Textos Reflexivos

Cerca de 69711 textos Reflexivos

'MAR... '

Nos extensos mares somos barcos naufrágios. As muitas correnteza [des]favoráveis sempre deixam ranhuras. As salinizadas águas com o tempo deixam cicatrizes. A dilaceração é perceptível com o tempo e o tempo é um desastre.

Vedar as fendas que surgem apenas prolonga o que de fato já se escreveu. Deixar o barco correr ou manter-se agitado? Há os que preferem a resistência, a mágoa de tentar subir as correntezas rumo às suas expectativas. Outros apenas flutuam. São levados pelo mar com aparente satisfação e ócio.

Mas sabe-se: todos querem um porto a qualquer valia. Chegar àquela luz que tanto brilha. Manter seguro a estrela que tanto se admira. Uma. Várias. O que vale é a energia. Flutuar sob as águas imensas. Belas. Delirantes. Mas com seus desafetos e sujeiras.

Com o tempo aprende-se a aceitar o extenso mar à nossa frente. Não importa como ele seja. Um dia nos levará para onde não queiramos. A tração que se tem é apenas temporada. Ajuda, mas não é duradouro.

A visão desse mar é fantástico. Inacreditável. Surpreendente. Nele todos movem-se sempre rumo ao desconhecido. E o tempo há de naufragar aquilo que tanto procuramos. Tempo? Não! O mar... essa coisa sombria e nefasta.

Inserida por risomarsilva

Eu pergunto a você que está lendo isso aqui agora, por que as pessoas dão tanto valor ao brilho da Lua, alegando que ela tem um brilho sobrenatural, ou algo assim?

Mas ela não brilha sozinha, não se deve dar valor à Lua, ela não brilha sem o Sol, ela não passa de um corpo celeste que serve para refletir os raios solares em cima de nossas cabeças durante a noite e, muitas vezes, de maneira falha, porque qualquer nuvem pode ir lá e tapar sua "soberania", isso é frustrante, sabe? Não ter um brilho próprio deve ser algo ruim. Deve ser muito ruim ser um segundo plano ou um objeto projetado apenas para refletir os raios de alguém, a Lua é como as outras estrelas, a grande diferença é que, aos nossos olhos, ela parece monstruosamente maior que as outras estrelas... Mas, se analisarmos bem, ela não é de tudo uma inutilidade, sem ela não enxergaríamos durante a noite. Não se deve dar valor para a Lua como algo separado e diferenciado, mas deve-se valorizá-la junto com o Sol, seu parceiro inseparável...

Deixo-lhe aqui uma reflexão: Se tudo acabar, como vou poder criticar a Lua toda noite?

Inserida por IsabelaFonseca2012

Equanto o ano se renova, nós vamos ficando maduros com as lutas , vitorias , derrotas, falhas , decepções e alegrias
que o antigo nos proporcionou. Cabe á cada um de nós saber ter tirado proveito desse conjunto de acções para que este ano renovado tenha mais vitorias e mais alegrias. Amadurecer não e apenas envelhecer, é a nossa capacidade de superar as adversidades que a vida nos propõe dia após dia sabiamente.

Inserida por JonathanCravo

O incrível da vida é conseguir controlar os sentimentos na hora exata, aprendi que em momentos desafiadores, não preciso apenas adquirir a coragem que me falta, mas também saber controlar o medo existente agindo com sabedoria, resguardando a razão.

Em fim, nos preocupamos tanto em conseguir o que não temos, que acabamos esquecendo de usar o que já temos.

Inserida por Joseilson

Quanto tempo já passou?

Quanto tempo se vive em um dia qualquer, onde nada se guardou e nem tempo sobrou
Quanto tempo já passou?
O que resta, é viver
Mesmo apenas um dia
Pois a vida é relativa
E o tempo é do tamanho
Que quiser
Quanto tempo já passou?
Para muitos um dia é nada
Para poucos, o mesmo nada
É tudo
Quanto tempo já passou?
O futuro é cheio de incertezas
Mas repleto de opções
Sabe Quantas chances terá de novo
Só para não viver ilusões
Pois viver somente o amanhã
É desperdiçar o hoje!!
E aí...
Quanto tempo já passou?

Inserida por TiagoMacario

As pedras no caminho nos fazem mais fortes. Agradeço a cada uma delas. Mesmo àquelas que quase nos fizeram cair, pois, sejam as grandes ou as pequenas pedras, todas nos ensinaram alguma coisa, nos moldaram, tornaram-nos mais atentos, mais cuidadosos.

À medida que o tempo passa, parece que vão ficando maiores. Só não contam que aquelas que um dia já nos fizeram tropeçar, já não são mais grandes obstáculos.

No fim do túnel há uma luz. Há uma luz no fim do túnel.

Inserida por Alansousa01

A felicidade bate na sua porta, mais a duvida não te deixa abri-la, em vim a duvida cruel do certo e o errado te atormenta, devo abri-la? ou não? quem será?

Pode ser o amor da minha?
Mais também pode ser um vizinho chato!

Então a duvida em grande maioria das vezes faz você deixar a felicidade ir embora, e quando você perceber, já e tarde de mais, não adianta mais ir atrás, pois a felicidade, a oportunida que você tinha foi embora por que você tinha duvidas.

Isso acontece sempre, e muitas vezes ficamos lamentando por não ter aberto a porta na hora certa.

Boa noite amigos.

Inserida por buscapecapoeira

Se Acaso

Uma coisa que algumas pessoas nao sabem de mim e outras nao me compreendem, é pelo simples fato de que; Uma vês que é dada a largada eu não desisto de nada na minha vida.

Isso causa inspiração em uns e hostilidade em outros. . as vezes é tão percentual que se torna meio que estranho ou incompreendido.
Mas uma coisa é certa. Ainda que mude as estacoes 80 vezes por ano e que se manifeste o caos como praga nos 4 cantos da terra, eu continuarei.

E se empurrar com força, eu empurro mais forte. E ainda que minha carne pereça e o meu corpo desfaleça, ainda haverá uma grande energia . da qual os meu inimigo só descansarão se acaso ela se cessar.
Eu disse "Se acaso"

Inserida por ValeriaRibella

LINHA DO HORIZONTE
Cabisbaixo caminhando para encosta desta terra firme para ver o oceano. Terra esta tão firme que me canso de sua dureza. Já é fim de tarde, minha sombra sempre a um passo adiante de mim, enfim, apressada alcança o atlântico antes do que eu. Mergulha mais não goza do prazer que o mar de graça lhe ofereceu, diferente-mente, eu aos lamentos desta terra que não me deu os frutos do quais me prometeu. Não alcancei, não foi porque não luto, a batalha foi grande e o que tenho alcançado não me satisfaz. Por muito que tenho lutado talvez só no meu luto haja de encontrar paz. A linha tênue do horizonte leva meu pensamento à reflexão, pois nela se esconde duas grandes ilusões. Como tão comprida de milhares de quilômetros em extensão e ao mesmo tempo possa caber esta linha em minha tão pequena e fadigada retina que contempla esta visão? Honrosa linha que esconde outro segredo. Como no mar tão agitado como um toro embravecido e assim elevam-se ondas com sinuosas curvas valentes; Entretanto, na visão profunda essa maravilhosa linha se demonstra reta com perfeição? São segredos que aquietaram meus pensamentos que fugiram de minha atual situação e com isso aprendi mais uma lição.
Nem tudo que parece é, pois meus olhos tão fortes apesar de pequeno venceu o horizonte e sua extensão. Talvez não pudesse reconhecer a pequenez dos meus problemas e amedrontado me tive por perdedor. Tremendo como fraco me mostrei prostrado em vez de reto como a linha do horizonte em pleno mar agitado.
Nesse entardecer dei a costas para o mar, o sol ainda não havia se escondido e como raramente a lua já começava a se mostrar, os astros ali reunidos, para o meu retorno contemplar. Minha cabeça já estava levantada, meu espírito renovado. Vi que na frente de meus passos só havia luz que brilhava o meu caminho e atrás de mim a sombra de minha silhueta mostrava-se gingante em torno de dez metros pelo menos, fosse pelo ângulo do sol ou refletindo o que já sentia por dentro. O vigor da reflexão que observando o mar que com compaixão compartilhou comigo seu conhecimento.

Inserida por Flares

Além de Ser perfeito, ainda achamos que o outro também é. Nessa altura da vida, deixe eu abrir seus olhos: Somos seres, que além de falhos, somos enganados a buscar a felicidade "pra sempre". Desde que nascemos enfrentamos experiências más. Algumas nos marcam, outras nem lembramos, e por vezes caímos numa imensidão sem fim. O que não significa que por um erro você está condenado. Condenado a não ter amigos. A não sorrir. Não ter esperança. A não ter o direito de amar. A vida não é só isso, ao mesmo tempo que ela nos faz cair, Deus nos faz levantar.
E se isso serve de compreensão, só conhecemos o erro, devido a propagação do que é bom, ou seja, ninguém é tão mal o suficiente que nunca poderá ser em algum momento admirável.
Inevitável errar, mas pior que isso é alimentá lo, e viver de passado.
Querer acertar faz de você ser humano, agora julgar quando se é por natureza falho, é engano, de certo considero-o anti-humano.
Construa seu pra sempre, no presente.

Inserida por acsasuzana

Ela havia prometido: -Nunca mais vou me apaixonar.- E assim passou de pessoa para pessoa, todas já com um prazo de validade, mal se passava um mês, e o amor de sua vida, já era substituída por outra, sem rodeios, sem meras despedidas.
Sim, ela era intensa, embarcava sem medo e sem olhar para trás até a próxima estação e um “obrigada pela carona”. Hã, se ela soubesse como o coração pode ser traiçoeiro às vezes. E foi assim, em uma noite como qualquer outra que mais uma pessoa preparava o navio, mas esse era diferente, pois desta vez não era ela que iria embarcar.
Ana se sentou, meiga, quieta, dava para contar nos dedos as palavras que, vez ou outra, deixava escapar de sua boca. Enquanto isso, Dulce, mal deixara espaço para o silêncio, e entre pequenas pausas, perguntava dentro de si, quais mistérios esse corpo escondia.
A curiosidade fisga, e foi assim que a noite lhe deu uma surpresa espetacular do quanto alguém pode despir suas máscaras quando se está em quatro paredes, porque é bem nesse momento, que qualquer pessoa se torna frágil, a boca cala, mas o corpo, o beijo e o olhar falam mais do que deveriam.
Passaram-se minutos e os detalhes, aqueles que ela havia esquecido, iniciaram a palpitação de seu coração. Era a mão tocando no rosto, os olhares fixos um no outro, atravessando a armadura que ela tinha feito com tanto cuidado.
Passaram-se horas e o toque batia com força em sua alma, não deixando sinais a olho nu, apenas as marcas da vontade, os arrepios que eram desenhados a dedo.
Passaram-se dias, e ela, que nunca tomou cuidado com as palavras, agora, as escolhia minuciosamente. Buscava a melhor pessoa em si, aquela, guardada a sete chaves em que jurara entregar apenas a quem merecia.
Passaram-se as noites, e tudo começou a mudar. A luz que entrava pelo seu quarto, não era mais a que deixava as paredes e os móveis em preto e branco, era o brilho natural que combinava com a pele daquela menina, mulher, tão delicada, tão natural.
Singelo era mesmo quando ela deitava de costas. Dulce observava o coque que ela fazia em seu cabelo, a mistura de alguns fios soltos e outros presos, parecia tão peculiar que depois de algumas horas observando, encostava seu corpo no de Ana e respirava fundo o ar que, agora, era de uma só.
E assim foram se passando, minutos, horas, dias, noites, noites, dias, horas, minutos até os segundos de suas últimas palavras, do último encostar de mãos em seu rosto, do último beijo de despedida e da última estação em que Ana parou- Adeus, obrigada pela carona- E o barquinho continuou navegando.

Inserida por Luizavalentina

Por que relutamos em aprender que a nossa felicidade começa em nós mesmos ?
Teimamos e sempre achamos que ela se encontra em nossos relacionamentos, em nosso trabalho, no nosso dinheiro ou em nossos pertences, mas não é por ai, a minha felicidade está dentro de mim e a sua dentro de VOCÊ. Nem sempre é fácil encontrar a felicidade em nós mesmos, mas é sempre impossível encontrá-la em outro lugar. Independentemente da situação que enfrentamos, a sua atitude é a sua escolha. Lembre-se, você não pode ter uma vida positiva com uma atitude negativa. Quando a negatividade controla seus pensamentos, ela acaba limitando o seu comportamento, ações e oportunidades. O nosso pensamento é tudo, ele nos limita, nos faz caminhar e o mais importante, as palavras e os pensamentos tomam forma, tornam-se realidade, então, vigie suas palavras e pensamentos. O dia que você aprender o quanto os seus pensamentos são poderosos, muita coisa em sua vida vai mudar. Por isso, PARE de se fazer de vítima, isso além de NÃO mudar a situação, faz mal a você e aos que estão em volta de ti e que verdadeiramente te querem bem. Mude esse padrão de pensamento. WM

Inserida por MrWagnerMello

Você quer ter um relacionamento saudável e duradouro ?
Então, não importa toda a certeza que você tem sobre o amor de alguém, saiba que é sempre bom que essa conquista seja eternamente lembrada. Amar alguém e ser amada de volta é um dos fenômenos mais preciosos do mundo, e que deve ser não apenas sentido mas expresso como tal. Quando você realmente ama alguém, demonstre seu amor em palavras e ações diariamente. Não faça rodeios, não pense que a outra pessoa "sabe" de seu amor. Seja direta. Expresse-se.
Não permita que a rotina tome conta...os votos de amor, os momentos de carinho, as alegrias divididas, devem ser sempre renovadas.
Se você aprecia alguém hoje, fale.
Se você adora alguém hoje, demonstre.
Os corações são freqüentemente confundidos e partidos por palavras de atenção não ditas e por atos de amor que deixamos executar.
Pode não haver um amanhã. Hoje é o dia para expressar seu amor e admiração por quem está ao seu lado. WM

Inserida por MrWagnerMello

Círculo da vida
em repetir sua existência
Tão bela és mãe de toda
a criação
Que belo presente me destes
Retrato do eu em você
Reflexo do amor em mim
Nada há de mais poderoso
entre nós do que o ser mãe
É a continuidade do amor incondicional
Obrigado mãe terra por permitir
ser eu , mãe em ti .

Inserida por pauloricardoribeiro

Talvez uma das minhas maiores habilidades seja apenas ouvir.
Apenas pensar. Refletir.

Será que o essencial existe? O pensamento? A reflexão?
Pois como um homem cria tantas habilidades e deixa passar o que a vida tem de mais bela!?
Será que esse mesmo homem ainda vive? Pelo que? Será que ainda é um homem?

Sua vida é valiosa só pela forma de existência. Temos um poder tão imenso e despejamos com tampouco.. Passamos a vida inteira atrás de conquistas e ganâncias, essa é a amostra da mais pura ignorância.

Perdemos tempo, tempo é valioso.
Perdemos pessoas, pessoas são valiosas.
Perdemos amigos. Amigos são importantes.
Perdemos nossa essência de vida.
Nossa verdadeira missão.
Nossos sentimentos.

E então nos tornamos frios, mecânicos. Buscamos EGO, buscamos qualquer coisa fútil que transpareça grandeza, mas que na verdade não passam de ilusões. Números. Quantidades.
Então perdemos nossa paz;

Podemos ter "tudo" e mesmo assim esse "tudo" nada significa.

O que eu realmente desejo, não só hoje mas por toda a minha existência. Felicidade.

Mesmo pobre, mesmo rico, mesmo em qualquer condição humana.
A felicidade e o amor é o que preenche tua vida.

Inserida por VitAmant

Uma Realidade

Se vc possui um carro e nao tiver zelo, nao da manutenÇao e usar de qualquer modo, rapidinho ira desgasta-lo e com certeza perdera seu valor.
Assim também é nosso corpo, possuimos valores, homens perdem o valor do seu corpo no trabalho desregulado e forÇado, ja as mulheres sao diferentes, elas se desvalorizam praticando e se deixando levar por intensas relaÇoes antes do seu tempo de formaÇao ou até mesmo depois de adulta, é o que mais acontece infelizmente nos dias atuais e os homens nao ganham nenhuma consequencia nessa pratica e por isso nao se desgastam e a triste realidade é que, essas mulheres faceis e liberais sao usadas simplesmente como um objeto de prazer temporal, ja que ele nao ira quere-la para casamento.

# uma realidade #

Inserida por GABRIELBRANDAO

Eu queria


Eu queria poder trasformar os sentimentos que procuram me perturbar.
Em palavras digitar todas as reaÇoes que meu corpo tem que suportar.
Em versos bem feitos poder expressar o que meu coraÇao sente e o que minha alma quer falar.
Queria poder te dizer o que realmente é o amor e como ele consegue me enlouquecer.
Explicar a paixao e sua composiÇao talvez assim encontraria a cura para tanto sofrimento solidao.
Poder usar a razao pra encontrar na poesia e nas rimas uma descriÇao de o que realmente acontece dentro do meu coraÇao.
Mais é impossivel, isso pude determinar, talvez um dia de tanto procurar eu ou outra pessoa consiga desvendar os mistérios e segredos que tanto nos faz questionar.

Inserida por GABRIELBRANDAO

Ah, os eternos começos... como são lindos!

Daí você para em si, cai em si. Reflete. Respira fundo. Cai em uma profunda nostalgia vivida, por vezes não vivida. Relembra do começo, do recomeço; Ah, como os começos são lindos, não? Passam-se momentos, anos até. Você comemora. Vive. Revive. Chora. Implora para o sentimento permanecer. Comemora, embora sabendo que esta poderá ser a última comemoração a dois, o último afago trocado. Vive-se intensamente cada presente, cada segundo, como se fosse o último, como se o futuro não fosse existir. E é isso... vivemos de momentos, somos momentos vividos, estamos vivendo.

Inserida por Robkenede

Veja o luxo
Tudo que pode ter
Fazer
Comprar
Coisas como objeto de desejo
amor de moeda de troca
Amizades verdadeiras?

Todo dia um quer ser melhor que o outro
Toda vez

Todavia o país,
O mundo não cresce
Ninguém evolui
Não enquanto isso é melhor que..
Eu, tu, eles e elas.

Cada segundo que se passa
É um milésimo que se vai
And you?

O tempo te segue,
Te passa
E a vida vai..

Mas ao contrário de tudo, consuma!
Gaste tudo o que puder
Todas as suas forças
Com que puder amar..
Ame!
Seja amada
Gaste!
Toda energia no que for bom
Esteja com o próximo,
E os próximos virão
Como as horas
Os dias
Os milênios
A vida
Viva!
jmg. 21062016

Inserida por RealLifejg

Estarei eu perdido,ou fugindo mesmo encontrado?
seguindo o trilho certo, ou andando em círculos pelo caminho errado?
Nos fechamos para o que realmente é importante
e buscando a felicidade à nossa própria maneira seguimos avante.
Será eu a coisa boa próxima de todas as coisas
ou apenas quero provar do que não prantei?
Construindo um casulo,para vivermos em nosso próprio mundo, e na esperança de que ninguém irá nos incomodar, deixamos a vida nos levar.

Inserida por Jeffemusic

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp