Textos e poemas
"Para tudo dá-se um jeito, quando se quer com o coração. A espera se transforma em encontro e a saudade se materializa em presença. Quando o sentir é escolhido como prioridade e prevalece, nenhum empecilho destrói uma união. O amor é o responsável por fazer surgir as oportunidades, e num instante nada é mais visto ou tratado como impossível. Quando os dois se propõem a lutar, por mais tempestades que venham, sempre haverá brilho na relação, e tudo dará certo. Quando os dois querem, o amor sempre será regado e fortalecerá com laços de fé."
"Eu me exijo muito. Não há santo ou simpatia que dê jeito na teimosia e na mania nada contida que tenho de me resolver. Encontro tempo para fazer a vida andar, driblo o azedume e quase nem absorvo mais o pessimismo terceiro. Fujo quando tentam aumentar o problema. Eu insisto em resoluções. Faço minhas orações diárias para continuar seguindo com toda fé e força necessárias para me manter em pé com toda paz de que necessito. Exijo-me, mas sem me condenar, pois não travo uma guerra contra mim mesma, pois o que busco acima de tudo é a dignidade e a sensação de cada dever cumprido. Existe em mim um contínuo processo de exame, pois, como dizem os sábios, cada momento que se passa é um teste, que mede o nosso papel no mundo e a nossa capacidade de torná-lo sempre melhor. Portanto, tanto quanto me cobro, eu me avalio e me questiono. Sei que, mesmo que eu deseje às vezes o contrário, nunca posso me ver como pronta, finalizada. Pois, enquanto eu viver, ainda haverá páginas do meu livro para serem escritas."
"Tem amizade bonita que a gente ganha da vida, amizade acolhedora, amizade feliz. Não importa de onde veio, qual o endereço. Amizade que ganha lugar cativo no coração da gente. Não precisa necessariamente de toque, mas de palavras que abraçam e acariciam à alma. Não precisa ter presença 24 horas, pois sabe-se que pode contar a hora que precisar. Não tem um tempo determinado para que a amizade se inicie, já que o amor não se define por calendário. A sintonia, por muitas vezes, é imediata como num reencontro, mas em outras a vida vai se encarregando de juntar as peças como de um quebra-cabeça, e assim uma união de lindas e profundas histórias é estabelecida. Seja como for, é sempre a forma perfeita que Deus planejou. O voto desse belíssimo presente chamado amizade é renovado a cada gesto, procura, doçura e cuidado e mantido por toda - e além da - eternidade."
"Existe um dia no ano dedicado para comemorar e, principalmente, tentar conscientizar as pessoas da importância da GENTILEZA, e de se tornar um ser humano mais gentil. Mas essa palavra anda esquecida ultimamente por nós, durante todos os outros 364 dias. Acontece é que falta olhar mais para o lado, admitir mais nossas falhas, pedir desculpas, desejar bom dia, sorrir de forma pura e paciente para uma criança. A nossa preocupação não se estende mais ao próximo, é voltada apenas para o nosso próprio umbigo. Estamos perdendo o foco de que precisamos viver mais em harmonia. O mundo está sofrendo, e coisas que antes nos chocavam, já não nos incomodam mais. Estamos nos tornando pessoas frias, fechadas, mal educadas. A indiferença está ficando acima da gentileza e isso não pode acontecer. Não podemos nos acovardar e permitir que mais consequências negativas ocorram por conta desse triste fato. Apesar de ter um dia oficial para celebrar a gentileza, todo dia é dia de praticá-la, de exercitar o coração, de gerar e retribuir lindos atos de amor, de perdão, de gratidão. Assim, a vida será mais leve para você, para mim, e para o mundo que educadamente saberá como te agradecer, da forma que sempre deve acontecer após uma gentileza recebida."
"Precisamos agradecer mais e pedir menos. Saborear cada momento da vida. Respirar com mais calma e menos impaciência. A vida não é uma corrida desesperada em um dia nublado, em que só aquele que ultrapassar a linha de chegada é premiado. O caminho para alcançar seus objetivos pode e deve ser radiante, se assim o permitir. Não se prenda a um desejo só, não se limite diante de uma infinidade de maravilhas que está ao seu alcance. Faça da sua vida uma obra-prima, em que se requer total dedicação e cuidados. Tenha cores nas mãos e não amarras, e faça do seu dia um arco-íris de possibilidades..."
"A vida é mesmo uma caixinha de surpresas. Quando nós achamos que ajeitamos as coisas, algo despenca. Quando tampamos de um lado, o outro fica destampado. E isso não é um simples erro que porventura cometemos quando fazemos uma escolha, sabendo que perderemos algo. Isso é a prova de que não podemos controlar tudo o tempo todo. E mais, isso é a certeza de que a nossa vida sempre tem algo a mais para nos mostrar, nos ensinar e nos dar. Precisamos aceitar, com toda a humildade possível, que nem sempre nossos planos se concretizarão do jeito que desejamos; isso não significa que fracassamos, mas que tenhamos que desapegar do que não deu certo e recomeçar. Além disso, que devamos aceitar com maturidade o que precisa ser desviado, para que outro caminho seja iniciado. Então, que ajamos com calma e sabedoria para assimilar essa grande lição de que nem tudo dará certo sempre, mas tudo que nos passa sempre será útil para revelar a capacidade de nos reinventarmos. Seja como a vida vier a se revelar para nós, a nossa fé deverá estar intacta, bem como a força de vontade de continuarmos vivendo bem, apesar de todo e qualquer contratempo!"
O Cristão verdadeiro se coloca no lugar do seu próximo que está sofrendo, não adianta falar: eu vou orar por você; A fé sem obras é morta, estenda a mão ao seu próximo, o ajude financeiramente a sair daquela situação, uma mão lava a outra, la na frente você pode precisar do seu irmão que você ajudou hoje. Esse é o verdadeiro amor de Jesus Cristo.
O sertanejo e a seca...
Eu oro a Deus para chover
A seca é grande e o nordestino não tolera
Não há outono, inverno ou primavera
As coisas lindas vi sumir na imensidão
Eu oro a Deus para chover
A seca fez eu mudar de endereço
Já revirei esse mundo pelo avesso
Espero a chuva pra eu voltar pro meu Sertão
É de tristeza
Que o sertanejo sofre, mas não se entrega
Faz de tudo pra viver na sua terra
Na fé crescer, fluir, multiplicar...
E assim tão longe
A gente chora e não vê nossa família
Pois aprendi que o destino é trilha
O caminho que cada um tem que passar
Eu me criei
Vendo a fome e a miséria a vida inteira
E vendo o sol transformar tudo em poeira
Sem abalar do sertanejo a sua fé
Embora eu sei
Da previsão que o Conselheiro fez outrora
Que o mar vai virar Sertão
E agora o Sertão vire um oceano abissal.
Meu céu e meu mar minha alegria é ti amar,minha vida são seus olhos,o meu sol e o meu ar,e minha vida é pra sempre ti amar,vc é minha estrela guia,pois mim guia pelos caminhos do coração,Me ponho em tuas mãos para q de mim venha cuidar, Porque não vivo sem poder te amar,sempre com flores vou ti busca,e esse amor todos os dias vou renovar,assim ele nunca vai se acabar e sempre todo sempre seremos um so,um amor verdadeiro e eterno.
Chopin Bukowski
este é meu piano.
o telefone toca e as pessoas perguntam,
o que você está fazendo? que tal
encher a cara com a gente?
e eu digo,
estou ao piano.
o quê?
desligo.
as pessoas precisam de mim. eu as
completo. se não podem me ver
por um tempo ficam desesperadas, ficam
doentes.
mas se as vejo muito seguido
eu fico doente. é difícil alimentar
sem ser alimentado.
meu piano me diz coisas em
troca.
às vezes as coisas estão
confusas e nada boas.
outras vezes
consigo ser tão bom e sortudo como
Chopin.
Se decidirmos seguir em nossas caminhadas e não conseguirmos avançar nos caminhos, é sinal de que precisamos tentar novas trilhas, novos rumos...
E, assim, poderemos chegar aonde desejamos, mudando o percurso. Mas, quantas vezes, preferimos desistir, esquecendo da fatuidade, que é um sentimento de grandeza, que habita o nosso ser...
Trabalhar em botequim é para quem tem paciência. Tem freguês que chega, pede, bebe e paga, outros ficam de canto esperando alguém para beber na aba, tem aquele que chega fica no pé do balcão jogando conversa fora rindo e cuspindo no chão, fica o dia todo sem beber nada e quando pede um copo d'água reclama se não tá gelada. Tem o que chega, pede uma cachaça caprichada, quando o garçom vai servir ainda pede uma chorada, mas quando vai pagar é uma enrola danada, quando vai embora ainda fala assim: "Vou beber no bar do lado porque lá é caprichada e ainda bebo fiado". Tem o que chega pegando na mão, entra no meio da conversa sem você dar atenção, paga sempre adiantado para ganhar confiança, conta que tem duas fazendas que o pai deixou de herança, quando você assusta já está de mudança e você não recebe nem com carta de cobrança. Conversa bonita não engana quem tem muita experiência no ramo, anos e anos atrás de um balcão trabalhando, trabalhar em botequim tem que trabalhar ligado, a gente escuta demais e tem que ficar calado para se envolver somente com o necessário, antes que alguém pergunte porque estou falando assim, é porque eu sou um deles, que trabalha com botequim, quando chega no final do mês a conversa é sempre a mesma paguei aluguel, luz, água e fiz a despesa, só me sobrou isso aqui, soma e desconta aí. Uma coisa eu aprendi: fiado de cachaceiro o botequim só recebe se sobrar dinheiro, por isso tá dado o recado, eu não vendo fiado.
- Sophie.- , disse Hort, seguindo atrás dela.
- Mmmm?.-
- Você não está com ciúmes que a Agatha tenha um príncipe, uma coroa e um reino, e tudo mais?.-, Hort, insistiu, incrédulo.
- Não está com ciúmes por Agatha ser uma rainha?. -
Ele a viu parar junto aos portões, com o rosto de lado, enquanto os alunos passaram.
- Um pouquinho, é claro.-
Ela admitiu, baixinho.
- Mas, depois eu me lembro... -
Sophie se virou de volta, olhando para ele, com um sorriso radiante como diamantes.
- Eu sou eu.-
Ando errante, sem procurar errar. Mas errar é preciso. Precioso. Vou por ali, espero acolá. Ando com todos os meus orixás a contar: só mais um pouco. Rouco, nao sei se ja consigo mais. Louco por um pouco de paz interna. Interna quantas vezes for preciso. Impreciso. Nao sei se consigo. Nao sei de verdade se me basta toda essa santidade casta. Pasta. Vou vivendo como um boi: Pasta. Talvez um cineasta de qualquer película nefasta. Minha rima se arrasta. A vida passa. Eu, boi. Eu, cineasta
Somos o que propomos viver, somos o que granjeamos, o que estragamos, o que constrangemos e o que nunca impetramos.... Fazer as pazes, com nossa história, é muito libertador.. Do que nos serve ter interstícios na fronteira da vida, no limite do tempo, se tornamos inacessíveis as lembranças, não permitindo um resgate saudável do vivido, bloqueando as lembranças, que nos levam a voejar, pelo passado prosaico...
É empobrecedora essa mania de achar que só o que dura, para sempre, é o sucesso... É eterno...
Marilina Baccarat (escritora brasileira)
EU QUERIA TANTO...
*********************
Eu queria tanto ter alguém
para que eu pudesse cuidar, e ser cuidado também...
mas que também esse alguém cuidasse de mim,
ve verdade ,como ninguém..
com alegria e amor!
Eu queria tanto ter alguém...
Para que eu pudesse amar e ser amado, de verdade
e que esse alguém me amasse como ninguém.
e caminhar de mãos dadas, até avançada idade
pelas praias e shoppings da cidade,
quem sabe até os 100 anos, amém !
Se esse alguém ,um dia eu encontrasse
e se esse alguém me perguntasse,
O que procuras, o que esperas ou desejas ?
eu de pronto responderia:
Eu só quero ter alguém,
que durma, sonhe e sonhe acordado,
mas que acorde ao meu lado,
e que um do outro tenha cuidado,
e que não ache que amar e fazer amor é pecado,
e seja simples, humilde e dedicado,
Não importando a aparência, o credo ou cor,
mas que viva com "decência",
tenha paciência e amor...
que não permita a frieza ou indiferênça,
trabalhe, conquiste e queira vencer,
e nas lutas do dia a dia,
junto comigo ,chorar e sorrir também,
Eu queria tanto ter alguém,
Que fosse um ombro amigo,
que se comporte como uma inocente e pura criança,
e mesmo na escassez ou na abundância,
não perca a esperança,
de ser e fazer alguém feliz .
Não precisa ter dinheiro,
Ter fama ou ser doutor (a)
Importando o caráter interior,
Pois o importante é sentir e ter " amor"!
Eu queria tanto ter alguém,
que gostasse de sentar à mesa,
num simples almoço ou café da manhã,
espantasse qualquer tristeza...
ou quando chegando em casa, depois de um dia de trabalho,
contasse como foi o seu dia,
pensando um no outro com alegria,
e ai então amar e ser feliz , seria a nossa " mania,
de viver amar e ser feliz !
E assim vamos caminhando,
beijando, abraçando, ou sonhando.
um dia rindo outro dia chorando,
mas com a imensa esperança,
de quem sabe chegar o nosso dia,
de viver uma imensa alegria,
de amar e fazer alguém um pouco mais feliz!
Eu queria tanto........
Texto: Eu quero...
Autor : Gilberto Braga, celebrante de casamentos ecumênicos
29 de outubro de 2013.
O AMOR ME ENSINOU .
Gilberto Braga.
***************************************************
Você me ensinou que amar é aceitar e respeitar,
O jeito de ser da outra pessoa,
O jeito do outro ser...
Você me ensinou e eu estou aprendendo,
Que amar é....
Sorrir, chorar, e oferecer um ombro amigo,
E dizer: estou contigo...conta comigo.
E oferecer incondicionalmente o nosso coração,
Como se fosse um precioso abrigo,
Um lugar para o outro morar...
E entender que ser “ diferente” é preciso,
Para juntos se completar.
Você me ensinou e ainda estou aprendendo,
Que mesmo vivendo ou morrendo,
Precisamos sobreviver e amar.
Você me ensinou,
Que amar é...
Ter tolerância e agir sem rispidez ou ignorância,
No falar e agir,
Não viver com egoísmo,
Pensar no outro em primeiro lugar,
Ser feliz em fazer seu par feliz.
Através do seu amor,
De sua paciência,
Nem mesmo a ciência é capaz de explicar,
O que o amor pode fazer e mudar,
Nas diferenças de idéias, gosto e comportamento,
Apoiando as fraquezas, a entendendo e apoiando,
Caminharemos na dor ,na riqueza, na pobreza e no amor,
Seguindo uma mesma estrada,
E mesmo não sabendo aonde esse caminha vai dar,
De mãos dadas e com os corações unidos,
Seguindo em frente , chegando juntos em algum lugar.
Conquistando ,lutando, vencendo ou perdendo,
Chorando ou sorrindo, mas sempre juntos,
Indo aonde o outro for,
Pois um não existe sem o outro,
É assim que que resistem duas pessoas que se amam,
E decidiram viver um verdadeiro amor!
Gilberto Braga
O AMOR ME ENSINOU .
A PROCURA E NA ESPERA..
**********************
Como alguém perdido numa estrada escura,
Nos encontramos numa eterna procura,
na espera de ser feliz...
Mas como procurar algo ou alguém que não conhecemos,
agindo assim parece até loucura,
viver numa eterna procura por ser feliz .
È alguém que chega...
ou alguém que sai,
Mas como alguém perdido numa estrada escura,
as vezes nos apressamos e não buscamos uma fruta madura,
e precipitados aceitamos a fruta verde ou alguém,
e ai vem o sofrimento, cuja ferida não cura o unguento,
e muitos caminham sentindo dor,
dor da ferida do amor.
Mas não precisa ser assim,
pois o amor só traz felicidade,
em qualquer cidade ,em qualquer idade,
assim é que existe o amor,
pelo qual tanto lutamos, buscamos...
sorrimos ou choramos ,com uma louca vontade de ser feliz,
as vezes por um triz,
o amor esta debaixo do nosso nariz e não conseguimos ver,
e como alguém perdido nos seus anseios e devaneios,
vamos seguindo uma longa estrada,
na esperança,
de um dia nosso coração encontrar morada,
no coração de alguém e ser feliz!
caminhando ,andando e parando,
precisamos descansar dessa busca diária,
sorrindo , chorando ou sonhando,
com aquele dia,
num lugar e hora que você explicar, não saberia..
Ouvir a chuva e o cantar do vento,
dizendo que esta chegando o seu momento,
de amar, ser amado e enfim ter a vida que sempre quiz,
amando, sendo amado, sendo feliz,
E então não mais estando perdido na estrada escura,
pois terminou a sua procura e espera,
pois chegou alguém trazendo na bagagem um sonho..
O sonho de te amar e ser amado (a)te fazendo acreditar que o teu sonho não acabou e nem esta no fim,
Então agradeça a DEUS por te ensinar,e te ajudar a esperar, procurar.encontrar alguém e e ser feliz !
“Amor que em mim não definha”
“Dizer eu te amor não basta
Esse amor em mim não passa,
Por mais que eu tente resistir
Sempre vem algo que me lembre de ti.
Essa paixão é temporal
Sei que me fará mal,
Esse sentimento que sinto por ti
Às vezes me faz regredir,
Por não te ter aqui
Lindo sonho que não há de existir.
Por tentar não te amar
Vem a solidão me fazendo reclamar,
Que sem teus carinhos não existo
Como não há música sem o disco.
Viver sem ti não há graça
Pois esse amor não passa,
Se hoje a distancia me separa de ti
Após a morte esse amor há de existir.”
Me considero alguém , que segue um caminho, na direção de um lugar que eu ainda não cheguei...
Mas eu ainda não parei,
Me considero alguém , que procura ver algo, mas ainda não enxerguei...
Mas creio que encontrar algo ou alguém, ai sim , disso eu bem sei ,que se ainda não esta comigo, é porque ainda não encontrei...
mas continuo a caminhar numa certa direção e procurar,
ou quem sabe ..." esperar....
