Textos para Jovens e Adultos
Quando somos jovens acreditamos que nossas escolhas são as mais certas, quando chegamos na maturidades , vemos que nem sempre as escolhas foram acertadas,mas o que devemos tirar de lição é que o importante é você ter coragem para fazer as escolhas, ruins ou boas, elas sempre serão suas escolhas, suas decisões!
Muitos jovens estão abandonados, mesmo com a presença física dos pais, pois estes negligenciam ao não demonstrarem interesse pelo mundo dos filhos, falta de companheirismo e de comunicação, não criam sensação de interesse por não impor limites, não criando assim um sentimento de pertencimento e segurança sobre eles, tornando seus filhos órfãos, mesmo com pais.
Meus jovens, sede perseverantes; não desanimeis nunca. Um cego que não se abatesse, chegaria a enfiar a linha numa agulha. A dificuldade na vida não é fazer um esforço, é fazer um esforço constante. Querer fortemente, querer constantemente, é a condição indispensável do sucesso, quase a condição suficiente.
A triste canção cantada pelos jovens da minha geração, conservam já o seu disco e, quiçá cassetes riscadas, pois, a única melodia mais sonante e desagradável que se ouve é “QUEREMOS EMPREGO”, mas, não se lembram, que enquanto capital humano intelectualizados somos o emprego encarnado em nós mesmos.
O naturismo é uma prática familiar exercida por jovens e idosos, homens e mulheres, gays e héteros, pais e filhos, solteiros e casados, viúvos e divorciados, religiosos e ateus, ou todo aquele que estiver disposto a ter um modo de vida em harmonia com a natureza e unir esforços para que a presença de sua nudez social seja um reflexo do cuidado com o meio ambiente, do respeito que tem pelo próximo e por si mesmo.
Porque uma hora a gente tem que criar raízes, não vamos ser jovens para sempre. Porque esse negocio de ficar pulando de galho em galho, não dá. ''Pressa e oportunidade'' nem sempre vai ser a melhor escolha. Entendo que cada um tem o direito de se relacionar quantas vezes quiser na vida, mas temos também que aprender a se relacionar com os defeitos do outro também, não só com as qualidades. Porque ninguém é perfeito.
Se a agricultura é a base do progresso de um Estado, porque não atribuirmos aos jovens parcelas de terras férteis, para que possam usar de forma mais eficaz a sua energia, trabalhando a terra, gerando emprego e fomentando a agro-industria, ao invés dos Governos permitirem que estes gastem a sua energia em manifestações.
os jovens não sabem nada da morte e têm sempre uma vertiginosa pressa de chegar...são como tocha a arder, só dão conta do tempo à custa de se irem consumindo porque o tempo é senhor do espanto e não perdoa nada nem ninguém ... a vida é tão breve como uma chama e a exaltação da Juventude é uma ilusão passageira. Deixei-me a pensar numa dobra do tempo e reparei como a vida medra tão rápidamente e eu que não me demorei tempo algum, cheguei sem norte, também pouco sabendo, quase nada sobre a morte.
Os poetas não morrem apenas dormem e ficam ditando suas palavras aos mais jovens. Ressuscitem! Venham viver, respirem fundo suas letras regozijando suas rimas e espirrem seus versos para que possamos ser contaminados por uma pandemia de poesias. Estamos cansados de aflições, nos envolva de alegrias.
Queria compartilhar esse pensamento, hoje vir um casal de jovens sentados na calçada e pensei, ela é muito para ele loira cheias de curvas perigosas, cabelos cacheados ele moreno roupas simples magrinho, os dois conversando e tomando sorvetes enfim acabaram ele meio que assustado com as pessoas olhando ela se levantou e pegou na mão dele foram caminhando e sorrindo pra vida, apontando as coisas e fazendo palhaçadas a parte que mais me tocou, foi que ela beijou ele prova que o amor ainda existe,e isso me fez pensar que não é quem você aparenta ser é quem você é o seu valor, é que você se precisa saber, as vezes você pode não agradar o próximo dai chega um alguém e encherga tudo aquilo que ninguém nunca parou para ver e isso me fez pensar as coisas de outra forma.
Alguns jovens me dizem não estou conseguindo lidar com minha ansiedade, eu assustaria sem não o fossem ansiosos, o mundo consumista criado pela indústria cultural para beneficiar os donos do capital fazem mais vítimas em tempos supostamente normais que covid-19, a indústria cultural cria mortos vivos.
"Sempre não tive a idéia fixa de que a velhice me traria muito? Em meus jovens anos escrevi em algum lugar: primeiro nós vivemos nossa juventude, em seguida nossa juventude vive em nós. Não sei bem, ainda hoje, o que eu queria dizer com isso outrora. Mas eu tinha realmente medo de não atingir a idade de viver esta experiência; eu o sabia profundamente, uma longa vida, com todas as suas dores, vale ser vivida,. Claro, o valor da vida pode nos ficar escondido pelos desgastes sofridos pela nossa carne, nosso espírito (...) do mesmo modo que a juventude mais empreendedora pode se ver entravada em sua felicidade e em seu sucesso, por um fatal concurso de circunstâncias; mas, por além das perdas, a velhice adquire muito mais que a famosa aptidão à serenidade e à lucidez: ela permite que se chegue a uma plenitude mais acabada."
O futuro é muito esperado pelos jovens, o passado é muito visto pelos veteranos, e o presente quem liga pra ele ? As vezes temos que deixar de pensar e planejar um pouco e viver mais, porquê a vida, a vida é uma só e ela tem muito a nos oferecer, não deixe de viver hojê para viver amanha viva o hojê.
Em relação ao decreto que proibe a circulação de jovens à noite na rua feita pelo o juiz é aplaudível.Na realidade,a família deveria exercer o poder de controle social dos seus filhos,ensinando os padrões a serem seguidos,regras.Todavia,isso não acontece,ficando assim o Estado com todo o direito de controlar o padrão cultural dos menores.Várias pessoas acham essa medida extrema,dizendo basearem no Estatuto da Criança e do Adolescente,onde no Art. 15. afirma : A criança e o adolescente têm direito à liberdade [...].Devemos entender o que significa LIBERDADE, a essência da palavra. Referindo-se aos adolescentes e crianças,liberdade não é está de madrugada tomando cervejas em um bar.
"Em cada geração, há poucas jovens que descobrem seu verdadeiro príncipe. Assim como as princesas dos contos de fadas na minha infância, uma vez que elas conhecem seu verdadeiro príncipe e percebem seu incrível amor por elas, elas voluntariamente desistem de tudo para segui-lo até on confins da terra. Elas vivem a vida com seu príncipe, e são totalmente diferentes do mundo ao seu redor. Elas são radiantes. Elas são confiantes. Elas mudam o mundo. Elas possuem verdadeiramente uma beleza autentica que flui de dentro. Elas mudam o mundo. Elas são separadas em completa e intima devoção total e absoluta ao seu príncipe. E elas destacam-se entre todas as outras jovens comolírios entre espinhos."
Quando somos jovens esperamos encontrar um príncipe encantado,daqueles de contos de fadas,quando encontramos um, assim parecido com nossos sonhos ,achamos que esse é o amor maior que podemos sentir.Daí vem os filhos,e então sentimos um amor maior ainda,sem tamanho,que mistura paixão,cumplicidade, amor,ansiedade,ternura,em um turbilhão de emoção,que não temos condições de medir os sentimentos.Então eles se tornam independentes e já nem tão presentes.Quando vc acha que já sentiu tudo aparece em nossas vidas ,pequenos seres,que nos enchem de amor,fazendo com que nossos sonhos revivam,e nosso coração novamente se reanima;a esses seres damos o nome de NETO,e hoje eu quero agradecer a DEUS os dois aninhos do meu neto MIGUEL.Vovó te ama.
Dois jovens na grama se olhando como se tudo que pudessem ver fosse um ao outro, de mãos dadas como se toda segurança do mundo fosse as mãos do parceiro, sorrindo como se tivessem acabado de escutar a piada mais engraçada do mundo, beijando como se fosse a ultima vez que seus lábios se tocariam, abraçados por um tempo que para os outros é longo demais mas que para eles é muito pouco, fazendo planos para o resto da vida como se a mesma só fosse durar até o amanhã, aquele momento sentados na grama é o verdadeiro ‘felizes para sempre’ mesmo que só dure alguns minutos.
Digo, refiro-me aos jovens: todos vós viveis iludidos com o deslumbrar da droga que os afugenta. Ainda é tempo de ser vós mesmos. O resto é banalidade, estupidez!
Vejo muitos jovens crentes preocupados e se perguntando quando este mundo vai mudar. A resposta é óbvia: Quando a igreja de fato mudar ao ponto de refletir exteriormente, não apenas de sua porta para dentro. Que jamais esqueçam que grandes avivamentos começaram com o despertar de uma igreja arrependida que vivia intensamente o amor de Cristo.
O tempo passa para todo mundo, mas o que percebo são os jovens agindo como tolos ao não se prepararem para velhice que bate as portas rapidamente. E mesmo sabendo que a questão estética, onde os exercícios físicos e as danças colaboram para atrasar em pelo menos uma década o início dessa fase da vida, devemos estar atento a ela para não nos surpreendermos diante das dificuldades que virão juntas, e assim, aproveitarmos o melhor que ela pode nos oferecer. O respeito também é fundamental para com os velhos atuais, e assim, sermos, de alguma forma, recompensados por Deus no futuro com o carinho dos jovens na nossa velhice. Os estudos se mostram de suma importância para garantir uma velhice mais confortável em todos os parâmetros, pois ser um idoso totalmente dependente por não ter se preparado para velhice é muito ruim. O Salmo 92 afirma: “Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes…”, portanto, ao observamos um velho, devemos vê-lo como uma enciclopédia ambulante e que em muito pode nos ajudar com conselhos e apoio, pois eles querem ser uteis o tempo todo, mesmo que as vezes são rebeldes também. Quando olho para minha mãe com aqueles passos lentos viajo ao passado no tempo em que ela era uma fortaleza, uma robustez física de invejar, mas o tempo tratou de dissipar toda energia. Nisto vejo a sabedoria divina interagindo com a sua criação, o que me leva a entender a busca incessante dos idosos pelas coisas do alto. É o ciclo natural da vida que todos iremos passar, se dermos a sorte de chegar lá. Veja os pássaros que viajam a lugares distantes levando as sementes, eles vão jogando-as em terras estranhas, ao qual não estão acostumados a viverem, para florir o mundo com a beleza das flores. Na fecundação de uma semente a mãe terra abre os braços para recebê-la, é a vida renascendo. Esse momento de surgimento traz alegria no nascedouro e não é diferente conosco. Quando uma criança nasce o seu sorriso é um encanto, a sua respiração é a certeza da renovação. Uma nova luz que acende para esta vida. É quando o seu tempo começa a ser contado, os seus pequenos passos denunciam mais uma jornada que se inicia. Enquanto criança os pais garantem um rumo seguro, dando aos filhos seus braços como garantia de segurança neste curto espaço de tempo, onde o sono é primordial e as brincadeiras fundamentais. Então, quando sinto a brisa pela manhã ou no momento vespertino, tanto no brilho do sol com a sua luminosidade ou mesmo a lua oferecendo seus encantos junto às estrelas só para abrilhantar esse inicio de vida, vejo concretizada as maravilhas de Deus. Mas o tempo sempre passa e tudo muda, chega à hora de perpetuar a espécie, tempo de amar e produzir. Geração de nova gente, jornada longa e saudável, grandes batalhas e grandes vitórias também. Até que chega a famigerada idade, instante onde a sabedoria aflora, época de profundos agradecimentos por tudo o que Deus um dia lhe deu, é a vida se findando para um novo ciclo recomeçar. Mas também é a grande oportunidade dos filhos cuidarem dos seus antigos responsáveis, pois quem um dia lhe deu total apoio hoje precisa desta retribuição com urgência. Em cada passo lento dado, as crises das doenças que finalizam a vida e a falta da força física que corroboram para o sofrimento dos velhos são mostra de momentos constrangedores, porém, vejo tudo isso como grande oportunidade para os filhos serem pais dos seus próprios pais. E que Deus abençoe todos os nossos velhinhos!
