Textos e poemas

Cerca de 8955 textos poemas Textos e

⁠Se pudesse dizer
ao mundo como
é a voz do amor
descreveria
que é a sua voz,
e sobre os teus
olhos lindos diria
que abrigam
as constelações
e a cosmogonia.

É do meu sul até
o teu sutil norte
os anseios doces
todos convergem
em caravana
rumo ao mistério
em busca do éden.

Nada em mim é
segredo para você,
algo me diz que
nos teus lábios
tenho o meu oásis
mesmo sendo
para mim miragem.

É deste outro lado
do Oceano Atlântico
e sob a luz da Lua
tenho conseguido
ouvir que o teu peito
não é mais o mesmo:
é por mim que ele vem batendo.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Vivo como quem escolhe
em silêncio cada detalhe
de um roteiro de viagem
em prosa e em cada verso
todos os dias te enlevo,
e saio em busca de ser
para a tua vida a mulher:

Esta é a alma do desejo
de ir até onde você está
e como ainda não posso
é para dentro que te levo.

Cada poema que tenho
escrito além de ser
uma declaração pública,
é uma rota de fuga
que por força do destino
irão me levar aos braços
teus sob a luz da Lua:

E ainda sem perceber
que és meu e eu sou tua:
o teu amor é todo meu,
e o meu amor é todo seu.

Pela força do Universo
um nasceu destinado
a ser o mundo do outro,
e não há nada que desvie
ou quem faça ser desviado
o trajeto de cada passo
que por natureza é alinhado.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Há amores com jogos
muito perigosos
que estão se matando
entre si por falta
de educação afetiva:

(A violência sem dúvida
a alma do amor sacrifica).

Na minha terra não
se chora mais
a morte de mulheres
por indiferença
ou provável exaustão:

(O conjunto da obra
convida a proteger
disso tudo o coração).

Sob a Lua e do Sol
acreditando que um
dia você irá no meu
caminho chegar,
Acredito no amor fino
que cedo ou tarde
por obra do destino virá:

E bem longe disso tudo
o nosso amor se salvará.

Há amores com jogos
muito perigosos
que estão se matando
entre si por falta
de educação afetiva:

(A indiferença provoca
o embotamento
e convida a ir embora
do distanciamento).

Não me seduzo
pela primeira história
que tentam a todo
custo me fazer crer,
Quando você chegar
porque no momento
certo nem palavras
serão necessárias,
nós dois vamos é viver.

Na minha terra não
se chora mais
a morte dos homens,
se banaliza até
nos casos de paixão
por sarcasmo
ou provável exaustão:

(O conjunto da obra
inspira a proteger
da falta de crença
no amor o coração).

Ciente disso tudo,
todos os dias ando
buscando estar
com documentos
na minha bolsa,
malas prontas,
o coração e a alma
em constante preparação
anunciando o amor
rumo ao refúgio
dos nossos abraços
a crença no amor puro salvar,

(Mesmo sem saber
quem é você e da onde surgirá,
sei que um dia irá chegar).

Inserida por anna_flavia_schmitt

Não estamos sozinhos,

Temos a liberdade,

Guardada no coração,

Dentro da mente,

Revoando nas ideias,

Formando caleidoscópios,

Com tantos nomes,

Belas etnias,

Todas as crenças,

Com fé na vida,

Construindo caminhos,

Estrelas na orbe.

Todas brilhantes,

Comoventes,

Tão espetaculares,

Exatamente iguais,

Perfeitas para que nos ama,

Imperfeitas para quem não nos conhece.



Não somos solitários,

Temos a igualdade,

Estampada no sorriso,

Na gentileza,

Segura nos afetos,

Gentis e concretos,

Existimos,

Não desistimos,

Persistimos,

Insistimos,

Porque temos a arte,

De fazer,

De crer,

De amar,

Para que tudo possa,

E que um dia aconteça,

O nosso Sol aqueça esse planeta.



Racismo?

Desigualdade!

Racismo contra a própria raça,

Mal da Humanidade,

Que atenta contra si mesma,

Que se destrói,

Que se perde,

Que se desencanta,

Que se renega,

Que se exila,

Que se diferencia,

Que se aliena,

- Atentando

Contra a própria identidade,

Espezinhando a liberdade,

Se dissociando,

Matando,

Morrendo todos os dias,

- em quantidade e qualidade

Do que se vive, e como se vive,

Aprendi a resistir,

Com Martin Luther King.

Inserida por anna_flavia_schmitt

A Primavera aconteceu,

O mundo não esqueceu,

- dez anos -

Floresceram flores,

Mulheres de vários nomes,

E de todas as idades,

Lutando por mil liberdades,

Dos mil sangues de seus sangues,

Das mil carnes de suas carnes,

Ainda no Outono

- persiste -

Destruindo juízos,

Calando vozes,

Surrando corpos,

Não tratando enfermidades,

Trucidando com os jovens...



Tudo aconteceu há dez ano atrás,

Das Damas de Branco roubaram a paz,

Essa Ditadura que sufoca demais...



A Primavera Negra,

Ainda persiste,

Trancafiando filhos, maridos,

sobrinhos, namorados, tios,

- parentes da liberdade -

Da mais preciosa delas:

a liberdade de consciência.

A liberdade de consciência

é aquela que ninguém domina,

- Nem a mantendo sob cárcere

Ainda que persistam,

A liberdade de consciência derruba,

Algozes, regimes e tiranias,

Ela tomba as ditaduras,

Alcança o céu com as palmas das mãos,

E ultrapassa todos os limites...

Inserida por anna_flavia_schmitt

A saudade não passou,

O presente ainda machuca,

O futuro é um convite,

O poeta tem razão.



É de exuberância monumental,

- a minha vista é do quintal,

À espera da tua presença espiritual.



Lá em Isla Negra perdura

A saudade que você deixou,

O amor que ainda persiste

No rimário de encanto e sedução.



É uma espera sem igual,

- dizem que isso não é normal

Essa espera valerá a paz sem igual.



A saudade não vai passar

O presente irá te trazer,

O futuro irá nos pertencer

- E o poeta há de nos escrever! -

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Quando nos encontrarmos
a floração do Ipê no auge será
congregada com os astros
do nosso Hemisfério Celestial Sul.

Para você eu ocupo o lugar
das sete maravilhas do mundo
moderno e as do mundo antigo
que o coração elegeu como destino.

Nossos corações neste desidério
uno e inequívoco vivem prestando
reverência ao amoroso e secreto culto.

Não precisaremos de jogos de caça
e caçador e nem de fazer gênero:
porque em tempo o amor chegou pleno.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠A Lua Nova é a minha
confessora que atalaia
e traz alvíssaras em Rodeio,
nossa joia do verdejante
Médio Vale do Itajaí,
e poeticamente por aqui
embora eu continue
a mesma agora há
uma página que preludia
que só tenho olhos,
desejos e sonhos
todos dedicados para você
que com jeito terá
de me alfabetizar para que
os sinais do seu amor
aprenda sempre a ler,
porque sei que você quer
ensinar e sou disposta
sempre para aprender.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Não duvide de mim
quando estiver próximo
de chegar a primavera
eu estarei no prelúdio
de chegar unida com ela,
E não haverá eflorescência
maior do que a minha com
aroma de Flor de Laranjeira
e meus Versos Intimistas
cobrindo a nossa terra
para vir sempre um novo poeta.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠É noite de Lua Cheia
e alvíssima que
não tem como ser
capturada no céu
da minha gentil Cidade
de Rodeio que fica
no Médio Vale do Itajaí
aqui em Santa Catarina,
É fato que o pulmão
da minha amada Pátria
pelo fogo se contorce
porque segue a queima
que de cinzas nos encobre,
e o nosso horror só aumenta
de tal maneira que não cabe
somente num simples poema.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Aurora vespertina que
abre a cortina do céu
para a Via Láctea vir
cortejando a atenção
da Peroba-Rosa amorosa
até se parece comigo
todas as vezes que tento
com Versos Intimistas
te fazer um simples aceno,
mas você segue desatento,
prefiro então ficar assim
no meu lugar feito de infinito
porque em mim o quê há não corre nunca longe do meu papel feminino.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Eflorescido o Tajy Hû colorindo
de rosa a terra dos guaranis
onde se ouve como harpa o rio
e me deixo nas mãos do destino.

A imensa dor do Chaco também
me pertence e a coragem igualmente
de colocar cada qual no seu lugar,
não vou esquecer e custe o quê custar.

Pertenço a um alguém que também
me pertence com tudo aquilo
o quê sinto mesmo que ele venha demorar.

Pode não ser nesta Primavera Austral,
mas na próxima nada vai mais nos atrasar
porque já será chegado o tempo de amar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Deixo para que decidam
ou não se sou a tal Poetisa
desta cidade de Rodeio
que põe a sua poesia
em descanso no verde
deste Médio Vale do Itajaí,
Que se deslumbra com
ventos e alvoradas sobre
esperas românticas
em companhia das vidas
atlânticas na habitação
com vista para o Pico do Montanhão.⁠

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Jura sob uma Quina
sagrada que daqui
para frente a tua alma
pela minha será derramada

Jura e entregue-me
o seu descanso
que em silêncio acolho
do jeito que você que tanto

Da minha parte nada
será negado porque
és o oceano e tens tato

Quanto mais me beijares
assim eu me calo e me dou
do mesmo modo apaixonado.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Todo o governante
ou militante
que não consegue
deter uma guerra
deveria receber
uma sentença
que os condenasse
a andar de perpetuamente
com a cabeça baixa
e nunca mais olhar
para os olhos de quem
quer que seja
na face da Terra,
Porque todo aquele que torna
o Homem fera
não merece nenhum
tipo de condescendência,
porque Deus não colocou
no âmago este tipo de essência.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Nas mãos mais lindas ser
a Monja Blanca florescida
e a amada consentida
para alegrar os seus dias

Trazer o melhor e a alegria
e cobrir-te com beijos
a cada instante e dar-te
as primícias dos desejos

Confiar livremente tuas idas
e vindas com a firmeza
nas desejáveis constâncias

Trazer as auroras austrais
e boreais para a querência
aumentar sempre mais e mais.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O Bem-te-vi de outrora
quase não se escuta mais,
na memória o canto
não foi esquecido jamais.

Rotas que não deveriam ser
apagadas devem ser
constatemente resgatadas,
e laços igualmente refeitos.

Em nome daquilo que nunca
deveria ter sido esquecido:
caminhos devem ser restabelecidos.

Lembrar de tudo aquilo que fez
resistir para chegar até aqui é
necessário para continuar a existir.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Águila Harpía sobrevoando
a amada terra das origens,
o encontro que importa é
aquele nas ancestrais paragens.

Quero que a vida dê como o mais
alto prêmio os teus olhos reais,
nada neste mundo tem
o poder de ser para mim mais.

Blindados das distâncias e guerras
travadas existe em nós a confiança
que sobrevive numa etérea aliança.

Absolutos nesta invencibilidade
um dentro do outro somos a chama
de um amor indomável e de verdade.⁠

Inserida por anna_flavia_schmitt

O Torogoz pertence a duas
pátrias assim como tudo
aquilo que reciprocamente
sentimos avassaladoramente.

Para nós dois construímos
um ninho de amor seguro
no peito num mundo movido
pelo ódio, raiva e capricho.

Porque sem dizer uma
palavra até o silêncio orienta
um ao outro no meio do nada.

Quando chegar a nossa hora
só será preciso viver sem se preocupar com o quê passa lá fora.

Inserida por anna_flavia_schmitt

A alvorada vem sobre nós,
a Ara macao cruza o céu
escuto a sua palavra de mel
e tudo isso faz festa em mim.

Não tenho interesse em nada
que me tire fora daquilo
que diminua o amor na rota
para ser sua no destino.

Estar com os pés descalços,
com uma flor na orelha
e deixar leve e livre a cabeça.

Somente viver o quê temos
para viver sem nenhuma pressa
é o quê no final realmente interessa.⁠

Inserida por anna_flavia_schmitt