Textos Reflexivos sobre Amor e Amizade

Cerca de 1723 textos Reflexivos sobre Amor e Amizade

⁠O mundo estava tão acelerado. Simplesmente abríamos a champagne comemorando o Ano Novo e já víamos o Carnaval, as férias de julho das crianças, os tradicionais feriados de outubro/novembro e acabou. O ano foi líquido! Fugaz, assim como nossa vida!
Com a chegada desse meteoro de tamanho microscópico, o mundo parou. As crianças não iam na escola, demos adeus as rotinas, o Carnaval não aconteceu, os feriados ficaram sem sentido. Muitas famílias se perderam nessa fase, muitos casamentos, muitos relacionamentos. Muitas pessoas se perderam igualmente.
Sem enrolação e sem clichê, a lição de tudo é valorizar as pessoas. Valorizar os momentos, valorizar as situações. Durante o período que estamos vivendo temos de parar por um segundo, mirar um olhar externo e perceber quem são aqueles que nos fazem bem, quem são aqueles que devemos colocar como foco, as prioridades, quem são aqueles que, quando se forem, deixarão saudades. Não apenas deixando de viver, mas deixando de viver próximos a gente.
Quantas e quantas vezes olhamos para trás e percebemos momentos que deixamos escapar. Pessoas que deixamos escorrer por entre os dedos por simplesmente não entender a riqueza que nos representava. O ser humano infelizmente é assim. A nossa natureza é permissiva quanto a distrações. Feliz é aquele que tem essa lucidez e discernimento. Sucesso tem aquele que não perde o foco. Sábio é aquele que se aproveita de tudo isso.
Pare um pouco, observe a sua vida por cima. Analise cada personagem, cada situação, cada momento por outra perspectiva. Contemple a paisagem por um novo ponto de vista. Descortine as pessoas e momentos que são realmente importantes. Corte as distrações. Talvez, apenas talvez, seja esse um dos segredos da felicidade!
“No escuro nossos passos são menores” Acenda a sua luz!

Inserida por Davilamas

⁠"Por vezes demoramos muito para aprender que nas coisas simples ao alcance das nossas mãos é que reside nosso maior tesouro, como por exemplo no amor correspondido, na amizade sincera, ou na saúde preservada por um modo menos estressado de viver.
Portanto valorizar o que tem valor em detrimento das coisas que tem um preço, é a medida da boa e verdadeira sabedoria."

Inserida por wandermedeiros

⁠Algumas pessoas conseguem ver o mundo numa dimensão maior que a sua casa, seus bens materiais, seu homem, sua mulher, seus filhos, maior que seu umbigo. Arriscam-se a viver possibilidades impensadas.
Gente, cuja teimosia reina soberana sobre os seus desejos e sonhos e, sem desconsiderar ninguém, realiza-os um a um. Qual carvalho não se enverga. Parece feita de matéria de anjo.

Inserida por GESIACASSIALIMA

⁠Quando eu te conheci nossa conexão foi instantânea.

Parecia que eu te conhecia a anos,
e de pouquinho em pouquinho você foi colorindo minha vida como ninguém fez antes.

E serei eternamente grata ao universo por ter te colocado em minha vida.

Obrigada por ser meu porto seguro,
por ser a confidente dos meus segredos, sonhos e maiores temores.

Obrigada por não ter desistido de mim,
quando eu mesma já tinha desistido...

- amizade

Inserida por juliamdcampos

⁠"Quando almas se encontram em identidade de visões de mundo, e de repente vai surgindo uma recíproca necessidade de estarem juntos falando sobre isso, ou outras coisas sem sentido, exceto para aqueles que se veem.
Então aí está a gênese de uma grande e verdadeira amizade, e onde o amor faz sua morada, desde antes, até depois do nada."

Inserida por wandermedeiros

⁠Sorrirei pra todos que quero bem, mas já rir não posso mais. Me perguntaram muitas vezes, mas apenas disse assim que rir é uma ação onde você acha aquela conversa ou até gestos engraçados ou até divertidos, mas sorrir é quando está feliz ou aparentemente você quer demonstrar que está bem, mesmo não estando.
Não perca seu sorriso por aqueles que te querem mal, e seja forte para aqueles que se importam contigo, mostrando que pode sorrir, ao menos não precisaram sentir a mesma dor que tu sente.

Inserida por DeadfelizorDeadtrist

⁠Se um amigo não é capaz de compreender o seu silêncio, o seu momento de recolhimento, suas escolhas dos dias difíceis...
Se você tem sempre que estar se explicando, se doando, tomando cuidado para tal pessoa não se magoar...
Se a outra parte te destaca apenas quando você 'perde', e quase nunca quando você ganha...
Esse laço se torna exaustivo a tal ponto que; desmotivados, naturalmente começamos a deixar essa amizade se dissolver. Se evaporar.
Igualmente vale no Amor.
E talvez, inclusive, seja a mão do Destino.

Inserida por marachan

⁠⁠Minha amiga meu pesar

Hoje, ao olhar meu Facebook, me deparei com uma notícia muito triste, a notícia da morte de uma amiga...De repente, me veio várias recordações, parece que passa um filme em nossa cabeça, lembrei de vários momentos que tive com minha amiga Gal lembrei de momentos alegres, momentos engraçados, muitas vezes rimos juntas e nos emocionamos juntas também, passamos por momentos difíceis, em alguns momentos ela se sentiu incompreendida, muitas vezes Gal sentiu dificuldades em dar continuidade a faculdade, sim, éramos amigas da faculdade ( curso de Pedagogia UNEAL Campos São Miguel dos Campos) , mesmo com todas as suas dificuldades, Gal sempre estava decidida a enfrenta-las, pois, ela sempre foi uma grande guerreira... Muitas e muitas vezes ela nos encantou com sua linda voz, Gal cantava com muita emoção a canção que considerávamos sua canção preferida (Amigos para sempre). E hoje, para mim esta música tem um significado diferente a letra de desenhou em minha cabeça de uma forma diferente, mais profunda eu diria, com a notícia da sua partida me dei conta do quanto os relacionamentos são especiais em nossas vidas, e, o que fica de verdade gravado em nossos corações são as coisas boas que passamos a emoção que causamos e o amor que semeamos...
Descanse em paz minha amiga.🖤🖤

Inserida por denilma_cavalcante

⁠Texto inspirado na música Sozinho de Caetano Veloso

"Às vezes no silêncio da noite", a gente chora, a gente ri, agradece, ora, pensa, repensa…
"Às vezes no silêncio da noite", a gente pensa em desistir. Mas depois de tanta luta, não dá pra largar tudo e dá adeus aos sonhos.
"Às vezes no silêncio da noite…", a gente se decepciona. Lembra das amizades antigas, das novas amizades, das que deram certo, das que nem chegaram a ser amizade… das que pensamos ser amizade.
"Às vezes no silêncio da noite", a gente reconhece os erros. Relembra os acertos e rir de si mesmo pelas mancadas, dos micos que pagou…
"Às vezes no silêncio da noite", conversamos sozinhos: "tá vendo? Eu te falei… Você já disse isso para si mesmo? Eu já.
Ah! Às vezes o silêncio da noite é solitário, frio, melancólico, triste.
Todos temos o nosso momento de silêncio. Basta parar um pouco.
Quer saber? Parece triste. Mas no decorrer de um dia cansado, entre o deitar e o momento em que o sono chega, fique em silêncio. Fale com você mesmo. Fale com Deus. Ore. Agradeça. Peça. Seja forte. Faça o simples, mas o faça com vontade. E quando acordar, bem, aí é com você. Seja feliz. Boa noite.

Inserida por ismaeleduda28

⁠Mudando o rascunho da vida
Trocando as coisas de lugar
Movimento a energia
Abre espaços para prosperar

O vento não é favorável
E eu nem esperava que seria
Eu vou no compasso da batida certa
Dançando com os erros da vida

Eu sou um pequeno pedaço
De tudo que está por aí
Mas pouco se torna gigante
Se eu deixar tudo fluir

Inserida por viviancsil

⁠SOBRE A FINITUDE

É tabu tal assunto!
Adiamos pra falar...
Postergamos pra pensar...
E incomoda só de imaginar...

Como será não estar mais “junto”?
“Junto”!
Junto de quem
Alguém...
Que antes de sua partida...
Fez algum sentido em sua vida!

E o que sabemos da Finitude:
É que com a sua chegada...
Ficamos de mãos atadas...
Só nos sobra a inquietude!

Só nos resta repensar sobre o nosso “junto” estar:
Se a decisão for de se juntar...
Que permaneça ali por inteiro!
Que em nada além queira pensar...
Que no abraço possa demorar...
E ali queira ficar!
Pra que dessa cena possa se lembrar...
Quando isso um dia lhe faltar...
Já que tudo isso pode ser passageiro!

Inserida por tania_junia_soares

Ter e manter belas e sinceras amizades, é realmente uma das maravilhas da vida...
Quem as tem, não pode perder... Boas amizades não podem ser desperdiçadas...
Ósculos e amplexos,
Marcial

AMIZADE É MAIS PURA EXPRESSÃO DO AMOR
Marcial Salaverry

Saber sentir, viver e conviver com belas amizades, com certeza é uma das maravilhas da vida, mas temos que entender que não é nada fácil encontrar-se uma sincera amizade nos dias bicudos que atualmente estamos enfrentando, pois uma série de circunstâncias são como que um impeditivo para tanto, pois para desenvolver-se uma boa e sólida amizade, é necessário que haja uma série de fatores, entre os quais não pode faltar uma forte afinidade, que vem a ser uma ligação de espírito, mais do que de corpo. Essa afinidade nos permite ter intimidade até mesmo para pensar em voz alta, pois sabemos que nossos segredos não serão espalhados, sabemos que poderemos contar com sua ajuda e proteção, e fica claro que também estaremos prontos para atender em suas necessidades, pois a amizade exige reciprocidade, não podendo jamais ser unilateral.

Assim, se estamos precisando de uma ajuda, de um chão firme para pisar, poderemos contar com sua amizade, como se fora uma muleta (ou um amuleto) dando-nos o apoio necessário para não perder o equilíbrio, e mais do que a mão estendida pronta para nos amparar, sabemos que em seu ombro poderemos chorar, que seu coração sempre estará sempre a postos para nos fazer sentir o calor de sua amizade, e sempre deveremos estar prontos para retribuir os mesmos cuidados, o mesmo sentimento, sendo essa a parte linda desta maravilha que é uma amizade sincera e recíproca. Contudo, não podemos ser egoístas, querendo exclusividade nessa amizade. Outros mais necessitam desse mesmo carinho e atenção, e se forem amigos de nosso amigo, nossos amigos deverão ser. Assim, mais irá se ampliando esse círculo de amizades, podendo e devendo formar uma bola de neve de amizades que poderão ir se espalhando.

Igualmente devemos saber que a mesma mão que nos ajuda, por vezes irá procurar nossa ajuda, e deveremos estar prontos para atender suas necessidades, assim como atendeu às nossas, e é fundamental essa reciprocidade. Esse apoio sempre deverá ser desinteressado, nunca se poderá cobrar o retorno, sendo sempre aquele compartilhamento gostoso, bastando a convivência amiga para satisfazer, pois assim são os sentimentos compartilhados. Por essa afinidade, compreendem-se os maus momentos, as horas mais amargas, que sempre serão melhor suportadas se tivermos alguém assim a nosso lado, que nos compreenda e entenda, e não apenas nos recrimine e aponte falhas. Que as aponte sim, mas que o faça brandamente, ajudando-nos nas soluções, em como corrigi-las, não apenas as destacando e criticando.

Por vezes somos dominados por angústias inexplicáveis, e nesse momento, precisamos de alguém a nosso lado para nos ajudar a superar. Vamos sempre agir de mãos dadas, assim superando os problemas e nos cumprimentando nos sucessos, sendo essa a base de uma real e boa amizade. A compreensão, e a solidariedade. Se choramos, se rimos, faze-lo conosco, sabendo nos chamar à razão se a coisa extrapolar. Sabemos que com uma boa amizade, podemos contar mesmo que esteja longe. Basta uma carta, um e-mail para traze-la para perto. É um sentimento que não vê distancia. A afinidade se transmite em ondas através do espaço sideral.

Bons amigos dizem-se "eu te amo" sem qualquer medo de má interpretação: "amigo é quem te ama e esse amor é suficiente para aquecer a alma." É muito bom saber que sempre poderemos contar com amizades assim. Se perto, nos abraçando, nos ouvindo. Se longe, o fazendo com os longos braços e com os ouvidos especiais do coração, o que sempre fará com que estejamos lado a lado, de mãos dadas, ainda que com oceanos nos separando. Por mais perto ou mais longe que se esteja, o sentir da amizade se fará presente. E mesmo que haja uma separação causada por uma partida definitiva, os laços de amizade permanecem, e a presença amiga continuará sendo sentida, sendo essa uma das maravilhas da amizade, algo que permanece pela eternidade, e também pela eteridade...

E com esse pensamento, sintamo-nos cada vez mais amigos, desejando-nos mutuamente UM LINDO DIA, sempre sabendo sentir-nos juntos ainda que distantes.

"Nossa vida é um autêntico espelho. Reflete nossos atos. Se damos bons sentimentos, os receberemos de retorno.
Marcial Salaverry"

Inserida por Marcial1Salaverry

Sou Ventania e Raiz

Cheguei ao mundo com choro e avisando com berro, há que vinha.
Não vim simplesmente por vir!
Inquieta, curiosa e amante de tudo...
Fui desbravando e correndo riscos...
Adentrei lugares e posicionei-me.
Atreviiida! Nada de subversiva, atrevimento pacífico.
Independente na opinião de de querer, fazer e sentir.
Sou vento, entro em frestas com sede de vida.
Quando nasci! Chorei avisando minha chegada.
Com o passar dos anos...
Indomada e sem cabrestos. Senti-me ventania...
Não tenho tempo, não conheço horas, me divirto...
Sou Ventania que arrasta e dissipa as dores, transformo o que quero nas frestas da vida; sou amor; sou essência, sou o que sou e ganho formas... Sou a pura beleza da natureza, sou árvore que renova, ventania que dissipa dor, sou raíz fincada, ganho formas e sobrevivo sempre... ali está minha verdadeira raíz. Essência.

Por Rica Almada

- Homenagem a minha linda, amada Malu, Mãe de coração.

Inserida por RICAALMADA

Para: Diana Soares

Há tantas palavras que não serão ditas
Mas por você, eu faço questão de tentar
Nem tudo se convém pelo falar

E nisso, eu tenho certeza
A algo em seus olhos dizendo que está de noite
Isso é intuição da mente
Não é preciso dizer o porquê
Apenas pelo sentido percebe-se

Tu me achas boba
Talvez todos acham isso de mim
Mas não é o que pensa
Vivi o bastante para não ter inocência

Se eu pudesse te julgar com uma só estrofe
Seria assim...

Dentro de uma ostra existe uma pérola
Por ela, eu a nomeio
Seu nome me agita
Digo: Safira.




Inserida por isabella_bergamin

⁠Para: Gabi Camargo.

Quero deixar claro algumas coisas para você
Independente-mente
Da dependência que se criou
Eu me surpreendi
Na garota em que se tornou

Ainda assim, temos a construção
Ao nosso dispor
Fazemos de coração
Apenas seguindo o interior

Mesmo que ame, apaixone
Segue firme
Tocando o ritmo no seu fone

Mesmo que a dor
Aquela de antigamente
Tendo o seu pai como causador
Se reflita agora
Jamais esqueça
A cicatriz sempre continuará
Não lamente no presente
É como criar outra dor
E sofrer novamente

Por isso faço jus
A minha amizade
A sua vida vale o preço
Para perder o sossego que eu tinha

Não há maneiras de te esquecer Gabi
Pois eu já esqueci de te esquecer

Inserida por isabella_bergamin

Para João da Roça⁠.

Jacu da roça, é o que eu digo
Dou risada de tudo
E com você do meu lado
Tudo só piora para o meu mundo

Porque eu fico mais sorridente
Com suas maluquices
Eu sou mais gente
Imagina você!! Visse (nem te conto)

Mesmo eu sendo zen
Você fica com essa de eu ser gay
Tudo que sou, é hétero top do bem
Afirmando o que sei

Eu tenho a te agradecer João da roça
Vendo apenas a sua personalidade
Com minha palavra de moça
Vejo em ti, honestidade

Inserida por isabella_bergamin

Você não acha estranho pessoas desejarem o bem aos entes queridos apenas em datas comemorativas, como natal, ano novo, dia das mães, dos pais, aniversários, etc.? ⁠ Desconfie daquele (a) que te diz: neste natal de desejo tudo de bom. Porque existe mais 364 dias para ele(a) te desejar tudo de ruim.
Devemos sempre desejar o bem do próximo, ente querido ou desconhecido. Reflita!

Inserida por jadsonlimanovo

⁠AOS MEUS AMIGOS

"Aos meus amigos, feliz Ano Novo
Cheio de abraços, sorrisos e alegrias
Que todos possam viver com muito fervor
Saúde, paz e muito amor

2023 traga novas oportunidades
Realizações e momentos inesquecíveis
Boas companhias em abundância
Risadas, abraços e esperança

Que possamos celebrar juntos
Todos os feitos, conquistas e vitórias
Saibamos valorizar a simplicidade
Viver intensamente a felicidade"

Inserida por WANDAROP

⁠Foi em Rockaway Beach - New York, um domingo de sol, no verão americano, ecoou um pulsar de Brasil. Um povo que trouxe consigo o samba, não apenas como música, mas como um manifesto de identidade e resistência. Em meio as dificuldades do cotidiano, enquanto existe uma procura por uma identidade global, nós encontram um refúgio na cadência envolvente e na harmonia contagiante do nosso samba.
Obrigado Turma do Samba, o som do pandeiro, e a voz calorosa ressoou, celebrando não apenas nossas raízes, mas também colorindo a paisagem cultural americana. É um grito de liberdade que dialoga com a cultura local, enriquecendo nossa própria beleza e talento.
Em cada batida do tambor, há uma história de luta e superação. Em cada verso entoado, há um pedaço da alma brasileira que se entrelaça com o espírito vibrante da América. Como disse Cartola, "o mundo é um moinho", e neste moinho, o samba brasileiro não só gira, mas também ilumina e inspira, conectando pessoas e enaltecendo a diversidade que faz desta nação um verdadeiro caldeirão de culturas.
Assim, sob o céu do verão americano, o samba se torna mais do que uma canção; é um testemunho de amor pela vida, pela arte e pela união que transcende fronteiras e diferenças.
Foi um encanto, um poema emocionante, um capítulo histórico que sempre pulsará nos corações dos imigrantes brasileiros, enamorados pelo samba, pela cultura brasileira, obrigado a todos amigos presentes, em especial aqueles que realizaram esse evento!

Inserida por leonardo_lyra

A distância de 13 horas e 1 minuto,
(1.102,5 km) via BR-101 e BR-116,
separava-me de ti,
a rosa, a flor, o sol da minha vida.
Num dia qualquer,
em um evento de tecnologia,
estava lá, entre pessoas por acaso,
quando ouvi rumores da sua chegada iminente.
A empolgação era palpável,
o burburinho de todos sobre ti.
Você chegou, vermelha e sem fôlego,
carregando o peso do evento, enfrentando desafios.
Ri com teu jeito estabanado,
e ao te ver, fiquei corada,
pela tua presença e pelos amigos
em missão cupido, divertindo-se.
Eu, solteira, sem intenções além
de aprender sobre tecnologia,
vi-te tomando um drinque,
e estive ali, sincera e franca,
sem esperar nada daquela operação cupido.
Mas, quando menos esperei,
compartilhei um drinque contigo,
entre conversas e sorrisos,
e me preocupava com quem estava flertando contigo.
Sacudi a cabeça para afastar
esse pensamento, mantendo-me plena.
No dia seguinte, ou talvez naquele mesmo instante,
teu pensamento tomou conta de mim,
como uma adolescente,
desejando beijar alguém
que faz o estômago borbulhar.
No outro dia, quando não estavas no evento,
quis encontrar-te, ver teus amigos,
aparecer só para saber que estavas bem.
Chegou o último dia do evento,
a despedida e a festa final.
Na balada, entre drinques e dança,
senti-me livre e leve.
Dançava, encantada,
querendo chegar a ti, beijar-te,
saber o gosto do teu beijo.
Você estava linda, dançava belamente.
Quando menos esperei,
os teus lábios tocaram os meus,
suaves, maravilhosos,
e ali, no beijo inesperado,
o amor bateu à minha porta.

Inserida por Desabrochar