Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
Os três porquinhos. Uma fábula infantil, recheada de ensinamentos , práticos que fariam toda a diferença, quando aplicado no nosso cotidiano.
Quem tem medo do lobo mau?! Ele é um cara legal! O lobo ficava cada vez mais furioso e gritou: – Abram a porta, já!!! Todos os dias bate a nossa porta o lobo mau da maledicência, inveja, ódio, mágoas, rancor, desânimo, perseguições, brigas, fome, miséria, frustrações, etc. São tantos lobos que nos rodeiam! A minha casa, a minha família, a minha vida, não pode estar protegida por palhas ou palitos. O lobo mau a derrubaria apenas com um sopro. A minha busca incansável pela proteção dos meus tesouros, não pode estar alicerçadas apenas no meu esforço. O segredo da casa construída na rocha, está nos alicerces. Alicerces é a base da nossa Vitória, contra todos os sopros que lobo mau tentar contra a casa edificada na rocha. A prudência garante tranquilidade e segurança. A tolice garante morte e destruição.
Vivem dizendo que a fantasia não existe e não ensina nada
Isso não é só mentira, como uma descrença danada
Pois a fantasia, é uma das coisas que mais ensinam sobre a vida
Nos colocam em outras emoções, momentos e pontos de vistas
Nos levam a outras lugares que carro nenhum levaria
Nos faz sentir vivos e cheios de energia
E você ainda tem a ousadia de dizer que fantasia não serve pra porcaria nenhuma?
Isso sim, é loucura
"Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos" (Sl 32:8).
Graças a Deus!
Obrigada, Senhor!
Sem ti nada sou, nada posso fazer.
O Senhor é o meu TUDO!
Preciso de ti hoje e sempre, meu Pai.
🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Então, gente, tá sem saber o que fazer nessa situação? Tá sem norte? Sem sul, sem leste e sem oeste? Tá na dúvida? Não sabe pra onde ir? Não sabe que caminho seguir?
😌🥲😟
Preste atenção! Deus sempre nos dá a parte que nos cabe fazer, mas tem hora que não podemos fazer nada. Então, é aí que Deus entra com a providência. Basta confiar, entregar na mão de Deus e aguardar o bem que virá. Fé. Emunah.
A diferença entre admiração e inveja talvez seja que na admiração aprendem com você e na inveja copiam você.Na admiração o que é aprendido leva o crédito, na inveja jamais há reconhecimento.
A pessoa que admira faz questão de expor com orgulho esse sentimento.
A pessoa que inveja, esconde o sentimento e procura os defeitos nas qualidades daquele que é o que ela gostaria de ser.
A inveja reconhecida e/ou assumida é admiração, a inveja desmentida é maldade mesmo
É incrível e admirável como ultimamente os homens vêm se ligando, aceitando e aprendendo a ouvir e, até mesmo, ensinando outros a ouvirem suas intuições e pressentimentos.
Algo que todos temos, mas poucos realmente prestam atenção, poucos lapidam esse "poder" único e incrível que temos.
Dentro de nós há uma conexão com o divino masculino e o feminino, por isso basicamente todas as religiões (principalmente as mais antigas) nos ensinam a "olhar pra dentro", procurar a Deus ou Deuses dentro de nós mesmos, não no exterior.
Algumas religiões ou doutrinas indicam meditação, outros indicam oração, outros indicam rituais com chás e ervas psicotrópicas, mas a verdade é que todos eles têm algo muito importante em comum:
Nos ensinam a olhar pra dentro de si mesmos.
Se quer encontrar a verdade, procure-a primeiramente dentro de si.
Se quer mudanças, comece primeiramente com você mesmo.
**No Fim das Contas**
Ricardo sempre foi uma pessoa determinada. Desde cedo, ele aprendeu que, para vencer na vida, era preciso lutar e nunca desistir. Ele tinha um sonho grande: abrir seu próprio negócio, um restaurante onde pudesse unir sua paixão pela culinária com o desejo de oferecer algo especial para a cidade. Passou anos juntando dinheiro, abrindo mão de momentos com a família e amigos, dormindo tarde, trabalhando em empregos que não gostava só para guardar cada centavo.
Finalmente, o dia chegou. Ricardo abriu seu restaurante. No começo, as coisas pareciam promissoras. Ele tinha clientes regulares, feedbacks positivos, uma equipe dedicada. Mas, com o tempo, os desafios começaram a pesar: impostos altos, despesas inesperadas, concorrência feroz. Ele tentou de tudo para fazer dar certo, fazendo promoções, cortando custos, investindo em novas ideias. Cada dia era uma batalha, mas ele acreditava que, no fim, todo o esforço valeria a pena.
No entanto, quanto mais ele se esforçava, mais o sucesso parecia escapar das suas mãos. As contas começaram a se acumular, as noites em claro tornaram-se rotina, e ele foi ficando cada vez mais cansado, esgotado de tentar salvar um sonho que parecia estar se desfazendo. Em uma noite silenciosa, após fechar o restaurante pela última vez, Ricardo se deu conta de que tudo o que fez não tinha sido suficiente. Ele havia colocado tudo de si, mas, no final, não era ele quem decidia o resultado.
Ele caminhou até o parque onde costumava ir quando criança e sentou-se em um banco, encarando as luzes da cidade. O peso da derrota era esmagador, mas, de alguma forma, uma nova compreensão começou a surgir. Ricardo percebeu que, apesar de tudo, ele havia se tornado mais forte, mais resiliente. Aprendeu que, às vezes, a vida não recompensa o esforço como imaginamos, mas nos ensina algo que nunca poderíamos aprender sem a queda.
Ele respirou fundo e, em silêncio, prometeu a si mesmo que, mesmo que os sonhos nem sempre se realizem como queremos, ele seguiria em frente – pois era isso que ele sabia fazer melhor. Afinal, o fim de um caminho também pode ser o começo de outro.
Evangehlista Araujjo O criador de histórias
Bom dia!
Simbora, para mais uma jornada...
Cada dia se torna uma oportunidade de aprender, crescer e se encantar com as pequenas maravilhas que a vida coloca em nosso caminho.
Pensamento
Às vezes, tentamos aprender sozinhos, investimos em cursos, buscamos ajuda... mas é quando Deus coloca a pessoa certa no nosso caminho que tudo se transforma.
O maestro e professor Adailton foi essa resposta divina na minha vida. Um homem de sabedoria, que ensina com excelência, paciência e dedicação — sem cobrar nada, apenas pelo prazer de ver o outro crescer. Ele entende que minha rotina é corrida, que meu tempo é limitado, mas mesmo assim, oferece ensino de qualidade, com carinho, respeito e zelo.
Suas aulas vão além da técnica — ele vive o que ensina. Está sempre pronto para tirar dúvidas, enviar vídeos, compartilhar experiências e inspirar com seu exemplo de fé, música e adoração.
Sou profundamente grata por esse presente que Deus me deu. Porque mais do que aprender violão, aprendi que quando a vontade de Deus encontra o nosso esforço, o aprendizado se torna propósito.
— Izabel Lopes
O segredo da prosperidade, não é só o plantio para colher.
Antes temos de aprender a separar o trigo do joio!
Oque precisamos manter e conservar, do que é apenas um fardo.
É preciso, termos, espaço para multiplicar os resultados.
Todo bom agricultor sabe disso!
Antes do plantio é necessário preparar e manter o solo fértil.
“Havia um homem
que aprendeu a matar dragões e deu tudo que possuía
para se aperfeiçoar na arte.
Depois de três anos,
ele se achava perfeitamente preparado, mas,
que frustração, não encontrou
oportunidades de praticar sua habilidade.”
Dschuang Dsi
“Resolveu, então,
ensinar a matar dragões.”
René Thom
“Muitos aprenderam a matar dragões, mas
já não havia mais dragões a matar.”
Luciano Rodrigues Marcelino
Quando aprendemos a sentir a essência das pessoas passamos a não alimentar o ego de certas mentes pesadas e doentias.
Precisamos aprender a observar mais as pessoas...
Quando buscamos conhecer o interior de cada ser, a hipocrisia nele contida, e alimentada pela nossa atenção, começa a perder a força.
O mundo melhora e avança, quando conhecemos o quê é sintonia, as nossas vibrações tomam proporções mais elevadas.
um silêncio que nos ensina
Eu tive uma vizinha que não conheci.
Me alegrava o jeito que ela cantava.
Ouvindo os louvores que vinha do andar de cima.
Havia ritmo e uma voz que expressava alegria.
certo tempo depois, os louvores começaram a ser interrompidos .
Mais ou menos sempre por volta do mesmo horário.
Discussões ocupavam o espaço das melodias.
E depois de um tempo, já não se ouvia louvores em nenhuma parte do dia.
O tom de voz crescia, e uma alternância entre sussurros e gritaria acontecia.
até que um dia, o silêncio completo anuncia, que no andar de cima já não morava mais a vizinha.
A história que comove leitores em sua maioria.
é mais comum do que se imagina.
não se pode fazer nada por ela.
mas a maior lição que se aprende, é cuidar dos nossos próprios relacionamentos
Depois que se perde, sempre aumenta a percepção do valor que se tinha.
Ser paciente e agradecido, elogiar mais que do tecer críticas, são ingredientes de uma receita
Que quando bem feita, faz permanecer a alegria.
Por muitos anos ensinaram a população a odiar o Brasil, implantaram a vergonha da nossa cultura e depois nos separaram por causa da política.
Se você tivesse que mudar do dia para noite o quê você levaria na sua memória para ensinar o quê é do Brasil? O quê você sabe de fazer de bonito que é extremamente brasileiro?
A melhor forma de frear a violência doméstica é ensinar as pessoas a dialogarem usando a seguinte fórmula:
1- Um fala e o outro escuta até o final.
2- O primeiro terminou de falar escuta o outro.
3- Não berrar em hipótese alguma. Quando houver grito não conversem.
4- Quando um dos lados ou os dois estiverem exaltados não conversem. Cada um vai para um lado.
5- Quando o assunto for complexo troquem cartas. Não berrem e não se agridam de maneira nenhuma.
6- Aprendam a se divertir com pouco dinheiro e cultivem o romantismo.
Sexta-feira da Paixão de Cristo
A data de hoje ainda não serviu para ensinar para a Humanidade que Jesus foi torturado e morto por suas idéias.
Jesus Cristo é o maior exemplo de prisão política, e mesmo com todo o sacrifício dele a Humanidade não aprendeu nada.
Governos perseguem, prendem, torturam e matam.
As sociedades por inveja ou ambição se deixam cooptar pelo poder, perseguem, torturam, matam de fato ou matam pela via da eliminação sutil que é a via da fofoca que é a mesma coisa que matar fisicamente uma pessoa.
Demorou, mas eu entendi:
a solitude não é ausência, é presença.
É quando a gente aprende a ficar com a própria companhia
e percebe que o silêncio pode ser um abraço.
Que a paz mora onde não há cobranças, só verdade.
Foi na solitude que me encontrei de novo.
Sem precisar provar nada, sem máscaras.
Ali, enxerguei as feridas que escondi por tanto tempo
e tive coragem de curá-las.
Com calma.
Com verdade.
Com amor-próprio.
Descobri que estar só é diferente de estar vazio.
E que, às vezes, a gente precisa da solidão pra lembrar de quem é.
Aprendi a me escolher, sem medo.
A cuidar de mim, sem pressa.
A não aceitar menos do que eu sei que mereço.
Hoje, se não for inteiro, eu não fico.
Se não for recíproco, eu me retiro.
Porque depois que a gente conhece a paz da solitude,
não se contenta mais com metades.
Me amar foi o início da minha cura.
E a minha paz… virou sagrada.
"O correto é Permaner no FOCO(Cristo). É Este que vai te ensinar as armas, momento e lugar com quem Você irá usar.
Sabedoria de Deus quando não sabemos como agir. Fé quando não conseguimos enchergar os Sinais de Deus. E força pra resistir a luta de cabeça erguida. Porque nosso General vai na frente espedaçando e quebrando muralhas e rompendo todos os grilhões pra vencermos."
É tempo de honra(esta foi a palavra que Deus me deu a igreija de Cristo esta noite) aleluyassss
—By Coelhinha
"Quando Deus ensinou a bíblia a Moisés não foi TEOLOGIA, foi praticar a Palavra. Não adianta saber o que é FÉ, senão viver dela. Porisso Deus gravou as leis em nossos corações. Da escrita na pedra (letra) se pode apagar. Mais o que se escreve no coração(graça) se leva eternamente onde for."
—By Coelhinha
"Pelo tempo que levo no Facebook aprende a amar quem não conhecia. Valorizar aos que já amava mesmo geograficamente a distancia:- PARA LO BUENO, PARA LO MALO. Então chega um determinado momento de nossas vidas que a gente aprende também que ninguém nos decepciona, nós que colocamos expectativa demais sobre elas. CADA QUAL É O QUE É, E OFERECE NA MAIORIA DAS VEZES SOMENTE O QUE TEM PRA OFERECER. Gracias por fazer parte desta amizade e que dure enquanto ouver está Rede Social ou até quando Deus nos permitir estarmos compartindo lutas e vitorias."
—By Coelhinha
"Aprende que..
Para conhecer o SOL é necessário antes conhecer a LUA, ou vice-versa.
Às vezes uma VERDADEIRA TRISTEZA é melhor do que uma ALEGRIA MENTIROSA.
É bom chorar para descarregar a dor e aliviar a alma. Pior é Guardar a dor que sente.
Na Realidade outra coisa que aprende...
... SE TE DIZEM QUE VOCÊ NÃO PODE, É PORQUE ELAS NÃO CONSEGUIRAM.
SE TE DIZEM... ACORDA PARA DE SONHAR VIVE PARA À REALIDADE. É PORQUE ELAS NÃO REALIZARAM NENHUM SONHO NA SUA VIDA.
SONHOS FRUSTADOS MATA AQUELES QUE NASCERAM PRA Sonhar. Assim que realize seus sonhos, vive os teus sonhos. Nunca queira viver a dos OUTROS. Este é um dos passos para não se frustrar e estar angustiado por um sonho não realizado. Viva o que Deus tem pra ti. Limita-se em obedecer o resto já é com Papai Abba."
—By Coelhinha
- Relacionados
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
