Textos para ajudar pessoas com depressão: palavras de conforto e motivação

Me deixem.

As pessoas acham que ando deprimido. Não vou desmentir, prefiro deixar assim, é até bom. Os deprimidos podem agir de modo esquisito e não precisam justificar suas bobagens o tempo todo. Ele é um deprimido, quem se importa? Recebam meu recado: eu até que estou indo bem. Somente descobri que, no momento agora, só consigo ir com as caras que nunca mais verei, só consigo me apaixonar pelo que assumidamente é feito de pó. Não faça como o resto da cidade, não ultrapasse meu semáforo depois que já fechou. A pressa é inimiga da direção. E a gente se vê, ainda. Promessa.

A má notícia é que, a julgar pelo meu entusiasmo nos últimos dias, morri. Até já decidi minha lápide - "Viveu lutando pelo amor e as sensações que valem a pena ser vividas. Fracassou miseravelmente." - O que você acha? Nem tô, na verdade. Me deixem.

A boa notícia é que não perdi o telefone de ninguém, apenas minhas falas teatrais dentro do grupo não fazem muito sentido nesta temporada. Ando menos polissilábico, menos colorido, menos espalhafatoso, menos vaidoso, menos inventado. E não consigo ver onde está meu erro.

Falando sério, tenho andado bastante sozinho, sobretudo ultimamente. É um tempo de agitações, de ímpetos de impaciência, ansiedade e mau humor. Contando com a resolução das coisas, que chegue logo um futuro que sei que virá, sabendo que nada mais depende de alguma ação minha. Só da minha habilidade em esperar. E isso me lembra que não há mais com quem contar, além do tempo. Que ando meio sozinho e assim eu quis, de certa forma.

Será tão errado assim brincar de perder tudo, algumas vezes por ano? Quase tudo, você ainda tem seu chá de capim-cidreira e todas aquelas canções em MP3 da Joni Mitchell para catalogar, os dois novos livros do John Fante para deglutir.

Pode não ser uma parte boa da minha vida, assistindo de fora. Mas não consigo sentir isso justamente porque não é tempo de sentir muita coisa. São apenas experiências com o estoicismo, fora isso, como eu disse, estou legal. Não perca tempo com preocupações ou sentindo saudades. Saudade é um amor que chegou atrasado após dormir demais.

E eu tenho tentado dormir demais, querendo me congelar para o futuro melhor. Um futuro bom, assim como foi bom esse nosso passado. É o presente que não estou sabendo como viver. Acredite, hoje, estamos melhores separados. Ou, ao menos, mais verdadeiros.

Minhas lagrimas são o resultado de um caminho deprimido sem amor ou respeito quê possa me trazer dignidade e honra.
As humilhações são os restos e migalhas de um amor instinto através do tempo.
A esperança de reatar o quê já morreu está em um destino não real.
Mas a vontade de um guerreiro move montanhas com imensas intensidades nos sentimentos verdadeiros.

Acordo e estou triste, mas não deprimida, apenas decepcionada e percebo as pessoas próximas se movimentando no domingo de manhã.
Estão "passando" um café cheiroso, alguém me diz para sentar e comer o sanduiche, vejo aquele de forno, com o queijo em cima e pão sem bordas.
Eu me vi tão feliz com o café tão simples, só pelo motivo de alguém ter se lembrado de como eu gostava do pão assado, na minha infância, sem as casquinhas, eu as tirava e começaca a comer o sanduiche pelo recheio, a bordas ficavam intactas.
Eu fingi que não havia me emocionado com esse café igual ao de antigamente e comecei a comer logo, veio a lembrança do sabor amanteigado da assadeira em baixo do pão .
Foi o bastante para aceitar que eu não tenho o poder de mudar o que não cabe a mim e sim dar tempo ao Senhor dele, pois as melhores memórias que ja vivi e volto a reviver, não partem de mim, são expontâneas e tem o momento certo para transformar minha vida.
Por causa dessa manifestação de carinho, fui me vestir com uma roupa bonita, precisava mostrar que essas pessoas valiam a pena, ao fazer do meu dia o mais feliz.
Não mudei por obrigação de retribuir, ninguém me pediu nada, mas eu senti um impulso de despertar do desgosto em que perdi o sono, aprendi que ele não iria me ajudar, mas sim me depreciar cada vez mais e meu tempo é valioso, não posso o desperdiçar com tristeza.
Portanto, amanhã será outro dia, mas um gesto carinhoso hoje foi capaz de adoçar uma manhã amarga.
E se uma chuva de sentimentos bons acontecesse todos os dias na vida das pessoas, o que não transformaria?

Não estás deprimido, estás distraído
Não estás deprimido, estás distraído. Distraído em relação à vida que te preenche, distraído em relação à vida que te rodeia, golfinhos, bosques, mares, montanhas, rios. Não caias como caiu teu irmão que sofre por um único ser humano, quando existem cinco...

..

Por que o cristão, homem ou mulher, fica deprimido? É porque ele examinou a si mesmo desta maneira minuciosa - é sempre uma questão de pormenores, de pontos refinados, de tomar o pulso espiritual, de medir a temperatura espiritual. É levada a efeito toda investigação que se pode imaginar, e depois os resultados são reduzidos a uma sinopse. Eis aí, então, o registro; e é péssimo. A conclusão óbvia que se tira é: "Muito bem, será que sou cristão mesmo? Alguma vez fui realmente cristão? Será possível?"
O objetivo do diabo é conseguir que alimentemos esse sentimento. Se ele conseguir fazer que nos examinemos de tal maneira que isso não seja apenas uma introspecção, mas nos leve à conclusão de que nunca fomos cristãos, ele ficará mais que satisfeito. Estou procurando fazê-los lembrar-se de que a resposta fundamental ao diabo, é que, seja como for que nos sintamos, continuamos sendo cristãos. Contudo, como prová-lo a nós mesmos? Essa é a real necessidade nesse ponto. O modo de fazê-lo - e esta é a razão por que os reformadores protestantes viram que esse é o artigo fundamental de uma igreja para que se firme ou caia - é lembrar-nos da justificação só pela fé! O diabo diz: "Olhe a sua ficha, só há uma conclusão, você não é cristão, nunca foi." Responda ao diabo dizendo-lhe que o que torna um homem num cristão não é nada que se ache nele, e sim "o Sangue de Jesus e Sua Justiça". Graças a Deus por isso, pois se todos nós examinássemos verdadeiramente a nós mesmos e tentássemos decidir com base no registro da nossa própria vida se somos cristãos ou não, nunca existiria nem um único cristão!Há somente uma coisa que nos faz cristãos - a justiça de Cristo e nada mais.

Em meu banco preferido, sento quando deprimido
O pedido que faço é sempre o mesmo e é glorificado
Converso com aquele ser superior que está ali do outro lado
Te louvei-o todos dias por ser minha companhia
Com fé e alegria
Obrigado novamente, por saciar minha sede
E de todas as perguntas, respostas tu ei de me dar
Será meu amigo para sempre, meu amigo garçom deste bar.

Andamos tão deprimidos
Por conta de felicidades passageiras que beijamos!
Seria melhor um abraço verdadeiro,
Um pedaçinho de pão caseiro e
Um café quentinho, com leite, canela e cacau?
Pra que? Pra que se esquentar as cobertas,
Se podemos incendiar o coração?
De fato, eu estaria correta
Se ao menos tudo isso, hoje, não fosse ilusao.
Também não me condeno tanto,
Pois ja dizia o poeta
O bom sonhador nunca morre, apenas deixa de existir.

Sabe, existem vários tipos de música.

Há aquelas que te deixam triste, pensativo ou deprimido.

Há aquelas que te deixam animado, feliz ou sorridente.

Mas também existem aquelas que falam o que o coração ainda não tinha percebido, ou até mesmo o que a mente já sabia, mas o coração recusava a aceitar.

⁠Seu filho está deprimido porque não está tendo vida social na escola?
Agora imagina o filho do comerciante se não tiver o que comer, porque o pai dele foi proibido de abrir o seu comércio, pelo governador riquinho que acha que o trabalho desse pai não é essencial (mas o governador está com o $$ dele garantido)...
Cara, qual é a COERÊNCIA disso? Qual???
Uma família sem seu ganha pão também deprime. Passa fome. Tem pais de família que tiram a própria vida por conta das dificuldades... QUAL A COERÊNCIA?

Ele disse que se sentia mais deprimido do que milionario quando confere o saldo bancario ou quando recebe novo iate ou quando vai esquiar em Vail (Colorado). 'É uma espécie de depressão real', ele concluiu!"
Texto Meu No.1008, Criado em 2021

USE, MAS DÊ BOM EXEMPLO.
CITE A FONTE E O AUTOR:
thudocomh.blogspot.com

DESEJADA MAGIA

Eu queria fazer uma poesia que quisesses ler
Quando deprimido tu estivesses, e que de mil
Motivações te impulsionar por inteiro pudesse.

Queria tocar o coração com varinha de condão
E te propiciar toda a magia de fadas, gnomos e
Elfos, repletos de afeto, alegria e muita energia.

Assim, pela alquimia do amor em poesia tua dor
Acabaria, te veria deslizar na magia, escorregar
No arco-íris e caíres na folia da alegria neste dia!

Guria da Poesia Gaúcha

Inserida por GuriaPoesia

Se com toda a razão, te sentes: doente, angustiad@, deprimid@, logo e por tal; triste, POR FAVOR, não chores mais!…

Se em ti, tens grande razão pra chorar;
Tenta animar-te, meu primo e meu IRMÃO;
Porque o tal, nunca irá remediar;
Esse em ti, sentir cheio de razão!

Por tal, só tens que animar O teu SER;
Pra voltar a sorrir, para esta vida;
Por isso, tens que cá ser tu a querer;
Voltar à ALEGRIA em ti perdida!

Anima-te e sacode essa tristeza;
Pra bem longe de ti, Bonito SER;
Para que ela, não encurte a tua vida!...

Logo reage a ela, com tal firmeza;
Pra que a ti volte o gostar do viver;
Tão tido antes da tal aparecida.

Com esperança;

Inserida por manuel_santos_1

Meio deprimida com a vida?
Meio deprimente o que meu interior sente?

Acho que sim...

Quer saber como me sinto?
Me sinto assim:

Um ser quase não ser
Um querer desaparecer
Um correr e correr
A velocidade da luz alcançar
Num passe de mágica tudo da minha mente apagar.

No more memories

Nada de lembranças
Nada de passado
Nada de esperança

Uma tábula rasa...

Uma vida rasa.

Um dia viver como os acontecimentos vierem a acontecer...
De tudo me desprender... ao anoitecer..
Na escuridão da noite adormecer sem a nada nem a ninguém pertencer...

Novo dia - borracha mágica
A apagar tudo o que o ontem me fez viver...
Não parar até tudo nas brumas do tempo se escafeder.

Anoitecer... adormecer.

Novo dia... tábula rasa mais um vez
Viver tudo de novo outra vez
Como se nada nunca antes tivesse sido... nem depois fosse outra vez acontecer.

Quão felizes seríamos se só o presente tivéssemos pra viver...

Deprimida? Deprimente? Quem pode me dizer? 🤔

Inserida por RosangelaCalza

keats quando estava deprimido
se sentindo mais pateta que poeta
vestia uma camisa limpa
eu tomei um banho
com os dedos ajeitei os cabelos
vesti roupas limpas
olhei praquele espelho
o suficiente pra
sem relógio caro
fazer pose de lota
e sem pistola automática
pose de anjo do charlie
então eu disse: “é, gata”
rápida peguei as chaves
saí num pulo
só fui rir no elevador.

Inserida por pensador

Meu filho se foi
Quanto a mim fiquei aqui
Sozinho, triste, deprimido
Prá todo lado que olho
Em nada vejo sentido

Desorientado eu caminho
Já nem sei o que vou fazer
Desvio meus pensamentos
Mas não dá para esquecer

Lembro das coisas que fizemos
No que deixamos de fazer
Quanto mais eu penso nisto
Mais aumenta meu sofrer

Lembro dele criança
Adolescente e depois adulto
À Deus pediria indulto
Prá trazer ele de volta
Mas o que mais me revolta
É saber ser impossível

Acordado ou dormindo
Sempre por ele eu chamo
Queria poder abraçá-lo e dizer
Filho eu te amo

Mas o destino o levou e fiquei perdido ao léu
Enquanto isto Jesus ganhou um anjo no céu

E assim vou caminhando nesta tristeza sem fim
Vivendo o tempo que resta, da minha vida sem mim.

Inserida por anjudanoite

Não importa o que faça
Procure por um amor
Se está triste
Deprimido
Procure um amor

Posso garantir que ele existe
O amor a dois
Com alma e coração
Sei porque vivi

Procure o amor
Se for preciso
Refaça a fé
Acredite em outros santos
Noutros deuses
Em outras orações

Procure
Para viver
Para que ao acordar fique mais leve
Para poder compartilhar o café da tarde
Para ter com quem conversar fiado antes de dormir
Para poder acreditar em mais alguém

Eu que estava dormindo
Quando veio a poesia
Acordei, liguei a luz
Fui buscar a caneta que estava longe
Num quarto estava frio

Fiz tudo isso,
Porque acredito.§

Inserida por geradotinoco

Labirinto.

Estou perdido em um labirinto escuro,
Ferido e deprimido,
Pensando em tudo que fiz,
Analisando se mereci ter vivido.

A tristeza e a solidão domina,
A incerteza me faz pensar;
Será que é a hora de descansar,
De me despedir, deste lugar?

Irei para sempre,
Nunca mais aparecerei,
Desativarei meu corpo,
Descansarei minha mente.

A ida é triste,
É sempre uma tortura,
Mas não encontro outro caminho,
Esta será minha cura.

Inserida por AlmaPauloRoberto

Isadora amanheceu deprimida. Ela que nunca se sujeitou a trabalhos convencionais, desses que a pessoa têm que cumprir horários, ela que sempre fez somente o que lhe possibilitava voar, estava nesse momento sentindo como se fosse um contrato de experiência.
Olhou no retrovisor da sua história e percebeu que há tempo demais não conseguia emplacar qualquer relacionamento por mais de três meses, às vezes por mais de três vezes.
Agora, quando se olhava no espelho via um livrinho de capa azul, totalmente sem charme. Costumava conversar muito consigo mesma, e aí as coisa ficavam feias para ela. Não se poupava, queria mesmo era se sentir machucada, de preferência em frangalhos. Começava por indagar-se o que lhe valia ter tão grande autoestima, pois se fosse realmente tudo aquilo que achava dela, não viveria tão sozinha como vive. Se ela fosse aquela pessoa fenomenal que ela achava que era, faria tanta falta que não cogitariam de perdê-la de vista, de ter notícias suas e de ouvir sua voz. Amigos e amores não iriam assinar com ela nenhum contrato, mas certamente a levariam tatuada em sua histórias e principalmente em seus corações.

Inserida por AngelaBeatrizSabbag

Me sinto alegre,pulsante, extasiada, tímida, raivosa, deprimida, mal-humorada, fabulosa, sonhadora, privilegiada, horrorosa, sensível, confusa, decepcionada e triste.

Alegre porque eu conheci você.

Pulsante pois quando você está perto de mim eu sinto todo o meu sangue passar pelo meu corpo.

Extasiada porque eu vejo você sorrindo e percebo que está sorrindo pra mim e só pra mim.

Tímida pois quando você me olha eu percebo que a sua atenção está concentrada exclusivamente em mim e em mais ninguém.

Raivosa pois eu vejo todas as garotas bonitas te olhando com olhos desejosos.

Deprimida porque você também olha pra elas com olhos desejosos.

Mal-humorada porque as horas passam devagar e eu sou obrigada a ficar esperando pra ver você novamente.

Fabulosa pois quando os garotos me olham com outros olhos você simplesmente acha que eu não combino de jeito nenhum, de nenhuma maneira com nenhum deles.

Sonhadora porque eu sei que é porque você tem ciúmes e não quer me ver com nenhum garoto.

Privilegiada porque você desmarca dos seus encontrinhos só para ficar comigo.

Horrorosa porque eu me olho no espelho e não vejo a beleza que as garotas com quem você sai tem.

Sensível porque às vezes a realidade de que você não sente a mesma coisa por mim me faz chorar.

Confusa porque você me dá sinais, mas depois fica estranho comigo.

Triste porque você muitas vezes me machuca.

E decepcionada comigo mesma, porque você é um babaca e mesmo assim eu sou apaixonada por você.

Escrevi isso para você porque palavras não bastam e eu tenho medo de agir. Então, escrevi esta carta para você. Espero que aproveite as minhas verdades que serão jogadas na sua cara. Que faça bom proveito

Inserida por GiohMaiaSonhadora

" Me permita ficar triste.
Me permita ficar alegre.
Me permita ficar deprimido.
Me permita não esquecer.
Me permita esquecer.
Me permita relembrar.
Me permita fugir.
Me permita ficar.
Me permita ser livre.
Me permita sentir.
Me permita não sentir.
Me permita viver.
Me permita não viver.
ME PERMITA SER QUEM EU SOU. "