Textos para os meus Amigos Loucos
Rotina - agosto 30
... na rotina de notícias que inundam meus olhos um cansaço... são tantas privações e obrigações e pressões e ganâncias e ânsias vãs... nenhum legislativo já pensou em uma lei de abraço... juiz algum puniu alguém com amor demasiado... os homens são máquinas e as máquinas é que são homens ó mário...
No meio de uma confusão
Meus lábios te louvarão. Assim te abençoarei enquanto viver. - Salmo 63: 3-4
Elogiar não é fácil quando estamos lutando com um problema. Mas magnificar o Senhor enquanto estamos no meio de uma confusão é um aspecto importante do louvor.
O salmista Davi claramente entendeu e praticou isso. Ele compôs o Salmo 63 no deserto, quando fugia daqueles que buscavam sua vida. O pregador britânico Charles Spurgeon (1834-92) chamou de "hino do deserto". Suas palavras atemporais se aplicam a qualquer crente cujas circunstâncias se tornaram um deserto.
Spurgeon descreveu o hino de louvor de Davi assim: Os oito primeiros versos expressam seu desejo por Deus e sua confiança nEle; os três versículos restantes profetizam a derrubada de seus inimigos. Nos versículos 1 a 8, encontramos nada menos que 16 declarações de amor e fé, revelando a confiança de Davi em um Deus pessoal. Ele disse: “Ó Deus, tu és o meu Deus” (v.1), “A tua benignidade é melhor que a vida” (v.3), “À sombra das tuas asas me alegrarei” (v.7), “ Sua mão direita me sustenta ”(v.8).
Você está preso no meio de uma confusão e deseja que Deus o livre para que você possa louvá-Lo mais tarde? Como Davi, por que não deixar seus louvores precederem a vitória? Louvado seja Deus agora!
Através de todas as cenas em mudança da vida,
Em angústia e alegria,
Os louvores ao meu Deus ainda
empregarão Meu coração e língua. —Tate
Não há melhor momento para louvar a Deus do que agora. Joanie Yoder
O que Deus prometeu?
Se você anda nos meus caminhos, para guardar os meus estatutos e os meus mandamentos,. . . então prolongarei seus dias. - 1 Reis 3:14
Um jovem estava se rebelando contra seus pais. Quando ele perdeu o emprego e a namorada, ele reclamou que Deus estava sendo injusto. Ele não achava que o Senhor estava sendo muito amoroso ou estava dando a ele a ajuda que prometeu na Bíblia. O que ele não percebeu foi que Jesus prometeu um senso de Seu amor e presença somente àqueles que guardam Seus mandamentos (João 14: 21-24; 15: 9-14).
Lemos em 1 Reis 3 que Deus ficou satisfeito quando Salomão valorizou "um coração compreensivo" sobre riqueza, honra e vida longa (vv.9-11). Então, Ele prometeu ao rei essas bênçãos, além da sabedoria que ele solicitava (vv.12-14). Mas Salomão, que tinha 20 anos quando se tornou rei, morreu com uma idade relativamente jovem de 60 anos (11:42). O que aconteceu com a promessa de vida longa? Lembre-se de que havia uma condição relacionada: “ Se você andar nos meus caminhos” (3:14). Porque Salomão “não seguiu completamente o Senhor” (11: 6), Deus não lhe deu vida longa.
Se você é filho de Deus pela fé em Seu Filho, Ele prometeu nunca deixá-lo nem abandoná-lo (Hb 13: 5). No entanto, você ainda pode esperar Sua disciplina amorosa se desobedecer a Ele (12: 5-11). Nesses momentos, você pode recorrer à Sua promessa de perdoar quando confessar o seu pecado (1 João 1: 9).
Segure-se nas promessas de Deus, mas não as torça.
Leve as promessas de Deus a sério, mas nunca as tome como garantidas. Herbert Vander Lugt
Segure sua língua
Guarda, Senhor, sobre a minha boca; vigie a porta dos meus lábios. - Salmo 141: 3
Quando Bernard Baruch era um jovem empresário ambicioso, ele pediu ao rico JP Morgan que fizesse parceria com ele em um empreendimento de mineração de enxofre no Texas. Os geólogos deram ao projeto um relatório favorável, mas ainda havia algum risco. Morgan ficou interessado até Baruch dizer: "Você apostou mais que isso".
Morgan olhou para ele e respondeu em um tom gelado: "Eu nunca jogo". A palavra jogos havia acabado com o acordo. Morgan achou que investir era respeitável, mas que jogar era um pecado.
Se uma palavra, inocentemente falada, pode custar milhões, pense em quanto dano as palavras maliciosas podem causar. Eles podem arruinar a reputação de uma pessoa e destruir os relacionamentos mais próximos.
James triturou nenhuma palavra em advertência sobre o poder da língua. Ele disse que é mais fácil controlar um cavalo, guiar um navio poderoso e domesticar todos os tipos de animais, pássaros, répteis e criaturas marinhas do que controlar a língua (3: 3-8). Ele chamou de “fogo” aceso pelo próprio inferno (v.6), e “um mal indisciplinado, cheio de veneno mortal” (v.8).
Todos seríamos sábios em orar diariamente: “Guarda, ó Senhor, sobre a minha boca; vigia a porta dos meus lábios ”(Sal. 141: 3).
Senhor, vigia meus lábios,
minha língua controla hoje;
Ajude-me a avaliar cada pensamento
E guarde cada palavra que digo. —Hess
Falar sem pensar é como atirar sem mirar. Haddon W. Robinson
Elevei meus olhos aos céus e perguntei a Deus: porquê? Por que os outros conseguem realizar grandes coisas e eu não? Ele não me respondeu. Elevei-os novamente, Ele, outra vez, não me respondeu.
Olhei para mim mesmo e me perguntei: eu não consigo realizar as coisas, mas porquê? Uma voz estranha surgiu em meu peito e perguntou-me: que culpa tem Deus, se você não toma as decisões certas?
A perplexidade me tomou, porque eu não fazia ideia das decisões certas que aquela estranha voz se referia.
Ela ainda acrescentou: você prefere passar o dia completo nas redes sociais. Você escolhe assistir a todos os lançamentos recentes de filmes. Quais são os dias que você tentou fazer alguma coisa diferente do habitual? Você prefere perder tempo falando da vida dos outros. Que culpa tem Deus por tuas preferências?
Furioso, eu fiquei, e àquela voz perguntei: se a vida nunca me deu oportunidades, o que queres que eu faça?
Num tom sereno, eu ouvi: Não seja o tipo de pessoa que não sabe o que fazer, nem aquela que sabe o que fazer, mas não faz. Procure ser aquele que sabe e faz. Para isso, precisas conhecer a ti mesmo. Hoje, se a oportunidade que você espera aparecer, não saberás aproveitá-la ou não darás conta, porque não estás preparado. Decida mudar alguma coisa da tua rotina diária e crie a disciplina necessária, notarás que não é Deus que não te quer ver realizar grandes coisas, somente você o único responsável por não conseguir concretizar nada em sua vida.
Neste final de semana eu vi meus acertos e erros na minha vida.
Também parei para pensar nos que erraram e acertaram comigo.
Sabe o que concluí?
***
Que não existe nenhum pai ou mãe que não vão errar. Muito menos os filhos. Mas existe uma diferença muito grande quando a gente erra tentando acertar por amor e aquele erro que a gente faz para prejudicar alguém por maldade.
***
As relações sempre são tumultuadas. Para começar, o que eu digo, não é o que você entende. E vice-versa. Cada um tem um contexto histórico na vida, a cultura e como a pessoa foi cercada de carinho na sua infância falam mais dela do que ela consegue exprimir em atitudes. Excetuando algumas pessoa muito sensíveis que têm o Dom e coragem de expressar o são e o que sentem, a grande maioria, age sem reflexão.
***
Eu não acredito que exista um pai ou mãe que amem e erram por querer. Erram tentando fazer o melhor. E o amor e algo tão louvável que ele explica atitudes.
***
Não falo de paixão ou desejo. Falo de amor. Aquele que se você tiver eroticamente por uma pessoa num determinado momento, é capaz de afastar-se dela para vê-la feliz com outra. Isso é amor.
***
Esse amor romântico ótimo para vender livros e filmes, é uma invenção humana do século IX. Casar por amor! Lindo não é? O filme acaba por aí, isso vende pra caramba! Ninguém contou que eles brigaram o primeiro ano inteiro de casamento porque os lindos e longos cabelos dela entupiram o ralo do banheiro todo mês. Ninguém contou que ele tem um chulé que só O SENHOR NA CAUSA. E de manhã? Vocês acham que venderia algum romance se o quarto amanhecesse azul de butano? Lógico que foi ela. Ou melhor, ele.
***
Amor, aquele que Cristo pergunta para Pedro é o Ágape. Existem quatro tipos de amor: Eros, que é baseado na atração sexual, aquele que é muito influenciado pela beleza física, necessário para a procriação humana; mas que a Bíblia traz muitas recomendações sobre não confiar nos nossos olhos e coração. Phileu (Philos ou Philia) que é a amizade ou fraternidade, o típico amor que sentimos por amigos e parentes. Storgé, que é a aceitação, a valorização e identificação que existe entre os familiares, expressado muito em admiração e afeto ao invés de críticas e exclusão de entes. Acontece especialmente entre pais e filhos. Justamente neste amor Storgé é que formamos o nosso senso de auto-aceitação e valor. E por último, o amor Ágape, que significa amar sem querer nada em troca. Amar ao ponto de se sacrificar pela outra pessoa. De dar sua vida pela outra.
***
Pedro negou Jesus três vezes. Com medo, temendo pela própria vida, ele a princípio defendeu o Messias até com a espada. Mas depois num rompante de auto-preservação negou conhecer Jesus.
***
Ressurreto, Jesus prepara um momento especial para ele e Pedro. Um momento de perdão e mudança. Ele sabia que sobre Pedro estaria a Igreja que Ele queria. Não uma igreja certa, mas uma igreja disposta a sempre voltar atrás, rever seus valores e reconhecer sua humanidade. Então na praia, depois de uma grande pescaria Jesus já assava um peixe à espera da aproximação feliz de Pedro. E a pergunta foi direta:
***
_ Pedro phileu?
_ Sim Mestre, philos.
_ Então apascenta as minhas ovelhas.
_ Pedro phileu?
_ Sim Mestre, philos.
_ Então apascenta as minhas ovelhas.
_ Pedro ágape?
Pedro descaído pela mesma pergunta tantas vezes e por saber a diferença da última responde:
_ Senhor, tu o sabes, agapós.
_ Então apascenta os meus cordeiros.
***
Este foi um momento espiritual e profético. Por três vezes Pedro negou a Jesus, agora, por três vezes ele afirma o seu amor. E Pedro acabou também crucificado. Deu a vida por sua fé e obra em Cristo.
***
Agora vou me apegar no “apascenta”. Apascenta é relacionar. E relacionar é sempre se colocar no holofote. É difícil ser colega de trabalho, principalmente quando você nota que tem gente que não gosta de você. Relacionar com sobrinhos, quando depois eles crescem e bebem da raiz da ingratidão. Relacionar com pessoas de uma mesma comunidade.
"Ah, esse amor"
Por esse amor
Declamo os meus poemas diante do universo
E danço descalça na chuva
Por você meu coração está em festa...
Ouço o canto dos rouxinóis
Nasceu uma explosão de sentidos antes tímidos
Meus poemas falam
Dos nossos desejos desenfreados
Ficamos viciados um no outro
Por esse amor
Eu ainda faço loucuras
Falo com o mar
Navego em ondas revoltas
Autora:Simone Lelis
Existir
Os meus pensamentos me trazem a verdade
Permitem que eu sonhe e fuja da realidade
Ainda sim, eles vêm me perturbar
Imaginar é melhor do que concretizar ?
Faça acontecer!
Será mais fácil viver
Nesse mundo mental não há cor
Tudo que há, é cinza como sua dor
a dor de não ser reconhecido
a dor de ter crescido
de não ter vivido como queria.
Tenho o universo em meus olhos,
Onde habita mistérios e medos.
Sou a desordem procurando à sincronia
Uma escuridão em busca de luz
A minha vida é uma estrela que queima de forma intensa
E do céu noturno essas são às que colapsam primeiro.
E o que resta são só fantasmas, a luz que viaja durante anos,
iluminando, ou assombrando outras estrelas perdidas.
Minha existência de nada vale, mas à Tudo pertence.
Meus pensamentos são uma sinfonia triste
em uma tarde chuvosa de domingo
Sou uma eterna dança, em meu próprio ritmo.
E mesmo que meu corpo definhe-se durante a juventude,
estarei reunido por todo infinito no amontoado cósmico.
O que você espera?
Meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante da face de todos os povos. - Lucas 2: 30-31
Assista suas expectativas nesta temporada de Natal! As férias raramente podem proporcionar toda a felicidade e o amor que esperamos deles. As imagens publicitárias de casais românticos e famílias rindo podem vender muita mercadoria, mas muitas vezes zombam da dor de tantas pessoas nessa época do ano.
O que deveríamos fazer? Empurrar nossas expectativas no fundo como mãos frias em um casaco de inverno? Colocar nossas esperanças em longo prazo? Fingir que realmente não nos importamos?
Em vez de tentar moderar nossas expectativas, por que não deixá-los voar em direção aos desejos mais elevados suscitados nesta temporada? Essa esperança ecoou no grande hino de Charles Wesley:
Vinde, Jesus há muito esperado,
nascido para libertar Teu povo;
De nossos medos e pecados nos libertam;
Vamos encontrar o descanso em Ti.
Força e Consolação de Israel,
Esperança de toda a terra Tu és,
Querido Desejo de toda nação,
Alegria de todo coração ansioso.
Nenhum feriado ou humano pode cumprir o que ansiamos, mas podemos encontrá-lo no próprio Cristo. Quando Simeão viu Jesus, ele orou: "Meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante do rosto de todos os povos" (Lc. 2: 30-31).
Neste Natal, observe suas expectativas e veja-as maravilhosamente cumpridas em Jesus!
Para encontrar alegria no Natal, olhe para Jesus. David C. McCasland
CONTANDO OS DIAS
Conto os meus dias, todos eles, Pelos serviços que faço; Não pelo tempo
E os anos que passam.
Tampouco pelas pessoas que encontro,
Ou pelas palavras que digo
E jamais pelas histórias que conto.
Conto os meus dias, cada um deles,
Pelos significados dos atos.
Evito o meu próprio aval
E dos bajuladores insanos;
Pois, estes só projetam enganos.
Nem me esmero em conversas de comadres;
Vou simplesmente espelhar-me
nas marcas deixadas nas almas;
Pelos efeitos dos fatos,
E pelos feitos das gentes!
Conto os meus dias...
Não entendo o que incomoda, eu não sou normal, tenho sentimentos estranhos, tenho meus vazios, tenho uma alma inquieta que faz de mim um deserto, ou um grande povoado.
Hora bate loucuras que não tem remédio que cura, nem eu me entendo varia os sentimentos. Sou verso e reverso, me viro do avesso para entender direito qual e o caminho perfeito dentro das minhas imperfeições.
Vejo não tem solução, aceito ou me rejeito, busco viver as regras dentro do meu padrão.
MEDO DO MEDO
Tenho meus medos.
São poucos, mas, os tenho.
Porém, não sou covarde.
Às vezes, falta-me coragem!
Poucos são os meus medos,
Pois, acredito nos recomeços,
Para muitos meus feitos.
Meu medo não é do que faço...
Se me perco no que faço, recomeço!
Se me perco por onde ando, volto!
Se me perco nas palavras, penso!
Se me perco no tempo, atraso...
Se me perco no pecado, peço perdão!
Se me perco no juízo, justifico!
Meu medo é me perde no que sou,
Ai, estarei perdido...
Perdido pra sempre.
SUSSURROS
Fale aos meus ouvidos:
Fale baixinho...
Conte-me segredos...
Não precisa ser os teus.
Pode ser os segredos dos outros...
Eu quero saber, porquê tu sabes.
Por saber segredos,
Segredos que não sei...
É que sinto medo.
Medo do que sabes!
Primavere-se
Ei setembro,
floresça.
Me vista de flor,
dos pés a cabeça.
Ilumine meus dias,
mesmo que a
chuva aconteça.
Minh'alma feliz,
apesar
das incertezas.
Aquieta meu coração,
faz ventar
pra longe de mim,
tudo aquilo que
tentar
tirar meu chão.
Me contempla
com seu perfume.
Flores de amor,
nos meus dias de dor.
E assim,
me deixe seguir,
plantando sementes,
de amor sem-fim.
Poema autora: #Andrea_Domingues ©
Todos os direitos autorais reservados 09/09/2019 às 8:00 horas
Manter créditos ao autor original #Andrea_Domingues
Linda
Linda, deixa eu te mostrar quem tu és
Tu és meu bem estar, minha paixão
Tu és em meus dias tristes, minha proteção.
Tu és aquela que em um mundo de ódio
Me faz encontrar no coração, emoção.
É linda quando sorri pra mim
Com aquele sorriso que me encanta, cativa
Humilde e sincero,
Ah meu Deuss, como eu te venero.
É linda quando está do meu lado
Porque tudo que é bom fica melhor em teus braços.
Toda aquela dor, passa
E no fundo encontro em ti, a graça, alegria
Encontro em ti a companhia
É linda quando tem esperança
Ela demonstra, ela se abre em palavras
Ela é a mais linda
Porque diante de tanta dor
Ela ainda acreditada no nosso amor.
O que isso realmente significa?
A tua palavra é uma lâmpada para os meus pés e uma luz para o meu caminho. - Salmo 119: 105
Um pai estava contando ao filho a história da Bíblia sobre Ló. Ele disse: “Deus iria destruir a cidade de Sodoma, então ele avisou Ló para levar sua esposa e fugir. Mas quando a esposa de Ló olhou para trás, ela se transformou em uma coluna de sal. ”Intrigado, o garoto perguntou:“ O que aconteceu com a pulga? ”
Esse mal-entendido bem-humorado indica um problema mais profundo que alguns de nós temos com as palavras da Bíblia. Embora acreditemos que todas as palavras das Escrituras são inspiradas, isso não significa que devemos interpretar todas as palavras literalmente, independentemente de seu contexto. Algumas pessoas parecem fazer isso e, com isso, perdem o verdadeiro significado de muitas passagens da Bíblia.
A Bíblia está cheia de imagens - figuras de palavras que chamamos de símiles e metáforas. O livro de Tiago nos dá um exemplo clássico, chamando a língua de "fogo" (3: 6). Sabemos que isso não significa que temos uma chama literal em nossa boca. Jesus também usou linguagem figurada. Ele disse: “Se o seu olho direito faz você pecar, arranque-o” (Mt 5:29). O que Ele quis dizer, é claro, é que devemos tomar medidas fortes para nos impedir de pecar.
Precisamos ouvir atentamente o que Deus está dizendo em Sua Palavra, para que possamos colocá-la em prática. Sua Palavra é uma “lâmpada” para nossos pés e uma “luz” para nosso caminho (Sl. 119: 105).
COMO ESTUDAR A BÍBLIA
Observação: O que o contexto diz?
Interpretação: O que o texto significa?
Aplicação: O que isso significa para a sua vida?
Um texto retirado do contexto se torna um pretexto. Dennis J. DeHaan
MEUS CHOROS
Chorei, muitos foram os motivos;
Calei-me, quando não encontrei mais razão para chorar;
Chorar, sorrir...
Sempre vivi, o jeito de ser.
Tenho meu próprio jeito de viver.
Amar, sonhar...
Correr contra o tempo,
Um tempo curto
Para quem está feliz...
Ser feliz e viver, não se diz: Vive-se!
RASCUNHOS DOS SONHOS
Se eu pudesse faria rascunhos dos meus sonhos:
Dos meus sonhos bons , sem pesadelos;
Dos meus sonhos acordados e realizados;
Dos meus sonhos amorosos e apaixonados!
Se eu pudesse faria rascunhos dos sonhos dos outros:
Dos sonhos contados e interpretados;
Dos sonhos da infância de toda criança,
Dos altos, vôos e dos saltos das pontes
E dos sonhos molhados!
Se eu pudesse faria rascunhos de todos os bons sonhos...
Jamais faria rascunhos dos pesadelos!
Meus posts são insignificantes?
Eu sou insignificante, com certeza, mas não abro mão da insignificância do meu ser, porque todos os seres humanos, também são, insignificantes. Pobre e miserável aquele que se acha importante, milhares assim se consideraram e hoje nem seus restos mortal se fazem presente, ante, no máximo, uma breve lembrança em ocasiões que remetam a fatos de suas respectivas manifestações à existencia nesse plano terreno.
Portanto, deixe-me aqui na minha insignificante manifestação da efêmera vida de meu ser.
