Textos para Mãe Morta

Cerca de 4286 textos para Mãe Morta

SER MÃE

Quando meus filhos eram crianças, pulavam em cima de mim, me abraçavam, me babavam toda. Era uma festa! Só vendo... Eu me lembro estar deitada no sofá e eles vinham deitar em cima de mim me enchendo de beijos. Eu olhava para aquelas carinhas inocentes, pareciam anjos vindo do céu. Eu dizia brincando, a mamãe não quer que vocês cresçam...
Pois eu tinha razão... hoje estão adultos e nem um abraço me dão. Passo despercebida por eles, sinto falta daqueles abraços, beijos carinhos que eles me davam quando crianças. Hoje tenho que pedir um abraço ou um beijo e sinto a má vontade deles em fazerem isso. Me sinto triste quando vejo eles abraçar seus amigos, beijar, brincar com toda euforia, e penso porque isso não acontece comigo que os coloquei no mundo?
Dou todo meu amor, o melhor de mim. Eu só queria uma palavrinha de carinho, um gesto sequer de atenção... O que me resta é a saudade daquele tempo que sei que nunca mais voltará...

Minha mãe é a melhor mãe do mundo

Sou a sua “Nega Linda” apelido que só ela me chama, sempre nos comunicamos, somos vizinhas de apartamento e almas que brilham quando se encontram. Minha mãe é meu tesouro mais valioso, minha preciosidade, minha esperança em dias melhores.
Uma das coisas que mais eu amo nela é justamente sua admiração pela sua mãe. Minha vó faleceu quando eu tinha míseros 3 anos e como todo belo trauma, a única lembrança que eu tenho da minha vó materna é o dia do seu enterro.
No entanto, mamãe ao longo dessas quase quatro décadas fala quase diariamente do seu relacionamento com minha vó, o quanto elas eram amigas, o quanto minha vó sabia costurar, bordar, fazer quitutes. Conta os episódios de aprendizado entre minha vó e minha irmã primogênita em que ao dois anos de idade aprendeu o alfabeto ensinado por ela e assim ela soletrava os remédios que minha vó precisava tomar e buscava esses remédios da penteadeira para a cama onde vovó estava dodói.
Conta com tristeza o fato do meu irmão não poder tê-la conhecido, dos meses que passou em Belém longe do papai porque em Belém o tratamento oncológico era mais avançado que em Manaus.
Eu vejo a minha vó na minha mãe, eu vejo o quanto a minha mãe tem a dedicação da minha vó pelos filhos e netos, o quanto a minha mãe é preocupada igual minha vó, o quanto as histórias da minha vó se repetem com as histórias da minha mãe. Minha vó ao ficar doente pediu que se fosse uma doença incurável que ela não gostaria de saber, pois o seu estado psicológico prejudicaria tudo, inclusive um tratamento paliativo, minha mãe é da mesmíssima opinião, não quer saber de nenhuma doença grave.
Minha vó pediu ao meu avô que ele não arrumasse ninguém após a sua morte e adivinhem minha mãe já fez esse pedido ao meu pai inúmeras vezes tendo nós filhos como testemunhas. Ai ai ai, dá sempre muita risada e muito pano pra manga essa história, porque ela se contradiz quando dia que quer morrer velhinha, junto com meu pai, de mãos dadas, mas bem velhinha mesmo, passando dos 100.

Na presença da mãe
todo dia é especial!

Nos dias de cansaço,
seus cuidados revigoram nossas forças;

nos dias tristes,
seu rosto terno nos garante que amanhã será melhor;

nos dias de desânimo,
sua história de luta nos convida a persistir;

nos dias de preocupação,
seu olhar nos inspira confiança;

nos dias de aflição,
estar ao seu lado é experimentar a paz;

nos dias felizes,
compartilhar a alegria com ela é sinal de gratidão.

Mãe de menino.

Ao acordar, beija e abraça em quem mais ama.
Vamos para a escola meu amor? Levanta dessa cama!

Brinquedos por toda casa, espalhados pelo chão.
Prepara seu filho, pois a tia da escola lhe espera no portão.

E lá vai ele, mas do pensamento não sai.
Será que ele vai ficar bem? Pois hoje quem vai buscá-lo será seu pai.

Arruma o que pode, toma banho e vai trabalhar.
Pensando em que o filho vai querer comer hoje no jantar.

O dia inteiro sem o filho parece a eternidade.
Saudade bate e aperta sem piedade.

Retorna para casa, aproveita recolhe boneco, carrinho, motinha e caminhão.
Um chamado, é a voz do pai, vindo lá do seu portão.

Corre com um sorriso, e ganha um abraço apertado.
O filho, é tudo que ela mais precisa do seu lado.

Já tomou banho? Seu pai te deu banho? Já comeu?
Perguntas, que seu filho não esquece desde quando ele nasceu.

Janta, brinca e assiste televisão.
Deita no colo, e sente um leve carinho da sua leve mão.

Gestos que se repetem todos os dias com sua incansável mãe amorosa.
Gestos de mãe de verdade, de uma mulher incrível, simplesmente maravilhosa.

Boa noite filho, dorme com Deus, essa é a minha oração.
Pois a mãe te ama e sempre te guardará em meu coração.

O processo de encontrar o amor em alguém é longo e muitas vezes vai ser doloroso para você. Você vai lidar com pessoas que vão te despertar o amor sem a intenção de ficar com você. Nesse processo, você vai aprender que algumas pessoas simplesmente são ruins apenas por serem assim, sem ao menos existir um motivo. Você vai escutar mentiras o tempo inteiro e isso vai te desgastar. Vão existir momentos em que você vai sentir seu coração se encher de alegria com uma mensagem, uma ligação ou uma visita. Calma, isso não significa que você encontrou o amor, isso é momentâneo. Às vezes você permite que teu sentimento te leve para cima, isso nos primeiros instantes é bom, né? Mas, cuidado, quanto mais longe do chão você estiver, maior tua queda vai ser. Você vai encontrar alguém e no abraço dessa pessoa vai encontrar sua paz. Você vai esbarrar em alguém dentro do metrô e se questionar como alguém poderia ser tão bonita daquela maneira. Você vai dizer “sim” para alguém esperando que aquele sim represente o teu futuro. Você vai precisar encher teu peito de dor e precisar falar “não” em outros momentos. Você vai errar, às vezes, e tudo bem. Você vai acertar em outras vezes, mas lembre-se que às vezes nem isso será o suficiente e que sua vida não acaba ali. Você vai escutar diversos tipos de “eu te amo” ao longo da sua vida e de pessoas diferentes. Alguns “eu te amo” vão estar carregados de outros interesses, alguns carregados de mentiras e outros podem estar cheios de pureza e verdade, essas coisas quem te mostra é o tempo. Você ainda vai apresentar “aquela pessoa especial” para a sua família e você vai acreditar que não vai existir nenhuma outra como ela. Você vai precisar aprender a ficar sozinha novamente, você vai sair com suas amigas, você vai beijar muito na boca. Você vai precisar enfrentar muitas brigas em seus relacionamentos. E não, muitas das vezes eles não vão te ligar e te pedir desculpas, às vezes nem uma mensagem você vai receber. Algumas pessoas não vão se arrepender do que fizeram com você, nem reconhecer que houve um erro. Pode ser que “aquele alguém especial” esteja te perdendo aos poucos e nem note isso. Você ainda vai chorar e pedir para as coisas serem como eram antes. Você vai passar noites acordada se perguntando como seria se tivesse dado certo. Você ainda vai conhecer o ciúme, esse ciúme é alguém com quem você precisa ter muito cuidado, ele pode te fazer muito mal. Quanto menos, melhor. Você vai se apegar em pessoas que simplesmente vão sumir, mas tudo vai ficar bem, eu prometo. Você vai se apaixonar outra vez, e ele vai falar de você com os amigos, ele vai te enviar novas músicas, novos filmes e seriados. Você vai colecionar outros grandes momentos com aquela nova “pessoa especial”. Você vai escrever sobre ele no Twitter, ou em outra rede social. Você ainda vai precisar rasgar o seu orgulho, pedir desculpas. Vai batalhar pelos seus sonhos e isso não vai ser nada fácil. Você vai escutar que seus sonhos são bobos e vai pensar em desistir, mas você não deve desistir. Você vai se encontrar com a insegurança, tente ao máximo ignorar essa dai, ela costuma ser maldosa com você. Você vai dizer coisas das quais você vai se arrepender. Você vai deixar de fazer coisas das quais você vai se arrepender. Você vai se enganar novamente e vai perder um pouco da sua fé.
Você vai passar por essa estrada em busca do amor, quando, na verdade, ele sempre existiu dentro de você. Você vai encarar a injustiça e as dificuldades e você vai precisar se manter de cabeça erguida. Você vai se sentir tímida diante de algumas situações. Vai se sentir sozinha em outras. Algumas situações vão exigir da sua coragem. Você vai precisar ser forte. Você vai cometer besteiras de adolescente. Se você quiser, um dia vai sentir a sensação da sua primeira tatuagem. Por alguma razão a sociedade às vezes pode querer te julgar por algo, mas você me tem. Você vai descobrir o seu estilo e montar a sua personalidade. Vai sentir ansiedade, vai sentir raiva, vai sentir felicidade, assim como vai sentir tristeza. Você vai sentir receio quando precisar conversar comigo sobre alguma coisa. Nessa carta, eu quero te deixar claro que ainda assim eu me lembro como é passar por essa estrada, acredite, eu ainda não finalizei a minha. Mas, eu me lembro de como é a sua dor, a intensidade do seu problema, sua angústia.

Neste exato momento te escrevo isso pensando na minha inspiração. Na minha estrada nesse momento se encontra um obstáculo do qual eu não sei se vou sair de coração partido, ou se esse “alguém especial” que está passando pela minha vida no momento pode até ser seu pai. Você se lembra que eu disse que às vezes a gente acredita que nunca vai existir outro alguém? Eu não sei o que o futuro espera, talvez esse “alguém especial” só seja mais alguém no fim. Quando você ler isso, já estaremos sabendo a resposta.

É sobre isso que eu quero te reforçar: a estrada nunca tem fim. Eu dedico meu tempo a esta carta te dizendo coisas que os pais geralmente não costumam nos dizer. Acho que finalmente entendi a razão. A estrada é a nossa graça de viver, se estivermos preparados, qual o é sentido de amadurecer e viver? Talvez essa carta só chegue a você depois de você conhecer mais ou menos como funciona essa estrada, talvez nem chegue. Isso é só mais uma coisa que fará parte da minha estrada.

Com amor, mãe.

5 de julho de 2018, 11h30.

A Lua é venerada e reverenciada como a personificação do sagrado feminino. O culto a Grande Mãe Terra foi esquecido e está sendo resgatado... É de se esperar que no dia a dia de cada mulher sagrada que dispõe de um tempo faça uma conexão com a fonte criadora, seja em
Meditações, orações, contato com a natureza.
Os estudos das antigas tradições e mitologias revelam que a interpretação da Grande Mãe como uma Deusa Tríplice, onde há a figura da Menina ou Donzela, da Mãe e da Anciã, seguindo a Lua crescente, a cheia e a Minguante que simbolizam o nascimento, crescimento e morte, não a morte física, mas a morte dos sentimentos e atitudes que não condizem com o amor que devemos ter em nosso ventre.
A Lua tudo influencia, uma influência benéfica no desenvolvimento e o crescimento de todos os seres vivos, o movimento da vida, no ciclo da vida como num bailar clássico e irreverente.
Honre suas ancestrais, sua feminilidade, seu sangue sagrado, seu poder de dar vida.
Honre a Grande Mãe Natureza!!!

E tua mãe que me entregou rosas vermelhas, sou só eu que não quero viver longe desse perfume?
Ó Mãe daquele cujas feridas salvaram o mundo, e também és minha mãe, tu és agraciada pelos céus e amada pela igreja, aquela que festeja alegremente, pois uma mulher simples, aceitou gerar um Deus de amor.
Famoso, adorado e amado, aquele cujo ventre, foi de uma mulher sem pecado.

Inserida por invisivelaosolhos

Mãe e Pai...

Eles me presentearam com a vida, me envolveram em amor... Cuidaram, ensinaram, choraram, repreenderam e ainda continuaram me amando... Tudo de bom que habita em mim, aprendi com meus PAIS... Se tropecei, errei no percurso, a responsabilidade foi minha, não deles... E mesmo assim, eles permanecem me amando, preocupados... Esse é o verdadeiro significado de MÃE e PAI - AMOR INCONDICIONAL❤️
Não adie, não deixe para amanhã... Diga obrigado, peça perdão, expresse seu amor, compartilhe saudades, agradeça a Deus, pois sem seus PAIS, você não estaria aqui hoje!

Mãe de Deus, protege todos os filhos em perigo, representa suas mães humanas que não podem estar do lado deles, porque, a vida, às vezes, cria atalhos para os ensinamentos.

Mãe serena, protege todas as mães preocupadas com seus filhos amados, que estão no mundo, trilhando seus caminhos, e que muitas vezes se afastam porque precisam de liberdade e espaço, para poderem, um dia, voltar de braços abertos, a exemplo do filho pródigo. Dai a todas estas mamães esta compreensão. De que foram feitos para o mundo e para suas próprias experiências, seus próprios aprendizados e conclusões.

E, finalmente, mãe absoluta, adorne todos os nossos corações (de mães e filhos), com a generosidade e o amor que só um laço tão fundamental pode fazer..

Quanto às outras mães, aquelas que não têm capacidade de amar plenamente todos os seus filhos, as perdoe. Pois foram elas que perderam a oportunidade de de aprender sobre o amor, com mestres enviados às suas entranhas.

Quanto aos outros filhos, aqueles que desistem antes de tentar visceralmente conquistar o amor de quem lhes deu a vida, dê-lhes sempre novas chances de que possam realizar esta proeza.

Amém e que todos se amem.

Inserida por alehgria

"Ser mãe, não é renunciar o mundo

Mas, querer dá-lo para outrem

Não é passageiro, mas se faz passagem

Trilha seu caminho sempre conectado á alguém

Alguém que lhe faz sorrir, com a mesma facilidade que faz chorar

Mas, que no final não trocaria nada, por um colo de mãe."

(Naiara Rolim de Melo)

Inserida por naiara_rolim

Mãe...
Teus braços sempre se abrem quando preciso de um abraço... Teu coração sabe compreender quando preciso de uma amiga... Teus olhos sensíveis se endurecem quando preciso uma lição... Tua força e teu amor me dirigiram pela vida e me deram as asas que precisava para voar!
Que a beleza das flores, a doçura do mel, o brilho das estrelas, envolvam você hoje e que você continue irradiando este amor e esta alegria que você sempre nos ofereceu!!!
Que eu tenha sempre comigo:
Colo de mãe..
Abraço apertado..
Riso de graça..
Brilho no olho..
Amor quentinho..
Tristeza que passa..
Força nos ombros..
Criança por perto..
Astral bonito..
Prece nos lábios..
Saudade mansinha..
Fé no futuro..
Delicadeza nos gestos..
Conversa que cura..
Cotidiano enfeitado..
Firmeza nos passos..
Sonhos que salvam!!!
Te amo mais que tudo, mãe!!! Você é a melhor pessoa que conheço e lhe desejo muita saúde, amor e toda felicidade do mundo!!! Parabéns, Mãe !!!❤

Inserida por juliana_paiva_1

A vida é uma festa

Quando lembramos das nossas, queridas e amadas, mães!..
Lavamos a nossa alma com essas
doces lembranças
e todos os dilemas da vida, tornam_se: insignificantes!...
Porque Deus se torna presença viva em nossos ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
e a vida passa a ser uma delícia 😄😄 Porque na presença do nosso PAI: com toda segurança,🙏🙌 podemos brincar e nos divertir porque a vida se torna uma festa de bençãos e felicidades.🍟🍕🥙🌮🍔🍰🥧🎂🍩🍿🍼🍫🍬🥯🥐🍞🥞🍳🎂
CURTAM ESSE MOMENTO ATÉ FICAREM bem pequenininhos...KKK Sendo sempre: uma eterna criança.🤩

Inserida por PeregrinoCorrea

O vento soprando, os pássaros repousando sento em um canto e Caio aos prantos.
A cada lágrima jorrada e uma dor que nunca se apaga a cicatrizes que é marcada como uma punhalada. lembranças vem e vam, me sinto em depressão a situação me leva a loucura querendo perdão.
Querer não é poder vê só ouvi dizer, mas corro vou atrás mãe amo você.

Inserida por Titorooko

Dia dos Pães - saga de uma mãe solteira

É lindo ter uma família padrão pai, mãe e filhos...
Mas quero ver o porreta você ir num evento... ou reunião ou redes sociais, a coisa do momento. Sem exibir seu marido e sua aliança no dedo. Nem que o relacionamento seja horrível e a hipocrisia esteja em alta.

Por mais danosa que seja a vida desta pessoa,
Exibir cenas de possessividade e superioridade da mulher no relacionamento.
Ela é quem manda, ela que é a dona... tenho a melhor família, exibida ao mundo.
Um troféu.
Um galardão.
Olha vê se não mexe. Tudo meu. Ninguém tasca...

Seu filho não ser convidado às festas do condomínio, pois a mamãe dele é separada.

Menino, não ande com aquele garoto, pois ele vive sem pai.

Num local... numa reunião, mulher de verdade é a mulher casada... a separada e divorciada? Afastem suas esposas fiéis, suas filhas moças para não seguirem este caminho.

Ahaha! É mãe solteira? Não presta, quem mandou se envolver com malandro? Fica dando a qualquer um.
Tá jurada, nunca mais arranjará alguém. Tem dedo podre. Quem vai criar o filho dos outros? É p..., com certeza. Deve ter traído e o marido largou com o filho nas costas, bem-feito. Quero este tipo de gente bem longe da minha casa e do meu marido. Rapaz, não acredito. Ele vai ficar com aquela mulher da rua? Devia casar com uma moça de família.
Estas coisas você administra.

Nem estou mencionando pagar as contas, educá-lo. Ser você ÚNICA no momento da tristeza, do desencanto,
QUANDO seu filho cai e precisa ir para o hospital. Quando seu filho faz uma cirurgia e... puxa. Uma cirurgia de 40 minutos e já 4 horas e não acabou... você se considera a mais culpada do planeta por ter deixado este serzinho sentir dor. Quando se corta, se machuca. Você pede aquela dor pra você. Por que, meu Deus, dai estas dores a mim... por favor, mas você não lembra de pai algum. Você lembra e ora a Deus. Protege meu filho, Senhor... não o permita sofrer.

DIFÍCIL mesmo é um ser um pai num evento no Dia dos Pais na escola do seu filho, que ali você não pode ser homem. Ele é inocente, novo, ainda não entende direito esta parada. E você vê o desencanto de uma criança... que seu FILHO abriria mão do melhor presente para ter um pai para seu filho acompanhar.

DIFÍCIL é QUANDO o tempo é tão curto, que você trabalha mais de 10 horas por dia e se culpa por não ter tempo para ele...
Quando lhe falta tempo para educá-lo ter prazer pela leitura. De juntos, comer pipoca de tarde e sair para o parque... fazer nada... somente o simples... chupar picolé... ver o mar.

MAS você se sente feliz... em PODER DIZER EU TE AMO e ouvir também todos os dias EU TE AMO.

Inserida por RosiBarreto

⁠Só quem é mãe sabe!
Só quem é mãe, mãe de verdade, mãe que cuida, mãe que está junto, mãe que acorda de madrugada, que se preocupa, que leva ao médico, que leva à escola, sabe!
Só quem é mãe se descabela, chora, fica com raiva das pirraças e birras, das manhas e bagunças. Mas quem é mãe, suporta, espera, sabe que tudo são fases e sejam elas boas ou não, fazem parte do desenvolvimento.
Quem é mãe sabe dar palmadas e sabe dar beijinho. Quem é mãe sabe!
Minha baby sempre me diz, "mãe sabe de tudo".
Ahhh quem dera rsrs
Se soubesse de tudo, te daria um mundo melhor, mas como não sei, entreguei seus dias, nossos dias nas mãos de Deus, pois ele sim, sabe o que é melhor para nós.
Mãe não sabe de tudo kkkkk mas de uma coisa eu sei, te amo minha filha, mais que a mim mesma e farei o que for possível para ser a melhor mãe para você.
Quero que seja melhor que eu, que conquiste mais que eu, que seja mais feliz que eu. A minha realização será ver você realizada. Essa foi a minha oração, desde o dia em que descobri que esperava por você, e assim será, até a eternidade.
👩‍👧💕
#AmorDeMãe

Inserida por ana_oliver1980

⁠O amor terreno e ao mesmo tempo mais divino desde a criação é o amor de mãe

Amor que não se pode medir, mensurar ou contar...

O Eterno na linha da existência plantou um lindo jardim,

onde as rosas e flores mais belas tem nome e se chamam "mãe"

O Eterno zela e cuida com tanto carinho e deu a estas o dom perfeito de representar a ele mesmo direitinho, nos seus atributos de amor, zelo, cuidado e carinho.

O seu colo, mamãe, é o mais aconchegante, o seu abraço, mamãe, é o mais abrangente e protetor, os seus conselhos, mamãe, são uma bússola que orienta o caminho e são gotas sagradas de amor,

Mesmo as suas "broncas" são um alerta perfeito e uma expressão que é a mais verdadeira em cuidado e preocupação,
o seu olhar tão profundo, tocante, é carregado de uma compaixão,

As mães existem pra sempre, pois mesmo quando cumprem sua missão elas se vão sem ir,
sua voz, seu abraço, sua presença mesmo a distância se sente e nunca se esquece, quando a lágrima de uma mãe toca o chão, antes de tudo, já tocou de Deus o coração...

Ah, mamãe, se eu pudesse te daria o mundo inteiro, por apenas um sorriso seu...
Deitaria a sua cabeça no meu colo pra tocar seus cabelos e te admirar o tempo inteiro,
ah mamãe, assim de quando era criança e enquanto chorava e tua mão a minha mão segurava, me pegava no colo e com o toque singelo das suas mãos, fez deitar minha cabeça em seu ombro, me permitindo sentir protegido, Mãe o seu dia é infinito,
Sim, infinito dentro de mim, pra mim e em mim, você é minha vida, mesmo depois do fim...


A todas as mamães, feliz Dia das Mães!

Inserida por gilson_paiva

⁠GRANDE MÃE

Da grande Mãe
Em meio as rochas
O carvão
Que pelas pedras e cavernas
Se passava contando histórias
Como algo do passado ele passou
Como algo importante ele voltou
E em um simples lápis ele descobriu
Não só contas histórias
Mas descobre o pensar
Acima de tudo aprende a criar
Da criação ele entendeu
O mundo não é seu
O mundo nada mais é
Que um grande quadro de ideias
Agora
Será que minhas ideias servirão?
Qual o propósito disso afinal?
- Para o próximo mundo
Disse a grande Mãe

Inserida por matheus_valerio

⁠Me desculpem os pais (poesia)

Nasci em uma família matriarcal e matrilinear, aqui homem não tem vez! Mulheres sendo tias, primas, filhas, avós, tias avós, bisavós, noras, cunhadas: são mães de todos.

Não falo em feminismo, porque aqui em casa quem manda é mulher mesmo, a mãe é nosso objeto de devoção familiar e religiosa.

Às nossas grandes mães rendemos homenagens e temos gratidão, levamos presentes, flores e perfumes. Estejam elas assentadas no mar, nos rios ou no sofá de casa: aqui elas são divindades.
Minhas mães, no plural mesmo, são as raízes da Velha Árvore da Vida, que se fincam profundamente até o útero da terra e de onde retiram todo o nutriente que alimenta seus frutos: a família.

Mães ancestrais, mães devoradoras, mães imaculadas, mães protetoras, mães do céu, mães guerreiras, mães d'água... Mães.
Me desculpem os pais, mas é que aqui em casa, Mãe é Deus.

Inserida por felippepimenta

⁠⁠A mor de mãe... Sem igual


Paz na alma... Sensacional

Irradiante Ser... Deslumbrante

Gratidão por nos acompanhar

Amizade fraternas

Amada sempre serás

Bom de mais ter você, mãe

SempreJuntinhoDeMim

Paz no coração

Jesus Menino

Confortando os nossos corações

O vosso espírito

A nossa essência

Sempre

Eternamente

Amém...


Amor de mãe: amor eterno!...
Nunca deixem de amar os vossos filhos:
As nossas eternas, crianças!..

Inserida por PeregrinoCorrea

Mãe
Amor eterno
Ladeado de boas memórias!
Presença marcante
Em tudo que fui
Em tudo que sou
Em tudo que ficou
Para sempre!
Palavras não tem força
Para expressar a intensidade
Detudo que representa
Na minha vida.
Sou e serei eternamente grata
Por ter sido acolhida por você!
Desde sempre e pra sempre
Vou te amar.
Da sua filha,
Helda R S Almeida
07/12/2024

Inserida por SUN3RISE