Textos de Saudade
Saudade é a palavra que vive em minha boca, noites e dias sem parar não consigo fazer outra coisa a não ser pensar em minha amada, a dona do meu coração, a menina que com sua beleza e o seu jeito meigo de ser conseguiu conquistar este pobre coração que por um longo espaço de tempo já a procurava, e de um jeito como se fosse por um acaso a encontrou em um lugar e tempo escolhidos por Deus, agradeço a Deus todos os dias por encontrá-la e principalmente por conseguir conquistar o seu amor, a sua confiança e a sua paciência para comigo, pois por motivos os quais, ás vezes à distância e o tempo se tornam uma barreira, mas meu amor jamais deixe que isso apague o nosso amor, por que amar você é a melhor coisa que tem me acontecido em todos esses anos de minha vida, se não consegui ser feliz com a vida, a qual só tive decepções, permita-me ser feliz com você, por que no momento eu só a tenho e mais ninguém, você é a pessoa que eu mais amo nessa vida, que confio e acredito nos seus reais sentimentos, e quando falo de amor não é só de palavras, mas sim do mais puro sentimento que existe dentro de mim; como queria estar ao seu lado neste momento e juntos vivermos este tão lindo amor.
Vejo o seu rosto em todo lugar, mas não é o suficiente, a verdade é que gostaria de tocá-lo, de senti-lo junto ao meu, como gostaria de estar parado de frente destas duas pérolas verdes que enfeitam o seu majestoso e lindo rosto, neste momento, enquanto a saudade aperta um pouco mais o meu coração, queria apenas contempla-la, ouvir a sua doce voz falando aos meus ouvidos e alegrando o meu coração;
Quando à noite siênciosa e fria chega e a natureza fala a sua linguagem mais delicada, sinto a sua falta e dói-me outra vez o coração, pois me recordo dos bons momentos que já tivemos e hoje exatamente neste momento não tenho você comigo, apenas boas recordações que amenizam um pouco deste terrível sentimento de saudade;
Meu amor você é a jóia mais perfeita que um colecionador gostaria de ter, é a flor mais bela que um jardim precisa para ficar completo e perfumado, é a perfeição em forma de mulher, é a mulher que eu amo.
Eu não me canso de falar do meu amor por você, simplesmente por que ao seu lado a vida tem sido mais bela, não por que ela seja bela, mas porque a vejo com o olhar de um apaixonado e dessa forma tudo se torna mais belo.
Meu amor o seu nome não sai da minha cabeça, assim como você, obrigado por você existir, por me amar, por aceitar o meu amor, por me entender,...;
Todos os dias peço a Deus para que abençoe o nosso amor, que seja eterno, e que eu consiga lhe fazer feliz, pois só assim serei feliz.
Karina Da Silva Galvão
Você sempre foi o que eu tive de mais secreto em mim. Aquela lágrima de saudade que ninguém nunca descobriu, aquele impulso pra ir em frente que ninguém nunca entendeu. E assim, mesmo de tão longe, você consegue estar tão aqui. Tão dentro de mim, tão nas entrelinhas do que eu vivo, tão nas noites que eu não durmo.
Eu te amo tanto, que eu mantenho a distância segura que nos separa e te dá paz. Amo tanto, que já me acostumei com a ideia de que estar longe te faz bem e sofro sozinha com todo esse amor espremendo meu peito contra uma realidade fria e sem graça, longe do teu calor e do teu sorriso.
O meu amor é instável a ponto de sumir quando eu vejo Closer, mas é intenso a ponto de não acreditar que o amor como eu sonhei é só um sonho. Meu amor é tão burro, tão imbecil, que ele acredita que agora pode dar certo, que agora seremos felizes, que agora tudo na minha vida vai mudar. O meu amor é teu, tão teu que não se importa com a felicidade do teu sorriso longe, desde que ele se mantenha sorriso.
O meu amor é uma mistura de passado e futuro. É uma falta de presente que angustia e amedronta, mas anestesia. E eu vivo inerte sentindo tanto (tanto) amor, que eu viro pro lado, coloco a mão na minha cintura como você fazia, imagino seu rosto e durmo. E isso basta. Meu amor é tão humilde, tão singelo, que ele continua sendo amor só por saber que você existiu um dia. Ele não quer a sua presença, não exige seu carinho, não lamenta pela sua perda.
O meu amor é a fé que eu deposito todos os dias em alguma coisa que possa tirar todo esse peso e essa dor de mim. É aquele sentimento de crença meio burro, que faz de mim uma metade de amor. Meu amor é aquele que um dia fez de você o primeiro, que te transformou em último e que me fez parar de acreditar. E eu parei, porque eu te amava tanto, que eu não sabia o que fazer com esse amor e acabava te odiando.
Meu amor me dá tanto medo, que eu te rebaixo. Eu fico tentando pensar nos defeitos que você tinha, naquele dia que você não foi atrás de mim e eu olhei pra trás a cada passo que eu dei. Eu tranco a porta do quarto, ouço Damien Rice no último volume e choro. Choro porque nós ouvíamos Damien Rice e porque eu imagino que quando a música acabar e as minhas lágrimas secarem um pouco de todo esse amor vai embora. Os meus olhos incham, meu amor também e ele nunca vai.
Meu amor é o que me faz sentir uma sede que nem mil litros de água abrandariam, é o que me faz perder o apetite de comida porque a minha fome de amor é ainda maior. Meu amor é a grande quantidade de vírgulas nos meus textos, porque a tua objetividade me dá calafrios. É a lembrança da vista da sua janela e da sua visão do mundo, é uma saudade doída da sua ajuda para fazer cálculos e para tomar decisões. O meu amor é a própria falta de decisão.
Meu amor é a possessão incrível que me faz manter tanto amor em silêncio. É o absoluto egoísmo e a mais extrema doação. Eu tenho tanto medo de perder o meu amor, que eu já não consigo respirar direito por medo de sufocar um pouco que seja desse sentimento. Meu amor é invisível, é particular. Não consigo dar nem um pouco dele a qualquer um, porque ele é só teu. Mas eu também não quero dar ele a você, porque nem você saberia o que fazer com tanto.
Meu amor é a vontade de gritar no seu ouvido que eu existo, é a vontade de abrir a caixa vermelha com as suas lembranças, é a vontade de te ligar e te propor uma fuga. O meu amor é o medo que eu tenho de acordar, e a vontade que eu tenho de acordar pra ver se você me vê. O meu amor é o meu paradoxo, é a minha música, é a minha poesia.
O meu amor é o que eu sinto de mais forte, é o que eu tenho de mais verdadeiro. Meu amor é aquele que eu escondo, que eu fujo, que eu desencontro. É aquele que me sufoca tanto que eu perco o medo, a vergonha, a compulsão. É aquele que me faz perder o rumo e que me faz voltar sempre pra você. É aquele que não deveria ser escrito nunca, mas que não consegue mais calar. É aquele que morre e renasce todos os dias, cada vez mais forte, cada vez mais meu. Cada vez mais teu amor.
Nessa estrada sem rumo
Eu me perco num segundo
Morro de saudade dela
E quando bate o abandono
Para eu não perder o sono
tenho que falar com ela...
Nessa estrada sem destino,
Quantas vezes desatino,
Dá vontade de ir embora
E cair nos braços dela
Que eu sei que sempre me espera
Qualquer tempo e a qualquer hora
Não posso mais viver sem ela
Por ela que eu canto,
Eu canto paixão e cina
So sei viver se for por ela
Morro de saudades dela minha Ana Carolina
SAUDADE
Confesso, falo e não minto,
Te juro, é pura verdade,
Pois na verdade o que sinto,
De ti, uma grande saudade!
Saudade é amor profundo,
Que no peito grita e rola,
Do meu amor maior do mundo
É isso que eu sinto agora.
É uma palavra completa,
Sensível como uma flor,
Que diz, se fala soletra,
Ausência de um grande amor.
"Soneto da saudade"
Ha esse meu coração tão tosco, tão pobre, não sabe os caminhos do coração , que em devaneios, suspira, ó doce agonia de não saber, ó nostalgia do que não existe e faz tanta falta, néscio sou, e tanto desconheço, no ímpeto de minha vontade procuro e não acho, arcaicos são meus desejos tão pequenos, eles são, você os vê ? Dúvida cruel é ? Então me esqueço, pra que um dia mi lembres, de que se amei, amei, naquele tempo, amei hoje, amarei sempre aquele desejo de ser feliz......
Saudade...
A saudade, bateu na porta,
eu abri, ela entrou
e continua por aqui.
A cada frase que escrevo,
acabo lembrando do tempo
que apagou nossa poesia
e deixou em branco, páginas
que ainda seriam viradas.
Com o passar dos dias,
foram arrancadas,
esquecidas e destruídas,
assim, como ficou nossa vida,
que era apenas uma
e acabou dividida em duas.
Voei com o vento
para montanhas distantes,
e com ele, também voltei
para as planícies serenas,
mas continuei a querer saber
porque foi que te perdi.
by/erotildes vittoria
Uai garota!
Agora posso escrever mais um, né?
Que saudade maluca que fiquei de você! Hoje eu queria ter te dado um abraço de aniversário e outro de natal... nem rolou né?
Tava ansioso pra te ver, fiquei como criança te esperando passar. Sempre faço isso, fico como criança apaixonada! Vai entender...
Você chegou tão top hoje, como de costume.
Mas enfim, queria mesmo só lhe desejar um feliz aniversário e que você realize todos os seus sonhos e que um desses sonhos seja está perto de mim um tempão hehehe...
Ah, sabe? Tenho tanta coisa pra te falar, mas a voz fica presa... até o pensamento tá preso.
Vou conseguir... vou tentar rsrsrsrs
Aguenta ai uns minutos!
Se o ano velho deixou saudade,
o ano novo chegou para renovar
as esperanças que gritam em teu coração...
Vejam, esta multidão que está a beira mar
Com os braços erguido felizes a cantar,
E o glamour aflora em vossos corações
Eles caminham sobre a areia acenando
As mãos... Nada é em vão...
Hei, não fique aí parado[a] e junte-se a nós,
A multidão espera cada um de vós...
Vamos comemorar; Siga a multidão
Siga o teu coração e deixa a festa rolar.
"Saudade Medrosa"
Saudade nem me lembro de quando você começou a existir
Mas sei que nunca mais saiu de dentro de mim Ah! Saudade por quê? Porque não?
Se junta com o acaso e torna-se independente e deixa livre minha mente que é tão inocente por ter amando alguém tão der repente, a perdi para tempo que é estúpido e consciente Ah! Saudade vai ser só agente, Ah! Saudade entediada liberte o medo não se esqueça de que você é um sentimento e não ficara sozinha em nenhum momento.
Um pouco de saudade também me traz felicidade
Ficar distante com uma vontade de te ver.
Ausente por uns dias na esperança de não te perder.
Saudades e mais saudades de você.
Tenho felicidade em pensar muito no seu carinho, isso me faz cada dia te querer.
Encontro motivos e certezas que tinha perdido no caminho.
Gosto de me sentir assim, te gostando, isso preenche um tanto do meu vazio.
Vou tentar mais e mais ser uma boa pessoa e transmitir meu amor por você.
Sei lá, parece que aquela dor, aquela saudade, aquele sentimento de culpa toma conta de você...
Podia ser diferente, né?
Por que tem que ser assim?
Aquela tristeza invade sua alma e você só tem vontade de chorar e não consegue desabafar com ninguém...
Você guarda tudo no coração, e seu coração grita, não aguenta mais sofrer...
Quando isso vai passar? A gente se pergunta isso todos os dias, deitada no travesseiro com aquelas lágrimas, com vontade de sumir, sair sem rumo sem hora de voltar.
Vontade de não sentir nada, vontade de esquecer de tudo.
As pessoas falam que vai passar, mas quando?
Tá demorando muito?
Você sabe que ninguém merece suas lágrimas, mas então por que você chora?
Por que isso é mais forte que você?
Por que quando você se dá conta as lagrimas já estão rolando?
Você procura qualidades, mas não encontra, sendo que você tem e muitas...
Você é perfeita do jeito que é, e será mais feliz do que imagina.
Como em um filme, no final tudo vai dar certo.
SAUDADES DE CHICO ANYSIO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Dia destes, adormeci assistindo à novela Império, da Rede Globo. Despertei em plena Zorra Total, programa que abomino pelo mau gosto e a falta de criatividade, além do bullyng constante contra pobres, desdentados, negros, gays e obesos. Imediatamente veio à memória o Chico Anysio. Tive saudades de todas as versões do seu humor elegante, respeitoso, criativo e de gosto apurado, que valorizava os antigos bons horários da emissora para os bons programas.
É uma pena que o Brasil tenha decaído a tal ponto neste quesito. Não há mais um programa humorístico, realmente humorístico, relevante. O que mais se vê na televisão brasileira são esses programas que tentam arrancar o riso com tons de voz e gestos excessivos e a ridicularização das massas. Da maioria do povo brasileiro, composta por essa gente já muito ridicularizada no dia a dia. Não precisava ser também por esses humoristas forjados que se acotovelam nas emissoras, sabedores de que logo serão substituídos, pois não são duradouros. No mais, restam os seriados simpáticos; as comédias românticas capituladas, razoáveis até, mas na cola dos seriados norte-americanos, que por serem originais, são bem melhores. Mesmo assim, os horários são impraticáveis para quem trabalha.
No tempo de Chico Anysio, também do Jô Sares humorista, mas hoje falo do Chico, as emissoras eram mais independentes. Não precisavam puxar tanto o saco do poder público, e por isso, as boas piadas às custas dos políticos, que são de fato merecedores disto, rendiam risadas generosas e ainda faziam refletir. Não era necessário apelar para os bordões, na tentativa de grudá-los em nossos ouvidos e dar a impressão de um sucesso que só é mesmo dos bordões; não dos programas, exatamente. E para o povo, essa era a única e boa vingança saudável contra a classe política, pelos sofrimentos impostos ao país, entra século sai século. Rir dos políticos, graças ao Chico Anysio, era nosso programa predileto.
Hoje, com o medo que as emissoras têm do poder público, seu maior patrocinador, o povo está sendo obrigado a rir de si mesmo. Além de ser simplesmente obrigado a rir, com as piadas exageradas, preconceituosas, desinteligentes e de mau gosto empurradas olhos e ouvidos adentro. Mais uma vez recordo o Chico Anysio, que quando encarnava personagens populares, essas personagens eram caricaturas simpáticas, respeitosas, e sempre soavam como homenagens. Ele homenageava; não praticava bulliyng contra o povo brasileiro simples e sofredor...
...Chico Anysio foi foi o grande humor de nossa vida.
Tenho saudade dos bons tempos
De pessoas que fui conhecendo
Lembranças que fui esquecendo
"Amigos" que acabei perdendo
Mas continuo vivendo e aprendendo
Aprendendo que quanto mais eu sei
Muito tenho a aprender
Descobrindo que nessa vida quando imaginamos saber de tudo
A vida nos surpreende mudando
Mudando todas as regras e abrindo um novo leque em nosso aprendizado.
Nunca seremos perfeitos, porque fomos criados a sermos infinitos
Nunca conseguiremos nos dar por satisfeito;
Porque o homem é um ser incontrolável
É egoísta, soberbo, individual e invejoso
Somos a ruína de tudo aquilo que é notável e perfeito
Porque querermos mudar as regras do criador...
Nenê Policia
Essa saudade sem nem motivo
Esse seja o que for
Parece partida
Já tá de saída?
Fica mais tempo, mais que o permitido
Que o necessário
Que o possível
Que o ordinário
Me diz
Que dor é essa que só faz supor
Que relembra o que já foi
e dói não sei porque
e vem não sei de onde
Seja o que for
Mesmo que esteja longe
Guarde para si
meu amor por ti
Me abraça, me encanta
Me leva contigo
Me dá abrigo
Nas histórias dos seus livros
Nos marcadores dos seus cadernos
Nos seus agoras e nos eternos
Cultive um tantinho de encanto
Para que cresça e torne-se mais que um tanto
Da hora da chegada
Até a hora de partir
Enquanto estiver acordada
Até a hora de dormir
Saudade...
Do outono que se foi,
não restam mais lembranças,
é do inverno
que guardo saudade
em um canto do coração.
Fica lá escondida
se finge adormecida,
mas nas noites sem estrelas,
deita em meu travesseiro
e me abraça apertado
para eu não dormir sozinha.
by/erotildes vittoria/
Saudade I
Estou aqui,
Não tão perto
Nem tão distante
Mas estou aqui
Em seus sonhos
Em cada pedacinho de desejo que sentes
Estou na lágrima que brota em seus olhos em plena madrugada
Estou no amor adormecido
Guardado no peito
Que espreita uma fuga
Estou presente naquela dúvida constante
Na música que te embala
E no calor da paixão
Sou apenas uma fagulha
Sou o mar que sedento vem ao teu encontro
Sou a brisa que te beija em silêncio
Sou a saudade que te abraça antes de adormecer.
Saudade.
A língua portuguesa é tão rica e por esta mesma causa tornou-se muito invejada pelos inventores de palavras. Basta receber alguns comentários mais afoitos para sentirmos quão grande são as palavras criativas de resumos e invencionismos, nesta nossa tão querida e maltratada língua, por parte exclusiva das grandes "pérolas do Enem nacional". Isto faz-me recordar que somente nós, usuários deste vernáculo temos uma única palavra que exprime um grande e gostoso, ou não, por vezes triste sentimento, o qual chamamos de saudade.
É esta uma das palavras mais presentes nas poesias de amor da língua portuguesa. Pena que a educação em "lato sensu", presente verdadeiramente entre os anos de 1950 a 1970, quando as escolas profissionalizantes grátis, com o "curso científico", nos auros tempos do "tesouro da juventude", enciclopédia, até hoje insuperável em compêndios e conteúdo, presentes na maioria das bibliotecas escolares, eram ofertados a grande massa populacional, incluindo os menos abastados trabalhadores e aos seus filhos, por direito, quando tanto as prefeituras, estado e governo federal, comungavam de um ideal único, que era o desenvolvimento e a preservação da soberania nacional, resquícios das benesses implantadas pelo saudoso e insuperável presidente Getúlio Vargas, verdadeiro e único pai dos pobres.
Transformados que fomos em eternos órfãos, por mais que morramos nós e nossos sucessores filhos, nunca nos sentiremos novamente, um dia, adotados sequer, pois o egoísmo indecente daqueles herdeiros políticos que o sucederam, desde então, sequestrando nossa capital federal aqui do Rio (RJ), para escondê-la, a seu bel prazer e deleite, nos mais longínquos rincões do sertão brasileiro, sonegou-nos o simples direito adquirido de sermos, ao menos, felizes.
AO TEMPO
Por que esse tempo reluta em passar quando longe estou
Em presença ele voa
Na ausência retarda
Na memória é eterno
Na realidade é avassalador inimigo
Por que o tempo não congela nas alegrias
Insiste em se demorar nas tristezas
No momento doce é tão curto
No momento amargo é longo por demasia
E assim, nesse combate
O tempo controla
Ou eu o controlo?
Ainda não achei a resposta
Sei que não aprendi a me dar com a sabedoria que dizem que o tempo tem
Só sei que por vezes me acho intrigada dele
Quiçá nos últimos dias eu venha compreendê-lo
Então, me verei sem ele
E a falta dele provocará o fim desse embate
Tempo, és meu profundo problema!
Anne Lima
Saudade.
Procurei em textos, historias e poemas saber o que é a saudade que tanto machuca a todos, mas nenhuma das inúmeras freses contidas neles conseguiu me esclarecer ou decifra-la.
Assim por minhas palavras decido dizer que a saudade é tudo do que vem do não se tem mais; A saudade nasce como broto das lembranças, se rega com o vazio sentido e o pensamento castigante que machuca. Inevitável não senti-la brotar, mas um dia ela para de cresce e fica parada na lembrança e não nos machuca mais tanto assim.
Então a todos que sentem saudade, falta ou que não podem estar com quem queriam estar agora eu peço que sejam fortes, pois a saudade por mais dura que seja ela vai lhe ensinar o que você precisa aprender.
Você não esta sozinho.
NUUhhh que saudade monstruosa de grande que pegou agora.
Nem consigo pegar no sono.
Tava me lembrando aqui de quando estava em curso, no dia que te vi perto ao portaozinho que não tem mais acesso e te abracei e segurei. Você disse assim: agora me solta rsrsrs
Se eu pudesse agora faria de novo e nem te soltaria. Como eu queria um abraço seu agora... Queria mesmo. Pode ter essa certeza, acho que queria agora como, sei lá...
Não sei nem expressar. Só sei que to com muuuuuuuuuuuita saudade.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp