Textos Reflexivos sobre a Vida

Cerca de 59639 textos Reflexivos sobre a Vida

⁠Se a vida fosse somente flores, talvez não se chamasse vida... quem sabe o nome fosse jardim.

Quanto mais cedo a gente aprende que os obstáculos são como espinhos melhor.
Dói ao tocar neles? Sim!
Mas com o tempo você se torna mais resistente e aprende como não deixa-los mais te ferir.

Só o tempo trás experiência. E tudo se resume ao tempo.

Aprenda também que até os jardins tem diferentes tipos de flores.

E que a flor que mais ouve, muitas vezes também é a que mais fala.

A que mais julga é a que tem mais medo de ser julgada.

A que mais faz barulho é a que por dentro vive em silêncio.

E as que você menos dá atenção ou é indiferente são as mais essenciais para a beleza desse jardim.

Mas todas elas são importantes.
Juntas formam uma biota.

Você só precisa lembrar... a vida não é só flores, mas mesmo que fosse jardim, até você sendo rosa teria espinhos.

...

Inserida por Suyanne12346

⁠Agosto

Agosto de Deus
Jardineiro da primavera
Vai regando o caminho
Que o tempo não espera

Eu duvido da sorte
Mas nunca da fé
Deus nunca falha
Ele me mantém de pé

Jardineiro da esperança
Agosto de vento
Eu até envergo
Mas sei que aguento
Poema autoria #Andrea_Domingues ©️

Todos os direitos autorais reservados 11/08/2022 às 22:00 hrs

Manter créditos de autoria original _ Andrea Domingues

Inserida por AndreaDomingues

⁠Quando vivo o presente não ignoro o passado nem menosprezo o futuro.
Pelo contrário, eu honro meu passado, honro aquela que fui. Honro os medos, as dores, as perdas, os “fracassos” (odeio quem divide o mundo entre fracassados e bem-sucedidos, aliás. Mas isso é assunto para outro momento).
E, ao mesmo tempo que honro meu passado, amo meu futuro. Estar no presente de verdade me dá estas chaves: honra e amor.
O que mais eu poderia querer? Mas eu sei que não é fácil. Não tanto como gostaríamos. Nossa mente gosta de uma certa facilidade… Dizem que é questão evolutiva.
Apesar disso eu posso dizer: é uma escolha. Você escolhe estar presente em um momento. E no próximo momento você escolhe de novo. E no próximo você escolhe de novo.

Inserida por noi_soul

⁠"Muito cedo aprendi que não conseguiria viver sem bradar contra as injustiças, me colocar à serviço do Estado de Direito, e o meu pouco conhecimento adquirido, dedicar à cátedra do ensino jurídico.
Ah, mas o que não imaginava.
E agora, quando já passadas mais de duas décadas nestas sagradas profissões de Advogado e Professor, descobri como uma certeza.
É que não é que não conseguiria viver sem tudo aquilo, exceto, que somente sendo aquilo para o que nasci, somente isso, é viver."

Inserida por wandermedeiros

Viu, ei, posso te dizer uma coisa?
Se você tá deixando de viver a vida, de dança, cantar, pular, rir, beijar, abraçar, festejar, beber, etc. Porque os outros vão falar, viu, ninguém tá nem aí. Falam porque tem boca mas depois tem que seguir a vida deles, até esquecem, e outra coisa, o mundo não gira em torno do seu umbigo, cada um tá correndo atrás do seu. Faça o mesmo.⁠

Inserida por evandro_mamutte

⁠✍
Se refaça sempre quando for necessário, mas nunca abandone suas convicções ou deixe de lado aquilo em que acreditas piamente ser o certo para sua Vida.
Lembre-se que aquilo que deixamos expostos sobre nós mesmos revelam quem verdadeiramente somos, então lapide-se sempre quando achar que é preciso, principalmente quando sua índole esta em risco, espelhando a forma exterior com sua essência interior, sempre deixando o "Bem" provindo do Criador tomar conta de nosso "Ser"...
"Non nobis domine, non nobis sed Nomine, Tuo da Gloriam"
" Fiat Voluntas Tua"

Inserida por ValdecirJGarcia

⁠Realmente o ser humano não é de ferro. Já comprovei isso. Essas situações que ocorrem na nossa vida desmorona até o mais forte dos homens e a mais forte das mulheres. É foda. Mas o que fazer com essa situação?
A primeira coisa é chorar. A segunda é desabafar. A terceira é enxergar quem você é e onde quer chegar. A quarta é refletir o que tem feito para mudar a vida e as coisas que acontecem contigo. A quinta é traçar uma meta e buscar tornar isso possível. A sexta é chorar novamente mas não desistir pois nessa fase vem mais porrada e isso é para te deixar mais forte. A sétima é inspirar-se nas pessoas incríveis que estão à sua volta e aprender com elas; obs: erros também são ensinamentos. A Oitava é dedicar-se a amar cada vez mais a você própria. A nona é começar a viajar na maionese com as pessoas que você escolheu para seu convívio. E a décima, mas não a última, é ter a certeza de que não existe ninguém mais incrível e sensasional do que você pois é uma pessoa ímpar, única. Tenha a certeza que sua auto estima, força e sensibilidade, a fazem uma pessoa sensacional capaz de transformar o local em que se encontra. Abrace a si mesma e viva.

Inserida por RomarioGoncalves

⁠Quem és?

És a dor que transpira na noite pálida,
Com saudade de um dia ter visto
O amor, o sonho, a felicidade.

És o desvendar da virgem mata
És o horror, o choro, a verdade,
Do mundo erguido em casa máquina.

És lágrimas químicas do homem viciado,
O ganir dos animais torturados,
O morrer das plantas maltratadas.

És moléculas, átomos latejantes,
A ciência, a loucura, o medo.
És o crânio do progresso absurdo.

És a caneta do escritor esquecido,
Transcrevendo os amores e os risos
De uma vida entre homens amantes.

És triste e amarga realidade
De um ser nascendo espremido
Da boca de um tubo de ensaio.

Quem és?

_ Sou eu, crescendo e lamentando:
A fome, as guerras, a necessidade, mas,
Comandando o mundo mecanizado.

Inserida por MaxileandoLima

⁠A noite cai, junto dela a sensação de partida, lembro-me detalhadamente cada passo que você deu para longe, fiquei preso em um Loop eterno de agonia, você estava ali e ao mesmo tempo não estava.
Queria poder vir aqui e escrever sobre algo alegre, mas o meu coração chora lagrimas de sangue, questionando todos os segundos de quem foi a culpa, minha em te deixar partir ou sua em me deixar laçado em você sem ao menos estar aqui.
Ouço o soluçar dos meus sentimentos pela madrugada, se engasgando com o que chamamos de choro! Imprescindível não querer acabar com esse sofrimento infame, afinal, eu deveria realmente estar sentido isso?
O uivar da madrugada espanta a sensação de solidão, deixando a pairar os olhares das sombras, seria a vida julgando esse coração que não se aquieta ? ou apenas as suas "feras" em sua melhor forma a espera do primeiro deslize de fraqueza para dominar a minha mente? Nesse jogo tudo é provável, mas estou protegido pelas paredes grossas revestida de arte, com pinturas poéticas, até o coração que não se cala, se silencia para apreciar mais uma obra escrita!.

"Essa poesia é dedicada as dores....
Espero que se curem"

Inserida por Christian-S

⁠Minha cara, dê-me tua mão
Deixa-me dizer o quanto és bela

Todas as flores tem sua beleza, seu perfume...

Do Jardim, és a mais formosa para mim delicada e graciosa

Com tua beleza combinam músicas poemas... carinho...
Porque quanto mais cuidamos do Jardim, mas pássaros e borboletas passam à habitá-lo
deixando ainda mais belo

E tu minha cara, és a mais famosa de todas.

Roger Masson

Inserida por DianaAnita

⁠Ela tinha olhos tristes, distantes, Indecifráveis

Ela não sabia sorrir, não sabia se abrir como as flores
Caminhava sem ser notada e não ambicionava da vida nada que à fizesse feliz

Porque todas as vezes que assim fizera a encomenda batia-lhe à porta, não embrulhada na infelicidade; más em um negro papel de tristeza...

Então a menina parou de sorrir... E de sonhar

Inserida por DianaAnita

⁠As pessoas gritam o seu nome quando estão à beira do abismo porque sabem que você vai estar sempre disponível para pular por elas.
Mas você precisa se livrar disso, não é questão de virar às costas pras pessoas, mas sim porque em uma dessas quedas por problemas alheios você pode deixar de viver...

Inserida por alyssondrick

⁠Seja simples, viva intensamente e ame acima de tudo.
A vida é simples, a gente que complica.
A melhor maneira de se viver é quando dentre tantas tarefas, você escolhe parar, respirar, sentir e desfrutar o momento, sabendo que ele é único e não voltará.
Viva, ame e comunique, gestos substituem palavras, gestos tocam a alma.

Inserida por simonedamiani

Para bem vivermos, é imprescindível termos uma boa qualidade de vida, e podemos chegar a algumas conclusões a esse respeito...
Ósculos e amplexos,
Marcial

PARA BEM VIVER PRECISAMOS TER BOA QUALIDADE DE VIDA
Marcial Salaverry

Com toda certeza, para tentar falar sobre qualidade de vida, é preciso entender que certamente isso é algo meio fora de propósito nos dias que estamos vivendo, pois de que pode adiantar tomar todos os cuidados necessários com nossa saúde, se estamos sujeitos a ver um avião entrar pela janela de nosso escritório, ou podemos ser encontrados por uma bala perdida, ou ser atacado por certos vírus que andam circulando por aí, ou simplesmente estar na hora errada no local errado, bem na verdade existem tantos “ous” que podem encurtar nossa existência, que nem vale a pena enumerá-los, o noticiário se encarrega disso.

Mas não vamos falar nesses detalhes secundários, pois a vida é muito bela e gostosa de ser vivida, desde que saibamos faze-lo, e para que possamos desfrutá-la, é interessante cuidarmos de nossa saúde, pois dela dependemos para manter um bom ritmo de vida. E sem uma boa saúde, sempre fica mais complicado vivermos bem, ou sequer vivermos...

Colhi uma frase muito interessante, atribuida a um dos grandes filósofos do passado, Sêneca, que disse que
"O homem vive preocupado em viver muito, e não em viver bem, quando na realidade não depende dele o viver muito, mas sim o viver bem."

Realmente a ciência vive estudando meios de prolongar a vida das pessoas, nem que seja artificialmente, e isso acaba afetando a qualidade natural de vida, uma vez que se pode “esticar” o tempo de nossa existência com certos medicamentos e determinadas operações, certamente essa não será uma esticada natural, mas dá para quebrar o galho. Vive-se mais, e até que razoavelmente bem. Atualmente a perspectiva de vida está muito mais longeva do que alguns anos atrás, quando o brasileiro, geralmente, chegava até os 60, quando muito aos 70, mas já no bagaço. Agora já existem condições melhores. Pelo menos até os 84 eu garanto que se pode chegar com a saúde relativamente boa, e razoavelmente lúcido, mas para falar sobre o depois, daqui a alguns anos, volto ao assunto.

Foram descobertas diversas vitaminas (tem um abecedário inteirinho à disposição), bem como alguns medicamentos que realmente dão meios de adiar por mais algum tempinho aquele bate-papo definitivo com nosso Amigão. Tudo bem, só que além das vitaminas, medicamentos, etc., há que se melhorar também a qualidade de vida. Já dizia um sábio filósofo que cada caso é um caso, mas existe uma regra geral a ser seguida para quem quiser ter uma vida mais longa e igualmente saudável, e que não se pode desprezar, e isso diz respeito à alimentação, o que se torna necessário, pois à medida que os anos vão passando, nosso organismo começa a exigir uma alimentação mais saudável, isenta de gorduras, temperos picantes, etc. coisa já fartamente divulgada e que só não aprende quem não quer.

Existe outro vilão que atrapalha por demais a boa qualidade de vida na idosidade, é o tal do CIGARRO, que muita gente teimosa se recusa deixar de lado. Os malefícios "cigarrísticos" também são hiper divulgados, e só não acredita neles quem for muito teimoso, ou não se amar o suficiente, e a isso tudo, só vou acrescentar uma coisinha, pois outro dia alguém me disse que essa história de que o cigarro encurta a vida é balela, pois seu avô fumava e morreu com 80 anos. Bem, essa poderia ser uma exceção, pois acho que o avozinho dele, se não fumasse, emplacaria os 100. Sigam o raciocínio de um conceituado pneumologista, que foi curto e grosso em suas palavras: "O cigarro não mata diretamente ninguém mesmo, só enfraquece o organismo. Assim, em caso de qualquer problema de saúde, a possibilidade de recuperação de um fumante fica seriamente prejudicada. Isso, numa doença que exige um tratamento prolongado, pode ser fatal." Dito isto, dito tudo...E alguns óbitos provocados pela Covid explicam bem o tema sobre o enfraquecimento pulmonar, e seus efeitos drásticos...

O que é realmente importante para termos uma boa qualidade de vida (além de evitar certos vícios daninhos), é saber fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, e isso podemos conseguir se ajudarmos nosso organismo...

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠”Durante a nossa vida, quando realmente escolhemos vivê-la e seguir o propósito de Deus, somos admirados por poucos, odiado por muitos.
Não tem como passar por essa vida sem ‘incomodar’ aqueles que decidiram seguir a multidão.
Ser diferente, ‘incomoda’, causa estranheza.
Portanto, se Deus me fez cruzar o seu caminho, não é por acaso. Aproveite, a convivência comigo tem validade.
E preciso estar ‘livre’ para novas demandas e solicitações.”

Inserida por steniocarvalho

Cabelos Grisalhos
Cada fio de cabelo branco, uma história
de tristeza
de alegria de viver
de saudade
de paixão
de amor
de amizades conquistadas e perdidas
da criação
da dor de perder
do ser ou não ser
da fé, ao perceber aonde acertou ou errou
do envelhecer
do propósito percebido após o grisalhar dos cabelos
de ver que a busca por Deus é infinita, por não perceber que ele está dentro do meu coração de menino.
Francisco Pontes

Inserida por franciscopontes

⁠“Jamais desista de seus sonhos
Do que toca no fundo de sua alma
Para não passar a vida sem rítmo
E terminar a jornada
Sem ter uma canção
Uma melodia
Vibrando
Em seu
Coração!”💞
( Peregrino Corrêa)🇵🇹

Inserida por PeregrinoCorrea

A vida é um sopro parceiro (a).
Viva mais, seja grato, tenha fé.
Hoje podemos ver o quão pequenos
somos diante do mundo e o quão gigante
somos aos olhos de Deus.
Que tenhamos cada dia mais pessoas por
nós do que contra.
Que saibamos apreciar a cada momento
como se fosse o último, porque
infelizmente uma hora vai ser.
E você só levará contigo a tua Fé e
deixará para trás somente os momentos
vividos.
Que nos seja dado o dom do perdoar e
também ser perdoado.
Porque estamos aqui só de passagem,
que façamos dessa pequena passagem
por aqui única e memorável, e que seja
repleta somente de coisas boas, bondade
e muita Fé.

Inserida por humbertomiguelete


Ávida pela vida

Momentos de prazer
que banha meu ser
flores perfumadas
êxtase de desejos
invade meu âmago
saciar minha sede
tempestade de ventos
sacode meu corpo
minha pele vibra
ansia pela vida
gentileza exposta
com sede de viver
satisfazer-se
de júbilo
contemplar o belo
@zeni.poeta

Inserida por zeni_maria

⁠Na hora pagã
Dos soluços meus
Deslizo em silêncio
Dos olhos de Deus.

Esta dor não é Dele.
Esta dor não é minha
É dor que não cabe
É uma dor que não sabe
Da dor que eu já tinha.

Na hora pagã
Do acerto de contas
Dou as costas à vida
- Ela sempre me encontra.

Esta dor não é dela
Esta dor é sozinha
É dor que tem raiva
E por raiva não caiba
Nas noites sem sono
Da vida que é minha.

Lori Damm, "Hora Pagã"

Inserida por LoriDamm