Textos Reflexivos a Arte de Ensinar
As duas maiores e piores armas legais de destruição em massa de qualquer cultura, de que se tem noticia no nosso mundo contemporâneo, são elas, a telefonia móvel e a internet. Ambas ferramentas tecnológicas de comunicação, quando usadas covardemente, sem moral e criminalmente, por anonimato, passam a fazer parte do retrocesso universal humanitário. E quando usadas aleatoriamente sem os devidos protocolos de responsabilidades e sem qualquer legislação pertinente impondo limites civilizados, aniquilam a vida comum, impedem a verdade e todos os conceitos de liberdade.
Acredito em conexões e sintonias com freqüências de conhecimentos, que são captadas por canais humanos especiais, por meio de um cordão de prata, quando imergem num intenso estado de sonambulismo involuntário e vigília profunda. A maioria destas freqüências são imantadas de muitos sons, energias e cores mas o verdadeiro conhecimento aparece quando o canal chega a despertar, muitas das vezes de forma complexa simbólica e intuitiva preenchida.
Pelos mares e as marés todos os dias, das injustiças sociais, da miséria e da fome, temos alguns sonhos. Sonhos estes que são sonhados acordados, gerados pelo nosso inconformismo natural diante do que de fato acontece. Quero crer que alguns destes sonhos inspiradores, aos poucos tornem se projetos para equilíbrio, da vida digna e menos violenta, para um numero cada vez mais crescente de invisíveis.
Em um tempo de tantas perdas, tantos famintos de comida, carinhos e de justiça, outros abandonados e desviados a própria sorte, tantos órfãos de espirito e atenção, a Maçonaria festiva de novos poderosos dentro dela mesma com sorrisos largos não faz parte de minha realidade. Resisto e me rejubilo diante as poucas ações de beneficência e benemerência do amor fraterno mais puro a cada irmão iniciado ou profano. No perpetuo sonho na construção de um mundo melhor.
Feliz Dia das Mães, que em minha humilde opinião deveria ser Dia da Maternidade, pois adoro a alegoria da mãe pata andando com os seus patinhos e entre eles segue, também seu um pintinho, que acabou de perder sua mãe. A maternidade é a grande celebração, a transcendência do amor na criação dos filhotes. Quantos pais, quantas irmãs mais velhas, quantas madrastas, tias, avos, mulheres, homens e animais fêmeas exercem por zelo e amor o principio da maternidade na renovação da vida e o extremo cuidado com os que acabaram de chegar ao mundo e precisaram do infinito amor maternal transcendente para sua sobrevivência e existência.
O autismo e a genialidade tem muito em comum. Na verdade nos dois casos os portadores devem ser considerados desde cedo, como seres com uma aptidão a mais de concentração, interesse e foco. São pessoas especiais super dotadas. Cabendo aos pais, responsáveis e educadores, proporcionarem uma pedagogia diferenciada, visando o desenvolvimento de tais capacidades e a inclusão no mundo comum.
Durante os anos passados de internacionalização, a língua inglesa foi naturalmente se tornando o idioma mais falado no mundo, mesmo sendo uma língua pobre, onde tem o uso de palavras iguais para vários sentidos, comercialmente e tecnologicamente se tornou o idioma comum adotado, mesmo assim não deteriorou toda as culturas e as literaturas de outros idiomas. No entanto, na atualidade, pelo avanço predatório econômico e financeiro da China, muito em breve todo sistema lingüístico universal vai mudar em destronamento e falência de todas as culturas do mundo civilizado. Pois todos os teclados tecnológicos serão fabricados por lá, serão substituídos de letras por ideogramas, o avanço imperialista chinês tem por meta aniquilar todas as culturas menores e fazer que todas as culturas se realinhem a ela, em conceitos e dogmas do estado, com o principio cada vez mais claro de destruir o que existe para poder facilmente escravizar.
Independente que as maiores e melhores projeções econômicas dizem para o futuro, o melhor investimento com maior valorização e liquidez será o ouro, o único metal nobre, largamente utilizado nas novas tecnologias, que não é originário do nosso planeta e sim do espaço sideral, e chega aqui pelos meteoritos sem previsibilidades.
Todos os excepcionais, os com infantilidades e os autistas são pessoas muito especiais, seres com os sentimentos mais puros que existem. Creio que são em essência personalidades celestiais, que foram trazidas a este mundo pelo criador para espalharem amor e as sutilezas da feliz e pura convivência. Sendo assim, cada ser humano comum na idade adulta, tem por dever ético, espiritual e moral, tentar entender e aprender o mundo magico, que cada um em sua inocência nos presenteia, nesta dura existência.
Infelizmente na historia do Brasil, sabe se que a Abolição da Escravatura Negra, não se deu por ímpetos humanitários, religiosos e civilizatórios, apesar dos discursos inflamados de vários intelectuais abolicionistas. A Abolição da Escravatura no Brasil, se deu por interesses comerciais dos grandes produtores rurais para o comercio exterior, a falência financeira do regime imperial e grandes interesses republicanos políticos.
Oh GADUM, Grande Arquiteto do Universo e Multiverso, vos que tem o seu nome inominável mas está onipresente em todas as culturas humanas, protegei em luz cada irmão que segue a sua caminhada para Gloria de seu nome e que a paz, a harmonia e a concórdia seja a tríplice argamassa que rejubile de verdade, amor e felicidade em todos os pontos visíveis e invisíveis em todos Orientes. Amem.
O corpo do homem, dorme, cansado depois da rotina de mais um dia exaustivo de mesmice enquanto a mente e o espirito de um homem menino, sonha com todas as coisas que o mundo, ainda não achou, deformou ou reinventou. Amadurecer não é o oposto de sonhar, sonha se sempre com novos amanhãs e momentos mais felizes, coloridos e melhores.
A cada dia que saio pela vida, gosto de me sentir menos. Menos errante, menos importante, menos vaidoso, menos letrado, menos isolado, menos tristonho, espalhando sorrisos de alegria sem temores. A minha liberdade constitui em ser mais uma das incontáveis criaturas bem mais importantes do que eu que habitam este universo neste momento.
O sistema é corrupto, as pessoas são simples peões no grande tabuleiro de xadrez da politica globalizada. Existem peões ativos, que se movimentam para ilicitamente crescerem mas existem também os passivos, que se movimentam para não verem ou quando vêem, acovardados esquecerem. O Rei, a Rainha e a Torre, são intocáveis e aguardam estrategicamente para vencerem a partida.
Nem me arrisco em despetalar a florzinha branca brincando de bem me quer, pois tenho um dedinho torto nas coisas e escolhas do amor. As vezes acredito que busque, amores difíceis e impossíveis, pelo doce prazer de sofrer. Dizem que quem não sofreu de amor, nunca teve um querer tão grande, o que me achar, será imenso.
As assinaturas na frente e no verso nas obras originais do artista brasileiro amazonense Manoel Santiago, geralmente são diferentes. Afinal na frente, eram feitas com pincel e tinta, que muitas vezes ainda estavam frescas e molhadas e na parte de trás no verso eram feitas com lápis ou fusain, um bastão de carvão muito usado em pintura, permitindo assim uma gestualidade do autografo mais firme.
Aprendi com o amigo e mestre Manoel Santiago o quanto é importante retornar a boas idéias e percepções do passado, e reconstruí las com o novo ponto de vista, do agora. Na criatividade, o passado e o presente sempre dialogam, ou se completam ou se esvaem em síntese. A simplicidade só é alcançada com a maturidade da visão e do pensamento.
Desde pequeno gosto de ser muito bom com todos aqueles que foram esquecidos, abandonados e se tornaram infelizes pelos caminhos. Sempre soube que os que muito precisam, são tão carentes que não conseguem ter agradecimento e reconhecimento, fácil. São os ossos da dor onde qualquer pequeno gesto de amor, carece. Mas a vida segue, e um dia eles percebem.
A falta de sérias politicas publicas de governo para as comunidades indígenas no Brasil, chega a ser incomoda e imoral. Entra governo e sai governo, e nada é feito efetivamente de verdadeiro. A distorção entre as culturas negra e indígena, é alarmante. Uma foi importada e a outra é ancestral nativa dos antigos proprietários de todo território brasileiro. Nenhum museu do índio, existe ao contrario da cultura negra. A cultura negra sobrevivente tem uma grande divida com a resistência indígena via movimentos quilombolas. Os números da população indígena, são alarmantes, vidas e culturas indígenas nativas, importam. Erga se Brasil.
A insatisfação e a incompreensão das trajetórias passadas dos modelos inalcançáveis, dentro da alta competividade e das poucas oportunidades no contemporâneo, criam se oblíquos de personalidade, de ética e de gênero. Faz surgir assim uma geração desgovernada, sujeita a experimentações a deriva de seus ralos e rasos princípios.
