Textos Escritos por Paulo Mendes Campos
A gestão democrática não se efetivará por decreto, portarias ou por resoluções, mas pelo processo de participação coletiva dos envolvidos no processo educativo. É a garantia de mecanismos e condições para participação, descentralização e compartilhamento, mesmo sendo a escola um espaço de contradições e diferenças em que se englobam relações de poder, participação e trabalho coletivo
Nem todos os profissionais da Educação estão, de fato, engajados em realizar propostas pedagógicas que contemplem a diversificação, mas a diversidade cultural tem a cultura como repertório amplo de sentidos a serem apreendidos por todos e as instituições de ensino devem, sim, assumir essa responsabilidade.
É interessante (...) que o elo entre as práticas de ensino e o pensar dialógico esteja fixado pelas mãos do educador, e que suas ações desenvolvam-se em um espiral. (...) Analogamente, poderemos enxergar o desenvolvimento da ação docente tal como Piaget descreve as fases do desenvolvimento, em uma visão interacionista e, portanto, dialética.
Faz-se necessário que nossas teses, antíteses e sínteses sejam compostas por nós a partir de uma dúplice quase que parnasiana: com as pernas da experiência e com os braços da imaginação; porque a primeira permite o aprendizado das técnicas, dando sustentação, e a segunda cria soluções e nos prepara para alçar voos.
Indivíduos se lançam em aquisições impensadas, 'necessitando' consumir para definir o seu papel na sociedade, para alcançar o padrão pregado pela cultura de consumo, consequência de uma avaliação deturpada das suas possibilidades e má administração das suas finanças, o que já produz efeitos na economia do país e na questão da sustentabilidade.
[Na EJA], é imprescindível que o professor consiga levar os estudantes a participar constantemente de cada ação educativa, interagindo ativamente com os outros e com o meio, permitindo reflexões e a busca por soluções transformadoras, e, assim, deixando a condição de oprimidos ou excluídos.
"A vida é como uma pintura em tela de algodão. As vezes uma representação realista do que somos. As vezes uma abstração, enfatizamos as aparências e escondemos a nossa verdadeira essência. Pinte a tela da vida externando o que há de melhor dentro de si. Que as mãos sejam hábeis; os rabiscos, a verdade; e sua história seja a mais grandiosa obra de arte".
Ela tem aquele jeito doce e simples de falar. É Dona de uma sabedoria infinita. Diz o que pensa, afirma que a verdade é a maior liberdade que podemos ter. Apaixonada pela vida, acredita que devemos viver um capítulo de cada vez, reler os trechos em negrito e preparar o cenário para o próximo capítulo. Perguntada sobre o presente, ela diz que o hoje é estar conectada em si mesma, é silenciar a mente e escutar o interior, viver sua verdade. Questionada sobre o futuro, ela silencia. Por fim, dispara: “Eu já vivo o futuro, eu sou o que quero ser amanhã, para mim nada é impossível, tudo faz parte de um processo de construção”.
As vezes penso em você de uma forma que não consigo parar de pensar. Apenas penso em você e tudo fica tão florido como se nunca florescesse em um homem, se todos os homens fosse sensível as flores, você já teria conhecido alguém melhor que eu, mas como todos os homens não são assim, que bom que você me conheceu .
O Sol da manhã. Todos os dias, quando abro minha janela, te vejo, e mais uma vez ilumina meu dia, me aquece, distrai minha mente. Me sinto vivo e te admiro! Luz e calor, beleza e natureza. Imagino céu e mar, e lá você está. Quero te ver todos os dias, sentir seu calor ao acordar, ai, sim, para mais uma vez te admirar...
Eu não entendo. Eu só falei que amava e acreditem, era um amor tão grande que dava pra encher o coração, a casa, o mundo, a alma e cabia até nas mãos de Deus e, no entanto, eu fui escorraçado por isto. Mas, pensando bem, acho que era maior do que eu imaginava, grande demais pra caber na vida dela e se não foi a grandeza dele que a assustou, foi ela que não entendeu nada mesmo!
"Às Vezes a gente fica esperando que aquela pessoa mude a sua maneira de pensar sobre a gente, que haja uma mudança onde aquela pessoa possa enfim perceber o quanto somos, ou o quanto podemos ser, ou ainda, quanto poderíamos ser importante pra ela no futuro. Mas até que um belo dia, esperando, a gente se dá conta que de tanto esperar, foi a gente quem mudou e passou a pensar de forma diferente, que outros acontecimentos vieram, outras pessoas surgiram no caminho e que a gente é quem não precisa mais dela como precisávamos antes e com isso seguimos em paz deixando-a também seguir em paz, pois no fim das contas, no fim de tudo, tudo muda quando na verdade algumas coisas que gostávamos muito não deveriam nunca mudar! Mas, por enfim, a vida é isso mesmo, temos que estar sempre mudando, mudando em todos os sentidos, porque estamos crescendo. Mudando no sentido amplo da palavra do que é “viver”, porque generosamente a vida nos abre o seu leque mostrando a sua vastidão. Quanto ao amor, este não deveria nunca mudar, mesmo porque ele é só sentimento, é algo que se aconchega na alma, o qual deveria, este sim, sempre crescer, sempre apenas a crescer, crescer e crescer... crescer por alguém que está ali do nosso lado, por alguém que esteve ali do nosso lado, por alguém que você esperava e que por algum motivo não veio, ou por alguém que lá na frente está a esperar você...”
Sei amar como ninguém, porém não consigo amar por muito tempo. Eu enjoo rápido. Dá vontade de sair correndo e nunca mais parar. Mas daí, eu certamente pararia pra descansar no primeiro oásis, porque tudo que é demais me cansa. Inclusive, esse tal descanso na miragem, que, mais do que depressa, seria trocado logo por uma carona - nem que fosse de ônibus - até a cidade mais próxima, onde eu pudesse conhecer gente nova.
Torne-se imune. Torne-se forte. Não se importe com coisas que você desde o começo sabe que não devem ter valor pra você. Não se deixe abater por ações. Nem pela falta delas. Não se importe com palavras. Nem se impressione com elas. As palavras perdem seu valor facilmente, hoje em dia. Não finja. Não espere. Não superestime nada e ninguém. Isso certamente fará você cair. Cada pessoa tem um jeito de agir, um jeito de pensar, um jeito de falar. E esses 'jeitos' são únicos. Não se acostume à ninguém. Não se acomode. Lute. Reflita. Planeje, mas viva um dia após o outro. E se algum dia, perceber que alguém roubou o seu coração, entregue-o de uma vez. É bom se entregar, mas entregue ciente que poderá se machucar. Às vezes é bom também cair, pra aprender se levantar (sozinho). Posso afirmar que a melhor coisa que existe é se apaixonar. Pela vida, pelo mar, pela música, pelo vento, por algum cabelo, por algum perfume, por algum toque... Apaixone-se. Apaixone-se novamente, e mais uma vez. Você não irá acertar na primeira vez. Talvez, nem na vigésima. Então não se prenda à pensamentos, mágoas, paixões, amores, amizades, carinhos passados. Toda noite o sábio tem a certeza que vem um novo dia. Por isso renove-se com ele todas as manhãs. Acorde de madrugada pra ver a lua. Pense em quem você ama. Se possível, faça isso do lado dela. Inspire-se. Mergulhe. Olhe no espelho e encontre seus inúmeros defeitos. Ria deles. Gargalhe. As pessoas te amam com eles. Veja sua beleza e suas qualidades. Se valorize. A vida ensina que ninguém é melhor que ninguém. O que existe é gosto, parâmetros. Não se encaixe à um ponto de vista. Se encaixe ao seu ponto de vista. Mude. Mude tudo. Mudar faz bem. Sinta-se feliz. Respire e exale sua felicidade. Contagie com seu sorriso. Esteja preparado pra tudo. Porque o maravilhoso da vida é exatamente essa incerteza do amanhã. É isso que faz as pessoas levantarem da cama e buscarem algo melhor pra si. Melhore. Faça melhor que você fez ontem. Você pode. Todos podemos. Esqueça. Esqueça e apague tudo. Comece novamente quantas vezes for necessário. Invista em você. Invista nos outros. Acredite nos outros. Eles têm o mesmo potencial que você. Nunca duvide de nada, muito menos de ninguém. As coisas mudam. Aprenda isso. Tudo muda na verdade. Aprenda com seus erros. Erre novamente se não aprendeu. Durma muito. Acorde tarde. Emagreça. Engorde. Não tenha um padrão. Mova-se. Viva. Ame.
“Se há algo que posso descrever de meu ser é que ele está em subsistência e meus objetivos estão vagos num local desabitado, estando fadados a não obedecer minha realidade e relutantes em descobrir qual morada podem salutar os meus ensejos em desprover àqueles que julgam necessários os meus sentimentos.”
Estranhos esses dias em que as pessoas passam por nossas vidas numa velocidade maior do que podemos compreender ou realmente nos conhecermos... Sinto falta da época (nem sou tão velho assim) em que se trocava telefone... As pessoas se ligavam no outro dia, combinavam de ir ao cinema, de tomar um café... Hoje tudo é tão automático e superfluo... Tudo tão "rápido, fácil e sem importância"... Eu e esse meu defeito de pensar demais, esperar demais, querer demais... Quem sabe eu ainda aprenda a querer e esperar menos... de tudo e de todos...
Gosto de pensar que os sonhos não acabam, mas se realizam, de inventar um final feliz em cada história que faço parte, gosto de amadurecer os sentimentos, de aquecê-los com uma xícara café, carinho e sorrisos.. Gosto de ficar na praia até que o dia envelhece, e as sombras espalham na areia o escuro da noite, quando mais nada importa, o gosto é a sede de um beijo e o desejo é de não acordar.
144. “Fecha os olhos e fala assim: Sou fraco, mas sou forte quando penso em Deus. Tenho medo, mas tenho boas expectativas quando sinto suas atitudes e ouço suas Palavras. Às vezes acho que confiança não é o meu forte, mas o que você me passa me faz acreditar mais ainda em anjos protetores. Começo meu dia em lágrimas, mas a maior parte dele sempre "me entope" de sorrisos, pois tenho pessoas comigo que tem o dom de transformar até a história mais triste em poesia. Agora abre os olhos... Se você vive ai cabisbaixo, você não é feliz por que não quer. Temos a Deus, isso já é até demais, e se tivermos um grande AMOR e AMIGOS que estão ao nosso lado, tudo isso que você falou ao fechar os olhos, ao abrir você ver em sua frente, agarre.”
Por que o mesmo desejo que me guarda, me salta, me ressalva de tudo aquilo que eu quero e espero? Por que repetir anseios por ontem deflagrados, por hoje almejados, se amanhã os tereis amarrotados, como guardados, em uma caixa de fins e afins.. Ah, esse vai e vem que não me tem, mas me detém, de ter ou não ter, de sonhar, de aprender, que o amor, por fim, já se vale de sorrisos despertados, de suspiros camuflados e de uma felicidade que eu tanto assim quis.. E quero. E espero. Uma felicidade que teremos.
Parece que eu encontrei a estrada para lugar nenhum, estou resgatando memórias que estavam adormecidas, como um inocente sorriso que me lembro ter dado na infância, quando meus maiores medos eram os meus pesadelos. Estou percorrendo as pegadas que eu deixei, olhando para baixo, tentando encontrar vestígios que apontem meus erros, talvez eu tenha errado em ir para algum lugar e ter deixado lá o meu último suspiro, talvez não seja assim tão longe, o caminho de volta para as lágrimas de felicidade que desciam rosto abaixo, só preciso encontrar o cartaz de boas vindas e respirar fundo, assim tão fácil, como se fosse a primeira vez.
