Textos Reflexivos sobre a Vida

Cerca de 58477 textos Reflexivos sobre a Vida

POR QUE É NECESSÁRIO MUDAR?

Dias desses encontrei uma pessoa que me disse: - Há muitos anos luto para mudar e não consigo. Quero mudar de casa, de emprego, de cidade e talvez até de País. Porém, tenho a impressão de que tem algo que me segura aqui.
Encontrei outra que disse em um discurso o seguinte: - Há quanto tempo esperei por este momento. Lutei e almejei tanto por esta mudança que ela aconteceu. Estou muito feliz por isso. E eu também fiquei feliz em ouvir isso dela.
É nestas horas que vemos que nada nos segura. Que não existe lei alguma que nos impede de mudar; seja de emprego, de casa, de cidade e até mesmo de Estado ou País. O que nos impede de mudar é o medo, a insegurança e muitas vezes a comodidade. Não queremos passar trabalho e isto faz com que não mudemos.
Viemos de famílias tradicionais, com costumes e credos cujo objetivo era crescer, casar, ter filhos, constituir uma família e pronto. Nada mais importava, há não ser este futuro que era programado por eles. Não importava se queríamos aquele futuro ou não. O que importava era o conforto e a segurança financeira.
Por que é necessário mudar? É necessário mudar para que possamos experimentar outras fases da vida, porque os ciclos se fecham e outros se aproximam para que entendamos que a vida é metamorfose constante. Se ficarmos parados e não acompanharmos toda essa evolução, não entenderemos o significado da nossa existência. Precisamos entender que mudar é uma necessidade para a nossa sobrevivência.
Feliz daquele que tem a coragem de mudar. Feliz daquele que tem a persistência para fazer com que a mudança aconteça em sua vida. Feliz daquele que vê que mudar é preciso. Que mudar faz parte da nossa vida. Que mudar nos transforma, eleva o nosso espírito e deixa nossa alma vibrando.
Que quando mudamos nos sentimos livres. Que quando estamos determinados a mudar e a mudança acontece, percebemos o quanto fora necessário toda aquela transformação. Vivemos numa era em que crescer e evoluir é necessário.
Quando falamos em mudanças, estamos falando de libertação, de vida espiritual. Estamos falando de sair da casca e voar. De deixar os restos para trás e atingir o infinito mundo das ilimitações. Voar e ver o mundo de uma nova forma, sob outra perspectiva. Que toda mudança é válida, desde que, entendamos que mudar apenas de casa ou de cidade não é mudança e sim uma fuga.
Que a mudança começa de dentro para fora. Que mudar é transformar o mundo interior. Quando isto acontecer, estamos prontos para a mudança exterior.

O DOM TOTAL

"A morte que nos dá entrada à vida não é uma fuga à realidade, mas um dom total de nós mesmos que inclui uma completa entrega à realidade. Começa pela renúncia à ilusória realidade que as coisas criadas adquirem, quando consideradas apenas em relação aos nossos egoístas interesses particulares."

Na liberdade da solidão, Thomas Merton (Vozes, 2010), pág. 17

Eu sempre fui aquela garota solitária
Ninguém liga para um simples ser excluído
Estive sempre brincando com a vida
Ora de pique-pega
Ora de pique-esconde
Ela vem ganhando os jogos...
Sempre jogando sujo.
Quando me desviava de uma pedra, ela vinha e colocara outra em seu lugar.
E no vai e vem da vida
Vou me suicidando.
Livre para ir a qualquer lugar
Céu ou inferno...
A liberdade está numa lâmina
Ou até mesmo na corda onde se pulava
Brincando com os amigos que hoje, me abandonaram

Ai vida!!!
Vida longa...
Que me mata de espera de matar a saudade que esta me matando...
Ai vida!!!
Vida longa...
Que saudade do aroma e do cheiro que da saudade só de pensar...
Que saudade do beijo e do abraço gostoso que tem sabor de alma...
Que saudade da voz que me faz viajar
Que saudade da vida viva que faz canta e dança...
Que saudade da vida que da saudade...
Que saudade de quem não vejo porque está longe...
Que saudade de quem partiu pra nunca mais voltar...
Que saudade das saudades...

Estação da vida.

O trem da vida passa por várias estações. Uma das primeiras é aquela que abrimos os olhos e sem querer acreditar a vida renasce em cada olhar.
Depois a estação seguinte vem os primeiros passos e o andar sem mãos para nos segurar, com ela vem as primeiras quedas e as lágrimas. A persistência nasce como a força que dá coragem de vencer os desafios que tão cedo a vida lhe trouxe, como levantar depois de uma queda.
A estação que muitos não querem chegar é da despedida, desapegar não é fácil para ninguém, mas a vida se despede com um beijo sutil e fecha os olhos de quem acompanhou um bom tempo e entra a outra estação.
O destino da nova estação quem decide é o passageiro, mas o condutor simplesmente navega e conduz a viagem calado e solitário esperando a ordem de quem o comanda.
O adeus é a parte mais dura da viagem, mas acontece e o novo ciclo começa como canção que acalma a alma e conforta o espírito abatido e cansado pelo tempo da viagem.

O OUTRO EU

Estava quase cego,
Por conta deste meu ego.
Queria ser melhor que meu rival.
Pois vivíamos em um mundo surreal.
Fazia tantas coisas que não poderia fazer,
E só as fazia, para me satisfazer.
Gargalhadas saiam de minha boca, e minha voz rouca.
Escondia-me na aparência,
Fingindo ser o que jamais fui.
A brutalidade do meu outro, me destruía por dentro.
E o tempo se passava e eu estava da mesma forma,
Acho que ate pior.
Queria voltar a ser quem eu era mais já não o podia.
Queria fazer o que antes eu fazia.
Conheci um mundo que o meu mundo desconhecia,
E minha vida nunca imaginaria que existiria.
Vivia em conflitos comigo mesmo.
E uma voz absurda que nunca saia de minha cabeça.
O meu equilíbrio, me desequilibrava e só calibrava a minha arrogância.
Minhas palavras equilibradas pela minha ignorância.
O meu coração queimava, enquanto debruçado eu fumava as minhas próprias dores.
Respirava a poluição, das minhas decisões rudes e maldosas.
Já não podia mais viver do jeito que vivia.
O meu corpo pesado, me deixava cansado, estava sufocado por mim mesmo.
Então lutei e resisti, a o outro eu que queria me possuir.

APRENDI RÁPIDO

Meus pais,
Sempre me ensinaram a respeitar os
Mais velhos.
E sempre respeitei.
Sempre me ensinaram a falar a verdade.
Cresci e já mais crescido
Percebi que as pessoas
Nunca cumprem o que elas mesmas dizem.
Devemos respeitar os mais velhos,
Então por que não respeitamos a TERRA?
A algo mais antigo que ela?
Sempre que falava a verdade apanhei
Então eu mentia.
Somos todos iguais
Mais vivemos em mundos diferentes.
Cresci rápido
E aprendi rápido, mais do que cresci.

Escolhas...

Escolhas são sempre escolhas...
Boas ou ruins...
Sempre veem com consequências...
Elas são a definição da direção que a nossa vida leva...
Então sempre pense bem sobre as suas escolhas...
A direção escolhida é fundamental...
Devido ao fato dela definir se você irá ser feliz ou não...
Então ame, beije, abrace, brigue, fale que ame, viva intensamente cada minuto...
Pois amanhã ou depois pode ser tarde demais, para mudar uma escolha...

Curta mais a vida, ande mais... brinque, passe a tarde assistindo filme de comédia, abraçe, beije, ame... A vida é tudo, voce so percebe quando ta ficando velho, e passa tudo tão de pressa que a gente nem percebe e perde os melhores momentos...
Não deixe a vida passar batida...
Viva intensamente...

Aprendi que ninguém se torna poeta, a menos que nasça com o coração de um. Aprendi que não desperdicei meu tempo estudando latim. Aprendi que alma e espírito diferem um do outro. Aprendi que o amanhecer é uma ilusão, é só o crepúsculo de baixo pra cima - ou não? Aprendi ocultismo, embora pouco tenha praticado. Aprendi que a obra de Fernando Pessoa não deve ser lida em um instante - entenda por "um instante" a contagem de tempo que preferir - mas sim no decorrer de uma vida. Aprendi, da pior maneira, que depressão não é apenas uma fase, e que hora ou outra ela passa, e fica. Aprendi que amores passageiros são os mais gostosos e que quem jura amor eterno mente descaradamente. Aprendi a não negar os prazeres da vida, a vida é curta para que eu o faça. Aprendi que professoras são os primeiros amores da infância - as bonitas. Aprendi a desapegar do que antes - com apego - me fazia mal. Aprendi que as virtudes transforma-se em vícios se não as ponderarmos e, com Shakespeare, aprendi que nossas dádivas são traidoras. Aprendi que "mais" é antônimo de menos e "mas" é conjunção adversativa. Aprendi que amigos e família são importantíssimos em nossas vidas. Aprendi a adorar os superlativos. Aprendi que escrever logo pela manhã, enquanto o sol nasce, é delicioso. Aprendi que café é bom, mas fazer amor pela manhã é melhor ainda. Aprendi quê: “SÓ O QUE ESTÁ MORTO NÃO MUDA!”.

- E que mudo a cada palavra escrita!

GRITOS EM "ÉTUDES ET PRELUDES"

Teus olhos azuis sob pálpebras nebulosas
Escondem o clarão de vagos enganos.
O aroma violento e ardiloso destas rosas
Inebriam como vinho em que jazem venenos.
Na hora em que os vaga lumes dançam cegos.
Hora em que brilham aos olhos o desejo urgente
Tu me repete em vão as palavras de afago:
Eu te amo e te odeio - abominavelmente.

MOMENTOS DA VIDA

Nós, que tivemos o privilégio de chegarmos ao amadurecimento da vida, devemos sempre agradecer a Deus por essa dádiva que Ele nos concedeu: A VIDA, em toda sua plenitude.
Vamos viver cada minuto do HOJE como se o AMANHÃ não existisse.
Viver os nossos momentos e darmos graças a Deus!

Vida
Viver é intenso e calmo, é a sua história contada a cada momento, é ser enegia e se integrar à natureza, é sentir profundamente todos os sentimentos, é a inteligência do pensar, é o simples e complicado ser. Viver é isso ou nem isso. É estar integralmente a cada momento ou liberar a alma para voar.

SENSIBILIDADE !!

Na vida, você pode ser menos ou mais. Ter mais sucesso ou menos. Entender isso ou aquilo. Sofrer muito ou pouco. Enxergar bem ou pouco. A chave e a diferença, reside, principalmente, em SENSIBILIDADE. Para perceber movimentos, adequar-se a situações, enxergar pessoas, entender manobras, estimular a criatividade, encontrar saídas. Sentir é algo que foi dado para todas as pessoas mas algumas desprezam, poucas entendem e muitas desconhecem. Sentir é usar inteligência com intuição para buscar as experiências adquiridas no momento certo e para experimentar a vida com entendimento amplo. Vejo amigos batendo cabeça, fazendo besteira, teimando em situações, gritando para a vida ou, simplesmente, vivendo um dia após o outro. O que falta na maioria das pessoas é SENSIBILIDADE. E, não, isso não significa ser mole, fraco ou tonto. Significa explorar uma capacidade que nos foi dada mas poucos exploram e muitos não conhecem.

Sou um palhaço de caneta na mão,
as vezes chorão, outras vezes bobão.
A vida é dura com a gente, pessoas por dentro nos matam,
mas outras nos abraçam.
Tem gente ingrata, mas tem gente que simplesmente
é uma graça.
Alguns te abandonam e outros te chamam,
te fazem sofrer e outros te fazem reviver.
Muitas vezes saudades, outras dias vontades,
tem dia de lembrança e também de esperança.
Temos dias de crer e outros sofrer,
mas o melhor de todos os dias,
é sorrir e viver!
Sergio Fornasari

OUÇA MINHA HISTÓRIA *

Ouça minha história,
Como se ela fosse importante,
Ofereço-lhe minha memória,
A alma temerosa, relutante...

Ouça minha história,
Vou lhe falar do quanto já sofri,
Dos amores que amei,
Das vezes em que quase morri,
Das lágrimas que chorei;
E de como enfim, sobrevivi.

Ouça minha história,
Tantos erros cometidos,
Numa luta inglória,
Palavras ditas em vão, momentos perdidos,
Em tão curta trajetória...

Ouça minha história,
Onde a felicidade também teve lugar,
Verões luminosos, inesquecíveis,
Beijos cálidos á luz do luar,
Risos francos, audíveis,
Muitos sonhos para sonhar...

Ouça minha história,
Sei que não ouvirá nada de novo,
Falo de uma vida de derrota e vitória,
A vida simples de alguém do povo.


*Poema participante do Coletivo Declame Para Drummond 2012

Mas me diz, que danado de amor é esse? Não consigo entender como você acha que ele é o amor da sua vida.
Se fosse amor não te faria sofrer assim, nem te faria se sentir tão vazia quando ele está por perto.
Vai por mim, pequena, amor que maltrata não dá paz, e paz é somente o que você precisa.

Se eu pudesse te dar um conselho, diria para não se apaixonar por mim. E não digo isso como um incentivo ou por me achar demais, muito pelo contrário.
Digo porque sou altamente nociva, faço mal à saúde de qualquer coração sadio.
Meu senso de humor arrogante machuca, minha falta de delicadeza magoa, minha liberdade agride quem quer se sentir cuidado, amado...
Eu não sou a melhor opção pra quem procura um amor. Pode ir e não se preocupa, eu não vou ficar chateada, até eu tenho vontade de ir pra longe de mim às vezes.
O problema não é você, sou eu. E não é clichê, é que o problema sou eu mesmo. Você merece coisa melhor, vá por mim.

Faça amor não faça jogo.
Se quer ligar liga,não tem essa de esperar um tempo pra Pessoa não pensar que você está desesperada.
Visualiza e responde na hora e não faz doce pra dar uma de difícil pro outro não notar que tem você na mão.
Por um mundo de pessoas sinceras com os outros e com o que sente.
Sem joguinhos, sem drama.só amor por favor

Passamos boa parte da vida preocupados com o que seremos , depois passamos boa parte dessa vida para manter o que somos , e no final passaremos uma boa parte lembrando do tempo que pensávamos em ser , até o dia que pararmos realmente de ser,pensar, lembrar e o que sobrará será partir .
Para onde ?? Só o dia que ocorrer vamos saber .

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp