Textos e poemas
Foi dos anjos um presente
Das garotas a mais bela
em plena lua crescente
fez-me feliz, fez-me dela
Só tenho um pedido
Pra fazer-te ó amada
já estou bem decidido
só te quero apaixonada
Lábios finos provocantes
que estão sempre risonhos
olhos castanhos marcantes
que inspiram meus sonhos
É a pura verdade aparente
só nos juntos posso imaginar
quando esta a minha frente
só consigo amar, amar e amar
Trago comigo a lembrança
Do tem que eu era criança
Do tempo que o povo tinha esperança
A palavra tinha valor
Tudo tinha outro sabor
O mundo chorava menos de dor
Naquele tempo tinha mais amor
Hoje está tudo diferente
É só dor e sofrimento
É só pranto e lamento
Mas um dia espero tudo mudar
Que as pessoas de novo possa se alegrar.
Quem sabe
Hoje sei a falta que você me faz
Mas no tempo não posso voltar atrás
O que está feito, está feito
Não existe ninguém perfeito
Tudo poderia ser diferente
Se eu tivesse pensado mais na gente
Peço a Deus foças pra seguir em frente
Pois seu amor já não tenho mais
Agora é olhar pra frente e não pra trás
Quem sabe o destino outra chance nós dar
Prometo se isso acontecer
Jamais vou te perder
Agora eu sei que nasci para amar você
Rap
(Oliveira Tatti)
Entre os estilos musicais
Não despreze o rap jamais
É mais que:
Alargar a roupa.
Alarga a mente,
Alarga a alma,
Alarga o coração.
É ideia de justiça,
Ideia de esperança,
É indignação.
Dignidade é o que há,
Por trás da exclusão.
Não é mais um ritmo
É rap irmão.
É a invasão de consciência
Capaz de mudar um cidadão.
É testemunho de verdade,
É criatividade.
É a força da expressão.
Mulheres
Me visto, improviso, costuro.
Chamo a atenção. Me pinto.
Me enfeito. Para o teu olhar.
Me preparo. Para as bodas.
Me engano. Crio céus, me iludo.
Faço de você meu tesouro especial.
Tudo pelo meu sonho de acolher.
Que nasce de minhas entranhas.
Para continuar a vida que
acalento dentro de mim.
Pulsando para o meu par perfeito.
Idealizado da realização e continuação,
do amor que se junta e se transforma,
em vida. No breve momento,
do encontro. Da lembrança.
Do afago. Do perfume. Que faz lembrar.
E me entrego toda a esse universo.
Que foi escrito desde o começo do mundo.
Para atuarmos , amarmos, multiplicarmos.
E seguir a vida em frente.
Destino, apaziguando o coração.
Ou causando vendaval, das paixões,
invisíveis. Que aperta o coração,
sob o nome de saudade.
Mulher. Feita para ser amada.
A força que empenha para
cumprir seu destinho.
Se transforme em orgasmos,
constantes. Enquanto, organiza
o mundo em sua volta.
Valorize sua sabedoria de paz.
E acalente seus sonhos mais profundos.
De Amor, Paz e Liberdade.
marcos fereS
tuas chamas me acenderam
feito brasa afastada
quando tocada pela faísca
não sabia que nosso ardor
nos faria arder demais
e por vezes desejar o frio
voltar aos nossos ideais
sorte que temos consciência
da nossa plena dependência
e voltamos a nos encontrar
no lugar que sempre foi nosso:
o palco do perdão.
"ruína e vida"
"azul e cinza"
retiraram o véu da noite,
os medos escaparam,
passaram os carros na avenida,
os bueiros encheram de lixo.
no beco,
a dor e o amor dividiam espaço.
no sorriso um vão enorme,
na minha carenagem um amasso
mediante a vigilância das estrelas,
segui na surdina dos meus passos.
meu verso, feito vento,
percorria os morros,
soprava na tua janela, abria a cortina.
minha poesia te acariciava,
atravessava a tua bendita
armadura de metal.
sou vago como a densa nuvem
que lhe cobre o olhar.
sou cinza como a capa da cidade,
cidade essa que sempre encontra
um meio de abater
com lembranças suas.
"peneira de capturar vento"
pensei que fugiria de meus anseios,
pensei que bastaria fechar os olhos
para que o pesadelo sumisse
e todos os monstros deixassem meus olhos,
voltassem para debaixo da cama.
não foi o bastante,
nunca é o bastante.
por mais que eu me esforce,
a excelência é distante.
eu pilotando minha vida
é como um garoto
tentando capturar o vento
usando nada além de uma peneira.
"forasteiro"
vagando o silêncio
do deserto humano
foi que descobri,
em leves doses
a ausência faz bem.
sei desaparecer
como a nuvem no céu
como a poeira na estrada
eu sei reconstruir minhas frações
de pó espacial, traumas
fotografias e sonhos.
mas se quiser me encontrar
olhe para o céu em noite estrelada,
algumas dessas estrelas
batizei com teu nome,
e tenha certeza, estarei a olhar
teu brilho nelas, sempre a recordar
meu motivo pra voltar.
Como tudo começou
Muitos anos já se passaram
Desde o lindo dia que te conheci
Mas acredite, parece que foi ontem
Que pela primeira vez eu te vi.
Está tudo vivo em minha mente
De como toda história começou
Um simples esbarrão na calçada
Risos, desculpas, um desejo aguçou.
Olhos nos olhos, anseios intensos
Cobiças incontroláveis, vontade
Tudo natural, sem premeditação
Acontecendo em alta velocidade.
E você, lembra como aconteceu?
Foi tudo tão mágico, de repente
E como num passe de mágica
O amor apareceu para a gente.
E hoje entre nós não há truques
Nosso amor é completa realidade
Amamo-nos por dias, por noites
Vivendo uma completa verdade.
Luiz Santos
Rio de Janeiro - RJ
Ara Vida
Ara Vida, por dias vivida.
Correndo em cavalo,
em galope em campo afora.
Ara Vida, em verdade constante,
na incessante.Do merecimento
de estar aqui?
Ara Vida, Vida, Vida,Ara.
Não pare aos açoites dos pensamentos.
Não se acalma ao consolo de merecimentos.
E não me larga até a ultima respiração.
Ara,Ara, Ara.
Buscas constante o sentido. Não para, não para; Ara...
Porque demora tanto?
Porque não para saber?
Na esquina, desafio começando.
Na outra já se acabou.
Ara Vida e continua a perguntar?
Ara, Ara, Ara. Passa.
Enche a vasilha, transborda o
entendimento, esquece o que já não serve.
Ara vida. Passagem de ida.
Passa brincando ou brigando.
Removendo os sentidos.
Poucas vezes olhando para a janela.
Respirando fundo.
Soltando o ar.
Para se saber onde está.
Ara Vida, Vida, Vida...de passar.
marcos fereS
Framboesa
Delicada e vermelha; tão suave sua cor.
Que adoça minha vida,
quando sinto sabor.
Gosto de verão; que abraça a liberdade.
Deitados na rede, beijos demorado,
falando bobagem.
Sorrindo para a lua.
Com os olhos perdidos.
Ganhamos o céu.
O que estava antes escondido.
Framboesa vermelha, nosso pecado.
E tudo a se encontrar.
Em tudo em satisfazer.
Em tudo para se encantar.
Assim vale a vida. Assim vale a vida ser.
No toque da noite, as carícias.
Tocando seu gosto, gostoso.
Te amar garboso. Te merecer.
Nos jogos guardados,
Esquentando em carinho.
No final ascender.
Falando baixinho.
Se achando mais um pouco.
Só precisa um cantinho.
Nós dois e a vida.
E a vida lá fora?
Bom......Deixa pra depois.
marcos fereS
A estória da lua Vaga e do sol Galante
A lua encantada com o planeta azul,passou a circular fascinada em sua volta.E em sua volta. O sol galante, irradiando sua luz, para chamar a atenção da lua.Ela ficava tão encantada com a terra, que vivia no mundo só dela. Quando tentava iluminá-la por frente, ela girava as costas, e não enxergava seus raios. Quando iluminava pelas costas, ela girava para frente e nunca,de perceber o sol ; que a galanteava, enquanto ela sonhava como era bom viver no planeta azul.Porém um dia: A lua conseguiu enxergar a luz do sol que a rodeava, e a partir de então , houve um eclipse no espaço. E a lua conseguiu se enxergar e ser iluminadas pelos raios grandiosos do sol. Passando participar da vida do planeta azul, de forma , mais feliz e afetiva. Passou a controlar marés, épocas de semeaduras, crescimento e corte de cabelos. E os seres do planeta azul passaram a verem esse encontro de diversas formas. Um dia ela estava toda cheia. Um dia crescente, um dia minguada. Mas aquele encontro servia de inspiração para todos.E esse ciclo permanece até hoje, influenciando os gêneros e temperamentos dos habitantes do planeta azul. A lua fascinada e o sol a iluminar com seus raios vivos, tal qual, o mestre sala a girar em volta da porta bandeira. Desde o eclipse, a lua não se sentiu mais solitária e sonhadora no escuro do céu. E o sol tinha sua própria lua para dar seu calor e iluminar. Diferente não poderia ser. O sol sem sua lua, gasta toda a sua luz ao espaço vazio. E a lua sem seu sol, permanece na solidão e penumbra, apenas sonhando com um mundo dela mesma.
marcos fereS
Perfume de mulher
Só queria dançar,
solta em suas mãos.
Como luz a se espalhar no ar,
sem medo de errar, sem medo.
Apenas dançar.
Me perder, me achar,
no girar no salão.
E quando rodopiar,
meu perfume exalar,
na alegria da emoção.
Perfume; perfume de mulher,
onde me escondo,
para você poder me encontrar.
Mas; se não segues o compasso,
fico escondida, na minha ousadia,
retraída, fico sem me expressar.
Não posso explicar,
Se não me enxergas?
Estou no ritmo, estou na dança,
Só preciso de um olhar, entende?
Não é a forma de se entregar. É a maneira de Amar.
marcos fereS
O Amor venceu
Esconderam-se nos jardins do tempo;
Capins ruidosos , que resistiam a ceifa.
Obrigando as flores crescerem no escuro,
pouca luz havia.
E um sol para todos ; na necessidade medianeira da paz.
E todos na mesma na estufa, trabalhada pelas mãos
caprichosa do grande construtor.
E; espalharam-se, sem medo as suas sementes. Chegando ao futuro.
Na intenção do bem, se faziam bater em uníssono , seus corações.
Matos ainda cresciam.Mas a poda seria certa quando;
os agricultores que vieram preparar o terreno,
também partissem.
E para nova estação, não haveria mais lugares para
formas grosseiras de se manifestar a vida.
Estariam fora da moda. Da mais medianeira forma de viver.
E se; desejarem crescer. Com rapidez digital;
Inequívoco tempo moderno; o que ora “Dante” só imaginado,
não permitiria, fincarem raízes no amanhã.
O amor venceu.
Marcos FereS
ABC POEMA DUPLÉX NORMIX
CRIAÇÃO
NORMA APARECIDA SILVEIRA MORAES
01- VERSEJAR UM POEMA COM O ABC COMPLETO
02- SEGUIR CORRETAMENTE SEM FALTAR LETRA
03-TEMA LIVRE
04- FAZER RIMAS EM DUPLEX
05-TÍTULO
06- COMO TEM 23 LETRAS PODERÁ TER UMA FRASE SEM RIMAS OU UM TRIPLÉX
CRIAÇÃO NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES
ABC POEMA DUPLEX
01. Versejar um poema com o ABC Completo
02. Segui Corretamente sem faltar letra
03. Tema livre
04. Fazer rima em duplex
05. Titulo
06. Como tem 23 letras poderá ter uma frase ou um verso tríplex
07. Não é necessário usar W Y K
EXEMPLO
O AMOR VENCE SEMPRE
A - AMAR NOS FAZ SUPERAR
B- BOA PARTE DO QUE VAMOS ENFRENTAR
C- COM SABEDORIA VAMOS CRESCER
D- DURANTE A VIDA TECER SABER
E- E FAZER DOS PROJETOS A ESPERANÇA
F- FAZER TUDO COM AUTO-CONFIANÇA
G- GRANDES PROEZAS, VAMOS ENTÃO ENCARAR
H- HOJE TEMOS O PRESENTE, VAMOS AMAR
I- IMPORTANTE É SABER DAR VALOR
J- JAMAIS SE PRENDER SOMENTE NA DOR
L- LEMBRAR SEMPRE QUE FÉ É ORAÇÃO
M- MAIS QUE DEUS NINGUÉM PODE, DEUS É AÇÃO
N- NUNCA FAZERÃO - TI MAL, COM DEUS VAIS VENCER
O- O ONTEM SERVIU DE BASE PARA CRESCER
P- PONTE PARA O PRESENTE E FUTURO TECER
Q- QUANTAS COISAS IRÁS NA VIDA APRENDER
R- REGANDO A VIDA COM AMOR
S- SABERÁS QUE O AMOR É O PRIMOR
T- TOTAL CHAVE PARA A FELICIDADE
U- ÚNICA CONEXÃO COM DEUS DE VERDADE
V- VIVERÁS PORÉM A VIDA COM QUALIDADE
X- XAVECAR NÃO É VERDADE E NEM SERENIDADE
Z- ZELANDO SEMPRE PELA ALMA, A DIVINA REALIDADE
EXPERIMENTAL ABC POEMA DUPLEX
CRIAÇÃO= NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES
AS DROGAS ESTÃO CONSUMINDO NOSSOS JOVENS
A DROGA DESTRÓI A QUALIDADE DE VIDA
BABACAS QUE MUDAM A SUA SINA
CHUTE ESTE VÍCIO JOVEM QUERIDO
DÁ UMA GUINADA NA VIDA MEU AMIGO
ESQUECE ESTE NEGÓCIO DE DROGA, LUTE
FAÇA ALGUMA COISA DIFERENTE,
GRANDE MAL, SUA SAÚDE ABALANDO
HARMONIZE-SE CONSIGO MESMO SE TRATANDO
IINSITE NA CURA, NA MUDANÇA
JAMAIS PERCA A FÉ, TENHA ESPERANÇA
LEMBRE-SE QUE VOCÊ TUDO PODE MUDAR
MAIS QUALIDADE DE VIDA VOCÊ VAI GANHAR
NUNCA PERCA EM SI MESMO A CONFIANÇA
OLHE PARA UMA PESSOA COM PERSEVERANÇA
PROCURE, UM EMPREGO, ESTUDAR
QUALQUER COISA PARA FAZER VOCÊ AFASTAR
RUMOS NOVOS TOME ENTÃO
SÃO TANTAS POSSIBILIDADES EM AÇÃO
TENHA FORÇA COM SENTIMENTO
UMA NOVA VIDA, FOQUE O PENSAMENTO
VALORIZE SUA VIDA, ALGEGRIA DE VIVER
XEQUE MATE NESTA DROGA, MERECIDA
ZELE PELA SAÚDE E PELA VIDA
ABC QUALIDADE DE VIDA
A- A VIDA TEM ALTOS E BAIXOS, REVERSO
B- BELA É DIFICIL TAMBÉM AS VEZES, NO VERSO
C- CARISMA E EMPATIA AJUDAM NA CONVIVÊNCIA
D- DETALHES IMPORTANTES PARA A BOA SOBREVIÊNCIA
E- EMPATIA É TER BOMS SENTIMENTOS
F- FAVORECENDO TAMBÉM OS BONS PENSAMENTOS
G- GRACIOSIDADE DE VIVER BEM A VIDA
H- HOJE PLANTANTO BOA SEMENTE NA LIDA
I- IMPERAR O QUE SE FALA E O DESEJAR
J- JÁ COMEÇAR BOAS SEMENTES PLANTAR
L - LEMBRAR DOS BONS CONSELHOS SABEDORIA POPULAR
M - MANTENDO NA MENTE A SERENINDADE
N- NINHO DO SABER E CULTIVAR FELICIDADE
O- O HOMEM DEVE SEMPRE REFLETIR
P- PARA EM TENTAÇÃO NUNCA CAIR
Q- QUANDO COISAS MÁS LHE TENTAR
R- REPRIMINDO O MAL VAI REPENSAR
S- SEPARAR SEMPRE O JOIO DO TRIGO, VENCER
T- TIMOEIRO SERÁ DA SUA PRÓPRIA EXISTENCIA
U- USURFRUINDO DESTA VIDA POR EXELÊNCIA
V- VERÁS QUE A VIDA É BELA E DIVERTIDA
W- XINGAMENTO SOMENTE PARA DESABAFAR
X- Z- ZELANDO PARA O BOM HUMOR CONSERVAR
EXPERIMENTAL APROVADO PELO RECANTO DAS LETRAS
NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES
A Dança dos Girassóis
Imensa plantação , de manhã a acordar.
Girassóis fazendo dança, para a vida alegrar.
Para onde um vai. Todos vão.
Aproveitam cada minuto,
que vem lá da imensidão.
E quando a noitinha. Nada de se acabar.
Todos voltam para o começo.
Para o sol. Novamente esperar.
Novo dia aparecendo,
e todos juntos a esperar.
Os primeiros raios; caindo ao chão.
E tudo na vida cria.
No baile de um novo dia.
Dançando e acompanhando os passos,
por onde quer , que vá.
E brincando até a noitinha.
Para depois descansar.
E acordar outro dia cedinho,
e girar ....... e girar.......
marcos fereS
O Litro de Licor
Ficou a vida encaixada um sonho.
Assim como um gosto de licor em um litro;
Que um dia guardou.
Ou como aquela dobra de pano;
Que nunca se estica. Depois que passou.
E por mais que tente,
Aquela sensação aparece novamente ao lado.
E voltar para aquele ao lugar já se cabe.
Sempre esteve lá.
Seria vocação da vida?
Guardada em história de um senso comum?
Daquilo que; se fez por inteiro.
Daquilo que não era mais um.
Era diferente. Especial.
Novas sensações foram passadas.
Aliviavam os fardos pesados, passando.
Mas para quem. Que na vida se atreveu.
Um grande amor viveu.
E mais leve a vida há de ficar.
marcos fereS
O canto do sabiá
Por essas terras andei,
fiz do jardins meu pomar.
Nas laranjeiras encontrei,
O canto do sabiá.
A vida passou; , e o pomar já não se via.
Os muros que as casas erguiam,
escondendo seus jardins.
Mas de vez em quando se ouvia.
O canto do sabiá.
Passaram-se muitos anos,
E de olhar; emudecia.
Fitava as laranjeiras no pomar;
E nada acontecia.
Mas qual , a surpresa viria,
Ao nascer do um novo dia;
Em cima de um fio, a fitar,
o canto de um sabiá.
Marcos fereS
Corrida de salmão
Negar os desejos por medo de amar?
Jogando como lobos querendo ficar.
Cobrando da vida, qualquer razão aparente.
E nas correntezas frias, continuar a nadar.
Corrida de salmão em rio gelado.
De onde as corredeiras levam.
Enfrentas-te ursos famintos, instintos selvagens,
pensamentos sombrios.
Para no final, reproduzir.
Mas reproduzir o que? Se o que falta , é o vir chegar?
Mas, não contes que tu não existas?
Sois tão real, como o ar que acabas de inalar.
O que chamas, é a Chama do Amor. Frutos de um entender.
Homem, mulher, de conhecer-se sentido.
Barreiras transpuseram.
Qual a sorte? Como saber?
A não ser, quando voltares para foz do rio.
Para reproduzir -se entre ursos famintos,
cheios de desejos.
Parecido aos que unem dois corações apaixonados.
marcos fereS
