MÃE Uma das palavras mais repetidas do... Raquel Emidio

MÃE
Uma das palavras mais repetidas do mundo, desde o momento em que aprendemos a falar, seja lá qual for o idioma.
Mamã, manhê, mainha, mãezinha, maminha, mamãe, ou simplesmente mãe. Seja por um pedido de socorro, seja por ciumes, seja por exigir atenção, seja por protesto, por rebeldia, seja por amor, por saudades ou gratidão. Mas com certeza é a palavra mais pronunciada pelo pensamento e proferida pelos lábios.
Na infância, a dependência nos fazem mais agarrados, mais apaixonados, mais egoístas e ciumentos...
Na adolescência, a tentativa de auto afirmação, a rebeldia latente e inerente, a falta de noção nos tornam muitas vezes, mesmo que imperceptivelmente, cruéis com nossas mães. Por simplesmente pensarmos que somos donos da verdade, independentes, que o mundo é nosso...
Mas, apenas quando nos tornamos mães, ou até mesmo pais conscientes, é que descobriremos o que é AMOR INCONDICIONAL, o que é DOAÇÃO SEM RETRIBUIÇÃO, O que é aquele AMOR QUE NÃO SE PEDE E NÃO SE MEDE... Se antes, o espírito era destemido e aventureiro, uma trava se instala em nossos pensamentos. Aí, vem aquele MEDO DE MORRER, MEDO DE SER INCAPAZ, MEDO DE PERDER!!
Faz parte da vida, mas não há momento mais cruel que uma mãe SE DESPEDIR ETERNAMENTE DE UM FILHO!!!
Então, que sejamos mais filhos enquanto pudermos. Que as "FLORES" sejam oferecidas em VIDA e não em JAZIGOS. Pois, como disse Anne Frank: "Os MORTOS recebem mais flores do que os VIVOS, porque o REMORSO é mais FORTE que a GRATIDÃO."