Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
Tem coisas que a gente só aprende com a maturidade, o tempo se encarrega de nos trazer grandes experiências.
Há muito tempo atrás eu acreditava na sinceridade e nas palavras bonitas que muita gente me dizia, nas promessas e nas juras de amor que me faziam. Claro, inexperiente e muito jovem me deixava levar pelo belo vocabulário, e pela aparente postura elegante que algumas pessoas falsamente exibiam. Mas, com o passar inexorável do tempo, ah, o tempo passa e de alguma forma nos mostra a verdade, fui compreendendo e fui tendo provas como algumas pessoas fingem, são cruéis, mentirosas, aproveitadoras da boa fé dos outros no sentindo de engana-las. Sofri, chorei, mas aprendi a ser mais pé no chão, hoje sou bem mais razão que emoção. Não mais me deixo iludir por conversa bonita de ninguém, aprendi que teoria sem ação não vale nada. Infelizmente é assim, as mais preciosas lições nos são proporcionadas pela dor, parece incrível, mas é verdade; quando tudo vai bem nos desligamos e achamos que aquela situação "feliz" se mantém para sempre, e não é bem assim, de repente uma reviravolta e nosso castelo de areia desaba, e ai? Só nos resta reter o aprendizado necessário que a vida nos trouxe por caminhos tortos, mas necessário ao nosso crescimento.
Agora sou outra pessoa, por isso sou grata a tudo que passei, pois foi através da dor e do sofrimento que me transformei na mulher que hoje sou!!
Essa menina voa alto.
Ela aprendeu que vale a pena
enfrentar o medo de cair para fazer um novo e excelente voo.
O voo alto traz uma alegria imensa para essa menina. Para ela, praticar o voo é melhor que sonhar com o voo.
Ela, ao voar alto, fica longe das desilusões, dos medos, dos receios e faz uma viagem tranquila. Porque ao voar alto, essa menina olha para baixo e verifica que os sentimentos ruins são pequenos diante do prazer de voar.
Ela aprendeu que é livre para escolher os caminhos de seus voos. E a partir desse ensinamento, faz voos incríveis, vive experiências extraordinárias.
Ah, que menina ousada. Cai, não desiste e volta a voar. Consegue alçar voos maiores e melhores, porque a cada queda, ela sabe o que fazer para tornar a viagem mais leve, mais tranquila e com mais qualidade.
Ah, que orgulho dessa menina.
Ela ouve os alertas das pessoas queridas, mas continua a voar alto.
Ela aprendeu que não são os alertas que a levam à experiência. A experiência vem da prática dos voos altos.
As pessoas queridas têm medo da altitude dos voos dessa menina, mas não sabem que estimulam a intensidade destes voos por meio do amor e cuidado que são dedicados a ela.
O sonho dessa menina é voar cada vez mais alto e se tornar cada vez melhor.
Ao observar a vida dessa menina linda, só consigo dizer:
- Voe, menina, voe. Voe da altura que você quiser. Porque é você quem faz a sua viagem. Voe porque o voo é seu.
APRENDENDO COM OS ORIENTAIS
No Oriente, exercitam-se desde cedo, a paciência e a disciplina.
Os orientais, ainda na infância, são ensinados que a cólera não produz bons frutos numa discussão, e que calar e ouvir, pode às vezes, ser melhor e mais elucidativo do que falar.
O homem ocidental, com outra visão da vida, tende a envolver-se tanto com o agitado mundo material, que não consegue ter paciência suficiente, para sentar-se, aquietar seu corpo, sua mente, suas emoções, e conceder-se o privilégio de buscar contato com Deus, através da meditação interior.
São raros aqueles que observam a disciplina da introspecção e da meditação, como fontes de reabastecimento energético, tão necessárias, especialmente neste mundo tão turbulento.
A cada freada no trânsito, a descarga maciça de adrenalina em nossa corrente sanguínea, nos faz consumir tanta energia, que sequer podemos imaginar.
Toda discussão ou contrariedade, provoca o dispêndio excessivo de energia e, se por algum motivo sentimos ansiedade ou medo, nosso sistema nervoso extermina as reservas energéticas.
Necessitamos, portanto, de reabastecimento diário e, se muito temos a ensinar aos orientais, também eles têm a nos ensinar, como por exemlo, aprender a desenvolver através da meditação, a paciência e a autodisciplina.
Organize melhor o seu tempo e, com paciência e humildade, prepare-se para reabastecer suas energias, através da meditação diária.
Reverencie a vida interior e agradeça as oportunidades de crescimento que ela lhe proporciona, até que chegue o momento em que você ouça a voz silenciosa de sua consciência.
Quem se acha tão perfeito quanto Deus não tem direito de pedir nada aos céus...
É preciso aprender que nós reles seres humanos somos imperfeitos, aprender que devemos pedir desculpas por nossas más condutas e só depois pedir algo a Ele...
Deus espera de nós atitude pra que depois possa agir,
fácil deixar nas mãos Dele e ficar em cima do muro como observador...
daí se nada der certo a culpa não será nossa ... “ ah ..., foi Deus que quis assim”
Obrigado pai!
Pai, obrigado por me ensinar
A crescer e simplesmente nao se preocupar
Obrigado por mostrar o mundo
Da melhor forma que tem
E apesar de todos os problemas sempre me querer bem
Obrigado pai por estar sempre ao meu lado
Por mostrar que mesmo estando preocupado
Sua confiança hoje é oque alimenta o meu ser
E garanto com certeza que nao vai se arrepender
Obrigado pai por ser mais que um heroi pra mim
Me prometa por favor continue sempre assim
Me desculpe os problemas pelos quais te fiz passar
E se lembre todo dia
Que apesar de tantos problemas
Eu pra sempre irei te amar
Somos todos energia
Seres humanos, plantas, animais e rochas
Infelizmente ainda não aprendemos
A unir essas energias em harmonia
Entre os humanos
A convivência anda cada vez mais complicada
Intolerância, egoísmo, desunião
Prevalecem gerando caos e prantos
O planeta Terra por sua vez
Pulsa energia também
E, enquanto não repensarmos nosso comportamento
Viveremos sempre à sombra de um talvez
Talvez tudo melhore
Talvez um dia possamos viver em união
Talvez o amanhã traga boa novas
E não vejamos notícias cada vez piores
Só depende de nós
Revertermos todo esse cenário
Mas para que isso ocorra antes de mais nada
É preciso equilibrar a energia que pulsa em nós
Mais amor no coração
Chegou a hora do perdão
Aceitarmos que nada vale à pena
Enquanto nossa alma for tão pequena
LIÇÃO DAS RUAS
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Aprendi muito cedo, que aprender,
ver o mundo com olhos de procura,
tem a fórmula simples do poder
que não têm os que perdem a ternura...
Foi a rua que disse; a vida é dura;
quem só ganha dinheiro há de perder;
não há bem que valha mais que a cultura
para quem não corrompe o seu saber...
Aprendi com a rua esta verdade;
aprender não combina com vaidade;
ser quem sou é maior que o que se tem...
Nem é crime ou pecado ter conforto,
só não faça das posses o seu porto;
seja quem, onde o caso é que ou quem...
Maya
Maya
Rege ás águas
E me tranquiliza
Me ensina a ter equilíbrio
Como Têmis e a ter sabedoria
Como a Minerva
Temos uma boa relação
Eu a admiro
Me pareço com ela
Me explica a sociedade
Me elogia
Me crítica
Não me ilude
Me mostra a verdade
Gosto muito dela
Embora ela seja a mestra
mais séria e severa que tenho.
"'Excelle, et tu vivras', ensinava Joubert -- o escritor que ilustrou pessoalmente a sua máxima, sobrevivendo a si mesmo pela pura excelência do seu estilo.
Até os anos 60 ou 70 do século passado, o poder incomparável da excelência era não só uma obviedade patente para todos os escritores brasileiros, mas um princípio orientador de toda a sua atividade.
Hoje em dia esse princípio parece que simplesmente desapareceu das consciências, tal a intensidade crédula com que os pretendentes a escritores e intelectuais apostam em outras coisas: o apoio grupal, a solidariedade militante, as boas relações, o emprego universitário, etc. etc., tentando insuflar um simulacro de vida em algo que já nasceu morto."
Não preciso de ensinamentos para crê em Deus!
Opiniões alheias não muda o que sinto, o que penso e no que acredito.
Minha fé não procede de ensinamentos, mas sim, de experiências, de momentos onde eu pensei está só e fui surpreendido com a presença do Onipresente.
Particularmente para mim ter fé em Deus é ir muito mais além de qualquer teoria ou estudos, essas coisas tão pequenas não pode mudar uma certeza, uma vida, uma convicção!
Ter fé é Deus é: sonhar, é sorrir, é acreditar, é viver, é se surpreender.
E mesmo sofrendo, chorando, se lamentando você poder dizer: sou feliz porque tenho a Cristo, sou feliz porque pertenço Deus!
O melhor que podemos aprender com os nossos erros e a maturidade que eles nos trouxeram e a transformação.
Por que a vida é um campo de jogo e todos nós somos jogadores, sempre em busca cada um do seu jogo, que demora a vir a melhor bola, mais certamente encontraremos em algum momento da partida o lance perfeito.
Ensinam-nos, Einstein, Baruch Espinoza e o Cristo, caso não compreendas ainda, por experiência própria, que só a consciência cósmica pode salvar o homem do seu maligno Ego.
Então a lei é esta: todo bem ou mal que praticares, fazes especialmente a ti mesmo... Pois não há retorno inverso, cemente plantada, fruto colhido.
Evan do Carmo
Quando eu era criança minha mãe me ensinou algo muito importante.
Ela fazia sacolé de Ki-Suco e vendia na porta de casa, uma vizinha resolveu fazer também só que a vizinha fazia com leite e vendia ao mesmo preço, resultado?
Minha mãe não vendia mais nada, todo mundo foi pra concorrência.
Muito cabeça dura, ela achava que os vizinhos e seus filhos lhe deviam lealdade, afinal ela chegou primeiro, a clientela era dela por direito, ela sentia raiva e falava mal da vizinha, perdeu muito tempo assim, até aprender que melhor do que cobiçar o alheio era melhorar o seu produto, não adianta oferecer um serviço meia boca e contar com a sorte pra se manter no negócio, você precisa inovar, se dedicar, aperfeiçoar seus serviços.
Ela entendeu que ficaria pra trás e mudou, passou a usar emulsificante, leite moça, biscoito, amendoim, coco ralado, ela viu com isso sua clientela voltar, ficar e aumentar, mas isso só aconteceu porque ela percebeu que sentir raiva e maldizer quem fazia um trabalho melhor que o dela era perda de tempo e não a levaria a lugar nenhum.
Tudo na vida é assim, podemos lamentar e maldizer quem dá o melhor de si ou podemos ser quem dá o melhor de si.
Coisas boas, satisfação, reconhecimento só merece quem se esforça por isso.
Sabe por que as crianças tem facilidade de aprender? Porque elas não estão presas ao medo de errar..., elas simplesmente fazem, e entre os erros e acertos, elas acabam descobrindo novos horizontes. Assim é tudo na vida, só se destaca quem tem ousadia de arriscar, é tudo ou nada.
By: Renato Cavalcante
Aprendendo a Essência
O sol sempre surge, para vermos até onde
apreciamos nossa própria sombra.
A lua, sempre nos mostra
que há mais mundos fora do nosso.
A chuva, quando cai,
é para limpar a alma e o pensamento.
O vento, nos sussurra
o que está em outro mundo,
e não somos os únicos
a presenciar os atos o tempo.
Se fecharmos os olhos,
olhamos para dentro;
e veremos as mais sublimes mentiras
contadas ao mundo.
Se construirmos um castelo de areia,
Saberemos que ele vai desmoronar...
Se massagearmos nossa essência,
saberemos até onde poderemos aguentar.
Mas, se não olharmos nossa sombra,
a direção que a lua nos dá,
não adianta contar mentiras para mascarar,
A essência que nunca existiu.
É aprendendo com os acontecimentos do dia-a-dia que alcançaras conhecimento e sabedoria.
É buscando onde ninguém buscou, valorizando o que ninguém valorizou, que conquistarás fama e valor.
Sendo educado com desconhecido, amando seu inimigo, que todos lhes será agradecido.
Sabendo a hora de falar, lembrando de não se irar, procurando poucas brigas causar, que muitos anos de vida terás.
É cuidando como ninguém cuidou, amando como ninguém amou, tolerando como ninguém tolerou, que nunca haverá fim o amor.
26/11/15
Tenho um caráter forte e impulsivo; não me orgulho disso, tampouco me recrimino.
Vou aprendendo com meus erros, ainda que devagar.
Quem muito se arrisca e avança, muito erra. Prefiro errar muito, por explorar mais, do que ser um "certinho" morno e despretensioso.
O dia de ontem pra mim é passado.
O amanhã, uma nova oportunidade.
O céu, minha mais forte meta.
Temos que aprender a dar o devido valor à MULHER...
Osculos e amplexos,
Marcial
TEXTO PUBLICADO EM 14/11/2004, mas sempre atual...
COMO DEVE SER UMA VERDADEIRA MULHER
Marcial Salaverry
Vamos analisar com isenção de ânimo como deve ser uma mulher. Como deve ser e agir uma verdadeira mulher. Analisemo-la à luz das necessidades de um homem que saiba dar o devido valor a uma mulher. Sem preconceitos machistas ou feministas, apenas realistas.
Ela deverá ser forte. Poderosa. Ao mesmo tempo, suave e delicada. E elas sabem ser. Quando querem.
Comparativamente falando, podemos dizer que ela deverá ter a força e o calor do sol para aquecer o dia do homem, e ao mesmo tempo, deverá ter a suavidade da lua, das estrelas, para iluminar o amor, e permitir o repouso após o embate amoroso.
Deverá ser amena e benfazeja como a brisa que acaricia nosso corpo durante o dia. Contudo, em certas ocasiões deverá ter a fúria da tempestade, mostrando toda a força de seu amor, e seu valor, que deverá ser reconhecido por seu companheiro.
Deverá saber se impor com suavidade. Fazer prevalecer sua vontade, fazendo com o que homem pense que é ele quem comanda. Essa impressão de domínio masculino é importante para que a mulher prevaleça. Não deve se apequenar, submeter-se, mas deixar essa impressão.
Embora ele ostente o poder, em seu íntimo sabe a grande companheira que tem. E saberá escuta-la em seus momentos de duvida, se souber usar o bom senso para saber bem faze-lo.
Deverá ter a doçura de uma fruta madura, sem esquecer que por vezes a fruta pode ter um travo amargo mas devemos saber o momento de aproveitar a doçura, ou de entender os problemas que ela pode estar passando, saber aceitá-los, sabendo entender seu íntimo.
Deverá ser terna e suave como as pétalas das flores, mas sempre lembrando que flores também tem espinhos, e que devem ser tratadas com cuidado e carinho para não ferir as mãos de quem as toca sem a devida atenção.
Deverá ter a alegria encontrada no chilrear das avezinhas quando o dia começa. Sempre é bom amanhecer com alegria, mas devemos fazer nossa parte, a alegria, a felicidade, exigem reciprocidade.
Podemos compara-las com os riachos que serpenteiam serra abaixo, acariciando as pedras que encontra, mas por vezes as leva de roldão. Devemos saber receber as carícias, sem enfrenta-las com resistência, pois poderemos ser simplesmente deixados para trás.
Fala-se da fragilidade feminina. Que elas precisam sempre de nosso amparo e proteção. Sempre será uma falsa impressão. Na realidade, quando parecem estar sendo amparadas, são elas que nos dão o real apoio, fazendo-nos pensar que somos os mais fortes. Isso na realidade, é o que nos faz ficar fortes. Não é à toa que existe aquele provérbio "Por trás de todo grande homem, sempre existe uma grande mulher." Permito-me acrescentar, “muito cansada.”
Na verdade, elas tem a coragem das leoas, não esquecendo que são as leoas que enfrentam os maiores perigos, e vão à caça para alimentar os leões. Assim são as mulheres que realmente merecem ser chamadas de mulheres. Não hesitam em acompanhar e apoiar seus homens na grande aventura da vida. Não hesitam em abandonar seus lares e famílias para estar ao lado de seus eleitos, quando isso for necessário.
O homem foi educado para desbravar o mundo, e a mulher existe para que isso seja possível.
A história nos apresenta milhares de exemplos de mulheres que foram o sustentáculo de grandes lideres mundiais. Sem falar que muitas não apareceram, por preferir trabalhar à sombra. Mas tenham a certeza de que existiram, pois esse apoio sempre será vital para suas realizações, algo que nem sempre é reconhecido...
Em troca dessa força toda, desse apoio todo, de serem nosso real sustentáculo, apenas pedem em troca, amor, carinho, atenção e, principalmente muito respeito.
Respeito pelo que ela faz, respeito pelo que ela vale, respeito pela sua condição de mulher, e principalmente, respeito pelo respeito, amor e carinho que ela nos devota.
Infelizmente muitos não reconhecem esse valor, e apenas vão notar sua falta quando as perderem.
Para as mulheres em geral, e para os homens que lhes sabem dar o devido valor, vai meu abraço especial, e os melhores desejos para UM LINDO DIA.
Para ser feliz é preciso aprender...é um exercício, é como aprender a andar de bicicleta, um tombo aqui, uma ralada ali...mas quando você consegue, é adrenalina pura; É como aprender a dançar...você pisa sem querer em alguém e é pisado também, mas quando aprende, é emoção...é prazer
Ser feliz é assim, tem que saber, enxergar, buscar...um aprendizado muitas vezes difícil, mas depois que você consegue é pura liberdade...independência!!!
FORMAS E FÔRMAS DE APRENDER
Demétrio Sena, Magé – RJ.
As crianças amadurecem brincando; sendo alegres; fazendo aquilo que lhes apraz. Admirando a leveza de seres e coisas. Apreciando os desempenhos fáceis; as soluções simples. Quando crescem um pouco, passam a ser assediadas pelos discursos de que só o sofrimento amadurece. Tão só a dor ensina. Só os percalços as tornarão fortes e as providências burocráticas resolverão a contento suas futuras pendências.
É bem verdade que o sofrimento, as dores e os percalços podem amadurecer, ensinar e fortalecer as pessoas, mas isso não é obrigatório. Muita gente sofre os diabos e continua imatura. Tem dores inimagináveis e não aprende nada. Enfrenta os mais duros percalços e continua fraca; em todos os sentidos. Ao mesmo tempo muita gente vive bem, com poucos problemas, quase não convive com dores, tem poucos percalços e mesmo assim amadurece, aprende, se torna forte. São pessoas que sabem aprender. Que observam a vida, o mundo e o sofrimento alheio. Foram ensinadas, quando crianças e adolescentes, a não ser egoístas; pensar no próximo; amar e fazer o bem; respeitar diferenças, escolhas e orientações pessoais... simplificar o que pode, para o mundo ficar mais leve.
Há formas e fôrmas de aprender. De fazer o melhor e o pior das vivências; dos ensinamentos que se recebe da vida e dos mais experientes. Ninguém há de sofrer por escolha própria, chamar para si as dores e as intempéries, para tão somente aprender e se tornar um bom ser humano. Tornar as coisas complexas, burocráticas e difíceis para só aí valorizá-las é estupidez. Já existe muito sofrimento em derredor. Muita gente que precisa de ajuda e de conselhos; de compreensão e solidariedade. De facilidades possíveis às relações interpessoais e resoluções de problemas. Podemos aprender muito, e crescer infinitamente, fazendo algo pelo próximo. Isso é bom para ele, para nós, porque soma na construção de um mundo melhor. Uma sociedade mais justa; igualitária; mais próxima do ideal.
Chavões não podem mudar o mundo. Atitudes podem. Os discursos valem bem pouco. Inclusive o discurso que os seus olhos percorrem neste momento, se não existir ação. Se nenhuma intenção real de seguir as próprias admoestações acompanhar o discurso e, se tudo for transformado em equações complexas propositais. A sociedade já está (in)devidamente cheia de arrogância, hipocrisia e má vontade.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Mensagem de reflexão para Professor
- Mensagens para o Dia do Professor (para reconhecer sua importância)
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
- Aprendendo a Gostar de você