruba nossa imunidade. Saia no quintal pra respirar conscientemente, olhe para o céu, mentalize a cura do nosso planeta todo.
Cuidar das plantas, conversar com elas com amor (isso é terapia pura, distrai muito a mente).
Esse momento pede criatividade e muito amor.
É hora de buscar nossa criança interna e pôr ela pra brincar ❤
#JaneFernandaN

Inserida por JaneFernandaN

Por que estamos aqui?
O que é a Vida? Para a ciência um dos milhões de fenômenos que acontecem dentro do nosso corpo: a concepção!
É muito, mas é muito pouco ...
Então nascemos e morremos para quê?
Quantas pessoas passaram e passarão por nossas vidas?
Muitas trazendo alegria e amor e outras trazendo decepção e tristeza ...
O que temos a aprender com cada uma delas ?
O que você levará daqui?
Liberte-se, encontre a sua criança interior, pergunte para ela qual é o seu propósito, lá está a resposta que você tem buscado, acredite.
Depois que descobrir, viva com paixão ardente o que encontrou, tenho certeza que isso lhe preencherá abundantemente.
Somente a sua criança interior tem o poder de lhe deixar pleno...
Tire as amarras de cima de você ...
Está na Hora de Voar de novo !

Inserida por mcmarombado

Enquanto Cecília procura pelo espelho em que perdeu a sua face, eu procuro pela minha alma “ninja” nos telhados.

Afinal, em que telhado perdi a minha alma de criança, onde ela está, em qual deles ficou?

Qual foi o último salto rumo ao desconhecido que dei sem medo de cair, de me machucar ou de morrer?

Sem o peso da gordura, sem os exageros e sem a lentidão promovida por isso e com tudo isso somado a atual idade, eu não perderia a minha alma, o meu coração, nem a minha força.

Mas Deus me fez reflexivo, e honestamente, decidi aceitar minha condição humana e absorver, ao mesmo tempo, uma alma menos ninja, mais espiritual talvez.

Se me tornei filósofo da minha vida, então não perdi a alma de criança, deixei o tempo tomar conta de mim. Me descuidei ao encarar o relógio como um brinquedo, quando ele é a única possibilidade de controle da minha própria existência.

Diminui meu tempo, esgotei minhas forças, desequilibrei minha alma. Mas não vai ficar assim, amanhã voltarei a praticar exercícios físicos...mas se não existir amanhã?

Inserida por cidsoares

⁠É fácil sempre dizer que está bem, mas nem sempre quem pergunta quer saber a verdade.
O tempo de infância é bom e lá sempre estávamos bem mesmo que qualquer coisa nos fizesse chorar, mas era um choro puro.
As lágrimas que agora nós derrama é de dor. Que as crianças de hoje sorriam mais e desperdice menos lágrimas pois o futuro a frente é cruel e selvagem.
Feliz dia das crianças pra nós que fomos um dia e quer ser de novo não podendo mais ser.

Inserida por CarlaRodrigues01

A ilusão do dia

Qual o sentido da vida?

Somos como uma vela acesa, nossa vida é como a chama, um simples assopro e tudo acaba, somos os mais fracos dos seres, a qualquer momento, sem nenhum aviso, nossa chama se apaga.

Na verdade, tudo não passa de vaidade, o dia começa e você nem percebe, mas sabe que terá que se manter vivo, manter sua chama acesa.

Porque a vida não espera, pois o fim do dia já está debruçado sobre o tempo, e se você não começar, vai perder alguma coisa que está preparado para você naquele dia.

E você se pergunta, que farei eu? Comece! simplesmente comece, pois o dia se encarrega de lhe apresentar o seu próprio mal, vá!

Não sofra antes de começar, a menos que seu fim chegue antes do fim do dia, você vai ter de viver, pois isso independe de você querer ou não.

Levante e faça um café, leia um livro, já é alguma coisa, mas faça, ainda não está satisfeito, pegue seu cãozinho e vá na padaria e compre pão, passe manteiga e satisfaça seu apetite, mas pense!

Você já se levantou, escovou os dentes, colocou leite pro gatinho, fez café, caminhou até a padaria e comprou pão quentinho, de quebra conversou com a moça do balcão e com os vizinhos que encontrou pelo caminho, e tomou seu café da manhã! pronto! já teve início seu dia.

Tudo isso parece besteira, mas faz parte da ilusão do dia, a primeira parte já foi vencida, é claro que nem se lembra o que conversou, mas se prestar bem a atenção, você já fez isso antes, e também não se lembra, mas que importância tem, afinal isso faz parte da ilusão do dia!

Tem uns que vão para o trabalho, tem outros que vão passear, outros ainda se preparam para viajar e tem ainda outro que volta pra cama, mas todos têm de começar!

Felizes são aqueles que saem pra comprar um carro novo, ou mesmo mudar de cidade; ou construir uma mansão; ou até mesmo se casar; mas tudo isso não passa de vaidade, o dia vai terminar!

O mais legal de tudo isso, é quando, o que lhe satisfaz é um simples abraço de um neto(a) às sete da manhã, só pra lhe mostrar a mochila nova que vai levar para seu primeiro dia de aula no ano letivo!

Quão bom seria se tudo tivesse sentido, mas o criador nos fez assim, nos deu um tempo pra que vivêssemos a plenitude da vida sem questionar!

Mas a insatisfação nos inquieta e nos aniquila a alma, mas o dia tem pressa, e se perdermos tempo questionando, não teremos tempo de viver a plenitude que nos foi proposto pelo criador!

Vivamos, pois o dia apenas começou, e tempo é vida, e vida se vive, e se deixarmos o dia definir o nosso destino, talvez percamos o melhor de algo que não sabemos, então devemos continuar, sair da estagnação!

Quantas podem ser vividas em um dia de vida, a palavra do criador diz que o futuro a ele pertence, então vivamos o presente, sempre lembrando que é ele quem governa, pois o dia vai terminar!

E o dia continua, com suas belezas e dificuldades, com suas inseguranças e perigos, enquanto uns se previnem do perigo, outros enfrentam os mesmos, sem se importarem; mas mesmo assim, o dia vai terminar!

E os aborrecimentos vem na mesma proporção da paz, depende apenas do ponto de vista, pois como vemos é que é, ou não! Agrada-se uns e aborrece outros, na verdade ninguém fica satisfeito com o resultado final!

Vaidade de vaidade, simplesmente assim, mesmo que queiramos levar a sério, acabamos brincando com a vida, pois ela não passa de uma aventura, e se não vivermos na plenitude, não vivemos, e assim também, o dia vai terminar!

O cheiro, o odor, o aroma e a flor, tudo simplesmente passa, como passa a dor e vem o prazer e a alegria de ver o sorriso da conquista, mesmo que tudo termine como o dia, no fim!

Penso, penso e nunca paro de pensar, e quanto mais penso, mais tenho o que pensar, mas o dia mesmo que eu não queira, vai chegar ao fim, vai passar!

E uma parte do dia já se foi, e vejo que nada tem de anormal, se vou para o trabalho, se pego uma condução ou se dirijo meu próprio carro, tudo não passa de ilusão e o dia vai terminar!

Os pontos de vista divergem de indivíduo para indivíduo, mesmo que pareça banal, se torna um problema sem solução, mas não passa de ilusão!

E o dia vai se indo, com ou sem a nossa permissão, controle parece que temos, mas não sabemos como nos conduzir, até que o dia chegue ao fim, e tudo se define, mesmo assim!

Parte do dia já se foi e tudo parece normal da janela que não olho, sem saber o que se passa, sei que vai continuar acontecendo, com ou sem a minha permissão, e tudo é vaidade de vaidade!

Ocupamos nosso tempo, sabendo que ele vai acontecer independentemente de nosso querer, e o tempo passa e já não sabemos se passou ou se simplesmente não percebemos que passou!

Quase metade do dia se foi, e tanta coisa já aconteceu, mas lembro que no dia anterior, assim também foi, e sem que eu quisesse, percebo que nada aconteceu, pois ainda tem espaço pra novamente acontecer!

A esposa a preparar o que já um dia havia preparado, e mesmo assim parece novidade, pois o sabor não sai da mente, e o cérebro quer mais, é coisa de momento, e nos regozijamos, mesmo sabendo que o dia vai passar!

O fogão é preparado e a panela já vai trabalhar, o cheiro suave do tempero começa a contaminar, e o ambiente vai ficando impregnado de algo que já vivemos antes, mas mesmo assim o dia vai terminar!

Neste mesmo momento em algum lugar, alguém está com fome e não tem panela no fogo a trabalhar, e nem pensamos nisso, e sem que, egoistamente nôs saboreamos enquanto outros pleiteiam algo para saborear!

Como podemos ser assim, enquanto alguém cuida de nós, preparando o que comer, não pensamos no outro e deixamos o tempo passar sem nada fazer para melhorar, mas o dia vai terminar!

Essa é a esperança de muitos, que o dia acabe, só assim possa dizer que venceu mais um dia, mesmo que seja apenas mais um engano diário, visto somente pela tv, mas ele teima em terminar, sem avisar!

O dia chega a metade, e a loucura da sobrevivência diária, continua sendo uma grande luta, para muitos que continuam de barriga vazia, em faróis ou em choupanas, assim é o dia dos mais fracos ! Mesmo assim chega ao fim.

O descanso da pós refeição, é um prêmio para poucos, pois quantos pegam no sono por falta do que comer, e a fraqueza de dias tentando, os vence, jogando-os ao canto como se estivessem descansando, esperando o dia ter fim!

A algazarra das crianças voltando das escolas, contando suas aventuras e suas descobertas, imaginando o que se tem para almoçar! Uns dizem que hoje tem almôndegas, e outros se encolhem por não saber se tem algo para o estômago forrar!

As horas passam e as necessitudes do dia se mostram de cara limpa, as notícias mostradas na tv, são uma realidade de um dia repetitivo, como muitos outros que não tem fim, mas o dia vai terminar!

Mas não só de tragédias se faz um dia, a tarde traz a alegria de crianças brincando nas ruas, bicicletas, tombos e corridas, gritarias e choros, latidos de cães correndo com as crianças, mas tudo não passa de vaidades!

De repente, ribboon, e o trovão estremece o chão e os relâmpagos anunciam um grande temporal, e a chuva cai com grande força, assustando a todos que estavam nas ruas, e corre-se para procurar abrigo, e o dia anuncia seu fim!

E a tarde está se esvaindo e o café das quatro está sendo preparado, o cheiro forte se mistura ao cheiro de terra molhada pela chuva, mas não tem como não identificar um café coando, com cheiro de nostalgia, ao lado da pessoa amada, e o dia está chegando ao fim!

Sentado no sofá ao lado da esposa com as crianças pedindo bolinho de chuva, pois o momento pede, e lá vai ela preparar o tão desejado lanche das quatro, até isso é vaidade de vaidades!

A chuva continua caindo, e os meninos se empolgam com o jogo da velha que alguém sugeriu, e o ambiente é deveras agradável, mas penso que até isso já se fez outra vez, lembrando do pregador no livro de eclesiastes 1;9, que diz que(...) não há nada novo debaixo do sol!

Tudo o que é, já foi um dia, diz o pregador, é o mesmo de geração em geração, só muda a tecnologia e os personagens, tudo é vaidade de vaidades, e o dia passa assim mesmo, indicando que vai terminar!

Não devemos nos apegar às coisas materiais, para não esquecermos do nosso Criador, pois do modo como chegamos, assim voltaremos, nus, assim como o dia vai ter fim, assim é nossa passagem por esta terra!

E a chuva passa, e a noite vem, o céu já está limpo e as estrelas voltam ao seu lugar, de onde nunca saíram, como se nada tivesse acontecido, somente as lembranças daquele momento ficará, e as crianças depois do banho se preparam para dormir, o dia está no fim!

Quase todo o dia já aconteceu, com suas mazelas e suas angústias, alegrias e brincadeiras, gritos de alegria e de dor, tudo se vai e o sono não vem, e o aconchego do lar, para os que têm!

A cama está pronta e o travesseiro lhe chama, querendo lhe cochichar no ouvido o que você distraído com o dia , nem percebeu, quantos teriam esse prazer de terminar o dia em uma cama macia!

O sono não vem, mas em compensação a mente trabalha ao invés de descansar, dorme corpo, dorme, pois o outro dia já vem, e você o que fez para que o sono seja um regozijo!

E assim termina mais um dia que Deus nos deu, e só posso dizer, que não passa de vaidade de vaidades, logo tudo se repetirá, torça para que você esteja lá!

fim

Inserida por Carlos_Gomes_CG