Textos e poemas
As roupas e as ideias no varal
deixo por conta do Sol, da Lua,
das estrelas e das tempestades,
Esta alma fresca é mantida
por conta absoluta da poesia.
Tudo é cultivado no fino afã
de nada deixar dever a alegria
autêntica de dar graças a vida
até quando a danada desafia
no festival da virada dos instantes.
O pleno caminho de ida e volta
o quê prende somente tem a ver
com a liberdade sem receio,
Acostume-se com este jeito
de quem nasceu selvagem mesmo.
A Umbu-cajá bailando
nos braços tão amorosos
da envolvente ventania
até parece que convida
para com ela também dançar;
Vou buscar por frutas doces
como quem busca por beijos,
Pensando mais de mil jeitos
de cativar o seu paladar
para com sedução te alcançar.
Colho o quê tenho que
colher com o maior carinho,
deixo algumas com todo
o amor para os passarinhos,
e a fé no coração eu ponho.
Caem as gotas de chuva
e pelo mesmo caminho
volto com o anseio de ocupar
totalmente o seu fascínio
e como a Umbu-cajá vou
deixar que venha me embalar.
Carinhosamente não vou deixar
facilmente de ser o destino,
porque sei que é recíproco,
a hora certa irá acontecer
quando menos a gente esperar,
como haverá de ser e assim será.
A Flor-de-Outubro
floresceu nas mãos,
Quando existe a ânsia
é o sinal de alguma
entrega mesmo que.
digam que não existe
para nós uma regra;
Retirei o eu e você
da poesia que nasceu,
para tornar em nós
em nome do que ainda
nem mesmo aconteceu:
Na minha cabeça
a gente já se envolveu.
(Permito-me assim decretar).
Não educaram o suficiente
os olhares para discernir
o quê realmente pertence
à nossa amada Pátria Natal.
A Era da Inteligência Artificial
anda sussurrando que talvez
seja ou não por premeditação,
corremos os risco iminente
de virem nos "tirar até o chão".
Sei como é uma Lanterneira
e não perdi a minha memória,
se sou de fato poeta ou não,
não deixo perder a História.
Se não reconhecermos
a imagem do que é nosso,
não julgue como coisa de loucos:
não vai demorar muito
para esquecer quem somos.
Madrugada que acolhe
nos braços a noite
e gentilmente desperta
o dia para trazer
esperanças e alegrias
para o coração da gente,
No caminho surpreendente
um Ipê-branco florido
parecia estar dançando
para tornar ainda
mais lindo o caminho
que me levou a ser milagre
e o seu mais místico destino.
Das auroras matutina
e vespertina sou eu
a poetisa derradeira
do Ipê-branco-do-cerrado
e de todos os ipês
da minha Pátria Brasileira,
Com os Versos Intimistas
tenho escrito a rota
amorosa para que ninguém
se esqueça da nossa
herança de liberdade plena,
sublime, hemisférica e gloriosa.
São meus os Versos Intimistas
que deixar os seus dias
mais inspirados e cheios de poesia,
Estrela nas noites que
na escuridão sempre brilha,
Sou eu a mulher da sua vida,
sou o aroma de amor que respira,
Você me quer do jeito
que te querona mesma proporção
de cada nova carícia
com fogo, paixão e intensidade
para viver contigo
na nossa imensidade.
Toda a abertura segura
deve ser feita de maneira
lenta e gradual para que
não se volte ao tempo
e nos mantenha distantes
do sofrimento que
outrora se tornou habitual,
Furtivamente descoberto
peguei um dos meus
livros da coletânea
de Versos Intimistas
e resolvi revisar para foragir
da dura realidade deste mundo
para a minha esperança resistir.
Em algum lindo lugar
do Oceano Atlântico
há alguém feito de mar
extremamente romântico
que com expectativa aguarda
num lugar no meio do nada
para passar bronzeador
no meu corpo com amor
intenso sem se importar
com o quê segue ao redor
para me acompanhar,
proteger de tudo
e a cada novo mergulho
virá com uma toalha
macia e perfumada
para me sentir bem amada.
Sob um Ipê-rosa
com um caderno no colo
escrevendo os meus
Versos Intimistas
pensando no absurdo
que se passa no mundo,
Não mantenho mais
a aparência em nome
da tolerância com quem
fala com cordialidade hostil,
com quem fala palavras inadequadas,
com quem despreza a minha
presença e com quem
só me procura quando precisa.
Versos Intimistas intensos
e inspirados também na cor
das esferas que parecem feitas
de delicadas ametistas
florescidas do Ipê-roxo-bola
num mundo que vive
na maioria de aparências
e dizendo criar aquilo
que na realidade não pertence
para ofuscar a grandeza
da obra e da existência
de quem apenas
quer viver e deixar viver.
A minha inspiração feita
de apego a terra,
com as cores dos ipês
pendurou no Cordel
do Universo os meus
Versos Intimistas
para que derretam
de amor o seu coração
mais de uma vez,
porque meus olham
percebem toda
a provocação que você fez
e não canso de desejar a tua tez.
Versos feitos para amar
com toda a verdade e desejo,
Versos para se apaixonar
inteiro e completo,
Versos muito além
de um simples entendimento,
Versos para o nosso amor
que não é para o momento,
Versos Intimistas
que inspiram deixando
tudo muito mais livre,
leve e tudo mais suave.
Versos eternos...
Modelando com mãos
do nosso futuro
neste mundo artificial
que não conhece
mais o amor puro,
E dividir em vez de unir
se tornou habitual,
A distância e conviver
em trincheiras de convivência
se tornaram habituais,
Elejo a minha pluma
e os meus Versos Intimistas
para cultivar a paz
em busca do Ano Novo
porque do jeito que está não dá mais.
Sob a Lua Crescente
na serena Rodeio
em pleno romântico
Médio Vale do Itajaí,
Ofereço a minha oração
devotada pela nossa
América Austral
para pedir que
nos livre sempre
do Deus da Guerra
e de todo o Mal,
E que abençoe
a nossa amada terra,
A minh'alma de Condor
também é de poeta,
orgulhosa e brasileira
apegada a nossa terra.
Lindo Ipê-roxo misturado
ao céu divinamente estrelado
na magnífica Minas Gerais,
Todos os dias você tem
se debruçado sob os meus
amáveis Versos Intimistas
um pouco mais em busca
de descobrir o caminho
que te leve a fazer parte
da minha sagrada paz:
Você me ama demais.
Com o fio no tear do Universo
e do destino nas mãos levo
o amor de Penélope e Ulisses
e de outros amores
com as suas esperas.
Você nada prometeu
e talvez nem saiba que existo,
não sei onde você está,
e mesmo assim ainda persisto
além do tempo a esperar,...
Porque já misticamente
te ouvi até cantando
e tocando que você
a qualquer momento voltará,
e comigo para sempre se unirá.
O calor do Sol do teu amor
me provoca sensações
que ardem, não doem
e nos inundam de bem.
O amor romântico sentido
é algo que nos leva adiante
porque viver um romance
é um sonho que traz uma
força que nada se compara.
Racionalizar sentimentos
não nos cabe,
Nascemos o romantismo
que hoje dizem ser fantástico.
A alegria de ver a Piúva-amarela
florescida só faz reforçar
o apego que tenho por esta
amada terra que me faz sentir livre.
Tão livre para não me importar
se terei amigos ou não,
Porque o quê realmente conta é
a liberdade na mente e no coração.
O quê vale é a intenção e a intensidade nesta breve viagem que é a vida que nos pede ao menos uma dose de realidade.
No final eu sei que o destino haverá
de nos encontrar e tudo há
de conspirar sempre a nosso favor.
A aurora vespertina que
brinda a linda Piruxinga
inspirando os meus mais
doces Versos Intimistas
nestes desafiadores dias
gradualmente andam
tornando a minha vida
plena de amor, paixão
e harmonia para superar
com serenidade no coração
o convívio que tem negado
viver sem amor e paixão
pela sem cultivar tudo aquilo
que nos põe em elevação.
