Textos Emocionantes
Eu valorizo muito gente que me coloca pra cima, que me ajuda a melhorar. E que não fala apenas “sim”, porque, às vezes, um “não” também é necessário. Aceito críticas construtivas, porém existem pessoas que só sabem nos diminuir e acabar com a nossa saúde emocional. É por isso que é bom saber filtrar quem realmente se importa com a nossa vida de quem não está nem aí para ela.
Lembro meus pacientes de que o sentimento são informações, dados que devemos permitir que a razão e a consciência avaliem para depois agir, com base não meramente nos sentimentos em si, mas nos fatos, evidências, verdade e circunstâncias associadas ao sentimento.[...] os sentimentos podem mentir! Muitas pessoas acreditam equivocadamente que, se ela se sentem bem, devem estar certas. Mas a Bíblia diz, em Tiago 1:13,14: "Ninguém, ao ser tentado, diga: “Sou tentado por Deus.” Porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz." A passagem nos informa que através de nosso sentimento que mais comumente somos desviados.
"Contemplar o belo" é um dos conceitos que Augusto Cury aborda em seu livro "O Código da Inteligência". Segundo Cury, é a capacidade de admirar as pequenas e grandes belezas da vida, seja na natureza, nas artes ou nas interações humanas, e é uma forma de promover a saúde emocional e o bem-estar mental. É um antídoto contra a rotina e o estresse, pois nos permite desacelerar e apreciar a vida de forma mais plena. Ele destaca que essa prática pode melhorar a qualidade de vida ao estimular a criatividade, a sensibilidade e a capacidade de viver o presente.
Em um instante, percebo que não te tenho mais comigo e sinto que o pior erro da minha vida foi ter te deixado ir por erros meus, teus passos se foram, e agora se o tempo pudesse voltar atrás, eu te olharia nos olhos com mais calma, não seria tão rude com você igual eu era, faria de tudo para que você continuasse me amando e me admirando, como no inicio de tudo.
A dor e dificuldade fez Parte de todo o Processo, Processo esse que foi lento e cheio de dúvidas, me perguntava a mim mesmo se eu era capaz?!! Mas Pelo Simples Fato de eu já ter superado coisas que ninguém imaginar- se ou superasse em sua Própria vida, eu me mantive Vivo acreditando na Força e na Chama que não queria se apagar em mim, esse amadurecimento vem com o tempo, momentos, situações que temos que aprender a lidar. Pois quando vier algo Ruim em nossas vidas não nos atingirá de maneira avassaladora. Caminhei sozinho na Terra, mas andei acompanhado dá Presença do Senhor!!
Dizem que não existe nada melhor do que um dia após o outro para curar qualquer dor, o famoso "tempo cura tudo", não acho verdade. Outros dizem que o melhor remédio pra tudo é boas amizades, amores reais... Também discordo. Acredito eu, na minha insignificância, que na verdade somos nós, é aquilo que acreditamos, é aquilo que depositamos nossa fé. Não terceirize a sua cura, se erga e saia você mesmo desse poço.
Muitos homens casados sonham um dia em divorciar-se, pois, os seus pensamentos estão carregados de arrependimentos que não lhes deixam tranquilos e por outro lado existem pessoas solteiras que sonham um dia em casar-se, fazer uma enorme festa, fazer vídeos, tirar fotografias e dançar a música dos seus gostos. Essa divergência de pensamentos, eu considero como um dos conflitos emocionais que afectam o ser Humano. Furucuto,2024
Nos tornamos verdadeiros zumbis, a partir do momento em que negligenciamos a nossa alma e focamos somente na matéria. O próprio Criador mesmo diz, nem só do pão viverá o homem. Portanto, deve-se elevar seus pensamentos a Ele todos dias e não somente tempos de necessidades. Uma alma sem Deus resulta-se na morte do espírito.
" Não é fácil desafiar as dificuldades, e enfrentar as opiniões negativas de muitos as vezes, mas quando você tem o autoconhecimento já estabelecido dentro de si, nada te desestrutura, porque você atingiu um ponto de maturidade emocional onde nada mais te incomoda, que ver pessoas indo embora da sua vida, se tornou comum já, por entender que todos nós temos um inicio, meio e fim na vida de todos. Aliás quando temos a nossa inteligência emocional aflorada em nossa personalidade, temos um alívio interno dentro da gente de entender que não precisamos do outro para ser feliz e plenos, o que precisamos é de boas pessoas, de conteúdo próximo a gente, enquanto ao resto, deixamos que o universo resolve o que faz..."
Em resumo, não existem sentimentos bons ou ruins, a não ser que nós digamos que são bons ou ruins. A verdadeira confusão ou conflito está em saber a diferença entre reconhecer o que sentimos e expressar de forma apropriada o nosso sentimento. Ser capaz de identificar e reconhecer o que você sente é sinal de saúde e equilíbrio emocional. Permite que você escolha a reação apropriada. Quando, por outro lado, você fica julgando se os seus sentimentos são certos ou errados, a ponto de precisar negá-los, você corre frequentemente o risco de expressá-los de forma inadequada.
Eu costumava ficar triste quando via pessoas revirando lixeiras em busca de sustento, mas com o tempo percebi que todos passamos boa parte do dia revirando nossos lixos emocionais e memórias acumuladas, buscando entender, curar e crescer. É um lembrete de que todos nos sentimos vazios de algo, e muitas vezes passamos a vida procurando nos lugares errados. A verdadeira plenitude muitas vezes está dentro de nós e nas conexões que compartilhamos com os outros.
Nós reclamamos que as mulheres são misteriosas e que nunca sabemos o que elas querem. Estragamos nossos relacionamentos porque nos convencemos de que é muito difícil entendê-las. Mas o verdadeiro problema está conosco. Achamos que não devemos sentir as coisas, chorar e nos expressar. Nós esperamos que as mulheres façam todo o trabalho emocional em um relacionamento e depois não entendemos quando elas desistem de nós.
Viver é um ato de coragem; cada dia é uma nova página em branco, repleta de promessas e possibilidades. Escreva sua história com determinação e paixão, pois mesmo os erros são capítulos valiosos que, como lições iluminadas, nos ensinam a valorizar as vitórias e a crescer. Cada desafio enfrentado é uma oportunidade de renascimento, uma chance de esculpir não apenas o seu destino, mas também a essência do seu ser.
Manter a calma quando a paz reina é sinônimo de fluidez da normalidade. Mantê-la em meio às adversidades é contrariar o óbvio, é permitir-se utilizar do psicológico de maneira exclusiva, de enconcontrar equilíbrio emocional em sua fonte original, é otimizar a capacidade de resolução das aflições.
Na maioria das vezes por falta de cultura e de educação entre os mais jovens o celular com a telefonia móvel e a conexão digital entre as redes, alivia de forma errada e equivocada as dores pessoais, familiares, comportamentais e sociais de uma vida vazia, não assistida devidamente pelo Estado e sem grandes oportunidades e futuros propósitos.
Nossa disposição diária nem sempre se explica pelas condições externas; às vezes tudo está em ordem e, ainda assim, sentimos que algo está errado ou invertido. Com o passar dos anos, adquirimos maior domínio sobre essas situações; não vejo outro meio de adquirir esta inteligência emocional além desse fato, a idade!
De onde nasce a maldade, senão pelo ‘desgosto provocado pela felicidade ou prosperidade alheia’, a vontade ‘irrefreável de possuir ou gozar o que é de outrem’? É uma ‘doença física, emocional e espiritual’ que arrebata todo o bom senso e nos cega ao que temos, somos e podemos realizar, levando-nos ao agir com ódio e sem humanidade. A inveja também é causada pela desigualdade social, o cerne de todo mau, o mal do mundo.
A vida deve ser vivida a partir de um sábio equilíbrio entre a razão e o coração. Excesso de emotividade nos deixa suscetíveis aos dissabores e desavenças, enquanto o excesso de racionalismo nos deixa frios e insensíveis. A verdadeira inteligência emocional consiste no justo equilíbrio desses dois componentes em nossas vidas!
"ENTRE A CRUZ E A ESPADA... Há duas donas que falam: dona emoção - amor, renuncia, aceitação e escravidão; e dona razão, liberdade e solidão, freia, analisa, fugitiva de perdas e atrofias. ... Entre a cruz e a espada - EMOÇÃO E RAZÃO e não razão e emoção."
Devemos sim ser sinceros e honestos com o próximo, porém precisamos ter em mente que as nossas palavras têm o poder de afetar as pessoas positiva ou negativamente, desse modo, cabe a nós tentarmos, sempre que possível, escolher o caminho que fará o outro entender a mensagem transmitida sem causar tristeza, mágoa ou desconforto. Responsabilidade emocional define bem esse ato.
- Relacionados
- Textos de reflexão sobre a vida para valorizar cada momento
- Frases para fazer alguém chorar com palavras
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
- 35 textos para melhor amiga chorar e se emocionar
- Mensagens de Natal emocionantes que celebram o recomeço e o renascimento
- 73 frases de tristeza para expressar suas emoções
- Mensagens de otimismo emocionantes que inspiram sabedoria
