Textos para Jovens e Adultos
Somos jovens, mas jovens apaixonados. As vezes me pergunto se estamos fazendo a coisa certa, mas como vamos saber sem experimentar. A vida é um parque de diversões, experimentamos de tudo um pouco, só assim saberemos o que realmente é bom. De uma coisa tenho certeza, nunca vou me arrepender do dia em que ti conheci, dos sorrisos, das brincadeiras e de seu beijo...
Somos jovens mas não eternos, nada garante que o amanhã irá ser inteiro. Tenha mais medo de ficar parado do que se arriscar, fique menos preocupado em olhar para tras e ver o que você deixou e se foque mais no que pode aparecer na sua vida e muda-la para sempre. Amores e amizades que resolvi abandonar por já não se encaixarem mais no presente tampouco no futuro, por terem me decepcionado tanto a ponto de me fazerem ignorar tudo que bom já passamos...assim é a vida para todos.
Qual é o seu problema? Quantos velhos decrépitos você vê com mulheres jovens todo o tempo? Qual é a diferença? A quem importa? A verdade é que são dois adultos. O que é bom para o ganso também é bom para a gansa... Ah, garotas apenas querem se divertir! (Ao ser perguntada o que acha do envolvimento de Madonna com o modelo Brasileiro Jesus Luz).
Aos jovens pobres que nasceram neste século e que não pensam em largar a escola, estão destinados a serem a esperança da nossa pátria...não sejamos iguais a nossos pais,pois eles infelizmente são tapados...sejamos corajosos,pacientes..pois se juntarmos nossos conhecimentos, com certeza no futuro próximo salvaremos nosso PAÍS...#BrasilSemCorrupção
Os jovens brilhantes vivem para o mundo, conhecem verdadeiramente suas expectativas, crescendo para ganhar sua vida e seu dinheiro para se tornar independente, fazendo faculdade de realidade para mais tarde prosseguir com suas novas origens, construir livros, saber que para ser essencial precisa primeiro seguir os sentimentos para achar o tesouro que em cada uma existe os segredos mais adultos e felizes
Muitas vezes na vida pensamos que os sonhos se acabaram que sonhos são apenas para crianças e jovens...mas não... eles adormecem a cada decepção e acordam a cada superação,então jamais pense que acabou, pois os sonhos sempre se renovam a cada fase de nossas vidas,nunca deixe de sonhar,sonhar é viver o que ainda não alcançamos.
"Cometemos erros e aprendemos com eles, mesmo que sejamos jovens ou não, não se importe com o que você irá se tornar, simplesmente viva o limite da vida, Anos atrás alguém já o aconselhou a tomar cuidado e ser forte, mas você sendo tão jovem dizia saber de tudo e gritou aos quatro ventos e acabou dançando sozinho. E acabou vendo a sua vida ficar bagunçada e conforme o tempo foi passando você acabou organizando a sua vida a medida que as luzes foram acendendo-se, depois disso você foi aprendendo mais sobre quem tu és e quem realmente você queria tornar-se mesmo parado em pé em um canto. Logo percebeu que os seus pés o levariam ao sucesso quando você encontrar a sua essência."
Quantos jovens brilhantes ultra graduados, decididos e diligentes formados em faculdades reconhecidas pelo MEC têm exigido empregos em organizações de alto potencial, prometendo que trabalharão duro para gerar capital que lhes permitirá se aposentar e buscar seus verdadeiros interesses confusos quando estão com trinta anos e contando? E quando chegam a essa idade, eles têm grandes prestações, crianças em escolas particulares, casas na periferia que exigem pelo menos duas horas em um trânsito cáustico e uma leve sensação de que a vida não vale a pena sem um provedor via streaming, anticolinesterásicos importados e autocracia da vontade egoísta. O que eles deveriam fazer? Criar cabras? Questionar oligopólios, nações, impérios, alegorias e prestar atenção nas águas dos córregos? No vento balançando folhas? A humanidade, mesmo quando experimenta o pleno prazer, não está satisfeita, porque teme que esse sentimento possa logo desaparecer e deseja intensificação. As pessoas são libertadas do sofrimento não quando experimentam esse ou aquele prazer transubstancial, mas sim quando compreendem a natureza em totalidade de todos os seus sentimentos. Sem papinho de meditação budista. Na meditação, você deve observar de perto sua mente e seu corpo, testemunhar o surgimento de todos os seus sentimentos, e perceber quão inútil é persegui-los. Não seria mais interessante apenas parar e viver em vez de fantasiar?
"Estar apaixonado não é tão bom quanto parece, Machuca ainda mais quando somos jovens, estar apaixonado é como se fosse uma faca entrando em seu coração uma faca que entra lentamente sem nem uma piedade, é claro que um dia essa faca irá sair mas ela irá deixar uma marca, uma cicatriz para lembrar que já se feriu antes ."
Os entretenimentos radicais e cada vez mais perigosos escolhido pela maioria dos jovens de hoje não são uma vertente de mais vida pela expansão de adrenalina como a maioria pensa e sim uma banalização da morte por acreditarem que a juventude é tudo e que em uma estrada de vida normal futura advirá sem grandes perspectivas, realizações e a não garantia de emoções tão fortes estimuladoras na maturidade e na velhice. Claramente um processo consumista maléfico que hidrata pouco a pouco na juventude planetária a crença cega materialista de menos fé, um distante e impossível bom futuro e aniquila por vez toda e qualquer possibilidade de dias melhores e esperança.
Hoje em dia, qual a importância das crianças, jovens e adolescentes para a mídia? Estava lembrando da minha infância. Quando eu ligava a TV, tinha Xuxa na #RedeGlobo, Mara Maravilha no #SBT, Angélica na antiga #Manchete, logo depois vieram outros programas voltados para esse público, mas não demoraram muito tempo. Os desenhos eram Cavalo de Fogo, He-man, Ursinhos carinhosos, Smufs, Caverna do dragão, o fantástico mundo de Bob, etc. Eram programas que ocupavam o tempo e a mente, eu lembro que eu brincava de jogar papéis para sortear as cartas (imitava a Xuxa sorteando as cartas). E hoje? Trocarem a TV Globinho por Encontro com Fátima, não foi uma mudança muito inteligente. Hoje são diferentes os programas de televisão, até os desenhos perderam os seus encantos, a sensação que me dar é que "todo mundo" cresceu. Queria eu poder voltar a minha infância, aquela onde a diversão não dava lugar para a tristeza, onde a rua era o melhor parque, a gente brincava de barra-bandeira, queimado, amarelinha, esconde-esconde, eslastico, o jogo das pedrinhas, passar anel,tô no poço, não faltava diversão. Hoje a segurança não permite, a história é outra, estamos presos a um mundo digital, virtual, que infelizmente tem o seu lado escuro. Pais, brinquem com os seus filhos, ressuscitem as crianças em vocês e mostrem a eles que vale a pena conhecerem um mundo além do virtual.
Às vezes você vê os jovens sofrendo por alguém e a primeira coisa que diz é “ Nem sabe o que é amar de verdade “ porém não se esquece amor não tem idade. Você não sabe quando nem por quem você vai se apaixonar, mais quando isso acontece independente da idade todos vão saber , então não julgue somente respeite.
Quando estou entre os jovens busco semear opções novas de procura. Afinal não existe modelo algum igual nenhum para cada qual se encontrar e ser feliz como tanta gente diz.Na maioria das vezes, acabo percebendo que fico falando sozinho como se eu estivesse pagando na mesma moeda, tudo que não escutei, da mesma maneira quando eu era tão jovem. A sede de viver, de experimentar, ousar e transgredir os velhos caminhos, ensurdece e é próprio da aceleração do jovem que engole a vida, de polis besteiras sem ao menos saborear como se a fome de vazio estivesse incomodada e atrasada de tanto, tantas vezes em esperar. O tempo certo e lugar adequado é e são medidas da maturidade durante a juventude todo momento é o frenético movimento certo de tudo viver, sem pensar mesmo sofrendo e se machucar.
Às vezes me pergunto se jovens que nunca conheceram a época em que ninguém tinha de mostrar documentos (e muito menos cartão de crédito) nos hotéis, em que se podia fumar à vontade nos restaurantes, em que só os doentes se preocupavam com a saúde, em que só as pessoas gordíssimas faziam regime e em que as mulheres se sentiam lisonjeadas em vez de chamar a polícia quando recebiam cantadas de rua chegarão um dia a compreender o que é a dignidade humana.
Eu não suporto ver os jovens de hoje em dia com os olhos fixos em um aparelho celular em todo lugar que eu olho. Eles andam pela rua olhando pra isso, sem se quer olhar pra quem passa por eles ou então para a beleza da natureza. Eles viraram escravos da tecnologia e não sabem mais aproveitar a vida presos ali. Eu não faço mais do que ficar com pena desses escravos, que dedicam suas miseráveis vidas á um pequeno aparelho.
Hoje vejo os jovens grudados em aparelhos celulares. Viciados, isso sim. Mas amanhã vocês poderão estar realmente dependendo de um aparelho para sobreviver. Então, quando estiverem vivendo por ele, vocês lembrarão de quando eram jovens e desejarão voltar ao tempo. Desejarão ter mais tempo. Desejarão aproveitá-lo melhor. Então, não esperem o tempo passar. Não esperem as cosias, as pessoas e os momentos irem embora. Aproveite o agora. Não se esqueçam de que o futuro nunca chega e o passado não volta. Nós vivemos apenas no presente. Então não planeje o futuro nem viva de lembranças. Viva feliz hoje. Aproveite hoje. Porque o amanhã não chagará nunca.
Penso nos jovens sorrindo feito bobos... Por que eles riem, quando há tanto sofrimento nesse mundo? Por que não estão todos chorando, se descabelando e se desesperando? Eu faço isso, às vezes. Faço isso quando penso em mim e nos outros. Mas não sou igual aos outros. E não sei se eles são egoístas demais ou eu que sou louca. Não sei de nada. Ou melhor, nada é a única coisa que eu conheço bem.
É engraçado, quando somos jovens e famintos a nossa criatividade transborda e acreditamos poder mudar os sistemas e os velhos mecanismos, e quando alcançamos certa estabilidade nos acomodamos e ficamos um tanto flexíveis e desencorajamos os jovens e os famintos… Talvez seja simplesmente medo e vergonha de que eles consigam fazer aquelas coisas todas que não fomos capazes.
Como educador, é doloroso continuar assistindo ao longo de décadas nossos jovens cometendo verdadeiros "assassinatos" nas expressões verbais mais básicas do cotidiano, sem que evoluamos para um estágio em que adquiram, ao mínimo, consciência de suas necessidades educacionais mais elementares.
É assustadora a crise de valores dos dias atuais, amplamente disseminada entre os mais jovens e cristalizada nos mais velhos de formação desvirtuada. As pessoas confundem conceitos que antes tinham fronteiras bem claras, como amor e desejo, liberdade e libertinagem, e colocam coisas superficiais e essenciais, temporárias e permanentes no mesmo saco. Nunca os estados de ser e de estar estiveram tão misturados nas cabeças e nos sentimentos de tão significativa parcela da população, o que leva os mais conscientes a reavaliar, com cada vez mais freqüência, os próprios referenciais de vida para saber se não estamos perdendo os parâmetros de posicionamento perante tais conceitos.
